Duvida - Cambio DSG - Oleo Mecatronica


Visitante

Recommended Posts

Fala galera! 

Cara, estou com uma dúvida, hoje levei meu carro pra revisao dai o consultor me informou que existe a possibilidade de troca do óleo da mecatrônica. Falei com ele que isso não existe, uma vez que o fluido de lubrificacao é o do câmbio que lubrifica a mecatronica. Por desencargo de consiencia, gostaria de saber se é empurroterapia ou se realmente existe o bendito oleo de lubrificacao da mecatronica, não sendo os 5L de óleo Pentosin FFL2 (BARATOS!!! 130 reais 1L) que lubrificam o câmbio. 

Valeu galera!

 

Thiago

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

30 minutos atrás, trmorais disse:

Fala galera! 

Cara, estou com uma dúvida, hoje levei meu carro pra revisao dai o consultor me informou que existe a possibilidade de troca do óleo da mecatrônica. Falei com ele que isso não existe, uma vez que o fluido de lubrificacao é o do câmbio que lubrifica a mecatronica. Por desencargo de consiencia, gostaria de saber se é empurroterapia ou se realmente existe o bendito oleo de lubrificacao da mecatronica, não sendo os 5L de óleo Pentosin FFL2 (BARATOS!!! 130 reais 1L) que lubrificam o câmbio. 

Valeu galera!

 

Thiago

 

Senão me engano, o óleo que lubrifica as engrenagens do cambio é o mesmo óleo da  mecatrônica...

Esse consultor chegou a falar o valor desse serviço?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

40 minutos atrás, trmorais disse:

Fala galera! 

Cara, estou com uma dúvida, hoje levei meu carro pra revisao dai o consultor me informou que existe a possibilidade de troca do óleo da mecatrônica. Falei com ele que isso não existe, uma vez que o fluido de lubrificacao é o do câmbio que lubrifica a mecatronica. Por desencargo de consiencia, gostaria de saber se é empurroterapia ou se realmente existe o bendito oleo de lubrificacao da mecatronica, não sendo os 5L de óleo Pentosin FFL2 (BARATOS!!! 130 reais 1L) que lubrificam o câmbio. 

Valeu galera!

 

Thiago

Thiago,

Existe sim um óleo da mecatrônica. Não é o mesmo óleo do câmbio, pois são circuitos independentes e segregados. A caixa de câmbios em si usa 1,7l de um tipo de óleo. A mecatrônica usa 1,1l, de outro tipo de óleo.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que já postaram aqui qual era esse óleo, quando estávamos discutindo a estória das falhas e o recall do óleo semi-sintético pro mineral. Se procurarmos no fórum devemos achar.

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 22/06/2016 at 8:01 PM, Ismael disse:

O óleo das engrenagens é aquele mesmo óleo de todo câmbio manual da VW, agora o óleo a mecatrônica do DSG7 DQ200 é o mesmo FFL2 do DSG6DQ250?

Ismael, o óleo da DSG7 DQ200 não pode ser o mesmo da DSG6DQ250, simplesmente pq a DSG7 possui embreagem seca. O óleo é praticamente somente para lubrificar as engrenagens da caixa

ADSG6 possui embreagem banhada em óleo, que é o mesmo da caixa. Um único óleo. Assim, o óleo tem a função de lubrificar as engrenagens da caixa e tbm resfriar os discos da embreagem

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Jorge Jox disse:

Ismael, o óleo da DSG7 DQ200 não pode ser o mesmo da DSG6DQ250, simplesmente pq a DSG7 possui embreagem seca. O óleo é praticamente somente para lubrificar as engrenagens da caixa

ADSG6 possui embreagem banhada em óleo, que é o mesmo da caixa. Um único óleo. Assim, o óleo tem a função de lubrificar as engrenagens da caixa e tbm resfriar os discos da embreagem

Posso estar enganado, mas acho que o DSG6 também tem 2 tipos de óleo. O FFL2 que é usado pela Mecatrônica e para as embreagens e o outro óleo para caixa de câmbio da VW.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Ismael disse:

Posso estar enganado, mas acho que o DSG6 também tem 2 tipos de óleo. O FFL2 que é usado pela Mecatrônica e para as embreagens e o outro óleo para caixa de câmbio da VW.

Não, a caixa e as embreagens trabalham com o mesmo óleo

O volume é grande pq além de banhar tudo, o óleo tem que passar por um trocador de calor para retirar o calor dos discos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, RicW disse:

São diferentes. O da mecatrônica não é exatamente um óleo lubrificante, mas sim um fluido de atuação, semelhante àqueles de direção hidráulica.

Abraço!

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk

 

10 horas atrás, Jorge Jox disse:

Não, a caixa e as embreagens trabalham com o mesmo óleo

O volume é grande pq além de banhar tudo, o óleo tem que passar por um trocador de calor para retirar o calor dos discos.

Pelo que o ricw falou, são dois óleos mesmo. Ou eu to bem louco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que o ricw falou, são dois óleos mesmo. Ou eu to bem louco.

Vamos lá, separemos o DSG6 em 3 "volumes de controle":

1) Caixa de câmbios

2) Embreagens

3) Mecatrônica

Os itens (1) e (2), como o Jorge disse, usam o mesmo óleo.

O item (3) usa um fluido hidráulico diferente do óleo que banha (1) e (2).

Abraço!

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, Ismael disse:

 

Pelo que o ricw falou, são dois óleos mesmo. Ou eu to bem louco.

Quando disse o mesmo óleo para todos os DSG, quis dizer o óleo das válvulas e atuadores (mecatronica), esse não tem o pq de ser diferente nos DSG, sejam de embreagem seca ou banhada

Apenas um óleo para circuito hidráulico e não lubrificação e arrefecimento, quando embreagem banhada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Designation 0AM

Weight Approx. 70 kg including clutch

Torque 250 Nm

Gears 7 forwards gears, 1 reverse gear

Spread 8.1

Operating mode Automatic and Tiptronic modes

Gearbox oil volume 1.7l - G 052 171

Mechatronic unit oil volume 1.0l central hydraulic/power steering box oil G 004 000

DSG7 - Não tem filtro de óleo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaiz, fiz a revisão dos 60 mil e ainda perguntei varias vezes se não tinha que trocar o oleo do cambio (DSG7), inclusive esta no manual de revisão que é pra trocar, mas o cara da CSS disse que não tinha nada na lista da revisão e que o mecânico falou que não tinha nada pra trocar mesmo. Agora que li esta parte que o DSG7 tem dois tipos de oleo, fiquei encucado com isso

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaiz, fiz a revisão dos 60 mil e ainda perguntei varias vezes se não tinha que trocar o oleo do cambio (DSG7), inclusive esta no manual de revisão que é pra trocar, mas o cara da CSS disse que não tinha nada na lista da revisão e que o mecânico falou que não tinha nada pra trocar mesmo. Agora que li esta parte que o DSG7 tem dois tipos de oleo, fiquei encucado com isso

 

Torrada, a troca de óleo é só pro DSG6 do GTI, e só para alguns anos-modelo.

A transmissão DSG7, como qualquer transmissão manual, não precisa de troca de óleo.

O "outro óleo" do DSG7 é, na verdade, o fluido hidráulico da mecatrônica, que nunca deve ser substituído.

Espero ter esclarecido.

Abraço!

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 months later...

Olá  a todos sou novo aqui e tô meio perdido

Tenho um 14/15 1.4 e tive problema  com a mecatronica já fora da garantia e sem seguro.

Bati em um buraco e danifiqueisso a mecatronica consegui uma usada mas para a minha surpresa fui informado  que a consercionaria não  codifica pois é  usada e eu tenho que comprar  uma nova com eles para codificar

Acho isso  venda casada que é  ilegal

Mas não sei o que faço  já que comprei a mecatronica  usada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá  a todos sou novo aqui e tô meio perdido
Tenho um 14/15 1.4 e tive problema  com a mecatronica já fora da garantia e sem seguro.
Bati em um buraco e danifiqueisso a mecatronica consegui uma usada mas para a minha surpresa fui informado  que a consercionaria não  codifica pois é  usada e eu tenho que comprar  uma nova com eles para codificar
Acho isso  venda casada que é  ilegal
Mas não sei o que faço  já que comprei a mecatronica  usada.

Oi Makna. Onde você mora? Em São Paulo tem uma oficina especializada, a Automatik, que afirma fazer essas coisas com os DSG. Procure algo assim na sua cidade. Outra opção é ligar para lá, relatar o seu caso é ver se é possível mandar a meca para eles pelo correio, para que te reprogramem e enviem de volta. Estou assumindo que você teria um mecânico habilitado a instalá-la em sua cidade.
Abraço!

Sent from my XT1097 using Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Galera, boa tarde.

Tenho lido muitos comentários sobre problemas na mecatrônica do câmbio do Golf e isso me deixou preocupado. Muitos relatos dizem para vender o carro após o término da garantia porém eu  ainda não consegui entender se temos um problema crônico que a Volks não admite ou apenas casos isolados por alguma falha num lote de fabricação ou até mau uso. O meu carro funciona perfeitamente e só tenho elogios. Seria uma manutenção por desgaste natural em função da quilometragem ou defeitos técnicos mesmo? Isso pra mim não ficou claro ainda.

O estranho é que esse cambio (DSG7) continua em produção normalmente na Alemanha. Aqui no Brasil tiraram ele da linha, porém entendo que o custo da peça e mão de obra são muito altos já que praticamente a concessionária troca as peças inteiras, sem reparos internos, beirando 15 a 20 mil reais, e talvez por esse motivo tiraram de um país como o Brasil onde pagar isso é fora da realidade. Mas estou partindo do ponto que é uma manutenção natural do carro e não um defeito crônico. 

Eu tive um Jetta TSI 2012 o qual vendi com 4 anos e mais ou menos 40mil Km sem nenhum problema de funcionamento ou falha de câmbio, apesar do câmbio do Jetta ser banhado a óleo e o do Golf à seco, mas basicamente o funcionamento é igual. Até então no Golf, ele funciona perfeitamente com pouco mais de 01 ano e 10 mil km +/-, mas lendo tantos relatos fiquei com receio de acabar a garantia e ser premiado com uma despesa inesperada com valores exorbitantes.

O que vocês teriam a dizer a respeito? O cambio não é confiável ou durável? Não temos casos de veículos DSG7 com quilometragens maiores e sem dar esse tipo defeito? É um problema crônico não admitido pela Volks ou apenas uma manutenção natural só que com valores altos por não termos reposição de peças internas da mecatrônica, sendo necessário trocar ela inteira e tudo ser importado? 

Abraços

Ricardo

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...