OBDeleven informando combustível como etanol incorretamente


max3dfx

Recommended Posts

Olá amigos, 

Andei fuçando os dados em tempo real pelo obdeleven e percebi que ele informa como "tipo de combustível" o etanol, sendo que jamais abasteci com esse combustível.

ACtC-3eNshdh_gOIwnlyK6Y31NY3A028tSSn-bgl

 

O estranho é que ele mostrao combustível como etanol, mas também diz que o teor de alcool é de 26,3%.

 

Fora essa informação estranha, o obdeleven não detectou nenhum erro no motor.  Contudo, de vez em quando sinto que ele está consumindo mais do que deveria (1.4 tsi).

 

O obdeleven de vocês comete essa "gafe" também, ou será que tem algo errado no meu carro (provavelmente sonda lambda)?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vela é algo que costuma aumentar consumo e não dá nenhum erro no painel ou scanner.   Bico começando a dar problema também (bem no inicio, depois começa a falhar ai o scanner pega), o mais comum que aumenta consumo é isso.  De inicio não acho que a sonda esteja ruim(mas posso estar errado. kk), até porque está identificando muito bem o % de etanol no combustivel, as vezes esse etanol ai é só um erro de tradução.  Outro ponto é que não é tão comum golf com problema de sonda (de bico é muito mais comum), sente o carro falhar ou algo do tipo em algum range de rotação? (os casos de bico que vi geralmente começam com falhas bem sutis em baixa RPM )

Outra coisa, tu percebeu algum tipo de piora ao longo do tempo, comparado com quando o carro era mais novo? ou comprou o carro por agora e acha que consome muito pro motor que tem? 

Qual a KM do carro?  Outro problema que  as vezes pode causar perda de rendimento é a famosa carbonização das valvulas muito comum em veiculos com injeção direta que usaram combustivel ruim, e até nos que usam combustivel bom, mas em menor intensidade.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, como não peguei zero, não sei exatamente o consumo que ele deveria ter.

Mas sempre foi na casa dos 6~7km/l pé pesado cidade, e 9km/l pé bem leve. Estrada consigo mais de 16 km/l com pé leve (100km/h), passando dos 130km/h fica 12km/l.

Não acho que seja ruim pra ser honesto.

Outra coisa estranha é que as vezes a rotação não desce dos 1k rpm.

Fora isso, tudo perfeito. Zero luzes no painel, zero erros no scanner.

Então, na verdade só estranhei pra valer o obdeleven informar que o combustível é etanol.

ps: Ele está agora com 70kkm. Aos 35kkm troquei as velas, bicos e descarbonizei as válvulas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, como não peguei zero, não sei exatamente o consumo que ele deveria ter.
Mas sempre foi na casa dos 6~7km/l pé pesado cidade, e 9km/l pé bem leve. Estrada consigo mais de 16 km/l com pé leve (100km/h), passando dos 130km/h fica 12km/l.
Não acho que seja ruim pra ser honesto.
Outra coisa estranha é que as vezes a rotação não desce dos 1k rpm.
Fora isso, tudo perfeito. Zero luzes no painel, zero erros no scanner.
Então, na verdade só estranhei pra valer o obdeleven informar que o combustível é etanol.
ps: Ele está agora com 70kkm. Aos 35kkm troquei as velas, bicos e descarbonizei as válvulas.
O meu é um TSI alemão. Consigo consumo bem melhores do que o que você apresentou. Se eu pegar estrada e não passar de 100km/h, depois de uns 30/40 minutos estou esbarrando nos 18km/l. Por volta de 130km/h, ainda estou com média bem acima de 12Km/l, que você citou.
Mas isso é muito relativo, pois depende da pisada e se é estrada plana o com aclives e declives. Falei pra uma estrada plana e respeitando os limites de velocidade.

Carros aspirados flex costumam beber mais do que os monos. Isso é de fácil conclusão, pois os flex costumam ter taxa de compressão mais alta, o que desfavorece a nossa gasolina de baixa qualidade. Mas esse não é o caso do Golf...

Mas há as exceções flex... Tive um Fox 1.6 16V super econômico no álcool e na gasolina.

Estranha essa indicação de etanol no seu carro!

Enviado de meu SM-A520F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então. Não reclamo do meu consumo pq não é dos piores... mas vejo muitos outros TSI`s fazendo melhor.

Quem tiver obdelevem e puder checar se acontece o mesmo com vocês eu ficaria bastante grato. Pq se realmente o ECU tiver calculando errado o tipo de combustível, vou ter que fazer uma investigação e descobrir o culpado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho um golf variant 2017 tsi 1.4 flex. O meu também mostra como sendo etanol no obd eleven. Sobre o consumo, o meu também faz no máximo 17 a 100 km/h de média. Tenho um amigo que possui um jetta tsi 1.4 mono e o dele faz 18 brincando no mesmo trecho que eu faço no máximo 17. Lembrando que diferente do golf mk7 alemão que tem o câmbio dsg pra ajudar no consumo, o jetta tsi 1.4 mono possui o aisin tiptronic e, mesmo assim, é mais econômico que o golf flex.

 

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na cidade, pegando trechos curtos com no máximo 3km e trânsito pesado, o consumo fica entre 5 e 6.5 km/l. Isso na gasolina. Media de velocidade de, no máximo 18km/h. O consumo na estrada que relatei acima é também na gasolina. Normalmente faço entre 14 e 15.6 na estrada pq passo um pouco dos 100km/h onde dá e so viajo com o carro cheio. No álcool na cidade faz 4.5 km/l e na estrada o melhor que consegui foi 11.5 andando perto dos 100km/h e 8km/l andando entre 160 e 180km/h numa viagem de 120km de distância. Troquei os bicos de injeção direta do meu carro em garantia durante a pandemia e ainda não tive condições de verificar se melhorou o consumo na estrada. Na cidade, aparentemente, está a mesma coisa. Sendo assim, acho que o carro do max3dfx tá 100% já que os consumos batem e a informação do obdeleven também. Tenho o meu desde 0km e hoje tá com pouco mais de 21000km. Também esperava que o carro fosse mais econômico mas não dá pra dizer que é beberrão ainda mais andando o tanto que anda e tendo o torque que tem. Pra quem anda com o carro cheio de bagagem e pessoas, nota que ele ignora peso extra e ladeiras. Se não tiver atenção, vc anda a 160km/h mesmo nas subidas sem nem escutar o motor.

 

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 10/10/2020 at 1:48 AM, max3dfx disse:

Então, como não peguei zero, não sei exatamente o consumo que ele deveria ter.

Mas sempre foi na casa dos 6~7km/l pé pesado cidade, e 9km/l pé bem leve. Estrada consigo mais de 16 km/l com pé leve (100km/h), passando dos 130km/h fica 12km/l.

Não acho que seja ruim pra ser honesto.

Outra coisa estranha é que as vezes a rotação não desce dos 1k rpm.

Fora isso, tudo perfeito. Zero luzes no painel, zero erros no scanner.

Então, na verdade só estranhei pra valer o obdeleven informar que o combustível é etanol.

ps: Ele está agora com 70kkm. Aos 35kkm troquei as velas, bicos e descarbonizei as válvulas.

é, tá relativamente alto o consumo.   Eu tenho o 1.0tsi, não dá pra ter tanto parametro,mas ele faz 20km/l(100km/h) e 16km/l(130km/h)

Agora isso que tu falou dele não costumar baixar de 1000rpm é de fato estranho, vale a pesquisa em algum fórum gringo se alguém passou por isso, a marcha lenta do meu carro é em 950rpm, mas por ser tricilíndrico, nos 4cilindros deveria ser algo por volta de 780 a 850RPM.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é, tá relativamente alto o consumo.   Eu tenho o 1.0tsi, não dá pra ter tanto parametro,mas ele faz 20km/l(100km/h) e 16km/l(130km/h)
Agora isso que tu falou dele não costumar baixar de 1000rpm é de fato estranho, vale a pesquisa em algum fórum gringo se alguém passou por isso, a marcha lenta do meu carro é em 950rpm, mas por ser tricilíndrico, nos 4cilindros deveria ser algo por volta de 780 a 850RPM.
@caio cartaxo caio e@max3dfx
Se não me falha a memória, a marcha lenta do TSI 1.4 é de 780 RPM. Mas para mono combustível, não sei se o flex é a mesmas coisa.
Mas essa marcha lenta é em condições favoráveis de uso, digo, temperatura do motor ideal, carga de bateria ideal e demanda do alternador em folga. Caso haja uma necessidade de compensação em temperatura do motor, carga de bateria ou demanda do alternador, essa marcha lenta poderá subir conforme a necessidade. Com isso o motor chega facilmente à 1.000 RPM.

Acredito que o carro trabalhando com álcool a marcha lenta seja mais alta. Mas não tenho certeza disso. E parece haver algum erro em algum sensor do seu carro, que está elevando a sua marcha lenta, aumentando o consumo de combustível também na marcha lenta.

