Como funciona o Controle de Pressão dos Pneus ?


Recommended Posts

Pessoal meu GOLF é 15/15 Mexicano pacote Elegance 

Já tentei algumas vezes porém o controle de pressão do meu carro não funciona ou eu não sei usar.

Apôs ir num posto e calibrar os pneus eu vou no computador de Bordo e pressiono "SET" depois me mostra uma mensagem pedindo para confirmar .

só que apôs alguns dias Eu volto no posto para calibrar novamente o computador de Bordo não dá aviso que os pneus perderam Libras

Já coloquei coisa de 37 nos 4 pneus depois de 1 mês quando voltei estava em 33 e não foi me dado aviso algum.

o interessante é que se eu clicar em ajuda diz que quando o procedimento é feito apôs alguns instante o carro dá a partida,  porém percebi que o meu não faz isso.

o que estou fazendo de Errado ?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando você põe a mangueira para calibrar o seu pneu ele já  perde uns 2psi apenas para pressurizar a mangueira.

O carro avisa se algum pneu girar em velocidade diferente dos outros, pois está com a pressão mais baixa, logo, se todos estiverem com a mesma pressão, mesmo que seja baixíssima, não haverá aviso nenhum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora eu tenho uma pergunta. Ja fiz duas vezes para testar.

Botei 33psi em todos pneus, calibrei o sensor do mesmo jeito que o colega ali falou. Rodei por 1 semana, sem problemas. Baixei a pressão para 28psi e NÃO calibrei o sensor, após 40 min rodando a central me deu o aviso para checar a pressão doa pneus.

E agora? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Luciano_f disse:

Pessoal meu GOLF é 15/15 Mexicano pacote Elegance 

Já tentei algumas vezes porém o controle de pressão do meu carro não funciona ou eu não sei usar.

Apôs ir num posto e calibrar os pneus eu vou no computador de Bordo e pressiono "SET" depois me mostra uma mensagem pedindo para confirmar .

só que apôs alguns dias Eu volto no posto para calibrar novamente o computador de Bordo não dá aviso que os pneus perderam Libras

Já coloquei coisa de 37 nos 4 pneus depois de 1 mês quando voltei estava em 33 e não foi me dado aviso algum.

o interessante é que se eu clicar em ajuda diz que quando o procedimento é feito apôs alguns instante o carro dá a partida,  porém percebi que o meu não faz isso.

o que estou fazendo de Errado ?

 

Fala Luciano!

Os procedimentos estão corretos. Depois de calibrado e setado na central, o seu C.B. de bordo só irá acusar perca de pressão quando houver uma discrepância entre QUATRO à SETE psi"s. à menos do que vc setou. Só lembrando que os nossos Golf"s, a pressão é monitorada pelo sistema de ABS, são individualizados. E, quando acusar no C.B. apareça a seguinte mens. ......Perca de pressão, favor verificar pneu dianteiro esquerdo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Ismael disse:

Agora eu tenho uma pergunta. Ja fiz duas vezes para testar.

Botei 33psi em todos pneus, calibrei o sensor do mesmo jeito que o colega ali falou. Rodei por 1 semana, sem problemas. Baixei a pressão para 28psi e NÃO calibrei o sensor, após 40 min rodando a central me deu o aviso para checar a pressão doa pneus.

E agora? 

O sensor leva muito tempo para identificar e mandar a mensagem para o CB. Pois o carro precisa estar em movimento para o sistema detectar a "anomalia" e enviar para a central as diferenças de pressão. Já aconteceu comigo em br, acusou e eu estava com os pneus super quentes(rodando a muito tempo) . A princípio imaginei que tivesse furado(eu estava nos confins de meu Deus). Parei, analisei e cheguei a taca até em casa. Pela manhã calibrei e tudo bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Há uns meses um pneu furou, tendo percebido no estacionamento do trabalho. Um funcionário me ajudou a retirar a roda e levou no borracheiro, que tirou um prego e tapou. Coloquei a roda e saí. Depois de uns 10km ele começou a dar alerta, apitar etc. Pensei: caraio, não tapou direito e deve ter murchado de novo. Parei no posto e vi que tava normal (visualmente). Quando fui conferir a pressão, estava em 37, sendo que calibro sempre em 29.

Como disseram acima (e já disseram em outro tópico), o sensor funciona pelo ABS. O pneu murcho ou muito cheio acaba ficando com o diâmetro diferente do configurado, e pela "rodagem" ele percebe essa diferença. Talvez por isso é preciso rodar um pouco pra ele emitir o alerta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Barbosa51 disse:

Há uns meses um pneu furou, tendo percebido no estacionamento do trabalho. Um funcionário me ajudou a retirar a roda e levou no borracheiro, que tirou um prego e tapou. Coloquei a roda e saí. Depois de uns 10km ele começou a dar alerta, apitar etc. Pensei: caraio, não tapou direito e deve ter murchado de novo. Parei no posto e vi que tava normal (visualmente). Quando fui conferir a pressão, estava em 37, sendo que calibro sempre em 29.

Como disseram acima (e já disseram em outro tópico), o sensor funciona pelo ABS. O pneu murcho ou muito cheio acaba ficando com o diâmetro diferente do configurado, e pela "rodagem" ele percebe essa diferença. Talvez por isso é preciso rodar um pouco pra ele emitir o alerta.

Fala Pirassunungue!

Legal o seu relato, lembrando também que no caso de troca de pneu em viagem, logo após trocar, entrar no C.B. e cancelar o set de pressão. Pois sem estepe vc já estará, de que adianta a tecnologia então? Caso contrário seu C.B. vai "chorar" e apresentar a mensagem. Aí pela manhão, ou mais ou menos duas horas do carro parado, calibrar e setar a central.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, sobrinho disse:

Fala Pirassunungue!

Legal o seu relato, lembrando também que no caso de troca de pneu em viagem, logo após trocar, entrar no C.B. e cancelar o set de pressão. Pois sem estepe vc já estará, de que adianta a tecnologia então? Caso contrário seu C.B. vai "chorar" e apresentar a mensagem. Aí pela manhão, ou mais ou menos duas horas do carro parado, calibrar e setar a central.

....E o principal, não esqueça de consertar o pneu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comigo também já deu esses apitos do pneu.

Sempre calibro com 29 psi num sábado, fui até Santos fazer um bate e volta, como iria mais pessoas comigo, aumentei a pressão dos 4 pneus e esqueci de setar no CB.

Peguei a Anchieta sentido Santos e fui de boa, na hora da volta, subida da serra, utilizei os cavalinhos que o carro dispõe, e vim acompanhando uma Merc. Chegando um pouco antes do pedágio perto do Riacho Grande, há uns 120km/h disparou o alarme no carro, informando: Favor verificar a pressão dos pneus, mas nao informou qual. Nisso eu me toquei que tinha esquecido de setar e já tinha rodado mais de 80km até ele avisar.

Só consegui apagar a mensagem depois de desligar o carro e abrir a porta. E o mais legal é que na revisão, ficou armazenado esse erro no carro, inclusive a hora e a Km que ocorreu.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O sistema TPMS indireto do nosso golf deve estar atendendo as regras da União Européia:

  • Uma perda de pressão num único pneu 20% mais baixa do que a pressão operacional (Pwarm) de 1.5 Bar deve levar o TPMS a emitir um aviso dentro de 10 minutos.
  • Uma perda de pressão súbita ou gradual nos quatro pneus 20% mais baixa do que a pressão operacional (Pwarm) de 1.5 Bar deve levar o TPMS a emitir um aviso dentro de 10 minutos.
  • Deve detetar uma queda de pressão nos pneus entre os 40km/h e a velocidade máxima.

 

Fonte:

http://www.pneus-online.pt/tpms-conseils.html

 

Quais são as capacidades necessárias do TPMS?

A partir de novembro de 2014, todos os veículos registados têm de estar equipados com um sistema TPM direto ou indireto. Veículos que não cumpram o mandato não terão direito à homologação ou ao registo nos estados membros da UE. De acordo com as regulações impostas pela UE, o TPMS deve ter as seguintes especificações:

  • Uma perda de pressão num único pneu 20% mais baixa do que a pressão operacional (Pwarm) de 1.5 Bar deve levar o TPMS a emitir um aviso dentro de 10 minutos.
  • Uma perda de pressão súbita ou gradual nos quatro pneus 20% mais baixa do que a pressão operacional (Pwarm) de 1.5 Bar deve levar o TPMS a emitir um aviso dentro de 10 minutos.
  • Deve detetar uma queda de pressão nos pneus entre os 40km/h e a velocidade máxima.
  • Deve ter uma velocidade de transferência de dados de 434 MHz.

O que é um TPMS indireto?

Um TPMS indireto utiliza sensores do sistema de travão ABS (acrónimo da expressão inglesa Anti Locking Braking) para estimar a pressão dos pneus. O TPMS indireto, ou iTPMS, baseia-se no princípio de que um pneu indevidamente inflado terá um diâmetro mais pequeno e, consequentemente, uma velocidade angular maior do que um pneu devidamente inflado.
Como o nome implica, o iTPMS não consegue medir o valor da pressão direto ou absoluto. As suas medições são relativas à velocidade de cada pneu. Sistemas recentes de iTPMS utilizam a eigenform e a análise do espectro de radiofrequência da velocidade dos pneus para averiguar a pressão de inflação. Assim, quando os pneus começam a girar mais depressa do que o normal, o computador de bordo interpreta tal como um sinal de baixa inflação e avisa o condutor.
O iTPMS deve ser reiniciado depois de uma inflação devida e de uma rotação dos pneus de rotina e leva entre 20 a 60 minutos de condução para o sistema aprender outra vez os novos parametros e ficar completamente ativo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal ainda fiquei na duvida sobre algumas questões que vou ponderar abaixo.

1º   Se todos os pneus estiverem com a mesma libra porém abaixo do que foi setado vai avisar ou apenas um pneus diferente dos demais  ?

2º  O interessante é que se eu clicar em ajuda diz que quando o procedimento é feito apôs alguns instante o carro dá a partida,  porém percebi que o meu não faz isso.

3º Quando clique em confirma depois de clicar em SET não dá nenhum aviso que sobre as libras dos Pneus ou outro tipo de informação dizendo que o que fiz está foi efetivado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Luciano_f disse:

Pessoal ainda fiquei na duvida sobre algumas questões que vou ponderar abaixo.

1º   Se todos os pneus estiverem com a mesma libra porém abaixo do que foi setado vai avisar ou apenas um pneus diferente dos demais  ?

2º  O interessante é que se eu clicar em ajuda diz que quando o procedimento é feito apôs alguns instante o carro dá a partida,  porém percebi que o meu não faz isso.

3º Quando clique em confirma depois de clicar em SET não dá nenhum aviso que sobre as libras dos Pneus ou outro tipo de informação dizendo que o que fiz está foi efetivado.

Sobre o Item 2 eu desconheço, mas posso verificar no meu.

Sobre o 3 quando eu seto, ele só aparece pressão confirmada, senão me engano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o item 1: Vai avisar também, porque quando você seta a pressão dos pneu o CB registra qual era a velocidade de rotação das rodas para determinada velocidade. Ao se alterar esta velocidade, conforme os parâmetro abaixo, ele emite o alerta de perda de pressão.

  • Uma perda de pressão súbita ou gradual nos quatro pneus 20% mais baixa do que a pressão operacional (Pwarm) de 1.5 Bar deve levar o TPMS a emitir um aviso dentro de 10 minutos.

Acredito que quando não é determinado o pneu significa que o sistema percebeu uma diferença geral. Comigo já aconteceu de um pneu furar e ele alertou qual era o pneu - "Perda de pressão pneu dianteiro esquerdo"

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...
Em 12/07/2016 at 6:57 PM, sobrinho disse:

O sensor leva muito tempo para identificar e mandar a mensagem para o CB. Pois o carro precisa estar em movimento para o sistema detectar a "anomalia" e enviar para a central as diferenças de pressão. Já aconteceu comigo em br, acusou e eu estava com os pneus super quentes(rodando a muito tempo) . A princípio imaginei que tivesse furado(eu estava nos confins de meu Deus). Parei, analisei e cheguei a taca até em casa. Pela manhã calibrei e tudo bem.

Fala amantes do mk7! Quarta passada ocorreu o mesmo fato desse aí em cima..... Verificar pressão pneu dianteiro direito. Como eu havia calibrado os pneus faziam quase um mês, DEDUZI que seria tão simples a perda de pressão normal por estar a tantos dias pós calibrado. Vejam bem a inteligência do camarada; duas e quinze da tarde, sol a pino(de estalar mamona), temperatura ambiente na casa dos 37. Eu tinha passado recém uma cidadezinha, tinha andado uns 15km quando ele soou o aviso. Eu nem dei bola, cheguei a chibata, andei mais ou menos uns dez km, aí a direção do Golf começou a pender levemente para o acostamento. Parei, analisei e gelei!!!

Visualmente olhando eu deduziria que o pneu do Zorro não estava nem com a metade do recomendável. Dei meia volta no pangaré e cheguei a espora no lombo e anca do potro. Galera,  que esse carro é bom de estabilidade, todos nós sabemos. Mas que ele é bom também com um pneu dianteiro bem abaixo do recomendável eu não sabia, eu não havia vivenciado tal experiência. Eu estava sozinho na bagaça, esses quase trinta km que eu rodei de volta em encontro com a borracharia, o carro e direção aparentemente não demonstrava nadica de nada. Apenas essa leve tendência em sair para a direita(pneu furado) e tão somente ficava mais nítido ainda nas frenagens. Em retas e em curvas o bicho ía que era uma beleza. SÓ O MÍ DA PIPOCA!!!

Eu andei em toadas de quase Um Oito Zero, não estava a fim de estrear o estepe e nem muito muitos de bater chave de rodas e macaquear com sol a pino. Ele em nenhum momento me passou INSEGURANÇA. Claro que vc nessa velocidade, nota que o carro não está 100%. Mas só para efeito de comparativo, outros carros que possuí em 150/160 em condições normais de uso, vc já nota que virou "passageiro" do carango.

Chegando na borracharia, depois que o moço tirou a roda, eu pedi por obséquio que ele medisse com quantos psi"s o pneu estava. Bateu na casa dos quinze, mas ele estava muito menos, devido estar quente, acusou mais. Pois bem, na casa dos quase 40.000km o meu Zorro ganhou o tão afamado remendo/reparo de emergência, macarrão! Não o comparsa e amante do goleiro Bruno, esse aqui é outro.

O que havia adentrado na borracha, era um pedacinho de osso, não maior do que um grãozinho de arroz cozido(segundo pré julgamento do borracheiro), pois ele retirou aos pequeninos pedacinhos. Paguei quinze pratas pelo conserto, agradeci e caí no trecho.

Então essa bagaça que muito dizem em ser simplório e  tititi e tátátá. Funciona sim e ajuda muito. Pois caso contrário, teria pego um pelo de um bronzeamento forçado nas paragens do MT.

Felicidades.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, o_fabiano disse:

O pneu ficou nesse estado e o computador não acusou nada. Asfalto feio e eu andando a 80.

Acho que o sistema é mais preciso numa rodovia melhor, quando roda suave. Quando tem curva em cima de curva fica mais complicado.

34c5a5309d863a2ce8fe7d02a3cd9ea6.jpg

Enviado de meu SM-G900MD usando Tapatalk

De duas uma; Ou o seu cb não estava setado para pressão adequada nas quatro conguinhas ou o rasgo foi tão violento e a vazão imediata não de tempo de processar o estrago.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sou o Badan Palhares, mas essa marca no pneu, tá me parecendo que vc pegou um calço de madeira na estrada.

Por aqui os caminhões usam muito para calcarem os feixes de mola, vira e mexe eu vejo alguns alçarem voo. Já desviei de uns, aquilo é um verdadeiro Flerte com a Morte. E caixão e vela preta!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O pneu ficou nesse estado e o computador não acusou nada. Asfalto feio e eu andando a 80.

Acho que o sistema é mais preciso numa rodovia melhor, quando roda suave. Quando tem curva em cima de curva fica mais complicado.

34c5a5309d863a2ce8fe7d02a3cd9ea6.jpg

Enviado de meu SM-G900MD usando Tapatalk

Fabiano,

Para que o sistema perceba o vazamento você precisa rodar um trecho razoável com ele desinflado. Com um rasgo assim, muito provavelmente, você mesmo percebeu o problema e parou rapidamente. Nessa situação, não era para ele avisar nada mesmo.

O objetivo do sistema é detectar o efeito de pequenos vazamentos, que podem passar despercebidos, especialmente com pneus run flat, para o qual foi originalmente concebido. Em rasgos como o que te ocorreram, em que o vazamento é repentino, o sistema não é necessário, pois espera-se que o motorista seja capaz de identificar o problema.

Abraço!

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sou o Badan Palhares, mas essa marca no pneu, tá me parecendo que vc pegou um calço de madeira na estrada.

Por aqui os caminhões usam muito para calcarem os feixes de mola, vira e mexe eu vejo alguns alçarem voo. Já desviei de uns, aquilo é um verdadeiro Flerte com a Morte. E caixão e vela preta!

Está vendo a marca mascada de borracha na roda? Vc passou em cima de que, olho de gato,  ou de um galango?

16 horas... sol a pino... e umas árvores fazendo sombra. Numa dessas sombras senti o baque e achei que fosse uma panela, deveria ter um desses calços dentro... asfaltinho sem vergonha. Acho que rodei uns 2 km até parar e conferir. O volante não puxava e eu já estava a 80 ou menos justamente por causa das condições da pista. Prejuízo de uns 450 temeres

Enviado de meu SM-G900MD usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, o_fabiano disse:

 

16 horas... sol a pino... e umas árvores fazendo sombra. Numa dessas sombras senti o baque e achei que fosse uma panela, deveria ter um desses calços dentro... asfaltinho sem vergonha. Acho que rodei uns 2 km até parar e conferir. O volante não puxava e eu já estava a 80 ou menos justamente por causa das condições da pista. Prejuízo de uns 450 temeres

Enviado de meu SM-G900MD usando Tapatalk

É triste mesmo, me solidarizo contigo!

Essa questão de árvores fazendo sobra em br aqui tem de mais, tem certos trechos que os topos das árvores de ambos os lados se encontram, formando um túnel. Como já disse em outros post"s, por aqui em beiradas de br tem muitas reservas indígenas e mata ciliar. Tem que ter atenção redobrada quando as mesmas fazem sombra na via que vamos, questão de panelas e bichos.

Por esses dias quase matei um cachorro que estava na via de rolagem  escamoteado nas sombras, deu tempo de matar a carreira e jogar na pista contrária. Creio que o PURGUENTO só sentia o vento no cangote. Se cachorro tem sete vidas eu não sei, mas esse nasceu de novo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

10 horas atrás, o_fabiano disse:

O pneu ficou nesse estado e o computador não acusou nada. Asfalto feio e eu andando a 80.

Acho que o sistema é mais preciso numa rodovia melhor, quando roda suave. Quando tem curva em cima de curva fica mais complicado.

34c5a5309d863a2ce8fe7d02a3cd9ea6.jpg

Enviado de meu SM-G900MD usando Tapatalk

Como já disse anteriormente, provavelmente o nosso Golf atende as especificações da UE, que é:

  • Uma perda de pressão num único pneu 20% mais baixa do que a pressão operacional (Pwarm) deve levar o TPMS a emitir um aviso dentro de 10 minutos.
  • Uma perda de pressão súbita ou gradual nos quatro pneus 20% mais baixa do que a pressão operacional (Pwarm) deve levar o TPMS a emitir um aviso dentro de 10 minutos.
  • Deve detetar uma queda de pressão nos pneus entre os 40km/h e a velocidade máxima.

 

E provavelmente ele iria avisar exatamente quando vc estivesse andando com o pneu rasgado por 9minutos e 59 segundos. :)

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 13/07/2016 at 10:24 AM, willyaugusto disse:

Sobre o item 1: Vai avisar também, porque quando você seta a pressão dos pneu o CB registra qual era a velocidade de rotação das rodas para determinada velocidade. Ao se alterar esta velocidade, conforme os parâmetro abaixo, ele emite o alerta de perda de pressão.

  • Uma perda de pressão súbita ou gradual nos quatro pneus 20% mais baixa do que a pressão operacional (Pwarm) de 1.5 Bar deve levar o TPMS a emitir um aviso dentro de 10 minutos.

Acredito que quando não é determinado o pneu significa que o sistema percebeu uma diferença geral. Comigo já aconteceu de um pneu furar e ele alertou qual era o pneu - "Perda de pressão pneu dianteiro esquerdo"

 

Amigo, raciocina comigo:

No seu item 1, vc fala que o CB registra a velocidade de rotação das rodas para determinada velocidade. Certo? 

A seguir vc fala que se alterar a velocidade conforme os parâmetros que vc colocou, o sistema acusará a perda de pressão.

Não entendi bem. ...pq a velocidade de rotação de uma roda estará sempre compatível com a velocidade de deslocamento dela, independente da pressão do pneu, que pode, obviamente variar o seu raio. 

Eu acho que o sistema é bem mais simples:

Após calibrado os 4 pneus e dado salvo, assim que o carro der a partida ele tomará as condições de leitura do sensor de velocidade do ABS de cada roda como o padrão normal. 

Ao trafegar, caso haja alguma roda com velocidade diferente das demais, fora do padrão "setado" e está diferença for detectada num intervalo de tempo mínimo estipulado, que eu não sei, o sistema de aviso de ser acionado.

Imagino que seja assim.

Digo isso, pq acredito que se a pressão cair bastante, mas por igual para todos os pneus, o sistema não acusará.

Faz sentido? ?

São suposições mínimas.

Corrija me se eu estiver errado, por favor. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...