Golf 1.4 TSI 13/14 Alemão, vou me arrepender???


Recommended Posts

37 minutos atrás, sighup disse:

 

 

 

 

Amigo, tenho um comfortline dsg mexicano 14/15 tirado zero ano passado e moro em Mariana mg, uma cidade histórica com pavimento do pior tipo possível e sinceramente não tenho nada a reclamar sobre retenção aqui. E olha que só tem paralelepípedo torto por aqui, mesmo quando vou a ouro preto que é ainda pior não vejo problemas não. Um dia mando fotos pra vocês terem noção do fim de mundo que é isso aqui, são ruas feitas pra cavalos e literalmente carroças, não carros

 

 

Retenções são normais em carros com controle de tração e estabilidade pelo que já dirigi em outros, em lugares ruins, mas andando devagar mal se percebe.

 

Acho triste você querer desanimar um cara que acabou de comprar o carro em função de sua única experiência pessoal com apenas um carro, muita gente está feliz com o carro, se esses problemas realmente te incomodam e a vw não está resolvendo, cobre deus direitos na justiça.

 

 

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Triste é ter que conviver com as retenções. Estou sendo apenas sincero com ele. Foi ele quem perguntou. Mas cada caso deve ser analisado. O seu caso mesmo é diferente. Talvez o dele também seja.

Se o seu carro não tem as retenções, sinta-se um privilegiado. É uma raridade. Recentemente estive em Pirenópolis-GO, onde dirigi o meu carro foi uma tarefa árdua. O carro não saia dos 4000 giros. Ao passar para a 2a utilizando a borboleta, o barulho produzido no câmbio era de dar medo. Enfim, as retenções me desagradam muito. Eu gostaria muito que elas não existissem.

Sinto desapontá-lo, temos aqui em casa outros 2 carros automáticos com controle de estabilidade e nenhum deles possui retenção de marchas. Outro ponto a ser analisado, é que nenhum caro no planeta terra, precisa de mais tração a 30 km por hora. Nitidamente a retenção não existe para dar maior segurança. Pode ser para esconder barulho, proteger o câmbio, ou qualquer outra coisa (não sei o motivo - a volkswagen é uma caixa preta e não comenta)... menos para dar tração por necessidade à dirigibilidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KingMan entendi seu ponto. Pegar trânsito com asfalto normal, não vejo problemas para o DSG, ele se comporta normal, já no piso que você citou, imagino que a situação pode ficar crítica.

Eu prefiria que o carro não tivesse retencao, mas como disse em SP, se vc pegar a "manha" do câmbio, se convive de boa com isso.... Mas respeito que essa seja uma escolha pessoal, ninguém é obrigado a conviver com algo que a CCS trata como característica do carro e neste caso, ainda bem que temos concorrência e outras opções de carros, ou até mesmo o Golf nacional com tiptronic, embora li relatos de que ele dá um tranco qdo vc vai parar o carro, por engatar primeira marcha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, KingMan disse:

Triste é ter que conviver com as retenções. Estou sendo apenas sincero com ele. Foi ele quem perguntou. Mas cada caso deve ser analisado. O seu caso mesmo é diferente. Talvez o dele também seja.

Se o seu carro não tem as retenções, sinta-se um privilegiado. É uma raridade. Recentemente estive em Pirenópolis-GO, onde dirigi o meu carro foi uma tarefa árdua. O carro não saia dos 4000 giros. Ao passar para a 2a utilizando a borboleta, o barulho produzido no câmbio era de dar medo. Enfim, as retenções me desagradam muito. Eu gostaria muito que elas não existissem.

Sinto desapontá-lo, temos aqui em casa outros 2 carros automáticos com controle de estabilidade e nenhum deles possui retenção de marchas. Outro ponto a ser analisado, é que nenhum caro no planeta terra, precisa de mais tração a 30 km por hora. Nitidamente a retenção não existe para dar maior segurança. Pode ser para esconder barulho, proteger o câmbio, ou qualquer outra coisa (não sei o motivo - a volkswagen é uma caixa preta e não comenta)... menos para dar tração por necessidade à dirigibilidade.

Puxa amigo, talvez seu caso realmente deva ser analisado com calma, como falei aqui é realmente tenso em questão de pavimentação, é uma cidade histórica praticamente nascida no final do século 17, quase toda em paralelepípedo, inclusive tem vários golfs rodando por aqui. As vezes sinto um pouco de retenção, mas como falei ele não fica segurando em giros altos, as vezes ocorre de diminuir uma marcha, mas em seguida sobe novamente, nesse aspecto ele é um pouco indeciso em pisos muito íngremes e muito irregulares, mas também nada que me incomode. Estou participando do fórum há mais de um ano e vejo muita gente que também não teve retenções ao ponto de incomodar, então acredito que não sou tão raridade como você afirma. Talvez o @RicW tenha mais números para demonstrar isso.

Eu senti retenção de marchas no focus que aluguei há alguns meses, mas também nada excepcional como você está contando do seu caso. Com relação a tração, eu não concordo contigo, se você já dirigiu com neve ou lama deve saber que tração em qualquer velocidade é essencial, inclusive em menores velocidades. Apesar de não gostar do posicionamento da vw em muitos aspectos ( atendimento, posicionamento de mercado, etc...) eu não acho que seu relato bate com um comportamento normal do carro, sugiro leva-lo a outra CSS e exigir uma posição ( acione procon e advogado, duvido que não seja tomada alguma ação). Eu percebo que existe uma diferença gritante de atendimento de CSS para CSS no caso da VW, infelizmente a VW não sabe dar um bom atendimento e trata a maioria dos clientes como lixo já que sempre foi uma das líderes de mercado e vende bem mesmo sem fazer muita força.

Eu acho sinceramente que o controle de tração e estabilidade do golf fica bem perdido mesmo em pisos muito irregulares, nenhum carro de passeio foi feito para andar numa pista de rali urbano brasileiro, exceto range rovers e afins ( mas aí estamos falando de outro tipo de carro).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

30 minutos atrás, sighup disse:

Puxa amigo, talvez seu caso realmente deva ser analisado com calma, como falei aqui é realmente tenso em questão de pavimentação, é uma cidade histórica praticamente nascida no final do século 17, quase toda em paralelepípedo, inclusive tem vários golfs rodando por aqui. As vezes sinto um pouco de retenção, mas como falei ele não fica segurando em giros altos, as vezes ocorre de diminuir uma marcha, mas em seguida sobe novamente, nesse aspecto ele é um pouco indeciso em pisos muito íngremes e muito irregulares, mas também nada que me incomode. Estou participando do fórum há mais de um ano e vejo muita gente que também não teve retenções ao ponto de incomodar, então acredito que não sou tão raridade como você afirma. Talvez o @RicW tenha mais números para demonstrar isso.

Eu senti retenção de marchas no focus que aluguei há alguns meses, mas também nada excepcional como você está contando do seu caso. Com relação a tração, eu não concordo contigo, se você já dirigiu com neve ou lama deve saber que tração em qualquer velocidade é essencial, inclusive em menores velocidades. Apesar de não gostar do posicionamento da vw em muitos aspectos ( atendimento, posicionamento de mercado, etc...) eu não acho que seu relato bate com um comportamento normal do carro, sugiro leva-lo a outra CSS e exigir uma posição ( acione procon e advogado, duvido que não seja tomada alguma ação). Eu percebo que existe uma diferença gritante de atendimento de CSS para CSS no caso da VW, infelizmente a VW não sabe dar um bom atendimento e trata a maioria dos clientes como lixo já que sempre foi uma das líderes de mercado e vende bem mesmo sem fazer muita força.

Eu acho sinceramente que o controle de tração e estabilidade do golf fica bem perdido mesmo em pisos muito irregulares, nenhum carro de passeio foi feito para andar numa pista de rali urbano brasileiro, exceto range rovers e afins ( mas aí estamos falando de outro tipo de carro).

