Atenuador de ruído na suspensão traseira


corvin

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Eu tava dando uma olhada no fórum gringo do MK7 e achei isso aqui interessante:

https://www.golfmk7.com/forums/index.php?threads/how-to-retro-fit-the-rear-subframe-harmonic-damper-from-the-audi-a3-saloon-2013.369369/

É um atenuador de harmônicas para reduzir o ruído que vem pela suspensão multilink e passa pro habitáculo do carro. O OP (golfdave) e alguns outros usuários disseram que melhorou muito em relação ao ruído de rolagem em rodovias que tem aquela característica de asfalto "mais grosso" (coarse). Parece que até em outros casos ajuda, mas não com aquele famoso tuc-tuc traseiro.

Eu não pego muita estrada, mas quando pego sempre fico puto com o barulho absurdo que faz dependendo do tipo do asfalto.

Agora que estou de férias, com um dinheirin extra na conta devido ao adiantamento das férias e sem muito o que fazer, liguei na Audi Center daqui de Curitiba e perguntei o preço passando o partnumber. O atendente foi muito solícito e me passou o preço, porém ele mesmo já se espantou quando viu no sistema e eu não estou com TANTO dinheiro extra assim.

Como não tem no Brasil a pronta-entrega, precisava importar. O preço? Singelos R$1.500,00 (e uns quebrados) por um pedaço de ferro TUNADO com 2 buchas e 2 "parafusos". Lá fora pagam ~US$80 ou ~60 libras.

Então resolvi caçar em ferro-velho. Achei um grande aqui que tinham vários Audi A3 MQB importados (anteriores a 2015), pois os mais novos são com eixo de torção e não tem esse atenuador. Consegui por 300 reais. A peça está inteira como mostram as fotos a seguir:

RzjxBj7.jpg

dxIPe4B.jpg

TnI1q2L.jpg

Para comparar, defini um roteiro: andarei por uma avenida, pegarei a BR277 até um certo ponto e voltarei, entro no bairro de novo e pego algumas ruas esburacadas e com paralelepípedo. Farei tudo a noite para aproveitar o menor trânsito e ruído externo, pois também andarei com o som e ar condicionado desligados. Tentei manter uma velocidade média constante para cada um dos trechos, pois quando se aumenta a velocidade obviamente o ruído aumenta.

Além de prestar atenção aos sons do carro enquanto andava, eu baixei um app pra Android da Bosch chamado iNVH e gravei o meu trajeto no modo "Overall Level" filtrando pra 20Hz-2kHz com o celular no banco dianteiro do passageiro. Ele gerou um CSV e pretendo comparar antes e depois da colocação da peça. Muito com certeza absoluta terá uma imprecisão absurda, mas talvez mostre alguma diferença, caso haja alguma diferença.

Se tudo der errado, serão ~350 reais jogados no lixo, contando a gasolina gasta e a meia-hora do mecânico aqui do lado pra erguer o carro e colocar o atenuador na suspensão.

 

Depois disso, vou ver 2 grilos chatos.

Um que é agudo e fica do lado direito que surge exatamente quando passa por asfalto mais rugoso. Nem idéia do que causa.

O outro do lado esquerdo que já sei que o culpado é a tampa lateral do console: provavelmente abriram pra ver alguma coisa ali dentro do painel e quebraram alguma(s) trava(s), pois ao apertar ele da pra ver que entra mais porém retorna a uma posição mais pra fora ao soltar. Talvez  a solução seja ir de novo no ferro velho e caçar um Golf :D

E outra coisa que fiquei triste comparando com os gringos: o tanto de gente que tem elevador na própria garagem. Parece coisa de outro mundo :(

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Eu tava dando uma olhada no fórum gringo do MK7 e achei isso aqui interessante:
https://www.golfmk7.com/forums/index.php?threads/how-to-retro-fit-the-rear-subframe-harmonic-damper-from-the-audi-a3-saloon-2013.369369/
É um atenuador de harmônicas para reduzir o ruído que vem pela suspensão multilink e passa pro habitáculo do carro. O OP (golfdave) e alguns outros usuários disseram que melhorou muito em relação ao ruído de rolagem em rodovias que tem aquela característica de asfalto "mais grosso" (coarse). Parece que até em outros casos ajuda, mas não com aquele famoso tuc-tuc traseiro.
Eu não pego muita estrada, mas quando pego sempre fico puto com o barulho absurdo que faz dependendo do tipo do asfalto.
Agora que estou de férias, com um dinheirin extra na conta devido ao adiantamento das férias e sem muito o que fazer, liguei na Audi Center daqui de Curitiba e perguntei o preço passando o partnumber. O atendente foi muito solícito e me passou o preço, porém ele mesmo já se espantou quando viu no sistema e eu não estou com TANTO dinheiro extra assim.
Como não tem no Brasil a pronta-entrega, precisava importar. O preço? Singelos R$1.500,00 (e uns quebrados) por um pedaço de ferro TUNADO com 2 buchas e 2 "parafusos". Lá fora pagam ~US$80 ou ~60 libras.
Então resolvi caçar em ferro-velho. Achei um grande aqui que tinham vários Audi A3 MQB importados (anteriores a 2015), pois os mais novos são com eixo de torção e não tem esse atenuador. Consegui por 300 reais. A peça está inteira como mostram as fotos a seguir:
RzjxBj7.jpg
dxIPe4B.jpg
TnI1q2L.jpg
Para comparar, defini um roteiro: andarei por uma avenida, pegarei a BR277 até um certo ponto e voltarei, entro no bairro de novo e pego algumas ruas esburacadas e com paralelepípedo. Farei tudo a noite para aproveitar o menor trânsito e ruído externo, pois também andarei com o som e ar condicionado desligados. Tentei manter uma velocidade média constante para cada um dos trechos, pois quando se aumenta a velocidade obviamente o ruído aumenta.
Além de prestar atenção aos sons do carro enquanto andava, eu baixei um app pra Android da Bosch chamado iNVH e gravei o meu trajeto no modo "Overall Level" filtrando pra 20Hz-2kHz com o celular no banco dianteiro do passageiro. Ele gerou um CSV e pretendo comparar antes e depois da colocação da peça. Muito com certeza absoluta terá uma imprecisão absurda, mas talvez mostre alguma diferença, caso haja alguma diferença.
Se tudo der errado, serão ~350 reais jogados no lixo, contando a gasolina gasta e a meia-hora do mecânico aqui do lado pra erguer o carro e colocar o atenuador na suspensão.
 
Depois disso, vou ver 2 grilos chatos.
Um que é agudo e fica do lado direito que surge exatamente quando passa por asfalto mais rugoso. Nem idéia do que causa.
O outro do lado esquerdo que já sei que o culpado é a tampa lateral do console: provavelmente abriram pra ver alguma coisa ali dentro do painel e quebraram alguma(s) trava(s), pois ao apertar ele da pra ver que entra mais porém retorna a uma posição mais pra fora ao soltar. Talvez  a solução seja ir de novo no ferro velho e caçar um Golf :D
E outra coisa que fiquei triste comparando com os gringos: o tanto de gente que tem elevador na própria garagem. Parece coisa de outro mundo :(
Jesus, nunca vi isso e nem sabia que existia! Nem imagino onde é instalado.
Já estou no segundo Golf e não tenho problema de barulho na suspensão traseira.
Agora com 46.000km está começando a aparecer um pequeno rangido na dianteira, mas somente quando passo em quebra molas. Acredito que seja as buchas da barra estabilizadora. Mas nem esquento a cabeça com isso. Se aumentar, vou ver se consigo aplicar silicone nas buchas para testar.

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Aqui eu tenho o tuc-tuc na traseira e o maldito barulho de carroça na dianteira quando passa por quebra-mola. Vasculhei o mesmo forum gringo e só tem uma solução: colocar peças aftermarket, pois todas as OEM eventualmente darão o problema.

Quanto a peça, eu também nunca tinha visto algo parecido, mas se olhar por baixo do carro dá pra ver 2 furos na parte mais alta e é ali por dentro que encaixa esse atenuador.

7nDhyWB.jpg

Imagem retirada do forum www.golfmk7.com

Como só andei 1x no Golf no banco de trás, ontem enquanto testava fiz algo meio perigoso mas como não tinha trânsito me senti seguro pra fazer: empurrei o banco pra trás e coloquei a cabeça entre os bancos dianteiros para ouvir o som que tem atrás. Realmente tem um zoooom-zoom esquisito pra quem senta atrás e não se ouve nos bancos dianteiros.

