[Rumor] Volta do cambio DSG pro golf Highline e 1.0 Tsi no comfortline


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Tomara que seja verdade! Segundo uma conversa bem longa e produtiva que tive esta semana com um engenheiro da VW, a choradeira do público tem sido geral. Relatos do tipo "eu gostava do Golf porque tinha mais tecnologia do que os concorrentes. Agora, está igual aos outros" tem sido freqüentes. Um vendedor da ccs, inclusive, relatou já ter perdido vendas por conta do câmbio. O cliente chega empolgado e, quando descobre que o DSG já era, fica com aquela cara de cachorro que caiu do caminhão de mudança.

Não sei o quanto esses relatos são reais, mas ainda há tempo da VW corrigir alguns erros estratégicos.

Uma pena apenas pra quem comprou tanto o MSI quanto o TSi jabuticaba. Vai ficar com o primata na mão.

Abraço!

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A VW fez uma bela lambança com o Golf, essa é a verdade. Muitos criticavam a Fiat por causa dessas frequentes trocas de versões e motores e ela fez exatamente igual ou até pior, se considerarmos o curto espaço de tempo que estas mudanças estão sendo realizadas.

Será bom pra quem tem um DSG nas mãos e péssimo para quem comprou 1.6 automático

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Eu espero que a VW faça essa mudança. Isso seria uma confirmação que ainda não desistiram do DSG que ainda acho um obra prima em termos de câmbio. 

Como postei no outro post, o que entendo que a VW deva fazer é um treinamento/vídeo de como operar o DSG para que não gere expectativa e consequente frustração dos motoristas. 

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Eu espero que a VW faça essa mudança. Isso seria uma confirmação que ainda não desistiram do DSG que ainda acho um obra prima em termos de câmbio. 

Como postei no outro post, o que entendo que a VW deva fazer é um treinamento/vídeo de como operar o DSG para que não gere expectativa e consequente frustração dos motoristas. 

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2 horas atrás, Iboost disse:

Eu espero que a VW faça essa mudança. Isso seria uma confirmação que ainda não desistiram do DSG que ainda acho um obra prima em termos de câmbio. 

Como postei no outro post, o que entendo que a VW deva fazer é um treinamento/vídeo de como operar o DSG para que não gere expectativa e consequente frustração dos motoristas. 

Você acha que este manual fez falta pra você?

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O mercado brasileiro é muito propenso a seguir modinhas. É as vezes cíclico, as vezes retrô, não é linear.

2015 foi as pseudos suv"s que mandaram, 2016 o sedã do zoím puxado tá reinando, Cruze tá chegando bombando, Civic vem no vácuo.

Quem sabe a carroceria que todos nós aqui amamos não de o grito do Ipiranga em 2017!

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Andei lendo comentários em alguns fóruns, e ficou inferido que realmente esse motor 1.0 equipará alguma versão do Golf. Eu, que rodo a maior parte do tempo a até 110km/h, estaria bem servido com o 1.0 TSi. Aliás, acho que na maior parte do tempo não costumo utilizar nem 60% da potência total do trem de força que equipa o modelo 1.4L.

Porém não acredito que o público do Golf (entusiastas que só eles) vá lá "aclamar" a versão 1.0L, ainda mais quando sabemos que os preços estacionaram na estratosfera.

Outrossim é bom lembrar: Em um país aonde se mede o status social do cidadão pelo veículo (ou cilindrada de motor) que ele pode pagar, ser o proprietário de um veículo 1.0L ainda que turbo, talvez não seja uma grande jogada de marketing social. 

Infelizmente, e também, há todo um preconceito enraizado na cultura do nosso povo.  

Posso não ser especialista em tendência de mercado consumidor, mas acredito que o motor 1.0 equipando o Golf vai continuar a micar as vendas.

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O mercado brasileiro é muito propenso a seguir modinhas. É as vezes cíclico, as vezes retrô, não é linear.

2015 foi as pseudos suv"s que mandaram, 2016 o sedã do zoím puxado tá reinando, Cruze tá chegando bombando, Civic vem no vácuo.

Quem sabe a carroceria que todos nós aqui amamos não de o grito do Ipiranga em 2017!

Andei lendo comentários em alguns fóruns, e ficou inferido que realmente esse motor 1.0 equipará alguma versão do Golf. Eu, que rodo a maior parte do tempo a até 110km/h, estaria bem servido com o 1.0 TSi. Aliás, acho que na maior parte do tempo não costumo utilizar nem 60% da potência total do trem de força que equipa o modelo 1.4L.

Porém não acredito que o público do Golf (entusiastas que só eles) vá lá "aclamar" a versão 1.0L, ainda mais quando sabemos que os preços estacionaram na estratosfera.

Outrossim é bom lembrar: Em um país aonde se mede o status social do cidadão pelo veículo (ou cilindrada de motor) que ele pode pagar, ser o proprietário de um veículo 1.0L ainda que turbo, talvez não seja uma grande jogada de marketing social. 

Infelizmente, e também, há todo um preconceito enraizado na cultura do nosso povo.  

Posso não ser especialista em tendência de mercado consumidor, mas acredito que o motor 1.0 equipando o Golf vai continuar a micar as vendas.

Vocês tem razão em ambas as argumentações: o mercado, é afeito a modinhas e carro é uma medida do seu status social. Aqui e em qualquer lugar do planeta.

Particularmente, creio que este motor 1.0 TSi venha ao Brasil. Aliás, ele foi extremamente bem recebido na Europa. É a continuação natural da tendência de "downsizing". Nem todo comprador de Golf é um entusiasta, e a VW tenta mudar essa imagem na propaganda do Golf, pois uma indústria desse tamanho precisa expandir sempre a clientela. Creio ainda que o consumidor esteja mais receptivo, e basta uma volta no quarteirão com esse 1.0 TSi pra perceber que ele envergonha qualquer 1.6 aspirado. Há ainda mais um motivo, que vou explorar no final em seguida.

Acredito também na volta do DSG, se não agora, no Golf 8. A VW terá que fazê-lo, por falta de opção. Continuarei no próximo post.

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O mercado brasileiro é semelhante em necessidades e opções ao mercado Europeu: carros pequenos, econômicos e com múltiplas funções, pois em regra os carros são caros e as famílias tem apenas um veículo. Isso é diferente do americano, onde são baratos e a preocupação com a economia é relativa.

Por conta disso, é natural que as opções ofertadas no nosso mercado sejam semelhantes às oferecidas na Europa, e não nos EUA. Acontece que no velho continente TODAS as marcas tem oferecido automatizados de dupla embreagem, em detrimento dos conversores de torque. Não é por boniteza, mas sim por precisão: a legislação de emissões não deixa muita escolha, e o DSG é muito mais eficiente.

A VW hoje optou por diferenciar o Golf 1.4 brasileiro com o Aisin. Gastaram no desenvolvimento só para este mercado (e os resultados foram questionáveis). Mas as outras fabricantes não costumam fazer isso e vão importar ou nacionalizar diretamente as opções disponíveis na Europa. Em algum momento, nosso mercado será inundado de câmbios mais eficientes, assim como agora está sendo tomado pelos motores downsized. Nessa hora, a VW fica mais uma vez para trás e, por uma questão de concorrência, o DSG volta.

Será a mesma dinâmica dos motores. Em 2011 a GM optou por trazer ao Brasil apenas o Cruze 1.8, a pior opção disponível e apenas nos EUA, em detrimento do 1.4 turbo, alegando que o mercado o rejeitaria, porque "carrão tem que ter motorzão". Agora veio no 1.4, mas não porque o mercado mudou (ainda que isso seja um fato): o novo Cruze não existe mais naquela versão 1.8 em lugar nenhum do mondo e a GM decidiu não inventar uma configuração de trem de força exclusiva para Banânia.

Acredito que a VW fará o mesmo no futuro, principalmente após a recepção fria deste Golf jabuticaba.

Abraço!

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Eu discordo um pouco @RicW de que os automatizados dominam o mercado europeu, podemos citar a BMW que utiliza em seus carros de entrada a caixa automática ZF deixando a de dupla embreagem para os esportivos, temos a Jaguar que utiliza caixa automática tradicional que já alegou que é besteira colocar a de dupla embreagem pois tem uma produção mais complexa e as automáticas modernas de hoje já conseguem uma eficiência bem próxima da de dupla embreagem, Land Rover também vem nessa pegada e até a Audi que em suas linhas de alto luxo usam a caixa automática tradicional isto mostra que lá pelo jeito ainda tem os que torcem o nariz para esta tecnologia.

A caixa de dupla embreagem conquistou um publico especifico que ao meu ver é um publico que valoriza o prazer em dirigir mas não que só conforto e sim uma experiência a mais no volante e ao mesmo tempo o conforto para enfrentar o transito das cidades.