Só andei uma vez num Evoque, era triste em pisos irregulares, não sei se tinha retanção, não pensei nisto. Mas a suspensão tava sofrendo bastante e o carro batia tão forte nos buracos e remendos que já tinha vários grilos no painel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, Desbravador dos Infernos disse:

Só andei uma vez num Evoque, era triste em pisos irregulares, não sei se tinha retanção, não pensei nisto. Mas a suspensão tava sofrendo bastante e o carro batia tão forte nos buracos e remendos que já tinha vários grilos no painel.

Temos um Evoque 2012 aqui em casa. Ele não retém marcha em pisos irregulares, mas é impossível dirigi-lo em terrenos ruins. Suspensão muito limitada, com batidas secas o tempo inteiro. É um bom carro, mas deixa muito a desejar na questão da suspensão. Os barulhos internos são poucos, mas muito difíceis de tirar. Não me pergunte porque, mas ninguém consegue tirar os barulhos do evoque. Alguns barulhos já foram mais de 3 vezes pra concessionária, e voltam do mesmo jeito. E os caras falam que tentaram tirar. Quase não o dirijo, pois o veículo é do meu irmão, mas sendo muito franco, prefiro o Golf (mesmo com as retenções que me chateiam muito).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, KingMan disse:

Estou indo para Europa daqui uns dias e já reservei um Golf DSG para 3 dias. Fui explicito nas anotações da reserva e já confirmei que o carro será um Golf DSG. Vamos ver se essa maravilha de implementação de retenção do câmbio é padrão, ou foi realizada apenas para os trouxas brasileiros. Dizem nos fóruns gringos que é uma implementação exclusiva para o Brasil. Dizem que o software do câmbio na europa está na versão 4512 e nos paisécos onde o desgosto dos clientes pouco importa, está na versão 5111 (ou algo assim). Esta última versão sendo a que contém as retenções. Logo farei a checagem.

Então, dependo do local as estradas são relativamente boas, o que pode fazer com que a retenção não atue..

Mas, por gentileza, compartilhe as impressões assim que as tiver!
 

Boa viagem!

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, KingMan disse:

Temos um Evoque 2012 aqui em casa. Ele não retém marcha em pisos irregulares, mas é impossível dirigi-lo em terrenos ruins. Suspensão muito limitada, com batidas secas o tempo inteiro. É um bom carro, mas deixa muito a desejar na questão da suspensão. Os barulhos internos são poucos, mas muito difíceis de tirar. Não me pergunte porque, mas ninguém consegue tirar os barulhos do evoque. Alguns barulhos já foram mais de 3 vezes pra concessionária, e voltam do mesmo jeito. E os caras falam que tentaram tirar. Quase não o dirijo, pois o veículo é do meu irmão, mas sendo muito franco, prefiro o Golf (mesmo com as retenções que me chateiam muito).

Sim, o carro é muito bom, mas realmente em terrenos irregulares é complicado. Na cidade que andei era tenso, só ruas com pedras mal encaixadas e um asfalto apocaliptico, o que deve ter ajudado bastante a fazer os grilos aparecerem.

O verdadeiro problema é que onde os carros são produzidos eles não levam em consideração que existe o Brasil e suas estradas lunares.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Desbravador dos Infernos disse:

Sim, o carro é muito bom, mas realmente em terrenos irregulares é complicado. Na cidade que andei era tenso, só ruas com pedras mal encaixadas e um asfalto apocaliptico, o que deve ter ajudado bastante a fazer os grilos aparecerem.

O verdadeiro problema é que onde os carros são produzidos eles não levam em consideração que existe o Brasil e suas estradas lunares.

Que eles não levam em consideração o Brasil, não tenho dúvidas... Mas na Europa tem muita cidade histórica, ruas de paralelepípedos e teoricamente as retenções deveriam ocorrer por lá tb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite senhores,

Minha primeiras impressões com o carro. 

1 - carro muito ágil, pisou ele responde.

2 - suspensão normal, não achei o carro duro (sai de um i30 para o golf) i30 era muitoooo duro.