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Aqui eu tenho o tuc-tuc na traseira e o maldito barulho de carroça na dianteira quando passa por quebra-mola. Vasculhei o mesmo forum gringo e só tem uma solução: colocar peças aftermarket, pois todas as OEM eventualmente darão o problema.
Quanto a peça, eu também nunca tinha visto algo parecido, mas se olhar por baixo do carro dá pra ver 2 furos na parte mais alta e é ali por dentro que encaixa esse atenuador.
7nDhyWB.jpg
Imagem retirada do forum www.golfmk7.com
Como só andei 1x no Golf no banco de trás, ontem enquanto testava fiz algo meio perigoso mas como não tinha trânsito me senti seguro pra fazer: empurrei o banco pra trás e coloquei a cabeça entre os bancos dianteiros para ouvir o som que tem atrás. Realmente tem um zoooom-zoom esquisito pra quem senta atrás e não se ouve nos bancos dianteiros.
Já olhei estas fotos por diversas vezes e não consigo entender como essa peça supri o ruído da suspensão traseira, se ela está instalada num local que não é móvel e não apresenta deformação elástica, creio eu.

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@corvin parabéns pelo tópico e pela ideia de buscar em um ferro velho aqui ao invés de importar. O golfdave é o cara que mais entende dos golfs tsi por uma milha de distância... ele tem uma estate 2014 (a nossa perua)... 

@Jorge Jox A peça atenua frequências geradas próximas da de ressonância da carroceria. É um refino extra que tem nos Audi com multi-link. Eu não tenho o problema do "log roll" que é um barulho que dizem ocorrer na suspensão traseira e é mais pronunciado nas peruas. O que ocorre é essas frequências específicas a peça ressona no local criando uma interferência que atenua essas vibrações que seriam amplificadas pela carroceria do veículo. Se funciona no golf como funciona nos Audi aí é outra questão, deve ser semelhante a FS da carroceria do A3 e do Golf. Pense no FS como a frequência, ou melhor a faixa de frequência aonde o carro todo vibra com um subwoofer. Em campeonatos de SPL os caras sabem que tal carro ressona na frequência tal aí na hora da competição eles reproduzem algo que acentue o efeito. Na verdade tem vários atenuadores em diversas partes do carro, dentro do "intermediário" do escape, na admissão aqueles 3 caninhos no caminho do intake são para anular o ruído da indução da turbina, os próprios calços do motor e o "T-Bone" todos trabalham para eliminar ressonâncias.

 

Estou curioso para ver sua análise sobre o funcionamento. Esse é um mod que eu gostaria de fazer outro é adaptar os difusores inferiores da suspensão do golf 8. A suspensão é a mesma, lá fora eles vendem a perua na versão alltrack que tem várias capas plásticas na suspensão, no intermediário do escapamento que são para proteger de pedras/corrosão/intempéries, o golf 8 vem creio eu que em todas as versões com essas capas redesenhadas para diminuir o arrasto provocado pela suspensão. Esse cara faz mil mods com peças originais VW/audi de outros carros para "alisar a parte debaixo do carro e diz que só esses difusores está dando uma diferença de 1mpg no consumo em velocidade de cruseiro baixa tipo 80km/h... se faz diferença ou não eu gostaria de testar. 

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[mention=14978]corvin[/mention] parabéns pelo tópico e pela ideia de buscar em um ferro velho aqui ao invés de importar. O golfdave é o cara que mais entende dos golfs tsi por uma milha de distância... ele tem uma estate 2014 (a nossa perua)... 
[mention=1118]Jorge Jox[/mention] A peça atenua frequências geradas próximas da de ressonância da carroceria. É um refino extra que tem nos Audi com multi-link. Eu não tenho o problema do "log roll" que é um barulho que dizem ocorrer na suspensão traseira e é mais pronunciado nas peruas. O que ocorre é essas frequências específicas a peça ressona no local criando uma interferência que atenua essas vibrações que seriam amplificadas pela carroceria do veículo. Se funciona no golf como funciona nos Audi aí é outra questão, deve ser semelhante a FS da carroceria do A3 e do Golf. Pense no FS como a frequência, ou melhor a faixa de frequência aonde o carro todo vibra com um subwoofer. Em campeonatos de SPL os caras sabem que tal carro ressona na frequência tal aí na hora da competição eles reproduzem algo que acentue o efeito. Na verdade tem vários atenuadores em diversas partes do carro, dentro do "intermediário" do escape, na admissão aqueles 3 caninhos no caminho do intake são para anular o ruído da indução da turbina, os próprios calços do motor e o "T-Bone" todos trabalham para eliminar ressonâncias.
 
