Gasolina Comum vs Aditivada - Funcionamento


Recommended Posts

4 horas atrás, sighup disse:

Acho que o problema não é aditivada ou não, é só não usar gasolina batizada, no mais acho que nenhuma deve dar problema não, senão seria expressamente proibida pela própria vw.

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk

A homologação dos motores monocombustível TSi da VW era para a gasolina com formulação E25 (25% de álcool) podendo ser Comum, Aditivada ou Premium. Lembro que a ANFAVEA bateu o pé até o final para que o Governo não aprovasse a E27, justamente por temerem problemas relacionados à garantia dos motores de diversos veículos importados.

Mas em breve teremos apenas 2 categorias de gasolina: Aditivada e Premium Aditivada. A comum deixará de ser comercializada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para ajudar (ou atrapalhar ainda mais) a discussão, segue uma tabela do manual de manutenção europeu:

hI6NUWMNSR-8xYD4r3V1WHpJqdxkJqYLgundxYFT

Como podem ver, para o motor CHPA, a exigência é de gasolina com octanagem, no mínimo, 95 RON.

No Brasil a gasolina comum tem, no mínimo, 80 MON e 87 IAD. Como IAD = (RON+MON)/2, podemos calcular a RON, de forma simples, e chegaremos à conclusão de que a GASOLINA COMUM tem, no mínimo, 94 RON. Ou seja, é um pentelhésimo abaixo do mínimo recomendado, abaixo do qual há risco de detonação. 

Algumas referências (não muito confiáveis, admito...):

http://www.a3clube.com/topic/3660-octanagem-gasolina-brasileira-info-oficial-da-petrobras/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Octanagem

Mas tem mais caroço nesse angu: como o @cardeque bem disse, a maioria dos motores é homologada para usar até E25. Na nossa gasolina comum/aditivada, a quantidade de etanol varia conforme a pressão política dos usineiros. No carros flex não há problema, mas nos monocombustíveis, pode dar pau. Por isso as ditas "premium" se mantém no E25, a pedido da ABEIVA, para não inviabilizar a importação de carros.

Sinceramente, não são 2% a mais de etanol ou 1 octana RON a menos que vão dar problema. O que sim pode causar estrago é a gasolina batizada, com excesso de etanol ou com outros tipos de solventes.

Eu especulo que a VW não quis se meter nessa briga e especificou o 91 IAD para forçar a turma a ir de Premium, e com isso afastar o risco do excesso de álcool ou mesmo do batismo com solventes, pois quem tem carro prêmium costuma ter também bons advogados, e o dono do posto prefere não arriscar. E além do mais, ele cobra caro por isso.

Em resumo: se o posto é confiável, não é a escolha da Aditivada ou mesmo da Comum que vai te causar problemas. Se o posto é pilantra, pode ter problemas com qualquer uma. E se não conhece o posto, dê preferência a um que venda gasolina Premium ou superior.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Permitam-me retificar uma informação acima:

Segundo a portaria nº 309 da ANP, a gasolina comum tem octanagem mínima 82 MON e 87 IAD. Significa que ela tem apenas 92 RON, então especificar a 91 IAD para os nossos carros é coerente.

A observação sobre a confiabilidade ou a pilantragem do posto continua valendo!

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sempre abasteci com V-Power ou Podium, sem problemas. Na verdade acho que as gasolinas bandeiradas, que já são fornecidas aditivadas, como Grid ou V-power, não trazem qualquer problema e podem, ao contrário, ajudar na limpeza e manutenção do sistema.

Acontece que boa parte das gasolinas aditivadas fornecidas no país são gasolinas comuns às quais há adição de aditivos diretamente no tanque do posto, ou no caminhão. Quais são esses "aditivos" ninguém sabe.

Acredito que mora aí o receio da engenharia da VW. Eles não querem é que a gente ponha no tanque coisas que só Deus sabe o que é.

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então se eu entendi certo, essas informações apoiam a tese que o eng. da vw me falou, sobe a gasolina aditividada...

Acho que o engenheiro quis dizer algo assim:

"Abasteça sempre com E25 / 91 IAD. Se isso não for possível, não jogue seu dinheiro no lixo com gasolina aditivada. Prefira pagar menos colocando a comum, mas gaste essa diferença em um frasco de algum bom aditivo que alegue aumentar a octanagem".

Aquela página de manual que eu postei fala que você pode utilizar sim 87 IAD (ou 91 RON), eventualmente, mas com perda de desempenho (o motor vai compensar adiantando o ponto pra evitar a detonação). E nessa hora, tanto faz se é 87 IAD comum ou aditivada.

Abraço!

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em resumo, toda gasolina, seja ela aditivada ou não, serve desde que "certificada". As montadoras em seus testes utilizam combustível "certificado" e, claro, os resultados apresentados são homologados para "esse" tipo de combustível. O problema se resume na honestidade do transportador e do revendedor final quando nos repassa o combustível. Aí é que a porca torce o rabo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, Laurence disse:

Em resumo, toda gasolina, seja ela aditivada ou não, serve desde que "certificada". As montadoras em seus testes utilizam combustível "certificado" e, claro, os resultados apresentados são homologados para "esse" tipo de combustível. O problema se resume na honestidade do transportador e do revendedor final quando nos repassa o combustível. Aí é que a porca torce o rabo!

Montadoras, no Brasil, oficialmente sempre utilizam a gasolina E22 para homologarem os testes de rodagem. Salvo engano, o INMETRO também utilizam a mesma E22 para homologar testes de consumo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, RicW disse:

 

 

Acho que o engenheiro quis dizer algo assim:

 

"Abasteça sempre com E25 / 91 IAD. Se isso não for possível, não jogue seu dinheiro no lixo com gasolina aditivada. Prefira pagar menos colocando a comum, mas gaste essa diferença em um frasco de algum bom aditivo que alegue aumentar a octanagem".

 

Aquela página de manual que eu postei fala que você pode utilizar sim 87 IAD (ou 91 RON), eventualmente, mas com perda de desempenho (o motor vai compensar adiantando o ponto pra evitar a detonação). E nessa hora, tanto faz se é 87 IAD comum ou aditivada.

 

Abraço!

 

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk

Isso mesmo.

 

1 hora atrás, Barbosa51 disse:

Mas veja a foto que postei do manual: "Portanto, abastecer com gasolina de qualidade que contenha aditivos para gasolina adequados para o respectivo combustível".

Sim, beleza entendi isso. É que eu prefiro continuar fazendo como eu sempre fiz, gasolina comum com um bom aditivo. Pelo que vi até hoje, parece funcionar mil vezes melhor do que usar gasolina aditivada, seja ela GRID, V-Power, Avgas ou gasolina de foguete.B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apenas uma correção.

Pelo que o engenheiro me falou não era para por aditivada pois não era bom para o motor, não para economizar dinheiro... Aditivada eu digo de postos de bandeira, BR (GRID), Shell (V-Power) e etc... De postos que não tem bandeira e é usado qualquer aditivo nem pensar tbm...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Durante anos abasteci meus A3 somente com Podium. Até quando comprei o GTI, aí passei a usar Podium no Golf e Grid no A3 (que uso mais no dia a dia).

Neste downgrade do Podium para a Grid, a única coisa que senti variar foi o consumo, marginalmente maior com a Grid. Performance ficou a mesma (lembrando que ando sempre bem aquém dos limites). Conclusão 1: acho que perdi um bom dinheiro colocando Podium para usar o carro no dia a dia (mas não me arrependo).

Como viajo pouco com estes dois carros, acabo sempre enchendo o tanque nos mesmos postos, e nunca tive um único problema de motor, bomba, etc..Conclusão 2: o posto em que você abastece o seu carro pode ter mais impacto sobre ele que o tipo de gasolina que você põe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, Ismael disse:

Sim, beleza entendi isso. É que eu prefiro continuar fazendo como eu sempre fiz, gasolina comum com um bom aditivo. Pelo que vi até hoje, parece funcionar mil vezes melhor do que usar gasolina aditivada, seja ela GRID, V-Power, Avgas ou gasolina de foguete.B)

Ismael, quando custa um aditivo? Mais que a diferença entre a comum e a Grid?

Depois de ir da Podium para a Grid no A3 e ver que nada aconteceu a não ser eu gastar menos dinheiro, penso que o próximo passo seria ir para a comum+aditivada como vc faz. Mas eu tenho 'preconceito' contra gasolina comum, penso que se tem uma gasolina que o dono do posto pode mexer é a comum, que tem mais pressão de custo e margem que as outras. Mas talvez apenas seja isso, um mito alimentado por preconceito...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Truc disse:

Ismael, quando custa um aditivo? Mais que a diferença entre a comum e a Grid?

Depois de ir da Podium para a Grid no A3 e ver que nada aconteceu a não ser eu gastar menos dinheiro, penso que o próximo passo seria ir para a comum+aditivada como vc faz. Mas eu tenho 'preconceito' contra gasolina comum, penso que se tem uma gasolina que o dono do posto pode mexer é a comum, que tem mais pressão de custo e margem que as outras. Mas talvez apenas seja isso, um mito alimentado por preconceito...

Cara, depende... Eu compro pela internet e uso o Koube Direct Clean. Eu uso o Direct Clean pq o meu mecânico me mostrou a diferença que o Koube Perfect Clean (mesmo aditivo porém para injeção indireta) fez no carro dele depois que ele começou a usar. Como uso desde 0km, eu uso uma lata a cada 5 mil km, às vezes menos, mas a recomendação é uma lata para cada 75 litros de combustível, mas se você colocar uma lata de direct clean em um tanque com 75 e gasolina comum, você vai ter 75 litros de podium no tanque ou até melhor.

Como sempr abasteço no mesmo posto de confiança desde 0km nao vejo necessidade de fazer arrisca como a Koub diz para usar... Na minha próxima revisão de 40 mil km, se o meu mecânico retirar as velas para tirar a oxidação da roscas novamente eu vou pedir para ele botar o boroscopio para ver o estado da câmara d combustao, daí posto aqui o vídeo para verem, e se tiver carbonização eu começarei a usar mais seguido o aditivo.

Do jeito que eu uso sai mais barato comum+aditivo do que gasolina aditivida, se usar 1 frasco para cada 75 litros deve sair mais caro que gasolina aditivada porém mais barato que podium....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se procurar na internet em inglês, dizem que os octane booster aumentam a octanagem em 0,1~0,2.


Digo isso pq quando comprei o Golf minha cidade não tinha posto com gasolina premium, então abastecia com comum e adicionava o octane booster da STP. Pesquisei e cheguei à conclusão que era inútil e parei de usar.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

36 minutos atrás, Ismael disse:

Sim, fica com mais octanagem que a podium... Se usar certinho, não como eu uso...

Cara, achei curioso e fui pesquisar... Pelo que vi, ele nao aumenta octanagem nao... Ele tem somente a acao detergente, igual a gasolina aditivada.

Ja li muitas vezes para se evitar usar este tipo de aditivo por eles nao serem testados um a um pelos fabricantes, portanto nao se sabe exatamente como seria a reacao para cada motor, na hora de expelir os residuos, e possiveis impactos no catalisador e etc. Claro que pode ser um produto de excelente qualidade e melhor que o aditivo da gasolina aditivada, afirmei somente quanto a nao realizacao de testes pelos fabricantes e um possivel risco

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, willyaugusto disse:

Cara, achei curioso e fui pesquisar... Pelo que vi, ele nao aumenta octanagem nao... Ele tem somente a acao detergente, igual a gasolina aditivada.

Ja li muitas vezes para se evitar usar este tipo de aditivo por eles nao serem testados um a um pelos fabricantes, portanto nao se sabe exatamente como seria a reacao para cada motor, na hora de expelir os residuos, e possiveis impactos no catalisador e etc. Claro que pode ser um produto de excelente qualidade e melhor que o aditivo da gasolina aditivada, afirmei somente quanto a nao realizacao de testes pelos fabricantes e um possivel risco

Pois é cara, eu acredito no que vejo na pratica, e na pratica ele funciona muito bem. Agora, sobre o aumento da octanagem é verdade sim, aumenta muito, tanto que os carros com pré ignição param de grilar na hora que o aditivo é posto no tanque. Qualquer dúvida pode ligar pro 0800 deles e perguntar. Agora, se você quer um aditivo que a VW aprova, pode ir na CSS ver qual é e depois comprar pelo ML...

Agora, eu não levo fé na VW nessas coisas, como na interminável discussão do óleo castros 50200 e sobre esses aditivos, pq isso é parceria comercial... Eu ponho no meu carro o óleo mais moderno de uma das melhores marcas (pentosyth) e com a viscosidade certa, 5w40

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra coisa, se aumentasse TANTO a octanagem a ponto de ser maior que a Podium, a própria refinaria misturaria um aditivo assim, em vez de produzir a Podium.

Algum colega do grupo (químico, se bem me lembro) disse há algum tempo que a Podium é feita através de um processo de refino totalmente diferente da gasolina comum. Acho que está no tópico "Gasolina Golf TSI".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Barbosa51 disse:

Outra coisa, se aumentasse TANTO a octanagem a ponto de ser maior que a Podium, a própria refinaria misturaria um aditivo assim, em vez de produzir a Podium.

Algum colega do grupo (químico, se bem me lembro) disse há algum tempo que a Podium é feita através de um processo de refino totalmente diferente da gasolina comum. Acho que está no tópico "Gasolina Golf TSI".

Mesma discussão do militec, se ajudasse mesmo as fabricantes botariam no óleo direto...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A próprio VW já estimulou o uso de militec. Enquanto tinha parceria comercial o produto era bom, depois que a parceria acabou, o produto deixou de ser recomendado.

E eu uso tbm, esse certinho, de 20 em 20 mil km, e também pq vi a diferença que faz(diferença de durabilidade, não de potência ou consumo!) nos carros preparados...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa questão de recomendada pelo fabricante é polemica mesmo. Como você disse, as parcerias comerciais sempre vão falar mais alto. Fica pra quem pequisa e conhece um produto bom o risco de assumir usá-lo ou não.

Mas voltando ao aditivo da Koub, eu gostaria de ter achado algum teste demonstrativo ou comparativo, mas só encontrei páginas de venda e nenhuma citou o aumento de octanagem. Ligar no 0800 é muito empenho e dependeria muita da honestidade deles.. rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...