3 - Retenção da marcha, também não achei nada de demais, borboleta foi usada algumas vezes.

4 - QUE ACABAMENTO ESSE CARRO TEM, NENHUM BARULHO.

5 - Sistema multimídia perfeito, sem atrasos.

6 - Unica coisa que me deixou desconfortável foi o barulho que as engrenagens fazem, mas com som ligado vc não escuta nada. 

 

Vamos ver no dia-a-dia agora se vai mudar algo.

 

Muito obrigado a todos que me ajudaram de alguma forma, qualquer dúvida retornarei.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Temos um Evoque 2012 aqui em casa. Ele não retém marcha em pisos irregulares, mas é impossível dirigi-lo em terrenos ruins. Suspensão muito limitada, com batidas secas o tempo inteiro. É um bom carro, mas deixa muito a desejar na questão da suspensão. Os barulhos internos são poucos, mas muito difíceis de tirar. Não me pergunte porque, mas ninguém consegue tirar os barulhos do evoque. Alguns barulhos já foram mais de 3 vezes pra concessionária, e voltam do mesmo jeito. E os caras falam que tentaram tirar. Quase não o dirijo, pois o veículo é do meu irmão, mas sendo muito franco, prefiro o Golf (mesmo com as retenções que me chateiam muito).

Só andei em range rover mais antigas, me pareceram bem interessantes, inclusive com sistema de amortecimento com bolsas de ar, talvez a proposta da evoque já não seja a mesma das anteriores, mas sim um carro mais de cidade. Talvez o negócio seja camionete mesmo pra aguentar o tranco.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Moro em uma cidade de trânsito rápido e bom pavimento, onde o comportamento do câmbio é maravilhoso. Funcionamento perfeito. Infinitamente melhor que qualquer automático convencional ou CVT. Mas constantemente tenho que viajar para o interior, onde o trânsito é lento e as ruas "viradas" em remendos. NÃO... DE JEITO NENHUM... DE FORMA ALGUMA... as retenções são possíveis de conviver. É uma verdadeira "desgraça", como perdão da palavra. Tenho pena de quem tem Golf DSG é mora em cidades como as que tenho que ir com frequência.

Então sempre que alguém me pergunta se o Golf DSG é um bom carro, eu respondo com outra pergunta: "Você com frequência irá dirigi-lo em trânsito lento com pavimentação ruim?". Se a resposta é sim: "FOGE QUE É FRIA!".

Recentemente atualizei o software da central para versão 9199 e sem dúvida melhorou um pouco as retenções, mas longe de ficar bom.

Estou indo para Europa daqui uns dias e já reservei um Golf DSG para 3 dias. Fui explicito nas anotações da reserva e já confirmei que o carro será um Golf DSG. Vamos ver se essa maravilha de implementação de retenção do câmbio é padrão, ou foi realizada apenas para os trouxas brasileiros. Dizem nos fóruns gringos que é uma implementação exclusiva para o Brasil. Dizem que o software do câmbio na europa está na versão 4512 e nos paisécos onde o desgosto dos clientes pouco importa, está na versão 5111 (ou algo assim). Esta última versão sendo a que contém as retenções. Logo farei a checagem.

Opa

Dá o feedback mesmo do modelo europeu.

Cara vc tem o link aí do fórum para eu dar uma lida? Estou com curiosidade.

Outra coisa lá na Europa eles já tiveram este problema de retenção?

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, Desbravador dos Infernos disse:

Opa

Dá o feedback mesmo do modelo europeu.

Cara vc tem o link aí do fórum para eu dar uma lida? Estou com curiosidade.

Outra coisa lá na Europa eles já tiveram este problema de retenção?

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Pelo que tenho lido nos fóruns gringos, o funcionamento do DSG é perfeito, sem retenção. Reclamam apenas dos barulhos.

Li em mais de um fórum sobre os softwares, mas não marquei o endereço. Dá uma olhada nos links abaixo:

http://www.golfmk6.com/forums/showthread.php?t=31377

http://www.golfmk7.com/forums/showthread.php?t=5556

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...
Boa Tarde pessoal,
Comprei ele ontem com 18.000 km rodados (todas as revisões feitas em css e na garantia até 20/12/2017) e vou pegar ele na segunda-feria, gostaria de saber se vou me arrepender da compra??? Digo isso pelos relatos de problema no cambio e embreagem (DSG 7 marchas).  
Andei nele e não vi problema algum no carro na troca de marcha ou no barulho que muitos relatam no cambio. 
Fiz uma boa compra??? rsrs
Cara, passado mais de um ano, me fala aí como estão as coisas porque estou em uma situação bem parecida agora.

Enviado de meu SM-G950F usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, belotto disse:

Cara, passado mais de um ano, me fala aí como estão as coisas porque estou em uma situação bem parecida agora.

Enviado de meu SM-G950F usando Tapatalk
 

Cara, o carro é sensacional, acabei de fazer uma viagem de 3700km e não tive problema algum!! 

Mas vamos lá, antes de comprar vc tem que ver se TODAS as revisões foram feitas na CSS, por causa do problema da mecatrônica. (Troquei a minha com 21mil km)

2 se vc for usar todo dia o carro para trabalhar e seu caminho for se asfalto irregular vc vai sofrer um pouco, mas se vc não ligar de usar a borboleta do volante, não terá problemas, nessa viagem peguei 100km de terra, usei o cambio no manual e foi de boa!!!!

Manutenção baixa, em media 400 reais as revisões....a cada 5 revisões se não me engando tem uma alta de 1mil.

Estou fazendo em media 10 km/l na cidade, e na viagem fiz 17 km/l.

Meu carro vai fazer 40mil km e te digo que só troco ele por um GTI rsrs

E de uma volta antes de comprar, ande com os vidros abertos um pouco para escutar o barulho crônico do cambio para ver se não te irrita, e ande de vidro fechado para ver se não tem nenhum barulho interno que te incomode. É um baita carro e não me arrependo de pegar ele, mesmo sendo DSG7.

 

Boa sorte na compra, e qualquer coisa só perguntar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, o carro é sensacional, acabei de fazer uma viagem de 3700km e não tive problema algum!! 
Mas vamos lá, antes de comprar vc tem que ver se TODAS as revisões foram feitas na CSS, por causa do problema da mecatrônica. (Troquei a minha com 21mil km)
2 se vc for usar todo dia o carro para trabalhar e seu caminho for se asfalto irregular vc vai sofrer um pouco, mas se vc não ligar de usar a borboleta do volante, não terá problemas, nessa viagem peguei 100km de terra, usei o cambio no manual e foi de boa!!!!
Manutenção baixa, em media 400 reais as revisões....a cada 5 revisões se não me engando tem uma alta de 1mil.
Estou fazendo em media 10 km/l na cidade, e na viagem fiz 17 km/l.
Meu carro vai fazer 40mil km e te digo que só troco ele por um GTI rsrs
E de uma volta antes de comprar, ande com os vidros abertos um pouco para escutar o barulho crônico do cambio para ver se não te irrita, e ande de vidro fechado para ver se não tem nenhum barulho interno que te incomode. É um baita carro e não me arrependo de pegar ele, mesmo sendo DSG7.
 
Boa sorte na compra, e qualquer coisa só perguntar.
Quando você trocou ele ainda estava na garantia? O medo do DSG é o maior que tenho.

Atualmente tenho um Focus, então sei lidar com o DCT, mas meu carro tem garantia de câmbio até 2020!

Enviado de meu SM-G950F usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, belotto disse:

Quando você trocou ele ainda estava na garantia? O medo do DSG é o maior que tenho.

Atualmente tenho um Focus, então sei lidar com o DCT, mas meu carro tem garantia de câmbio até 2020!

