O Controle de Estabilidade ESP já te salvou ?

Recommended Posts

Pessoal  meu GOLF é o 1.4 TSI cambio DSG,  e não que eu queria fazer loucura mais por curiosidade qual seria o limite para o GOLF no requisito ESP.

https://www.youtube.com/watch?v=WSau4TWqyeo

Algum colega já percebeu o ESP salvando o dia numa velocidade bem superior ?

O teste acima é feito a 80 KM/L  que acho uma velocidade baixa para um carro como o GOLF.

Eu geralmente ando em velocidade de cerca de 130 KM/H.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

duas vezes... a primeira subindo a serra entrando em um túnel em curva, vinha a uns 120 e o carro manteve o traçado, única vez que cantou pneu. Sendo que normalmente entro a 60, pois é bem fechada.

a segunda numa reta a 140 desviei buracos na minha faixa e tive que colocar na pista contrária (nao vinha ninguem). mas não foi fácil colocar o carro lá, ele segura legal. Na força que puxei o volante se nao tivesse o ESP tinha ido pro mato ou capotado.

Agora teve o ultimo VW driving experience, ali fui no teste do controle de estabilidade e pro-active com o piloto. Foi muito louco, quase me borrei hahaha mas conheci o limite do carro.

Link para o comentário

a segunda numa reta a 140 desviei buracos na minha faixa e tive que colocar na pista contrária (nao vinha ninguem). mas não foi fácil colocar o carro lá, ele segura legal. Na força que puxei o volante se nao tivesse o ESP tinha ido pro mato ou capotado.

Hum 140 Km/h com uma puxada rápida no volante isso realmente é fatal e sempre tive mede dessa situação.   porém o relato do colega mostra bem que o ESP está bem acima dos 80 Km/h realizados no teste.

Agora teve o ultimo VW driving experience, ali fui no teste do controle de estabilidade e pro-active com o piloto. Foi muito louco, quase me borrei hahaha mas conheci o limite do carro.

Colega detalhe melhor esse episodio.

Link para o comentário

Comigo foi a uns 70 Km/h em uma reta, limite de velocidade de 90 Km/h, passei por cima de água de chuva acumulada em um dos lados da pista. O carro deu uma guinada pra um dos lados e corrigiu tão rápido que eu me assustei. Pareceu até meio violento a correção (eu tirei o pé do acelerador no reflexo). Já tinha acontecido uma vez comigo no meu gol bolinha e eu cheguei a rodar com o carro.

Link para o comentário

Eu quase morri por falta de controle de estabilidade. Estava na BR-277 na altura de Santa Barbara do Oeste, perto de Cascavel, em um Peugeot 206 (que é notório pela tendência a sair de traseira). Eu estava a uns 110 km/h, em uma reta, quando um cachorro atravessou a pista na minha frente e tomei um baita susto. Daí eu fiz uma grande cagada: desviei dele, ao invés de atropelá-lo. Fiz uma manobra brusca para a esquerda, e ao centralizar novamente, a traseira saiu para a esquerda. Tentei recuperar contra-esterçando e acelerando, o que funcionou, mas daí a traseira foi demais e saiu pra direita. Repeti a manobra para lados alternados e a traseira sempre saía. A amplitude do movimento só foi aumentando até que, finalmente, fiquei quase na transversal da pista e capotei o carro, em linha reta.

Segundo o BO lavrado, o carro deu 4 voltas até parar. Por sorte, o entorno da rodovia era um grande descampado e não haviam obstáculos ou outros carros nas proximidades. Não tive um arranhão sequer, mas obviamente, foi PT (e não é o da Dilma).

O detalhe é que a pista era de bom asfalto e estava seca. Eram por volta das 19:00, horário do chamado "lusco-fusco", e a visibilidade por isso não era ideal.

O controle de estabilidade provavelmente teria evitado essa primeira saída de traseira e o capotamento não teria ocorrido.

Abraço!

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk

Link para o comentário

Esses dias indo para o trabalho passo em um trecho de subida vicinal com uma curva em S.

O problema é que não da pra ter visibilidade do final da curva até o meio dela, e numa dessas, contornando a curva a uns 70km/h, veio um outro carro no meio das duas faixas. Nisso fui obrigado a frear no meio da curva e tirar o carro para o outro lado e, quando puxei o carro de volta pra curva, ele começou a sambar mas o ESP corrigiu com maestria o trajeto do carro.

Link para o comentário

41 minutos atrás, RicW disse:

Eu quase morri por falta de controle de estabilidade. Estava na BR-277 na altura de Santa Barbara do Oeste, perto de Cascavel, em um Peugeot 206 (que é notório pela tendência a sair de traseira). Eu estava a uns 110 km/h, em uma reta, quando um cachorro atravessou a pista na minha frente e tomei um baita susto. Daí eu fiz uma grande cagada: desviei dele, ao invés de atropelá-lo. Fiz uma manobra brusca para a esquerda, e ao centralizar novamente, a traseira saiu para a esquerda. Tentei recuperar contra-esterçando e acelerando, o que funcionou, mas daí a traseira foi demais e saiu pra direita. Repeti a manobra para lados alternados e a traseira sempre saía. A amplitude do movimento só foi aumentando até que, finalmente, fiquei quase na transversal da pista e capotei o carro, em linha reta.

Segundo o BO lavrado, o carro deu 4 voltas até parar. Por sorte, o entorno da rodovia era um grande descampado e não haviam obstáculos ou outros carros nas proximidades. Não tive um arranhão sequer, mas obviamente, foi PT (e não é o da Dilma).

O detalhe é que a pista era de bom asfalto e estava seca. Eram por volta das 19:00, horário do chamado "lusco-fusco", e a visibilidade por isso não era ideal.

O controle de estabilidade provavelmente teria evitado essa primeira saída de traseira e o capotamento não teria ocorrido.

Abraço!

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk

Umas fotos, só pra dar ideia da emoção:

DGnB9aK0.jpg

dtQzR2Fr.jpg

Link para o comentário

1 minuto atrás, anghinoni1982 disse:

Cara, nunca aconteceu qualquer acidente comigo, mas um capotamento, deve ser pior que montanha russa né?

Pelo visto você deve ter amassado o seu cabelinho né? :P

Cara, nem sei. O evento todo durou só alguns segundos, mas para mim pareceu que eu estava numa cena daquele filme "The Matrix". E também não sei como o policial concluiu que meu carro deu 4 voltas. Eu, obviamente, não contei.

Pior que só amassou o cabelo mesmo. Saí andando do carro, e ainda tive que me defender com um pedaço de pau de pessoas que tentavam roubar minha bagagem.

O SAMU chegou rápido, me amarrou em uma maca de madeira e me largou na porta de um hospital particular qualquer. Fiquei imobilizado por algumas horas. Tiraram raios-X do meu corpo todo e mais uma ressonância da região do pescoço, e só então me liberaram. Aliás, o SAMU foi muito ágil e eficiente no atendimento.

Abraço!

Link para o comentário

2 minutos atrás, RicW disse:

Cara, nem sei. O evento todo durou só alguns segundos, mas para mim pareceu que eu estava numa cena daquele filme "The Matrix". E também não sei como o policial concluiu que meu carro deu 4 voltas. Eu, obviamente, não contei.

Pior que só amassou o cabelo mesmo. Saí andando do carro, e ainda tive que me defender com um pedaço de pau de pessoas que tentavam roubar minha bagagem.

O SAMU chegou rápido, me amarrou em uma maca de madeira e me largou na porta de um hospital particular qualquer. Fiquei imobilizado por algumas horas. Tiraram raios-X do meu corpo todo e mais uma ressonância da região do pescoço, e só então me liberaram. Aliás, o SAMU foi muito ágil e eficiente no atendimento.

Abraço!

Caramba! Pelo seu relato, você estava sozinho né?

Além de sofrer acidente, ainda tem que ficar vigiando os saqueadores é muita sacanagem, fala sério!

Mas o importante é que você ficou bem!

Abraços!

Link para o comentário

2 minutos atrás, anghinoni1982 disse:

Caramba! Pelo seu relato, você estava sozinho né?

Além de sofrer acidente, ainda tem que ficar vigiando os saqueadores é muita sacanagem, fala sério!

Mas o importante é que você ficou bem!

Abraços!

Sim. Por sorte, estava sozinho.

Abraço!

Link para o comentário

3 horas atrás, Luciano_f disse:

Hum 140 Km/h com uma puxada rápida no volante isso realmente é fatal e sempre tive mede dessa situação.   porém o relato do colega mostra bem que o ESP está bem acima dos 80 Km/h realizados no teste.

Colega detalhe melhor esse episodio.

Então... o piloto coloca o carro no limite, logo na primeira curva achei que ele ia dar num paredão mas o carro corrige muito bem, depois faz as curvas do autódromo no limite (bela sinfonia dos pneus haha). Aquele carro tinha o pro-active (tensiona os cintos e fecha teto solar e quase totalmente as janelas, diz ele que fica um pouco aberto por causa da pressão gerada dos airbags). O carro só aciona o pro-active depois de 3 segundos do ESP em funcionamento.

No final indaguei ele se era possível capotar o carro, ele afirmou que só se a roda for calçada, caso contrário o carro corrige.

Link para o comentário

Minha esposa tem um peugeot 207 e acho ele bacaninha de curvas@ricw , inclusive estava indo mais nele pra bh que no meu logan., mas acho que nunca cheguei no limite, mas já entrei em curvas junto com civic nele e ele acompanhou bem.

Mas voltando ao assunto, comigo rolou no caminho do aeroporto de confins em bh voltando de uma viagem de trabalho, estava chovendo bastante e estava bem escuro. Peguei uma curva boba embaixo de uma ponte a uns 100km/h, o carro deu uma saída de traseira, quando fui tentar corrigir de leve o carro deu uma travada de um lado e voltou pra dentro da curva, achei fantástico! A gente nunca sabe se conseguirá corrigir o trajeto em casos assim, pode rolar p que rolou com o ricw, já passei por isso numa chuva com um palio do trabalho, rodei mas não capotei, só bati um pneu na beira da pista.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link para o comentário

Em 13/07/2016 at 3:36 PM, RicW disse:

me amarrou em uma maca de madeira

....Também pudera, agredindo as pessoas em volta.

o policial concluiu que meu carro deu 4 voltas

Esse seu "puliça" manja heim!

Em 13/07/2016 at 2:13 PM, RicW disse:

um cachorro atravessou a pista

Esse cachorro era a encanação do Mutley.....Derrapa! Derrapa! Derrapa!

tentavam roubar minha bagagem.

Tava vindo de Foz do Iguaçu com o carro cheio de eletrônico e muambas. Dá nisso!

Que susto em RicW, agora tá explicado porque vc não passa de 3500rpm, 110km é o limite. Cachorro picado por cobra, tem medo de linguiça. Que bom que foi só danos materiais, só se aproveitou as chaves dele. Esse Francês não te deixou boas recordações, apenas fortes emoções.

Abraçaço.

Link para o comentário

1 hora atrás, sighup disse:

mas já entrei em curvas junto com civic

Por esses dias eu pude acompanhar uma tocada de um Civic em estrada e umas boas sessões em curvas. Mantive uma distância segura dele e pude observa-lo por km's. Sei que o JAPA é tal igual o Golf referência em condução, é fascinante ver o trabalho da Multilink, tal como o conjunto da suspensão como um todo. Visto por de trás essa trabalho dela em movimento É UM ESPETÁCULO. O danado do carro tangenciava as curvas com fino trato, nunca tive a oportunidade de ver um Golf sob este perspectiva, mas deva ser uma maravilha.

Link para o comentário

10 horas atrás, sighup disse:

Minha esposa tem um peugeot 207 e acho ele bacaninha de curvas@ricw , inclusive estava indo mais nele pra bh que no meu logan., mas acho que nunca cheguei no limite, mas já entrei em curvas junto com civic nele e ele acompanhou bem.

Mas voltando ao assunto, comigo rolou no caminho do aeroporto de confins em bh voltando de uma viagem de trabalho, estava chovendo bastante e estava bem escuro. Peguei uma curva boba embaixo de uma ponte a uns 100km/h, o carro deu uma saída de traseira, quando fui tentar corrigir de leve o carro deu uma travada de um lado e voltou pra dentro da curva, achei fantástico! A gente nunca sabe se conseguirá corrigir o trajeto em casos assim, pode rolar p que rolou com o ricw, já passei por isso numa chuva com um palio do trabalho, rodei mas não capotei, só bati um pneu na beira da pista.

@sighup, o 206 também era muito legal em curvas. A susp. traseira dele, assim como a do 207, é independente de braços arrastados, que os franceses adoram. O inconveniente dessa suspensão é que, no limite de aderência, o carro é sobreesterçante (tende a sair de traseira), pois a rolagem em curvas não é compensada em camber pela geometria de suspensão, diminuindo potencialmente a área de contato dos pneus. Daí pra frente, vai depender da habilidade do condutor (ou falta dela, no meu caso...) para recuperar a situação. Seu relato confirma isso!

Quando o carro é subesterçante (naturalmente tende a sair de frente) a ação mais instintiva, que é virar ainda mais o volante e tirar o pé do acelerador, tende a recuperar o controle. Por isso os fabricantes sempre buscam a neutralidade ou um leve subesterço nos carros "normais". A receita pra mitigar esse problema nos braços arrastados é uma barra estabilizadora parruda, que limite bastante a rolagem em curvas. Mas daí a suspensão perde a independência, e o braço arrastado não faz mais sentido. Por isso (e também por uma questão de custos...), os franceses desistiram desse tipo de suspensão e agora adotam eixos de torção ou, nos carros mais caros, o multilink.

Abraço!

Link para o comentário

Algumas vezes. Já ativou quando eu estava em uma curva fechada a uns 70 km/h, em cima da hora vi que a pista estava cheia de areia... o controle entrou e segurou o carro.

Outra vez também fui fazer uma curva fechadíssima a uns 80, vinha um ônibus no sentido contrário, o carro cantou pneu e ativou o sistema. Minha mulher ficou aterrorizada.

Ele também ativa quando você passa por ondulações na pista, mas aí não foi nada grave

Link para o comentário

Valeu pela aula@ricw , eu cursei até o terceiro ano de eng mecânica numa universidade pública , mas desisti pois não tinha tino algum pra área, acabei me formando em matemática pura, a parte teórica eu me viro, a técnica que não manjo tanto.

Essa jogada de traseira é bem legal, eu me sinto num kart ou até carro de rally, que aliás o 206 tem tradição. Eu particularmente brinquei muito usando o peugeot deixando povo com civic e corolla bem putos nestas curvas por aqui.

Link para o comentário

5 horas atrás, sighup disse:

Valeu pela aula@ricw , eu cursei até o terceiro ano de eng mecânica numa universidade pública , mas desisti pois não tinha tino algum pra área, acabei me formando em matemática pura, a parte teórica eu me viro, a técnica que não manjo tanto.

Essa jogada de traseira é bem legal, eu me sinto num kart ou até carro de rally, que aliás o 206 tem tradição. Eu particularmente brinquei muito usando o peugeot deixando povo com civic e corolla bem putos nestas curvas por aqui.

Alto lá! Você fez matemática com ênfase em piloto de competição??? :lol::lol::lol:

Link para o comentário

Dirigir é bom demais, aprendi a andar mais chutado com meu velho que é professor de cursinho e vive na estrada correndo pra dar aula em outra cidade.

A verdade é que tenho prazer em dirigir na estrada, pena que me deparo com cada tipo de motorista ruim por aí.

Nos arredores de sp o problema era o povo que só andava na esquerda, sempre colado um no outro como na cidade ou correndo como maluco. Por aqui perto de bh o problema já é a falta de habilidade do pessoal em dar seta, tb andar colado ou acelerar e frear sem motivo.

Link para o comentário

Felizmente o meu ESP nunca precisou entrar em funcionamento. Mas aos que já usaram, gostaria de saber qual é a "sensibilidade" dele. Uma vez numa rodovia a 120 Km/h (que era o limite de lá), peguei uma chuva do capeta, e sentia o carro sambar de leve. Mas sambava de um jeito que eu já esperaria que o ESP entrasse em ação para corrigir os desvios. Mas não entrou, e fiquei com essa pulga atrás da orelha.

Link para o comentário

Felizmente o meu ESP nunca precisou entrar em funcionamento. Mas aos que já usaram, gostaria de saber qual é a "sensibilidade" dele. Uma vez numa rodovia a 120 Km/h (que era o limite de lá), peguei uma chuva do capeta, e sentia o carro sambar de leve. Mas sambava de um jeito que eu já esperaria que o ESP entrasse em ação para corrigir os desvios. Mas não entrou, e fiquei com essa pulga atrás da orelha.

Eu já passei em umas aquaplanagens na rodovia e a luz do ESP deu umas piscadas rapidamente. Não sei o quanto ele efetivamente corrigiu, mas não capotei.

Link para o comentário

23 minutos atrás, Spielwurfel disse:

Fala Spielwurfel,

Creio que no seu caso relatado aí, fui um princípio de aquaplanagem o que foi corrigido solenemente com o controle de tração. Isso já ocorreu comigo inúmeras vezes. Como todos nós sabemos, nossos carros tem inúmeros sensores, que com certeza eles "agem e trabalhem" com uma folga e margem de tolerância e segurança para se fazerem agirem e notarem(mas tudo isso muitíssimo rápido). No seu caso específico o controle de tração foi suficiente para de por no prumo novamente, caso necessário o ESP teria entrado em AÇÃO.

Comigo o ESP nunca entrou em ação, nem mesmo o ABS se fez necessário. O curso e dosagem do pedal de freio do Golf eu acho muito "inteligente", ao contrário de outros carros que tive, o abs entrava com extrema facilidade. Ontem mesmo eu passei um "perrengue" na estrada e necessitei de uma SENHORA pisada no pedal de freio, e o Mexicano se prumou certinho na pista e o abs nem se fez necessário, eu estava em uma ultrapassagem daquelas filas longevas de bi-trens e no último eu não pude concluir a ultrapassagem e tive que abortar.  Ali pela primeira vez, eu senti o poderio de frenagem do meu carro, eu estava com os bancos rebatidos eu e minha esposa, carga novamente em compras de quase uns 300kg. Senti o deslocamento da carga vindo de encontro aos bancos dianteiros, dava para sentir eu freando e ela(carga) empurrando o carro à frente.

Eu sinto muito em curvas aquele sistema(sopas de letrinhas), quando se entra muito chutado em curvas e ele que freia e distribui o torque por vetorização ás rodas. Se nota ele agindo e te trazendo de volta para fora da curva. Não seria uma desgarrada em curva, mas uma entrada além do permitido que os sensores das sopas de letrinhas se fazem notar.

Forte abraço.

Link para o comentário