Devido a nós não termos uma cultura definida e sim variada é difícil para uma marca acertar em cheio o seu público fora nosso histórico no passado de vários problemas com as modernizações daquela época que as montadoras tentaram implantar (Gol 1.0 16v Turbo, Marea com sua manutenção complicada, Fiesta supercharged, etc)

Outro problema é que as empresas quando lançam um produto tem que ver qual vai ser seu maior comprador, ou seja, carros que hoje passam dos R$100.000,00 já começa a ser mais direcionado a um público acima dos 40 anos, estão mais estáveis no mercado e tem condição de pagar por tal produto e esse mesmo público que viu este mercado de downsize fracassar no passado. (não generalizando claro)

Enfim, estamos conhecendo novas tecnologias, acho que nosso mercado esta sim aceitando o downsize mas ainda está com um custo muito alto, não acho mais que o publico tem esta história de quanto maior a cilindrada mais status e hoje pelo menos aqui no sul o que nós conversamos nas rodas de amigos é a potência que o motor gera e seu consumo gerado.

Nosso combustível já melhorou bastante e passou nos testes de durabilidade logo as outras marcas agora vão começar a implantar seus downsize com mais segurança.

Se formos olha bem as marcas mais ousadas de marcas populares que tentam introduzir novas tecnologias ao nosso de entrada é a VW e a Fiat trazendo câmbios automatizados para os carros populares e motores downsize no mercado de entrada (Up!, Punto, por exmplo)

 

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6 horas atrás, RicW disse:

 

Vocês tem razão em ambas as argumentações: o mercado, é afeito a modinhas e carro é uma medida do seu status social. Aqui e em qualquer lugar do planeta.

Particularmente, creio que este motor 1.0 TSi venha ao Brasil. Aliás, ele foi extremamente bem recebido na Europa. É a continuação natural da tendência de "downsizing". Nem todo comprador de Golf é um entusiasta, e a VW tenta mudar essa imagem na propaganda do Golf, pois uma indústria desse tamanho precisa expandir sempre a clientela. Creio ainda que o consumidor esteja mais receptivo, e basta uma volta no quarteirão com esse 1.0 TSi pra perceber que ele envergonha qualquer 1.6 aspirado. Há ainda mais um motivo, que vou explorar no final em seguida.

Acredito também na volta do DSG, se não agora, no Golf 8. A VW terá que fazê-lo, por falta de opção. Continuarei no próximo post.

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Vc acha que a vw vai trazer/fazer o golf 8? Nem o facelift do 7 eu to confiando que por aqui vai ter..

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1 hora atrás, tsi_higor disse:

Eu discordo um pouco @RicW de que os automatizados dominam o mercado europeu, podemos citar a BMW que utiliza em seus carros de entrada a caixa automática ZF deixando a de dupla embreagem para os esportivos, temos a Jaguar que utiliza caixa automática tradicional que já alegou que é besteira colocar a de dupla embreagem pois tem uma produção mais complexa e as automáticas modernas de hoje já conseguem uma eficiência bem próxima da de dupla embreagem, Land Rover também vem nessa pegada e até a Audi que em suas linhas de alto luxo usam a caixa automática tradicional isto mostra que lá pelo jeito ainda tem os que torcem o nariz para esta tecnologia.

 

A caixa de dupla embreagem conquistou um publico especifico que ao meu ver é um publico que valoriza o prazer em dirigir mas não que só conforto e sim uma experiência a mais no volante e ao mesmo tempo o conforto para enfrentar o transito das cidades.

 

Devido a nós não termos uma cultura definida e sim variada é difícil para uma marca acertar em cheio o seu público fora nosso histórico no passado de vários problemas com as modernizações daquela época que as montadoras tentaram implantar (Gol 1.0 16v Turbo, Marea com sua manutenção complicada, Fiesta supercharged, etc)

 

Outro problema é que as empresas quando lançam um produto tem que ver qual vai ser seu maior comprador, ou seja, carros que hoje passam dos R$100.000,00 já começa a ser mais direcionado a um público acima dos 40 anos, estão mais estáveis no mercado e tem condição de pagar por tal produto e esse mesmo público que viu este mercado de downsize fracassar no passado. (não generalizando claro)

 

Enfim, estamos conhecendo novas tecnologias, acho que nosso mercado esta sim aceitando o downsize mas ainda está com um custo muito alto, não acho mais que o publico tem esta história de quanto maior a cilindrada mais status e hoje pelo menos aqui no sul o que nós conversamos nas rodas de amigos é a potência que o motor gera e seu consumo gerado.

 

Nosso combustível já melhorou bastante e passou nos testes de durabilidade logo as outras marcas agora vão começar a implantar seus downsize com mais segurança.

 

Se formos olha bem as marcas mais ousadas de marcas populares que tentam introduzir novas tecnologias ao nosso de entrada é a VW e a Fiat trazendo câmbios automatizados para os carros populares e motores downsize no mercado de entrada (Up!, Punto, por exmplo)

 

 

 

Fala Higor!

Cara, acho que nossos pontos de vista são complementares, e a chave está na expectativa dos clientes. Nos Estados Unidos, por exemplo, o consumidor dá extrema importância à suavidade de funcionamento e, como os impostos são baixos e a gasolina relativamente barata, consumo e emissões vem em segundo plano. Ou seja: naquele mercado, a busca pela eficiência está muito mais associada a questões subjetivas, como a "consciência ecológica", do que a questões financeiras. Por enquanto, portanto, as transmissões de dupla embreagem (ou DCTs) agradam, basicamente, dois nichos bem específicos: os "moderninhos eco-chatos" e os que, acima de tudo, querem diversão ao volante. O restante do mercado americano odeia essas transmissões, pelos mesmos motivos que em alguns segmentos Europeus elas não são preferidas.

Na Europa, o cenário é diferente: lá os carros pagam muitos impostos, que em diversos países são proporcionais às emissões. E pra ajudar, o combustível é caro. DCTs tem uma característica peculiar que ainda não foi bem resolvida: em baixas velocidades, o funcionamento ainda é meio "tosco". Essa expressão, inclusive, é usada pela imprensa de lá ao falar dos DCTs em geral. As reclamações que temos aqui no fórum de trancos, retenções, vibrações e barulhos são muitas vezes apenas a expressão dessa falta de suavidade que, infelizmente, ocorre em maior ou menor grau, em todos eles (e há algum consenso de que o grupo VW é quem conseguiu o melhor resultado até o momento). Outro detalhe é que, no mercado europeu, até o consumidor "médio" valoriza muito o prazer de guiar, mesmo em seu carro relativamente barato (lá, como em geral o transporte público funciona muito bem, é muito comum o cara pegar o carro só no fim de semana, para um passeio, e quer aproveitar).

Os exemplos que você citou (BMW, Jaguar, Land Rover, os Audi mais caros, etc) são de uma faixa superior, na qual normalmente os clientes não tem preocupação com o dinheiro, e portanto não se importam de pagar mais impostos ou ter consumo maior de combustível. E não podemos esquecer que, hoje, o maior mercado desses carros não é a Europa, e sim os EUA. As marcas podem até ser europeias, mas o alvo está apontado pro outro lado do Atlântico.

Mas e o Golf? O Golf, na Europa, não mira o mercado desses grandões. Ele briga mesmo é com Ford, Opel, Renault, Peugeot, Kia, Hyundai, Fiat etc, numa faixa que vai dos 15.000 aos 35.000 Euros. Lá, assim como aqui, ele é o carro de quem pode um pouco mais, mas ainda não tem bala na agulha pra encarar o segmento "premium" de fato, dominado por Mercedes, BMW, Audi e Volvo. O cara que escolhe o Golf busca sim uma experiência prêmium, mas continua fazendo as contas do consumo, do seguro, dos impostos, etc, e comparando ele com Megane, i30, Cee'd, Focus, Astra, C4, 308, etc. E quando olha pro tal Premium, compara com A3, Classe A e série 1. É por isso que a Mercedes se rendeu ao DCT nas classes A e C, e a Audi só tem A3 e A4 com este tipo de automático. A BMW, nas séries 1, 2 e 3 é exceção, mas a caixa ZF8 é bem mais avançada (e cara) que outros automáticos. Hoje, as DCTs detém 40% do mercado Europeu de automáticos, e esta parcela está aumentando (fonte).

E o consumidor brasileiro? O que ele espera?

Hoje, como você bem disse, não temos uma cultura bem definida. Há uma busca pelo automático, que se explica pelo trânsito caótico de nossas cidades e ao aparente status deste conforto, mais um sinal de crescimento na pirâmide social. Mas não há ainda fatores claros. Por isso acredito que não será o consumidor a definir as prioridades e sim os fabricantes. E, pelo poder aquisitivo do nosso mercado, apostaria que a tendência é ficar assim: com cara de Europa nos médios, EUA nos grandes e Índia nos pequenos.

Abraço!

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1 hora atrás, trendkill disse:

Vc acha que a vw vai trazer/fazer o golf 8? Nem o facelift do 7 eu to confiando que por aqui vai ter..

Acho que sim, por dois motivos:

1) A diferença não será tão absurda: o MK8 será um "facelift" do MK7, sobre a mesma plataforma, e com alguma melhoria nos motores (esta parte eu acho que podemos perder...). Aliás, pra quem não sabe, o Golf MK6 foi uma evolução sobre o MK5. O MK7, apesar de muito parecido externamente com o MK6, foi feito sobre a plataforma MQB, que era completamente nova em 2013.

2) O mercado vai reaquecer lá pra 2018, e vai ser um pega-pra-capar danado em busca do consumidor. A VW terá que se mexer.

Abraço!

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1 hora atrás, RicW disse:

Acho que sim, por dois motivos:

1) A diferença não será tão absurda: o MK8 será um "facelift" do MK7, sobre a mesma plataforma, e com alguma melhoria nos motores (esta parte eu acho que podemos perder...). Aliás, pra quem não sabe, o Golf MK6 foi uma evolução sobre o MK5. O MK7, apesar de muito parecido externamente com o MK6, foi feito sobre a plataforma MQB, que era completamente nova em 2013.

2) O mercado vai reaquecer lá pra 2018, e vai ser um pega-pra-capar danado em busca do consumidor. A VW terá que se mexer.

Abraço!

Já li em uma fonte confiáveis que não me recordo agora que a vw estava com pressa de tirar o Mk5 de circulação pois era um carro muito caro e assim fizeram o mk6 mais barato (talvez em peças ocultas que não conseguimos ver)

De fato se olhar o Jetta Mk5 com o atual Jetta, em termos de acabamento o Mk5 é superior ao atual.

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Já li em uma fonte confiáveis que não me recordo agora que a vw estava com pressa de tirar o Mk5 de circulação pois era um carro muito caro e assim fizeram o mk6 mais barato (talvez em peças ocultas que não conseguimos ver)

De fato se olhar o Jetta Mk5 com o atual Jetta, em termos de acabamento o Mk5 é superior ao atual.

Verdade. Fiquei com essa impressão também, a Variant MK5 muito melhor que a MK6. E a choradeira foi generalizada. Tanto é que, no Golf 7, a VW fez um acabamento primoroso, no mesmo nível do Passat, para apagar aquela imagem ruim do MK6.

Ainda vemos isso hoje: comparar o interior do Jetta atual (semelhante ao do Golf MK6) com o dos nossos Golf é uma grande maldade...

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Agora me deu vontade de ir olhar um passat para conferir o acabamento kkkk

Um amigo tem uma bmw 335i e a diferença de acabamento não é tão grande assim.

É melhor mas eu esperava mais por ser um bmw. Ou to mal acostumado com o Golf que realmente foge à regra no que se refere a nível do acabamento se comparado a concorrência.

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Pra mim é fato que a VW vai colocar o 1.OT no Golf BR... acho que não só pelas vendas que despencaram, mas pelo motor 1.6 16v em si... no Golf não ficou bom, queimou o carro legal... desempenho ridiculo, consumo alto... acho que não é justo pra quem paga 80k num carro ter o mesmo motor do Fox, com desempenho inferior; não desmerecendo o Fox, mas o desempenho do 1.4T é muito superior, e o preço é/era o mesmo...

 

O motor 1.0T já tem um torque melhor, disponivel bem antes... a potencia pelo que tão falando vai ser maior tambem, 130cv...

 

Minha opinião é que a VW deveria manter o 1.6 16v dinotronic numa versão trendline, única de 65-70k... sem opcionais, só o básico mesmo com o pack de segurança (7AB, ESP), com isso o Golf ia brigar com carros de categoria inferior, tipo New Fiesta e HB20...

 

Uma versão comfort, aí sim com o 1.0T, partindo dos 70k-75k... 

 

O grande problema pra VW agora, se lançar mesmo o 1.0T no Golf vai ser o cambio... qual cambio colocar?? O dinotronic vai matar o desempenho e consumo do carro, como já acontece no 1.6... se colocar o DSG vai ser o ideal, mas e aí?? A versão + barata comfort com o DSG, e a Highline top de linha com o dino?? Por isso que tem rumores da volta do DSG, se colocar no 1.0T acredito que vão colocar no 1.4T, novamente... fica dificil imaginar o que a VW vai fazer.

 

Imagina quem comprou esse Golf 1.6 16v... vaa ficar com um king kong na mão... e quem comprou o 1.4T com dinotronic e pagou + de 100k, como fica??

 

Os estagiarios devem tá quebrando a cabeça pra resolver a questão kkkk

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