Lâmpadas LED foram regulamentadas pelo CONTRAN?


Recommended Posts

Pessoal, tenho uma dúvida. Lâmpadas de LED já foram regulamentadas pelo CONTRAN? Ou são proibidas como as lâmpadas de xênon nos carros que não tem nivelador automático e lavador de faróis?

A questão da proibição do xênon eu entendi, é pra evitar ofuscamento, já que os faróis não originais tem foco projetado para lâmpadas halogenação, que é diferente do foco da lâmpada xênon.

É a Lampada LED, tem foco igual da halogena ou igual à do xênon?

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

40 minutos atrás, Nego disse:

Pessoal, tenho uma dúvida. Lâmpadas de LED já foram regulamentadas pelo CONTRAN? Ou são proibidas como as lâmpadas de xênon nos carros que não tem nivelador automático e lavador de faróis?

A questão da proibição do xênon eu entendi, é pra evitar ofuscamento, já que os faróis não originais tem foco projetado para lâmpadas halogenação, que é diferente do foco da lâmpada xênon.

É a Lampada LED, tem foco igual da halogena ou igual à do xênon?

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Excelente pergunta! A resolução 384 do CONTRAN é explícita quanto ao uso de "lâmpadas de descarga", como o xénon, mas ignora a existência dos LEDs. 

Cá entre nós, as lâmpadas LED são diferentes de ambas. Tanto é assim que os fabricantes que oferecem a opção do LED o fazem com faróis específicos, que não são iguais aos de lâmpadas incandescentes e nem de xénon. O motivo disso é que tanto o refletor parabólico quanto a lente do projetor dependem do formato e da localização da fonte de luz. Este formato e localização são padronizados nas lâmpadas incandescentes e nas xénon, mas o LED de aftermarket é uma verdadeira zona. Basta comparar o formato e localização da fonte de luz, nos três tipos de lâmpadas. Escolhi o H7 para exemplificar.

Incandescente (luz é gerada no filamento enrolado):

800600001nma3303a.jpg

Agora, uma H7 xénon (a luz é gerada na "bolha" que há no meio do tubo):

2XHID-Xenon-Bulb-H7-4300K-6000k-8000k-10

Pra finalizar, alguns exemplos de H7 LED, pois não há um padrão para estas lâmpadas (a luz é gerada em cada ponto amarelo desses):

18_5050smd_h7_led_foglight_bulb_white_12eng_pl_H1-H3-H11-H8-H7-HB3-LED-Headlight

Sinceramente, com este cenário, é impossível qualquer regulamentação. E, se houver, será igual ao do xénon: se seu carro veio de fábrica com elas, seja feliz. Se não, planeje tê-las na compra de seu próximo carro.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apesar do resultado estético obtido com as lâmpadas LED ser fantástico, como alguns membros do fórum já mostraram em outros tópicos, tem um colega que instalou nos faróis de neblina, parece que há uma ligeira diferença na projeção da luz. Não sei se essa diferença seja significativa a ponto de prejudicar a funcionalidade do farol de neblina. Mais uma vez o dilema entre estética X funcionalidade...

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boas...

Minha moto tem LED nos fachos principais e nos milhas/neblinas originais... É bonito, chama a atenção... Mas qdo mais se precisa, não são práticos.

Num dia de chuva à noite, não existe contraste entre a luz branca dos faróis e pista. Uma droga.

Soma-se a isto o fato na moto inclinar durante as curvas, o que atrapalha mais ainda.

Se tivesse experimentado antes de comprar, bem capaz de não fazê-lo.

E sim, são faróis específicos para uso do LED. Com canhão próprio para LED.

[]'s

Fui

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 months later...
Em 19/06/2016 at 3:45 PM, Swaizer disse:

Boas...

Minha moto tem LED nos fachos principais e nos milhas/neblinas originais... É bonito, chama a atenção... Mas qdo mais se precisa, não são práticos.

Num dia de chuva à noite, não existe contraste entre a luz branca dos faróis e pista. Uma droga.

Soma-se a isto o fato na moto inclinar durante as curvas, o que atrapalha mais ainda.

Se tivesse experimentado antes de comprar, bem capaz de não fazê-lo.

E sim, são faróis específicos para uso do LED. Com canhão próprio para LED.

[]'s

Fui

Valeu pela dica. Estou interessado em instalar os Led's, mas com sua informação vou procurar alguém aqui em Floripa que tenha o Led instalado no carro. Pois nas lojas eles nos mostram ligado no farol em um espositor e não tem como saber como ficará no carro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Sávio disse:

Fala pessoal, tudo bem?
Instalei led nos faróis baixos e achei o resultado muito próximo ao Xenon. As placas refletivas são visualizadas com maior precisão aumentando a segurança.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Como foi a adaptação? Tem imagens da instalação e de como está iluminando?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala pessoal, tudo bem?
Instalei led nos faróis baixos e achei o resultado muito próximo ao Xenon. As placas refletivas são visualizadas com maior precisão aumentando a segurança.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Oi Sávio.

Gostaria de saber como ficou para os demais motoristas à noite. O CONTRAN não regulamentou este tipo de lâmpada pelos motivos que já foram discutidos aqui neste tópico.

Abraço

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Infelizmente não tenho fotos da instalação, mais vou tirar foto ligado à noite para ver a diferença. Já fui parado pela PRF que ficou olhando o farol, mais como no Brasil não há proibição quanto ao Led não podem fazer nada. Além do Golf ter iluminação em Led praticamente em toda iluminação do carro não vejo problemas.
Como possui regulagem dos faróis, procuro sempre deixar na mais baixa. Os demais motoristas não reclamam.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Fui multado hoje por estar usando faróis auxiliares de led, o policial  primeiro alegou que eu estaria sendo notificado por estar usando xenon, aí explique que não era xenon, e sim led, que faziam duas horas que eu tinha instalado, alegou que era proibido mesmo assim e que os leds somente se vier de fábrica, isso é um absurdo, pois nas estradas vemos carros, caminhoes e até onibus com leds instalados e são melhores visualizados que os faróis normais principalmente com sol forte, o que deveriam fazer seria  fiscalizar a venda desses produtos então, pois nem sabia que era proibido, além de tudo ainda seguraram o documento do carro para apresentação do veículo regularizado, me deixando mais uma vez fora da lei, rodando sem documento, vai entender esse país...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fui multado hoje por estar usando faróis auxiliares de led, o policial  primeiro alegou que eu estaria sendo notificado por estar usando xenon, aí explique que não era xenon, e sim led, que faziam duas horas que eu tinha instalado,

Acredito que a multa não foi dada por "usar" o farol de led, mas sim por "alteração das características originais do veículo". Aliás, ele poderia multar também por usar os faróis auxiliares (de neblina) sem estar na neblina/chuva.
Por estas bandas (interior de SP), acho que metade dos carros andam com farol de neblina na cidade, inclusive xênon/led..... até uns cururus com xênon roxo/verde tenho visto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Acredito que a multa não foi dada por "usar" o farol de led, mas sim por "alteração das características originais do veículo". Aliás, ele poderia multar também por usar os faróis auxiliares (de neblina) sem estar na neblina/chuva.
Por estas bandas (interior de SP), acho que metade dos carros andam com farol de neblina na cidade, inclusive xênon/led..... até uns cururus com xênon roxo/verde tenho visto.


Pior que usar faróis de neblina não é passível de multa, apenas se estiverem com xênon e afins.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Vc tem razão. Mas a maioria usa SOMENTE o de neblina, com farol baixo desligado. E isso dá multa, sim.

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk


Dentro da cidade não, só daria multa na estrada, mas tb já vi idiotas fazendo isso na estrada. E como falei, o que dá a multa é o farol baixo, não o de neblina.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

o contran publicou uma resolução ano passado indicando que luzes DRLs como as de Led do farol original ou mesmo instaladas podem ser utilizadas em substituição às luzes do farol baixo.
http://cloud.tapatalk.com/s/58babd846a904/Ofi%CC%81cio-Circular-DRL-1-1-1.pdf


entretanto o anexo 3 da resolução 227/07 define as regras para farol de neblina e milha
http://cloud.tapatalk.com/s/58babdd93b72e/RESOLUCAO_CONTRAN_227.pdf

assim é defensável o uso dos faróis de neblina ou milha LEDs desde que cumpram os requisitos da resolução de 2007. Abs






Enviado de meu SM-G925I usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...