Ação judicial - Ressarcimento - Troca/Reparo Mecatrônica


RAJordao

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Prezados,

 

Após 6 anos com meu golf a mecatrônica resolveu falhar depois de 80mil km rodados.

 

Como esperado, tanto a concessionária como a fábrica se recusaram a realizar a troca/reparo sem custos.

 

Enquanto recorria administrativamente e o carro ficou parado na oficina sendo testado, fiz extensa pesquisa judicial para descobrir a viabilidade de acionar a VW para obrigá-los a realizar o conserto ou troca da mecatrônica sem custos.

 

Pelo meu estudo tenho certeza que as probabilidades de êxito são enormes, pois já existe perícia judicial comprovando que a mecatrônica está livre de desgastes naturais e/ou seja sujeita ao mau uso, o que implica em dizer que a quebra da mecatrônica é decorrente de falha no projeto/construção, ou seja, sua falha/quebra é um vício oculto ao consumidor.

 

Sendo um vício oculto, a despeito de eventual término da garantia, a VW tem de arcar com a troca/reparo, não importando em que data houve a falha ou quebra da mecatrônica.

 

Assim, aqueles que tenham arcado com os custos desse serviço tem direito a serem ressarcidos, conforme preconiza o Código de Defesa do Consumidor.

 

Diante do meu desapontamento e dos transtornos que passei com a fábrica estou disposto a ajuizar o máximo de ações possíveis.

 

Quem tiver necessidade ou interesse nessa ação judicial para recuperar os valores gastos com troca/reparo da mecatrônica pode entrar em contato comigo.

 

Obs: A tese se aplica apenas a veículos que não tenham sofrido alterações na parte eletrônica.

 

Rodrigo Alcoforado Jordão

OAB/DF n. 33.850

jordao.rodrigo@gmail.com

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21 minutos atrás, RAJordao disse:

Prezados,

 

Após 6 anos com meu golf a mecatrônica resolveu falhar depois de 80mil km rodados.

 

Como esperado, tanto a concessionária como a fábrica se recusaram a realizar a troca/reparo sem custos.

 

Enquanto recorria administrativamente e o carro ficou parado na oficina sendo testado, fiz extensa pesquisa judicial para descobrir a viabilidade de acionar a VW para obrigá-los a realizar o conserto ou troca da mecatrônica sem custos.

 

Pelo meu estudo tenho certeza que as probabilidades de êxito são enormes, pois já existe perícia judicial comprovando que a mecatrônica está livre de desgastes naturais e/ou seja sujeita ao mau uso, o que implica em dizer que a quebra da mecatrônica é decorrente de falha no projeto/construção, ou seja, sua falha/quebra é um vício oculto ao consumidor.

 

Sendo um vício oculto, a despeito de eventual término da garantia, a VW tem de arcar com a troca/reparo, não importando em que data houve a falha ou quebra da mecatrônica.

 

Assim, aqueles que tenham arcado com os custos desse serviço tem direito a serem ressarcidos, conforme preconiza o Código de Defesa do Consumidor.

 

Diante do meu desapontamento e dos transtornos que passei com a fábrica estou disposto a ajuizar o máximo de ações possíveis.

 

Quem tiver necessidade ou interesse nessa ação judicial para recuperar os valores gastos com troca/reparo da mecatrônica pode entrar em contato comigo.

 

Obs: A tese se aplica apenas a veículos que não tenham sofrido alterações na parte eletrônica.

 

Rodrigo Alcoforado Jordão

OAB/DF n. 33.850

jordao.rodrigo@gmail.com

Parabéns, temos como cidadão, a ter atitudes proativas e defender os nossos interesses contra a insensatez das grandes empresas. 

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  • 2 months later...
  • 4 weeks later...
Em 25/09/2020 at 12:03 PM, RAJordao disse:

Prezados,

 

Após 6 anos com meu golf a mecatrônica resolveu falhar depois de 80mil km rodados.

 

Como esperado, tanto a concessionária como a fábrica se recusaram a realizar a troca/reparo sem custos.

 

Enquanto recorria administrativamente e o carro ficou parado na oficina sendo testado, fiz extensa pesquisa judicial para descobrir a viabilidade de acionar a VW para obrigá-los a realizar o conserto ou troca da mecatrônica sem custos.

 

Pelo meu estudo tenho certeza que as probabilidades de êxito são enormes, pois já existe perícia judicial comprovando que a mecatrônica está livre de desgastes naturais e/ou seja sujeita ao mau uso, o que implica em dizer que a quebra da mecatrônica é decorrente de falha no projeto/construção, ou seja, sua falha/quebra é um vício oculto ao consumidor.

 

Sendo um vício oculto, a despeito de eventual término da garantia, a VW tem de arcar com a troca/reparo, não importando em que data houve a falha ou quebra da mecatrônica.

 

Assim, aqueles que tenham arcado com os custos desse serviço tem direito a serem ressarcidos, conforme preconiza o Código de Defesa do Consumidor.

 

Diante do meu desapontamento e dos transtornos que passei com a fábrica estou disposto a ajuizar o máximo de ações possíveis.

 

Quem tiver necessidade ou interesse nessa ação judicial para recuperar os valores gastos com troca/reparo da mecatrônica pode entrar em contato comigo.

 

Obs: A tese se aplica apenas a veículos que não tenham sofrido alterações na parte eletrônica.

 

Rodrigo Alcoforado Jordão

OAB/DF n. 33.850

jordao.rodrigo@gmail.com

Bom dia Rodrigo,

Essa ação seria só pra ressarcimento ou obrigando execução dos serviços em casos que o câmbio está com este problema? (meu caso).

Eu troquei a mecatrônica na garantia em 2016 e ele voltou a dar problema em 2020...

 

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Em 09/01/2021 at 9:52 AM, Tercio Roberto T. Nogueira disse:

Bom dia Rodrigo,

Essa ação seria só pra ressarcimento ou obrigando execução dos serviços em casos que o câmbio está com este problema? (meu caso).

Eu troquei a mecatrônica na garantia em 2016 e ele voltou a dar problema em 2020...

 

Pode ser ajuizada objetivando qualquer uma das hipóteses, no entanto no caso da segunda você teria de esperar o trânsito em julgado da ação para que a troca seja feita, o que poderá levar algum tempo.

 

Caso possa esperar é uma hipótese, de forma diversa, o recomendável seria arcar com os custos e pedir o ressarcimento.

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  • 2 months later...

Oi Rodrigo, só vi hoje sua resposta....

Meu carro está parado na garagem, nem liga devido ao problema no câmbio.

Já estou entrando em contato com meu advogado, pra ele acionar a volkswagen.

VC teve sucesso nos processos? eles propõe algum acordo?

Gostaria de conversar mais sobre isso com você...

 

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Boa tarde, pessoal!

No dia 2 de janeiro enquanto estava viajando tive o msm problema. Arquei com os custos, mas pretendo entrar com ação contra a VW. Gostaria de Saber se alguém ja tem algum material para anexar o processo.

Rodrigo, se puder nos aconselhar, passar algum material que comprove o vicio recorrente da peça ficaria Grato.

 

Desde já obrigado!

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Em 25/09/2020 at 12:03 PM, RAJordao disse:

Prezados,

 

Após 6 anos com meu golf a mecatrônica resolveu falhar depois de 80mil km rodados.

 

Como esperado, tanto a concessionária como a fábrica se recusaram a realizar a troca/reparo sem custos.

 

Enquanto recorria administrativamente e o carro ficou parado na oficina sendo testado, fiz extensa pesquisa judicial para descobrir a viabilidade de acionar a VW para obrigá-los a realizar o conserto ou troca da mecatrônica sem custos.

 

Pelo meu estudo tenho certeza que as probabilidades de êxito são enormes, pois já existe perícia judicial comprovando que a mecatrônica está livre de desgastes naturais e/ou seja sujeita ao mau uso, o que implica em dizer que a quebra da mecatrônica é decorrente de falha no projeto/construção, ou seja, sua falha/quebra é um vício oculto ao consumidor.

 

Sendo um vício oculto, a despeito de eventual término da garantia, a VW tem de arcar com a troca/reparo, não importando em que data houve a falha ou quebra da mecatrônica.

 

Assim, aqueles que tenham arcado com os custos desse serviço tem direito a serem ressarcidos, conforme preconiza o Código de Defesa do Consumidor.

 

Diante do meu desapontamento e dos transtornos que passei com a fábrica estou disposto a ajuizar o máximo de ações possíveis.

 

Quem tiver necessidade ou interesse nessa ação judicial para recuperar os valores gastos com troca/reparo da mecatrônica pode entrar em contato comigo.

 

Obs: A tese se aplica apenas a veículos que não tenham sofrido alterações na parte eletrônica.

 

Rodrigo Alcoforado Jordão

OAB/DF n. 33.850

jordao.rodrigo@gmail.com

Prezado Rodrigo, bom dia. Já tive uma troca em cortesia, porém creio que não terei a segunda.

É possível fazer o rateio parcial dos custos com vc e demais interessados - mesmo a minha não tendo ainda apresentado o problema novamente - de forma que todo o conteúdo do processo seja compartilhado entre os interessados, assim em eventual ação judicial o histórico possa ser aproveitado? Obrigado.

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  • 9 months later...
  • 3 months later...

Olá prezados. Chegou a minha vez.

Tenho um Golf TSI 1.4 ano modelo 14/15. Em fevereiro/22 o carro parou de funcionar bem no meio de uma viagem com minha esposa, que estava grávida de 8 meses. Após nosso passeio, subiu uma fumaça branca do capô com cheiro de borracha queimada. Acenderam vários sinais no painel e o carro não ligou mais.

Acionei o seguro, e o carro foi levado para a concessionária VW de Vitória/ES. Após dois dias, diagnosticaram falha na mecatrônica, e após duas semanas de espera, a VW negou o reparo como garantia/cortesia. O detalhe é que fiz TODAS revisões em concessionária VW, justamente por temer que a falha ocorresse. Mesmo argumentando e explicando, me negaram o reparo. O orçamento da cc ficou em 22 mil reais.

O que me resta agora é infelizmente ter que entrar na justiça contra a VW. Sempre fui fã da marca e do carro, mas não posso deixar uma injustiça dessa ocorrer. Alguém aí entrou e conseguiu êxito?

 

Atenciosamente

 

 

 

 

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  • 1 month later...

procura em https://stj.jusbrasil.com.br/jurisprudencia/1261982716/agravo-em-recurso-especial-aresp-1872655-df-2021-0105947-3/decisao-monocratica-1261982751 tem da AUDi, que entendo dá no mesmo.

Meu deu pau agora na meca, Golf 2014, sou segundo dono, comigo há 5 anos, tentei cortesia e foi negada pela VW alegando que já se passou 5 anos.

vou meter na justiça tbm. 

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