Enviado de meu SM-A520F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Jorge Jox disse:

@caio cartaxo caio e@max3dfx
Se não me falha a memória, a marcha lenta do TSI 1.4 é de 780 RPM. Mas para mono combustível, não sei se o flex é a mesmas coisa.
Mas essa marcha lenta é em condições favoráveis de uso, digo, temperatura do motor ideal, carga de bateria ideal e demanda do alternador em folga. Caso haja uma necessidade de compensação em temperatura do motor, carga de bateria ou demanda do alternador, essa marcha lenta poderá subir conforme a necessidade. Com isso o motor chega facilmente à 1.000 RPM.

Acredito que o carro trabalhando com álcool a marcha lenta seja mais alta. Mas não tenho certeza disso. E parece haver algum erro em algum sensor do seu carro, que está elevando a sua marcha lenta, aumentando o consumo de combustível também na marcha lenta.

Enviado de meu SM-A520F usando o Tapatalk
 

Sim sim, em condições mais comuns que deveria ter que ficar onde comentei. Estar acima, nos meus carros novos, sempre foi algo difícil de acontecer. No próprio Golf eu nunca vi ele trabalhando acima, mas pode ter muito a ver com as condições de uso que meus carros vêem.  Tirando na primeira partida, eu raramente vejo a rpm de marcha lenta acima dos 950 no meu carro e acima dos 780 no carro do meu pai (um Jetta 1.4 2020). É bem mais comum essa variação de marcha lenta nos carros mais antigos que tive e que não tiveram uma boa atenção ao sistema de recarga da bateria.

Acho que pro @max3dfx chegar a comentar disso é porque talvez esteja acontecendo algo incomum, acontecendo mais vezes do que deveria. E como tu falou, pode ser algum sensor mesmo.  O estranho é o o scanner não pegar o problema de algum sensor, que talvez seja intermitente, talvez fazer um diagnostico andando, vendo em tempo real a resposta do scanner revele algo.  (ou não, visto que qualquer coisa errada era pra ficar gravado né.)

Talvez passar o VCDS ou o scanner original da VW gere outro tipo de resposta, e é algo que vale a pena verificar.

Uma coisa que aconteceu no meu carro, é que os Golfs manuais tem uma "compensação" de RPM pra facilitar a saída parado, assim que tu começa a soltar a embreagem, ele sobe a rotação automaticamente pra algo em torno de 1300rpm, e lembro que quando tirei a bateria do carro esse sistema ficou meio maluco, subindo a rotação quando eu pisava na embreagem, e não quando soltava. demorou ai uns 15km até o sistema voltar ao funcionamento normal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim sim, em condições mais comuns que deveria ter que ficar onde comentei. Estar acima, nos meus carros novos, sempre foi algo difícil de acontecer. No próprio Golf eu nunca vi ele trabalhando acima, mas pode ter muito a ver com as condições de uso que meus carros vêem.  Tirando na primeira partida, eu raramente vejo a rpm de marcha lenta acima dos 950 no meu carro e acima dos 780 no carro do meu pai (um Jetta 1.4 2020). É bem mais comum essa variação de marcha lenta nos carros mais antigos que tive e que não tiveram uma boa atenção ao sistema de recarga da bateria.
Acho que pro [mention=6720]max3dfx[/mention] chegar a comentar disso é porque talvez esteja acontecendo algo incomum, acontecendo mais vezes do que deveria. E como tu falou, pode ser algum sensor mesmo.  O estranho é o o scanner não pegar o problema de algum sensor, que talvez seja intermitente, talvez fazer um diagnostico andando, vendo em tempo real a resposta do scanner revele algo.  (ou não, visto que qualquer coisa errada era pra ficar gravado né.)
Talvez passar o VCDS ou o scanner original da VW gere outro tipo de resposta, e é algo que vale a pena verificar.
Uma coisa que aconteceu no meu carro, é que os Golfs manuais tem uma "compensação" de RPM pra facilitar a saída parado, assim que tu começa a soltar a embreagem, ele sobe a rotação automaticamente pra algo em torno de 1300rpm, e lembro que quando tirei a bateria do carro esse sistema ficou meio maluco, subindo a rotação quando eu pisava na embreagem, e não quando soltava. demorou ai uns 15km até o sistema voltar ao funcionamento normal.
Interessante essa compensação de arrancada. Embora 1.300 RPM não ache pouca coisa. Não poderia nem ser o compensador tentando manter a marcha lenta, pois está bem acima dela.
Talvez gere essa rotação devido ao motor ter somente um litro, o que gera um torque muito baixo para movimentar o peso do Golf na faixa de rotação de marcha lenta.

Enviado de meu SM-A520F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então.

Em relação ao lance da rotação, geralmente acontece em dias mais quentes. 

Eu morava em São Carlos/SP e raramente acontecia. Mas então voltei a morar em Teresina/PI, que é bem quente, e virou rotina a rotação ficar a 1K. Sempre com o AC no max. Já tentei pesquisar isso em foruns gringos, e os caras sempre associam à regeneração da tal DPF. Acho que isso é para carros diesel.

Dei uma desencanada depois que vi esse video do razuk, onde o jetta que ele tá testando tem exatamente o mesmo comportamento que o meu carro:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então.
Em relação ao lance da rotação, geralmente acontece em dias mais quentes. 
Eu morava em São Carlos/SP e raramente acontecia. Mas então voltei a morar em Teresina/PI, que é bem quente, e virou rotina a rotação ficar a 1K. Sempre com o AC no max. Já tentei pesquisar isso em foruns gringos, e os caras sempre associam à regeneração da tal DPF. Acho que isso é para carros diesel.
Dei uma desencanada depois que vi esse video do razuk, onde o jetta que ele tá testando tem exatamente o mesmo comportamento que o meu carro:
 
Já experimentou ir à uma concessionária e pedir pra ligar um carro igual ao seu, lado a lado? Deixar alguns minutos... não precisa mais que 3 ou 4 minutos, que o sistema se estabiliza. Claro, com os mesmos acessórios ligados.
Faria uma "prova dos nove".
O meu com poucos minutos de funcionamento já fica na casa dos 780 RPM. Vejo isso no conta giros e também através do VCDS, mas é um 1.4, não sei qual é a rotação do Golf 1.0.


Enviado de meu SM-A520F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 10/10/2020 at 4:50 PM, Jorge Jox disse:

O meu é um TSI alemão. Consigo consumo bem melhores do que o que você apresentou. Se eu pegar estrada e não passar de 100km/h, depois de uns 30/40 minutos estou esbarrando nos 18km/l. Por volta de 130km/h, ainda estou com média bem acima de 12Km/l, que você citou.
Mas isso é muito relativo, pois depende da pisada e se é estrada plana o com aclives e declives. Falei pra uma estrada plana e respeitando os limites de velocidade.

Carros aspirados flex costumam beber mais do que os monos. Isso é de fácil conclusão, pois os flex costumam ter taxa de compressão mais alta, o que desfavorece a nossa gasolina de baixa qualidade. Mas esse não é o caso do Golf...

Mas há as exceções flex... Tive um Fox 1.6 16V super econômico no álcool e na gasolina.

Estranha essa indicação de etanol no seu carro!

Enviado de meu SM-A520F usando o Tapatalk
 

Meu recorde de autonomia com 1 tanque foi de 905Km, aqui no DF, no período de recesso parlamentar que também coincidia com as férias escolares e as férias de muitos funcionários públicos. Por mais ou menos 1 mês o trânsito ficava perfeito por aqui: velocidade constante quase que o tempo todo. Claro, o motor estava bem novo à época, e não tinha mais que 50KKM.

5o91dw0.jpg

 

Aos 105.000Km, eu ainda conseguia a proeza de fechar muitos trajetos com mais de 25km/L....

aaCxriQ.png

Atualmente é bem menos comum chegar aos 800Km por tanque. Mas a média fica aí na beirando a casa dos cerca de 16Km/L.

 

4Z2DGl6.png

De qualquer forma, não lembro de ter ido ao posto de combustível com menos de 750Km rodados em cada tanque.

Não tenho do que reclamar....

giphy.gif

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu recorde de autonomia com 1 tanque foi de 905Km, aqui no DF, no período de recesso parlamentar que também coincidia com as férias escolares e as férias de muitos funcionários públicos. Por mais ou menos 1 mês o trânsito ficava perfeito por aqui: velocidade constante quase que o tempo todo. Claro, o motor estava bem novo à época, e não tinha mais que 50KKM.
5o91dw0.jpg
 
Aos 105.000Km, eu ainda conseguia a proeza de fechar muitos trajetos com mais de 25km/L....
aaCxriQ.png
Atualmente é bem menos comum chegar aos 800Km por tanque. Mas a média fica aí na beirando a casa dos cerca de 16Km/L.
 
4Z2DGl6.png
De qualquer forma, não lembro de ter ido ao posto de combustível com menos de 750Km rodados em cada tanque.
Não tenho do que reclamar....
giphy.gif
 
[emoji1490][emoji1490][emoji1490][emoji1490]

Enviado de meu SM-A520F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigos, 

Andei fuçando os dados em tempo real pelo obdeleven e percebi que ele informa como "tipo de combustível" o etanol, sendo que jamais abasteci com esse combustível.

ACtC-3eNshdh_gOIwnlyK6Y31NY3A028tSSn-bgltZdsvxMgyyJVkwN4pZXwMIbCA3oCjLnhhnAHdeXPpqZFkSf9keBuXhkONdq_GHuH99aIKNIHX8556B-nFo1GH8DwXAPKtCoMNKD7cubeCiv452pJoaAaNQ=w448-h920-no?authuser=0

 

O estranho é que ele mostrao combustível como etanol, mas também diz que o teor de alcool é de 26,3%.

 

Fora essa informação estranha, o obdeleven não detectou nenhum erro no motor.  Contudo, de vez em quando sinto que ele está consumindo mais do que deveria (1.4 tsi).

 

O obdeleven de vocês comete essa "gafe" também, ou será que tem algo errado no meu carro (provavelmente sonda lambda)?

 

 

 

Sobre o fato do sistema não reconhecer direito a % de etanol:

 

O que eu sei é que o 1.0 TSI possui sensor de tipo de combustível, por ser flex. Pode ser que o 1.4 TSI flex (por ser EA-211) também tenha, mas não tenho certeza.

O fato é que mesmo com o tal sensor e abastecido com 3 tanques consecutivos de gasolina aditivada, no meu carro esse percentual nunca foi menor que 30%.

Pode ser uma característica do sensor (que não tem tanta precisão assim), pode ser apenas um erro acumulado ou pode ser que a gasolina que tenho abastecido possua teor de álcool superior ao permitido por lei (27,5%). Acho bem difícil descobrir qual é a real e, o que fazer com essa informação. Por outro lado, quando abastecido 100% com etanol, esse percentual varia de 85 a 95% (nunca é 100%), o que me leva a crer que seja imprecisão do sensor.

 

Sobre a rotação, na media fica em 950 rpm no meu carro.

 

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, Jorge Jox disse:

Já experimentou ir à uma concessionária e pedir pra ligar um carro igual ao seu, lado a lado? Deixar alguns minutos... não precisa mais que 3 ou 4 minutos, que o sistema se estabiliza. Claro, com os mesmos acessórios ligados.
Faria uma "prova dos nove".
O meu com poucos minutos de funcionamento já fica na casa dos 780 RPM. Vejo isso no conta giros e também através do VCDS, mas é um 1.4, não sei qual é a rotação do Golf 1.0.


Enviado de meu SM-A520F usando o Tapatalk
 

É pq na verdade meu carro é um A3, dae a audi é um saco pra vc tentar fazer qqr coisa. Prefiro deixar assim.

De qualquer forma, a dúvida principal que era esse lance do etanol foi respondida. Pelo visto é erro do OBDeleven mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Verifiquei hoje que o lance da rotação travar a 1k rmp está relacionado ao ar condicionado.
Agora se isso é normal, não sei.
 
PS. O carro tá todo empoeirado pq cheguei recente de viagem.
 
Dirijo com 100% do ar ligado, independente da temperatura externa.
Tudo que postei é com o ar ligado.

Enviado de meu SM-A520F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Jorge Jox disse:

Dirijo com 100% do ar ligado, independente da temperatura externa.
Tudo que postei é com o ar ligado.

Enviado de meu SM-A520F usando o Tapatalk
 

Eu também, aqui há 0 oscilação na RPM quando ligo o ar, fiquei até prestando atenção qdo vim trabalhar hoje e nada de oscilar. fica cravada em 950rpm (rotação de marcha lenta do 1.0 3 cilindros.)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode ser então que meu alternador não esteja mais eficiente, forçando a ECU a dar sempre um "carga de motor" a mais pra ele suprir a demanda.  

Vou checar o que o OBDeleven pode passar de informações em relação ao alternador.

 

Meu carro hoje, 16/10.

Marcha lenta com o ar condicionado ligado e um minuto depois da partida.

1.4 DSG 14/15.

 

Enviado de meu SM-A520F usando o Tapatalk

 

 

706794f4f74a452e27a12ea55b575a8e.jpg

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...