Recommended Posts

Postado

Senhores,

Informo que a junta de cabeçote do motor TSI 1.4 é a mesma o motor MSI 1.6, isso significa dizer que o encaixe é o mesmo.

Fica a dica, para quem tiver que trocar a parte de baixo, tente adaptar o motor 1.6 MSI no local, com o cabeçote do TSI 1.4,  talvez algumas adaptações sejam necessárias (bico, turbina...) mas o encaixe é o mesmo, pode ser interessante.

Teoricamente esse motor poderia chegar a 240 cv, com remap.

Quem fizer conta ai como ficou e o que foi necessário.

Postado

Ambos são EA211. A característica desta família é a distância entre cilindros e o diâmetro deles. Do 1.2 para o 1.6 muda o curso dos pistões. Se você fizesse um Frankenstein desse, não seria um MSI. Segundo a nomenclatura da VW, seria também um TSi.

E teria que mexer em um monte de outras coisas: o sistema de arrefecimento, o sistema de injeção todo, não só os bicos, a admissão, o escapamento, além do tal remap. E tem também a lubrificação, que muda do 1.2 TSi pro 1.4 TSi, quem diria um 1.6!

Isso ia dar uma trabalheira do cão, ia custar mais caro do que comprar um GTi. A menos que alguém tenha gosto especial por uma gambiarra, não faz nenhum sentido. E a chance disso ficar bom seria, na melhor das hipóteses, bem remota.

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk

Postado

Arrefecimento não, sistema de injeção não, bicos talvez...., admissão não, escape não, um remapeamento seria bem vindo, lubrificação é só usar o melhor óleo, freio não, suspensão não. Não sei se o DSG seco (7 marchas) aguentaria a carga?

As chances são excelentes, é que o meu só tem 30k, deixa eu rodar mais um pouco ....

Postado
Arrefecimento não, sistema de injeção não, bicos talvez...., admissão não, escape não, um remapeamento seria bem vindo, lubrificação é só usar o melhor óleo, freio não, suspensão não. Não sei se o DSG seco (7 marchas) aguentaria a carga?

As chances são excelentes, é que o meu só tem 30k, deixa eu rodar mais um pouco ....

Cyber,

O sistema de arrefecimento é dimensionado pela dissipação térmica do motor, que será maior.

O volume de ar admitido vai aumentar, então as chances da admissão do 1.4 virar restrição são grandes. Escape, talvez não mesmo, se você mandar às favas o catalisador.

A lubrificação, além da dependência com a questão térmica, similar ao arrefecimento, está relacionada ao tamanho do bloco e dos componentes a lubrificar. Para exemplificar, a bomba de óleo do motor 1.2 é menor que a do 1.4.

Lembro que lubrificação e arrefecimento são críticos neste motor.

O Frankenstein pode até funcionar, mas não vai ficar boa, e muito menos durável.

O DSG7 não vai aguentar esse torque mesmo não, mas pra quem está disposto a rodar montado em uma gambiarra, essa é a menor das preocupações.

Postado

Acho legal esse lance de ter várias peças de um motor que também sirva no outro, claro que fazer um frankstein é loucura, e isso deve facilitar bastante nossa vida quando precisarmos peças de reposição.

Postado
Então é inocente mesmo.

Cyber, não vou ficar aqui recitando meu CV mas, te garanto, não sou inocente. Tenho conhecimento de causa mais do que suficiente.

Postado
2 minutos atrás, RicW disse:

Cyber, não vou ficar aqui recitando meu CV mas, te garanto, não sou inocente. Tenho conhecimento de causa mais do que suficiente.

Então uma pergunta: Se pegar um kadett GSI 2.0 e colocar o motor 2.2 da S-10, trocando apenas a parte de baixo (bloco, pistão, biela e virabrequim) funciona? 

Postado

@Cyberprobo, existe uma diferença entre um protótipo e um produto.  Acredito que você esteja falando em montar um protótipo e concordo com você que pode funcionar sim, sem compromisso com confiabilidade, eficiência, segurança, questões ambientais e legislações das mais diversas. Mas se você estiver pensando em um produto final, que será comercializado em diversos países, cada qual com sua legislação de segurança e emissões, com garantia de 3 anos sem limite de quilometragem... então meu amigo, aqueles pontos que o @RicW levantou são apenas 10% de tudo que precisa ser avaliado em um processo de certificação de produto. Isso sem falar na certificação de processo e fornecedores.

Abs,

Postado
6 minutos atrás, Marcelo_cn disse:

@Cyberprobo, existe uma diferença entre um protótipo e um produto.  Acredito que você esteja falando em montar um protótipo e concordo com você que pode funcionar sim, sem compromisso com confiabilidade, eficiência, segurança, questões ambientais e legislações das mais diversas. Mas se você estiver pensando em um produto final, que será comercializado em diversos países, cada qual com sua legislação de segurança e emissões, com garantia de 3 anos sem limite de quilometragem... então meu amigo, aqueles pontos que o @RicW levantou são apenas 10% de tudo que precisa ser avaliado em um processo de certificação de produto. Isso sem falar na certificação de processo e fornecedores.

Abs,

Não quero tomar o lugar da VW, nem criar carro novo, apenas aprimorar um pouco o seu produto, para uso pessoal, sempre tem como melhorar....

Postado
Não quero tomar o lugar da VW, nem criar carro novo, apenas aprimorar um pouco o seu produto, para uso pessoal, sempre tem como melhorar....

Você pode melhorar alguma função sem pensar nas restrições ou você pode otimizar. O que vc tem hoje é um produto otimizado.

Enviado de meu SM-G920I usando Tapatalk

Postado

@Marcelo_cn, obrigado por complementar muito bem meu ponto.

@Cyberprobo, em momento algum eu disse que não ia funcionar. Disse apenas que não ia ficar bom. Releia meus posts, por favor. E sei menos da família II da GM do que sei do EA211.

Acho que o erro primário aqui é partir do princípio de que todos temos as mesmas expectativas. Confesso que, ao dizer que o carro "não ficaria bom", posso ter incorrido nesse erro. Certamente não ficará bom pra mim, pois considero muitos aspectos no que entendo por "ótimo", mas para o colega, pode ser que funcione. 

O conceito de "ótimo" depende dos requisitos em avaliação. Para mim, para o @Marcelo_cn e para 99,9% dos consumidores, o ponto de projeto definido pela VW é o ótimo. Mas talvez, para alguns consumidores específicos, desempenho puro seja mais importante que quaisquer outras variáveis. Se este for o caso do @Cyberprobo, talvez ele tenha razão: "otimizar" para ele pode significar aumentar potência e torque, mesmo que o consumo aumente brutalmente, que vibrações aumentem, que as emissões aumentem, que a durabilidade (ou a mantenabilidade) fique comprometida, ou mesmo que requisitos que garantem a segurança sejam descumpridos.

O que não é admissível, de forma alguma, é que os requisitos de cada um coloquem em risco a segurança de terceiros. E isso, muitas vezes, é negligenciado por quem prepara os carros.

Postado
28 minutos atrás, RicW disse:

@Marcelo_cn, obrigado por complementar muito bem meu ponto.

@Cyberprobo, em momento algum eu disse que não ia funcionar. Disse apenas que não ia ficar bom. Releia meus posts, por favor. E sei menos da família II da GM do que sei do EA211.

Acho que o erro primário aqui é partir do princípio de que todos temos as mesmas expectativas. Confesso que, ao dizer que o carro "não ficaria bom", posso ter incorrido nesse erro. Certamente não ficará bom pra mim, pois considero muitos aspectos no que entendo por "ótimo", mas para o colega, pode ser que funcione. 

O conceito de "ótimo" depende dos requisitos em avaliação. Para mim, para o @Marcelo_cn e para 99,9% dos consumidores, o ponto de projeto definido pela VW é o ótimo. Mas talvez, para alguns consumidores específicos, desempenho puro seja mais importante que quaisquer outras variáveis. Se este for o caso do @Cyberprobo, talvez ele tenha razão: "otimizar" para ele pode significar aumentar potência e torque, mesmo que o consumo aumente brutalmente, que vibrações aumentem, que as emissões aumentem, que a durabilidade (ou a mantenabilidade) fique comprometida, ou mesmo que requisitos que garantem a segurança sejam descumpridos.

O que não é admissível, de forma alguma, é que os requisitos de cada um coloquem em risco a segurança de terceiros. E isso, muitas vezes, é negligenciado por quem prepara os carros.

Mas e aí, tu é engenheiro da Embraer?

Postado

Não entendi essa discussão toda, gastar uma grana boa, correr o risco de dar problema no motor e câmbio e vai continuar pior de desempenho que um gti stock.

Otimizar é chipar, colocar intake e afins, isso aí de trocar partes estruturais do motor é gambiarra e sem sentido.

Me sinto voltando na década de 80 em que o povo metia 6 canecos em tudo que era carro, mas naquela época segurança vinha sempre em último lugar.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora