Recommended Posts

Postado

Prezados,

Após 6 anos com meu golf a mecatrônica resolveu falhar depois de 80mil km rodados.

Como esperado, tanto a concessionária como a fábrica se recusaram a realizar a troca/reparo sem custos.

Enquanto recorria administrativamente e o carro ficou parado na oficina sendo testado, fiz extensa pesquisa judicial para descobrir a viabilidade de acionar a VW para obrigá-los a realizar o conserto ou troca da mecatrônica sem custos.

Pelo meu estudo tenho certeza que as probabilidades de êxito são enormes, pois já existe perícia judicial comprovando que a mecatrônica está livre de desgastes naturais e/ou seja sujeita ao mau uso, o que implica em dizer que a quebra da mecatrônica é decorrente de falha no projeto/construção, ou seja, sua falha/quebra é um vício oculto ao consumidor.

Sendo um vício oculto, a despeito de eventual término da garantia, a VW tem de arcar com a troca/reparo, não importando em que data houve a falha ou quebra da mecatrônica.

Assim, aqueles que tenham arcado com os custos desse serviço tem direito a serem ressarcidos, conforme preconiza o Código de Defesa do Consumidor.

Diante do meu desapontamento e dos transtornos que passei com a fábrica estou disposto a ajuizar o máximo de ações possíveis.

Quem tiver necessidade ou interesse nessa ação judicial para recuperar os valores gastos com troca/reparo da mecatrônica pode entrar em contato comigo.

Obs: A tese se aplica apenas a veículos que não tenham sofrido alterações na parte eletrônica.

Rodrigo Alcoforado Jordão

OAB/DF n. 33.850

[email protected]

Postado
21 minutos atrás, RAJordao disse:

Prezados,

Após 6 anos com meu golf a mecatrônica resolveu falhar depois de 80mil km rodados.

Como esperado, tanto a concessionária como a fábrica se recusaram a realizar a troca/reparo sem custos.

Enquanto recorria administrativamente e o carro ficou parado na oficina sendo testado, fiz extensa pesquisa judicial para descobrir a viabilidade de acionar a VW para obrigá-los a realizar o conserto ou troca da mecatrônica sem custos.

Pelo meu estudo tenho certeza que as probabilidades de êxito são enormes, pois já existe perícia judicial comprovando que a mecatrônica está livre de desgastes naturais e/ou seja sujeita ao mau uso, o que implica em dizer que a quebra da mecatrônica é decorrente de falha no projeto/construção, ou seja, sua falha/quebra é um vício oculto ao consumidor.

Sendo um vício oculto, a despeito de eventual término da garantia, a VW tem de arcar com a troca/reparo, não importando em que data houve a falha ou quebra da mecatrônica.

Assim, aqueles que tenham arcado com os custos desse serviço tem direito a serem ressarcidos, conforme preconiza o Código de Defesa do Consumidor.

Diante do meu desapontamento e dos transtornos que passei com a fábrica estou disposto a ajuizar o máximo de ações possíveis.

Quem tiver necessidade ou interesse nessa ação judicial para recuperar os valores gastos com troca/reparo da mecatrônica pode entrar em contato comigo.

Obs: A tese se aplica apenas a veículos que não tenham sofrido alterações na parte eletrônica.

OAB/DF n. 33.850

[email protected]

Parabéns, temos como cidadão, a ter atitudes proativas e defender os nossos interesses contra a insensatez das grandes empresas. 

• 2 months later...
  • 4 weeks later...
Postado
Em 25/09/2020 at 12:03 PM, RAJordao disse:

Prezados,

OAB/DF n. 33.850

[email protected]

Bom dia Rodrigo,

Essa ação seria só pra ressarcimento ou obrigando execução dos serviços em casos que o câmbio está com este problema? (meu caso).

Eu troquei a mecatrônica na garantia em 2016 e ele voltou a dar problema em 2020...

Postado
Em 09/01/2021 at 9:52 AM, Tercio Roberto T. Nogueira disse:

Bom dia Rodrigo,

Essa ação seria só pra ressarcimento ou obrigando execução dos serviços em casos que o câmbio está com este problema? (meu caso).

Eu troquei a mecatrônica na garantia em 2016 e ele voltou a dar problema em 2020...

Pode ser ajuizada objetivando qualquer uma das hipóteses, no entanto no caso da segunda você teria de esperar o trânsito em julgado da ação para que a troca seja feita, o que poderá levar algum tempo.

Caso possa esperar é uma hipótese, de forma diversa, o recomendável seria arcar com os custos e pedir o ressarcimento.

• 2 months later...
Postado

Boa tarde, pessoal!

No dia 2 de janeiro enquanto estava viajando tive o msm problema. Arquei com os custos, mas pretendo entrar com ação contra a VW. Gostaria de Saber se alguém ja tem algum material para anexar o processo.

Rodrigo, se puder nos aconselhar, passar algum material que comprove o vicio recorrente da peça ficaria Grato.

Desde já obrigado!

Postado
Em 25/09/2020 at 12:03 PM, RAJordao disse:

Prezados,

OAB/DF n. 33.850

[email protected]

Prezado Rodrigo, bom dia. Já tive uma troca em cortesia, porém creio que não terei a segunda.

É possível fazer o rateio parcial dos custos com vc e demais interessados - mesmo a minha não tendo ainda apresentado o problema novamente - de forma que todo o conteúdo do processo seja compartilhado entre os interessados, assim em eventual ação judicial o histórico possa ser aproveitado? Obrigado.

• 9 months later...
  • 3 months later...
Postado

Olá prezados. Chegou a minha vez.

Tenho um Golf TSI 1.4 ano modelo 14/15. Em fevereiro/22 o carro parou de funcionar bem no meio de uma viagem com minha esposa, que estava grávida de 8 meses. Após nosso passeio, subiu uma fumaça branca do capô com cheiro de borracha queimada. Acenderam vários sinais no painel e o carro não ligou mais.

Acionei o seguro, e o carro foi levado para a concessionária VW de Vitória/ES. Após dois dias, diagnosticaram falha na mecatrônica, e após duas semanas de espera, a VW negou o reparo como garantia/cortesia. O detalhe é que fiz TODAS revisões em concessionária VW, justamente por temer que a falha ocorresse. Mesmo argumentando e explicando, me negaram o reparo. O orçamento da cc ficou em 22 mil reais.

O que me resta agora é infelizmente ter que entrar na justiça contra a VW. Sempre fui fã da marca e do carro, mas não posso deixar uma injustiça dessa ocorrer. Alguém aí entrou e conseguiu êxito?

Atenciosamente

• 1 month later...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora