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RicW

[TUTORIAL] Ajustando os batentes da tampa do porta-malas do Golf MK7

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Pessoal, 

Por não encontrar na net um procedimento para regular os calços da tampa do porta-malas do Golf, acabei desenvolvendo o meu. Fiz um breve tutorial e compartilho aqui com a galera. 

Sei que é uma coisa boba, mas me deu algum trabalho até entender como fazer, e acho que pode ajudar mais pessoas:

Ajustando os batentes da tampa do porta-malas do Golf MK7

 

Ferramentas necessárias:

 

-    -  Chave H-3 (Allen, 3mm)

 

Procedimento:

1) A tampa do porta-malas do Golf tem 2 batentes de borracha, um à esquerda e outro à direita. O batente é composto por uma base (presa à lataria), um calço de borracha e uma haste que une o calço à base. No interior da haste há um pino de travamento, que atua por expansão:

 

hmP4gxh3.png

2) Insira o lado longo da chave H-3 no furo do calço de borracha e gire no sentido anti-horário. Há um pino lá no fundo. Continue desatarraxando esse pino até que sua extremidade fique quase rente à borracha do calço. A haste funciona como uma bucha presa à base do batente. Após afrouxar o pino, será possível aproximar ou afastar o calço, regulando-o:

skKRfGop.png

3) Puxe a haste do batente para fora. Deixe um comprimento de, aproximadamente, 1 cm entre a base e o calço de borracha:

vdopOW4m.png

4) Feche SUAVEMENTE a tampa do porta-malas, até o travamento. Será possível ouvir a haste, que tem um recartilhado, afundando na base. 
5) Abra novamente a tampa. Puxe CUIDADOSAMENTE o calço, até ouvir 2 “clicks”. Nessa hora, o calço de borracha estará posicionado para se deformar de 2mm a 3mm quando a porta for fechada, o que deve ser adequado.
6) Rosqueie agora o pino no sentido horário com a chave H-3, para travar o movimento das hastes. Não é necessário buscar um batente de curso, apenas rosqueie o suficiente para expandir a haste e travar o movimento, e o procedimento terminou.
7) Teste seu porta-malas, para garantir que a abertura e o fechamento estão funcionando adequadamente e que os batentes não pressionam excessivamente a tampa. 


DICAS: 

- Para facilitar, sugere-se que a regulagem seja feita simultaneamente em ambos os lados.

- Se a base girar enquanto você estiver desatarraxando o pino interno, use um alicate de pressão ou chave de boca para segurá-la. Se a base desencaixar, é só inserir ela novamente e travar rodando ¼ de volta no sentido horário.
 

Abraço!

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Em 14/07/2016 at 2:01 PM, RicW disse:

Pessoal, 

Por não encontrar na net um procedimento para regular os calços da tampa do porta-malas do Golf, acabei desenvolvendo o meu. Fiz um breve tutorial e compartilho aqui com a galera. 

Sei que é uma coisa boba, mas me deu algum trabalho até entender como fazer, e acho que pode ajudar mais pessoas:

Ajustando os batentes da tampa do porta-malas do Golf MK7

 

Ferramentas necessárias:

 

-    -  Chave H-3 (Allen, 3mm)

 

Procedimento:

1) A tampa do porta-malas do Golf tem 2 batentes de borracha, um à esquerda e outro à direita. O batente é composto por uma base (presa à lataria), um calço de borracha e uma haste que une o calço à base. No interior da haste há um pino de travamento, que atua por expansão:

 

hmP4gxh3.png

2) Insira o lado longo da chave H-3 no furo do calço de borracha e gire no sentido anti-horário. Há um pino lá no fundo. Continue desatarraxando esse pino até que sua extremidade fique quase rente à borracha do calço. A haste funciona como uma bucha presa à base do batente. Após afrouxar o pino, será possível aproximar ou afastar o calço, regulando-o:

skKRfGop.png

3) Puxe a haste do batente para fora. Deixe um comprimento de, aproximadamente, 1 cm entre a base e o calço de borracha:

vdopOW4m.png

4) Feche SUAVEMENTE a tampa do porta-malas, até o travamento. Será possível ouvir a haste, que tem um recartilhado, afundando na base. 
5) Abra novamente a tampa. Puxe CUIDADOSAMENTE o calço, até ouvir 2 “clicks”. Nessa hora, o calço de borracha estará posicionado para se deformar de 2mm a 3mm quando a porta for fechada, o que deve ser adequado.
6) Rosqueie agora o pino no sentido horário com a chave H-3, para travar o movimento das hastes. Não é necessário buscar um batente de curso, apenas rosqueie o suficiente para expandir a haste e travar o movimento, e o procedimento terminou.
7) Teste seu porta-malas, para garantir que a abertura e o fechamento estão funcionando adequadamente e que os batentes não pressionam excessivamente a tampa. 


DICAS: 

- Para facilitar, sugere-se que a regulagem seja feita simultaneamente em ambos os lados.

- Se a base girar enquanto você estiver desatarraxando o pino interno, use um alicate de pressão ou chave de boca para segurá-la. Se a base desencaixar, é só inserir ela novamente e travar rodando ¼ de volta no sentido horário.
 

Abraço!

CARACA! !!

Vc abusou na aula! 

Parabéns! 