Estou curioso para ver sua análise sobre o funcionamento. Esse é um mod que eu gostaria de fazer outro é adaptar os difusores inferiores da suspensão do golf 8. A suspensão é a mesma, lá fora eles vendem a perua na versão alltrack que tem várias capas plásticas na suspensão, no intermediário do escapamento que são para proteger de pedras/corrosão/intempéries, o golf 8 vem creio eu que em todas as versões com essas capas redesenhadas para diminuir o arrasto provocado pela suspensão. Esse cara faz mil mods com peças originais VW/audi de outros carros para "alisar a parte debaixo do carro e diz que só esses difusores está dando uma diferença de 1mpg no consumo em velocidade de cruseiro baixa tipo 80km/h... se faz diferença ou não eu gostaria de testar. 
Valeu pela explicação! Interessante! É uma peça refinada. Provavelmente desenvolvida sob cálculos e testada em câmara anecoica. Coisa de montadora.

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19 horas atrás, armartins disse:

@corvin parabéns pelo tópico e pela ideia de buscar em um ferro velho aqui ao invés de importar. O golfdave é o cara que mais entende dos golfs tsi por uma milha de distância... ele tem uma estate 2014 (a nossa perua)... 

@Jorge Jox A peça atenua frequências geradas próximas da de ressonância da carroceria. É um refino extra que tem nos Audi com multi-link. Eu não tenho o problema do "log roll" que é um barulho que dizem ocorrer na suspensão traseira e é mais pronunciado nas peruas. O que ocorre é essas frequências específicas a peça ressona no local criando uma interferência que atenua essas vibrações que seriam amplificadas pela carroceria do veículo. Se funciona no golf como funciona nos Audi aí é outra questão, deve ser semelhante a FS da carroceria do A3 e do Golf. Pense no FS como a frequência, ou melhor a faixa de frequência aonde o carro todo vibra com um subwoofer. Em campeonatos de SPL os caras sabem que tal carro ressona na frequência tal aí na hora da competição eles reproduzem algo que acentue o efeito. Na verdade tem vários atenuadores em diversas partes do carro, dentro do "intermediário" do escape, na admissão aqueles 3 caninhos no caminho do intake são para anular o ruído da indução da turbina, os próprios calços do motor e o "T-Bone" todos trabalham para eliminar ressonâncias.

Estou curioso para ver sua análise sobre o funcionamento. Esse é um mod que eu gostaria de fazer outro é adaptar os difusores inferiores da suspensão do golf 8. A suspensão é a mesma, lá fora eles vendem a perua na versão alltrack que tem várias capas plásticas na suspensão, no intermediário do escapamento que são para proteger de pedras/corrosão/intempéries, o golf 8 vem creio eu que em todas as versões com essas capas redesenhadas para diminuir o arrasto provocado pela suspensão. Esse cara faz mil mods com peças originais VW/audi de outros carros para "alisar a parte debaixo do carro e diz que só esses difusores está dando uma diferença de 1mpg no consumo em velocidade de cruseiro baixa tipo 80km/h... se faz diferença ou não eu gostaria de testar. 

Sempre fiquei intrigado com aqueles 3 "canos" no intake e ficava pensando se não era alguma coisa de Física que tive na faculdade kkkk agora você me lembrou do tubo fechado e os harmônicos.

Já coloquei (aproveitei pra dar uma olhada no câmbio por baixo e tive uma surpresa desagradável, no quote):

zfcgHOf.jpg

cnnNV9W.jpg

Ek0wWsh.jpg

Joguei WD40 ali pra limpar antes de colocar por isso tá manchado.

Eu não fiz o teste usando o celular, mas até agora não senti muita diferença no geral. Parece que diminuiu o barulho quando passa por aquelas "costelas" que tem no asfalto deteriorado por caminhões em subidas. Em paralelepípedo aqui perto de casa nenhuma diferença.

Porém tem uma rua que eu passo para ir na casa da minha mãe que é de concreto (Rua Dr Bley Zornig, Boqueirão), e passando 1x lá posso afirmar que senti uma diferença grande. Hoje vou lá de novo e prestarei mais atenção, mas antes era absurdo barulho que vinha de todas as direções dentro do carro em qualquer velocidade acima de 40km/h, e depois que coloquei essa peça eu passei a ouvir o ruído vindo muito mais da frente do que de trás.


EDIT: foto da surpresa

Spoiler

tN0pMTB.jpg

 

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Sempre fiquei intrigado com aqueles 3 "canos" no intake e ficava pensando se não era alguma coisa de Física que tive na faculdade kkkk agora você me lembrou do tubo fechado e os harmônicos.

Já coloquei (aproveitei pra dar uma olhada no câmbio por baixo e tive uma surpresa desagradável, no quote):

zfcgHOf.jpg

cnnNV9W.jpg

Ek0wWsh.jpg

Joguei WD40 ali pra limpar antes de colocar por isso tá manchado.

Eu não fiz o teste usando o celular, mas até agora não senti muita diferença no geral. Parece que diminuiu o barulho quando passa por aquelas "costelas" que tem no asfalto deteriorado por caminhões em subidas. Em paralelepípedo aqui perto de casa nenhuma diferença.

Porém tem uma rua que eu passo para ir na casa da minha mãe que é de concreto (Rua Dr Bley Zornig, Boqueirão), e passando 1x lá posso afirmar que senti uma diferença grande. Hoje vou lá de novo e prestarei mais atenção, mas antes era absurdo barulho que vinha de todas as direções dentro do carro em qualquer velocidade acima de 40km/h, e depois que coloquei essa peça eu passei a ouvir o ruído vindo muito mais da frente do que de trás.

 

EDIT: foto da surpresa

Spoiler

tN0pMTB.jpg

 

 

 

 

Os três tubos que você vê no intake são chamados de tubos ressonadores.

Muitos carros têm, mas cada um com o formato que convém. Alguns não são nem tubos e sim caixas ligadas por tubos ao intake.

 

Depois posta pra gente o resultado do aplique do altenuador de ruído. [emoji1474]

 

Retificado, depois que vi que você já postou alguns resultados do absorvedor de ruído. Talvez melhore ruídos que causa reverberação, né.

 

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  • 4 weeks later...

Demorei pra compilar por pura preguiça, mas enfim arrumei as coisas aqui e gerei os gráficos.

Tem que levar em conta que o ambiente é o mundo real e não um laboratório hahaha mas mantive a mesma calibração 29psi, pelo menos meio tanque, ar e rádio desligados, e tentei manter uma velocidade média parecida entre as tomadas (exceto o 6-7 que fiz mais rápido, dá pra ver que teve menos pontos de amostra nos gráficos). A temperatura estava sempre em torno dos 20 graus.

Segue a imagem onde eu apliquei uma linha com média móvel para cada teste que fiz.

EDIT: eixo X = amostra, eixo Y = SPL dB (no link abaixo mostra as configs do Bosch iNVH que usei). Foi até interessante eu ter que lembrar algumas coisas de amostragem que estudei na faculdade, e por pura cagada e medo de mexer nas configs, só apliquei um passa-baixa mas mantive o resto do jeito que tava, e depois de ler algumas coisas na internet descobrir que as configurações já são boas para fazer comparações de nível sonoro de uma forma geral.

m4rhwYC.png

Os dados brutos e os gráficos estão aqui

Realmente o que senti bate com os gráficos: mudou pouco ou quase nada.

Citar

Retificado, depois que vi que você já postou alguns resultados do absorvedor de ruído. Talvez melhore ruídos que causa reverberação, né.

Sim, pra mim só fez diferença real na rua que já falei antes: é de concreto e que fazia um barulho bizarro mesmo com música tocando. Agora tá bem mais suave, mesmo indo mais rápido. Pena não ter lembrado dela, senão eu teria feito um circuito maior e incluído no teste já que ela poderia ser um retorno pra casa sem andar muito mais do que nesse trajeto que fiz.

Também tenho a impressão que diminuiu o barulho que faz enquanto anda por "costelas" que existem naquelas ruas deterioradas por caminhão: seria no início do meu trajeto ali no gráfico, perto dos 10% tem uma subida com asfalto zoado antes de entrar na rodovia.

O barulho de carroça na frente e o tuc-tuc atrás ainda me incomodam :(

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  • 1 year later...
O nacional com eixo de torção, também dá um som de batido seco em ondulações, somente na suspensão traseira
Vejo algumas pessoas reclamarem da suspensão do Golf. O meu é multilink com 64k km e não tenho problemas. Óbvio que as buchas não se comportam mais como novas, é natural com essa quilometragem. Mas estão perfeitamente aceitáveis sem a necessidade de trocar algum componente.
Ando no solo lunar do Rio, com algumas breves passadas em ruas de cidades históricas e turísticas do estado e de Minas. Enfim, considero a suspensão resistente.

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