Recommended Posts

Postado

Fala galera! 

Cara, estou com uma dúvida, hoje levei meu carro pra revisao dai o consultor me informou que existe a possibilidade de troca do óleo da mecatrônica. Falei com ele que isso não existe, uma vez que o fluido de lubrificacao é o do câmbio que lubrifica a mecatronica. Por desencargo de consiencia, gostaria de saber se é empurroterapia ou se realmente existe o bendito oleo de lubrificacao da mecatronica, não sendo os 5L de óleo Pentosin FFL2 (BARATOS!!! 130 reais 1L) que lubrificam o câmbio. 

Valeu galera!

Thiago

Postado
30 minutos atrás, trmorais disse:

Fala galera! 

Cara, estou com uma dúvida, hoje levei meu carro pra revisao dai o consultor me informou que existe a possibilidade de troca do óleo da mecatrônica. Falei com ele que isso não existe, uma vez que o fluido de lubrificacao é o do câmbio que lubrifica a mecatronica. Por desencargo de consiencia, gostaria de saber se é empurroterapia ou se realmente existe o bendito oleo de lubrificacao da mecatronica, não sendo os 5L de óleo Pentosin FFL2 (BARATOS!!! 130 reais 1L) que lubrificam o câmbio. 

Valeu galera!

Thiago

Senão me engano, o óleo que lubrifica as engrenagens do cambio é o mesmo óleo da  mecatrônica...

Esse consultor chegou a falar o valor desse serviço?

Postado
40 minutos atrás, trmorais disse:

Fala galera! 

Valeu galera!

Thiago

Thiago,

Existe sim um óleo da mecatrônica. Não é o mesmo óleo do câmbio, pois são circuitos independentes e segregados. A caixa de câmbios em si usa 1,7l de um tipo de óleo. A mecatrônica usa 1,1l, de outro tipo de óleo.

Abraço!

Postado

Acho que já postaram aqui qual era esse óleo, quando estávamos discutindo a estória das falhas e o recall do óleo semi-sintético pro mineral. Se procurarmos no fórum devemos achar.

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk

Postado
Em 22/06/2016 at 8:01 PM, Ismael disse:

O óleo das engrenagens é aquele mesmo óleo de todo câmbio manual da VW, agora o óleo a mecatrônica do DSG7 DQ200 é o mesmo FFL2 do DSG6DQ250?

Ismael, o óleo da DSG7 DQ200 não pode ser o mesmo da DSG6DQ250, simplesmente pq a DSG7 possui embreagem seca. O óleo é praticamente somente para lubrificar as engrenagens da caixa

ADSG6 possui embreagem banhada em óleo, que é o mesmo da caixa. Um único óleo. Assim, o óleo tem a função de lubrificar as engrenagens da caixa e tbm resfriar os discos da embreagem

Postado
7 minutos atrás, Jorge Jox disse:

Ismael, o óleo da DSG7 DQ200 não pode ser o mesmo da DSG6DQ250, simplesmente pq a DSG7 possui embreagem seca. O óleo é praticamente somente para lubrificar as engrenagens da caixa

ADSG6 possui embreagem banhada em óleo, que é o mesmo da caixa. Um único óleo. Assim, o óleo tem a função de lubrificar as engrenagens da caixa e tbm resfriar os discos da embreagem

Posso estar enganado, mas acho que o DSG6 também tem 2 tipos de óleo. O FFL2 que é usado pela Mecatrônica e para as embreagens e o outro óleo para caixa de câmbio da VW.

Postado

São diferentes. O da mecatrônica não é exatamente um óleo lubrificante, mas sim um fluido de atuação, semelhante àqueles de direção hidráulica.

Abraço!

Postado
2 horas atrás, Ismael disse:

Posso estar enganado, mas acho que o DSG6 também tem 2 tipos de óleo. O FFL2 que é usado pela Mecatrônica e para as embreagens e o outro óleo para caixa de câmbio da VW.

Não, a caixa e as embreagens trabalham com o mesmo óleo

O volume é grande pq além de banhar tudo, o óleo tem que passar por um trocador de calor para retirar o calor dos discos.

Postado
13 horas atrás, Jorge Jox disse:

Ahhh, ok!

Desculpa! 

Está falando do óleo do sistema hidráulico das válvulas e atuadores do câmbio

Esse óleo deve ser o mesmo pra qualquer DSG. Não tem o pq de não ser

Postado
12 horas atrás, RicW disse:

São diferentes. O da mecatrônica não é exatamente um óleo lubrificante, mas sim um fluido de atuação, semelhante àqueles de direção hidráulica.

Abraço!

10 horas atrás, Jorge Jox disse:

Não, a caixa e as embreagens trabalham com o mesmo óleo

O volume é grande pq além de banhar tudo, o óleo tem que passar por um trocador de calor para retirar o calor dos discos.

Pelo que o ricw falou, são dois óleos mesmo. Ou eu to bem louco.

Postado

Vamos lá, separemos o DSG6 em 3 "volumes de controle":

1) Caixa de câmbios

2) Embreagens

3) Mecatrônica

Os itens (1) e (2), como o Jorge disse, usam o mesmo óleo.

O item (3) usa um fluido hidráulico diferente do óleo que banha (1) e (2).

Abraço!