Enviado de meu SM-G950F usando Tapatalk
 

Fora da garantia, mas como o antigo dono tinha feito todas as revisões na CSS não tive problemas com a troca, por isso falei pra vc ficar atento isso!!!! Pelo que conversei na CSS quando troquei a mecatrônica, se vc continuar fazendo as revisões obrigatorias na CSS, eles nunca vão recusar a troca!! Até hj não vi ninguém que trocou duas vezes ela!!! Mas se vc não quiser correr riscos parte para um sem dsg7, vai gastar pouca coisa e vai ficar livre, pq se não toda vez que vc for fazer viagem longa vai ficar com receio!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, belotto disse:

Quando você trocou ele ainda estava na garantia? O medo do DSG é o maior que tenho.

Atualmente tenho um Focus, então sei lidar com o DCT, mas meu carro tem garantia de câmbio até 2020!

Enviado de meu SM-G950F usando Tapatalk
 

Amigo, no documento que vc recebeu da Ford a garantia estendida se refere ao componente mecânico propriamente dito?

Te pergunto isso pq um ex-colega de trabalho tinha um Ecosport e ele me mostrou o documento recebido da Ford em que mencionava garantia estendida para o câmbio Power Shift apenas para o software.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Jorge Jox disse:

Amigo, no documento que vc recebeu da Ford a garantia estendida se refere ao componente mecânico propriamente dito?

Te pergunto isso pq um ex-colega de trabalho tinha um Ecosport e ele me mostrou o documento recebido da Ford em que mencionava garantia estendida para o câmbio Power Shift apenas para o software.

Extensão da garantia FORD .... Software = 10 anos, troca/substituição da embreagem = 5 anos, contados a partir da aquisição do veículo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi pelo o que está escrito que há garantia extra do software em 7 anos e 2 anos somente para embreagem.
São 5 anos da embreagem, que é onde da problema no powershift.

São 10 anos no módulo de controle, mas essa garantia especial do módulo é só pena carros até 2014 se não me engano.


Enviado de meu SM-G950F usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fora da garantia, mas como o antigo dono tinha feito todas as revisões na CSS não tive problemas com a troca, por isso falei pra vc ficar atento isso!!!! Pelo que conversei na CSS quando troquei a mecatrônica, se vc continuar fazendo as revisões obrigatorias na CSS, eles nunca vão recusar a troca!! Até hj não vi ninguém que trocou duas vezes ela!!! Mas se vc não quiser correr riscos parte para um sem dsg7, vai gastar pouca coisa e vai ficar livre, pq se não toda vez que vc for fazer viagem longa vai ficar com receio!!!
Entendi.

Estou pesquisando bem o DSG. Tenho um Focus como conversor de torque e um com DCT e a diferença de performance é absurda, por isso não tenho cogitado o tiptronic ainda

Enviado de meu SM-G950F usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, belotto disse:

Entendi.

Estou pesquisando bem o DSG. Tenho um Focus como conversor de torque e um com DCT e a diferença de performance é absurda, por isso não tenho cogitado o tiptronic ainda

Enviado de meu SM-G950F usando Tapatalk
 

Boa sorte, qualquer coisa só perguntar!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, belotto disse:

São 5 anos da embreagem, que é onde da problema no powershift.

São 10 anos no módulo de controle, mas essa garantia especial do módulo é só pena carros até 2014 se não me engano.


Enviado de meu SM-G950F usando Tapatalk
 

Disse 7 e 2 anos, pq a garantia normal do carro é de 3 anos.

Citei somente sobre a extensão.

Já li material que falava de superaquecimento da embreagem.

Um ex-colega de trabalho tinha um New Fiesta com PS e teve o carro travado numa marcha. Teve que ser rebocado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Disse 7 e 2 anos, pq a garantia normal do carro é de 3 anos.
Citei somente sobre a extensão.
Já li material que falava de superaquecimento da embreagem.
Um ex-colega de trabalho tinha um New Fiesta com PS e teve o carro travado numa marcha. Teve que ser rebocado. 
Ah sim,
Aquecimento na embreagem normalmente é a galera fazendo creeping.

O PS dos Focus é mais robusto que do Fiesta/Ecosport. É incomum o carro quebrar de alguma forma, o que ocorre é trepidação na saída

Enviado de meu SM-G950F usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...