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    • Por Thomate
      Boa tarde pessoal,
      Pesquisei bastante antes de postar este relato, pois nenhum tópico que encontrei chegou a uma conclusão.
      Vamos lá,
      Alguém de vocês sabe o que pode ser um barulho de arranhado, tipo escorregando quando damos uma arrancada com o carro? Seja com ele quente ou frio, na ladeira ou no plano, andando rápido ou devagar. Ele faz em toda situação.
      Como já troquei a mecatrônica uma vez, então pensei que pudesse não ser este problema novamente. Mesmo assim fui na CSS e o consultor disse que era problema na bucha da haste da embreagem.
      Peça trocada e tudo ok. No dia seguinte o barulho começa novamente.
      Alguém já passou por isso e sabe o que pode ser e como resolver?
      Obrigado!
      Abs,
    • Por nunoafonso
      Amigos, vim relatar meu problema e compartilhar algumas informações.

      Adquiri um GTI 114/15 (alemão) com 46 mil km em Agosto deste ano.
      Carro perfeito, único dono, nada de problemas e etc.

      Faz cerca de 1 mês e meio, resolvi montar as Eibach..
      Nos primeiros 15 dias, tudo tranquilo...senti que o amortecedor original com as Eibach não estava dando conta em situações mais extremas, tipo buracos e ondulações mais fortes e algumas vezes sentia o fim de curso do amortecedor.
      Até ai ok...como o carro já estava com quase 52 mil km sabia que o amortecedor original já não deveria estar na sua melhor forma.

      No feriado do dia das crianças fui para o interior de SP...
      Após umas 2 horas na estrada comecei a ouvir um Nhec Nec Nhec..barulho de borracha forte, vindo do lado direto dianteiro..
      No dia seguinte sai com o carro e nada...mas percebi que o barulho começou depois de uns 30 minutos andando..
      O barulho só começava depois que o carro estava bem quente..resumindo, levei em umas 3 oficinas e ninguém fazia ideia de como encontrar o tal, pois aos olhos estava tudo ok e o fdp só aparecia com o carro quente..
      Então levei em um local que tinha uma máquina (RuidCar) que simula a suspensão trabalhando.
      Com ela conseguimos identificar que o rangido vinha da mola direita..então, muito provavel ser o batente superior..

      Encomendei 2 batentes lemforder (marca original) e aproveitei para trocar os 2 rolamentos (febi) e coloquei 2 amortecedores novos Bilsten B4...
      O carro ficou um Tesão...parou o barulho e de andar ficou muito muito bom, mesmo com as molas.

      Agora estou com outro problema...faz uns 10 dias que começou uns estralos quando esterço o volante (principalmente para o lado direito)...conforme vai esterçando da pra ouvir um toc toc toc (o barulho acompanha o movimento das rodas parece)..
      Já levei no mecânico, inverteram os batentes de lugar, os rolamentos, as molas, troquei as bieletas...NADA...barulho continua
      Alguém tem alguma sugestão do que pode ser, ou de qual peça...não sei mais o que fazer, já gastei uns 500 reais de mão de obra, fora as bieletas e não descobrem..
      Olhei alguns tópicos que relatam problemas de caixa de direção, mas ninguém colocou nenhum vídeo para eu tirar referência do barulho..
      Tem este vídeo de um gringo que é exatamente o mesmo barulho que estou encontrando: 

       
          Citar   Editar
    • Por Frdvp1
      Boa tarde pessoal.
       
      acabei de adquirir um Golf mk7 2018, e antes de completar 1000km apareceu um barulho muito chato que tá parece vim da traseira direita,  não sei ao certo da onde, se é da suspensão, chaparia, ou alguma coisa interna do carro. Resolvi postar aqui pois alguém pode ter se deparado com problema parecido. Vou tentar postar um áudio do vídeo.  
       
      Levei na css mas devido a lei de Murphy o barulho cessou na hora que o mecânico foi dar uma volta comigo, voltando logo depois.
      Cópia de Barulho Golf 2.m4a
    • Por baron_of_hell
      Galera, tava percebendo que o meu cinto de segurança estava fazendo barulho em duas situaçoes:
      1- O do motorista: A parte de baixo da ataca do cinto, que fica presa ao banco roçava no encosto lateral do banco e fazia um barulho muito chato!
      2- O do Parassageiro: Nesse aqui a própria ataca do cinto vibrava bastante quando passava por pisos irregulares, como calçamento por exemplo! 
      E fui buscar soluções pra isso.
      Me deparei com este tópico no fórum gringo. O cara tinha os mesmos problemas, mas não apontou uma solução clara pra isso.
      https://www.golfmk7.com/forums/showthread.php?t=6997 
       
      Alguém reconhece esse barulho?
      https://www.youtube.com/watch?v=orHy-OCffB4&feature=youtu.be
      Enfim, esse barulho de fricção acima eu resolvi colando na base da ataca do cinto um pequeno pedaço de Velcro com adesivo (a parte macia).  Zerou o barulho!
      E para a vibração da ataca do passageiro eu tive que colocar uma borrachinha para absorver o impacto.
       
       
      Todos os dois vocês podem encontrar facilmente numa loja tipo multicoisas ou kalunga da vida!
      Fácil, simples e sem dor de cabeça!
      PS. Não consegui tirar a foto do velcro pela posição ser muito ruim para fotografar. Mas ele fica embaixo do cinto mesmo.
      PS2. Ele revestimento de veludo que coloquei, deixa até mais bonito, mas não resolveu o problema do barulho!
       
      Fotos aqui
      https://imgur.com/a/vPZllUB