Postado
20 horas atrás, Ismael disse:

Quando disse o mesmo óleo para todos os DSG, quis dizer o óleo das válvulas e atuadores (mecatronica), esse não tem o pq de ser diferente nos DSG, sejam de embreagem seca ou banhada

Apenas um óleo para circuito hidráulico e não lubrificação e arrefecimento, quando embreagem banhada

• 1 month later...
Postado

Designation 0AM

Weight Approx. 70 kg including clutch

Torque 250 Nm

Gears 7 forwards gears, 1 reverse gear

Spread 8.1

Operating mode Automatic and Tiptronic modes

Gearbox oil volume 1.7l - G 052 171

Mechatronic unit oil volume 1.0l central hydraulic/power steering box oil G 004 000

DSG7 - Não tem filtro de óleo.

Postado

Rapaiz, fiz a revisão dos 60 mil e ainda perguntei varias vezes se não tinha que trocar o oleo do cambio (DSG7), inclusive esta no manual de revisão que é pra trocar, mas o cara da CSS disse que não tinha nada na lista da revisão e que o mecânico falou que não tinha nada pra trocar mesmo. Agora que li esta parte que o DSG7 tem dois tipos de oleo, fiquei encucado com isso

Postado
Rapaiz, fiz a revisão dos 60 mil e ainda perguntei varias vezes se não tinha que trocar o oleo do cambio (DSG7), inclusive esta no manual de revisão que é pra trocar, mas o cara da CSS disse que não tinha nada na lista da revisão e que o mecânico falou que não tinha nada pra trocar mesmo. Agora que li esta parte que o DSG7 tem dois tipos de oleo, fiquei encucado com isso

Torrada, a troca de óleo é só pro DSG6 do GTI, e só para alguns anos-modelo.

A transmissão DSG7, como qualquer transmissão manual, não precisa de troca de óleo.

O "outro óleo" do DSG7 é, na verdade, o fluido hidráulico da mecatrônica, que nunca deve ser substituído.

Espero ter esclarecido.

Abraço!

• 4 months later...
Postado

Olá  a todos sou novo aqui e tô meio perdido

Tenho um 14/15 1.4 e tive problema  com a mecatronica já fora da garantia e sem seguro.

Bati em um buraco e danifiqueisso a mecatronica consegui uma usada mas para a minha surpresa fui informado  que a consercionaria não  codifica pois é  usada e eu tenho que comprar  uma nova com eles para codificar

Acho isso  venda casada que é  ilegal

Mas não sei o que faço  já que comprei a mecatronica  usada.

Postado
Olá  a todos sou novo aqui e tô meio perdido
Tenho um 14/15 1.4 e tive problema  com a mecatronica já fora da garantia e sem seguro.
Bati em um buraco e danifiqueisso a mecatronica consegui uma usada mas para a minha surpresa fui informado  que a consercionaria não  codifica pois é  usada e eu tenho que comprar  uma nova com eles para codificar
Acho isso  venda casada que é  ilegal
Mas não sei o que faço  já que comprei a mecatronica  usada.

Oi Makna. Onde você mora? Em São Paulo tem uma oficina especializada, a Automatik, que afirma fazer essas coisas com os DSG. Procure algo assim na sua cidade. Outra opção é ligar para lá, relatar o seu caso é ver se é possível mandar a meca para eles pelo correio, para que te reprogramem e enviem de volta. Estou assumindo que você teria um mecânico habilitado a instalá-la em sua cidade.
Abraço!

Sent from my XT1097 using Tapatalk

• 2 weeks later...
Postado

Galera, boa tarde.

Tenho lido muitos comentários sobre problemas na mecatrônica do câmbio do Golf e isso me deixou preocupado. Muitos relatos dizem para vender o carro após o término da garantia porém eu  ainda não consegui entender se temos um problema crônico que a Volks não admite ou apenas casos isolados por alguma falha num lote de fabricação ou até mau uso. O meu carro funciona perfeitamente e só tenho elogios. Seria uma manutenção por desgaste natural em função da quilometragem ou defeitos técnicos mesmo? Isso pra mim não ficou claro ainda.

O estranho é que esse cambio (DSG7) continua em produção normalmente na Alemanha. Aqui no Brasil tiraram ele da linha, porém entendo que o custo da peça e mão de obra são muito altos já que praticamente a concessionária troca as peças inteiras, sem reparos internos, beirando 15 a 20 mil reais, e talvez por esse motivo tiraram de um país como o Brasil onde pagar isso é fora da realidade. Mas estou partindo do ponto que é uma manutenção natural do carro e não um defeito crônico. 

Eu tive um Jetta TSI 2012 o qual vendi com 4 anos e mais ou menos 40mil Km sem nenhum problema de funcionamento ou falha de câmbio, apesar do câmbio do Jetta ser banhado a óleo e o do Golf à seco, mas basicamente o funcionamento é igual. Até então no Golf, ele funciona perfeitamente com pouco mais de 01 ano e 10 mil km +/-, mas lendo tantos relatos fiquei com receio de acabar a garantia e ser premiado com uma despesa inesperada com valores exorbitantes.

O que vocês teriam a dizer a respeito? O cambio não é confiável ou durável? Não temos casos de veículos DSG7 com quilometragens maiores e sem dar esse tipo defeito? É um problema crônico não admitido pela Volks ou apenas uma manutenção natural só que com valores altos por não termos reposição de peças internas da mecatrônica, sendo necessário trocar ela inteira e tudo ser importado? 

Abraços

Ricardo

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora