Dúvidas de um novato

Recommended Posts

Boa noite a todos. Sou novo no fórum e como não me considero um cara que entende muito de carros e muito menos de mecânica gostaria de tirar algumas dúvidas com o pessoal mais entendido.

Tenho um Golf 1.4 Comfortline, câmbio automático,  com pacote exclusive, modelo 14/15, que está com 13 mil km - comprei ele zero km

Seguem as dúvidas, se puderem me ajudar agradeço muito.

1 - É normal o carro dar uns solavancos durante a troca de marchas? Percebo isso geralmente quando o carro religa com o Start-Stop passando pra primeira para a segunda marcha - essa é a dúvida que mais está me incomodando no momento.

2 - Na portinhola do combustível a informação da calibragem dos pneus é de 29 psi nos 4 pneus quando o carro está vazio e 33 nos dianteiros e 41 nos traseiros quando cheio. Fiz minha primeira viagem com o carro cheio (porta-malas e bancos traseiros com malas e uma passageira) e calibrei os pneus de acordo com essa orientação. Não senti problemas durante a viagem, mas eu estranhei e o frentista também estranhou essa calibragem alta. A minha dúvida é quanto a essa calibragem quando o carro está cheio, vcs usam essa calibragem mesmo? 

3 - Há aproximadamente 2 semanas apareceu um ícone de advertência vermelho com um ponto de exclamação e a indicação que havia um problema com o líquido de arrefecimento do carro, a temperatura permaneceu normal no indicador. Parei logo que pude e acionei a Volkswagen Assistance para ver o que estava acontecendo e rebocarem o carro. O carro ficou um dia na concessionária e não conseguiram localizar o problema. Fiquei bem puto com isso, já que na mesma concessionária já tinham me cobrado R$ 700 na primeira revisão. Fiz uma reclamação com o gerente sobre isso. No fim me liberaram o carro e desde então não apareceu mais nada relacionado a isso. Enfim, a minha dúvida é se esse problema é comum ou se devo voltar a concessionária ou até em outra para que verifiquem isso novamente?

Agradeço a quem puder ajudar. Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Respondendo as suas perguntas...

1 - Pelo menos no meu Golf 1.4, nas trocas da 1a para a segunda as vezes eu sinto um pequeno solavanco, as vezes não sinto. O meu DSG é um pouco de lua, mas no geral, sem solavancos.

2 - A pressão é meio alta na minha opinião, mas quem sou eu, você ou o frentista pra dizer que a recomendação da fábrica está errada? Hehehe... Na minha opinião, essa pressão não é muito adequada para o nosso asfalto, mas como o seu Golf é o Comfortline, seu pneu tem um perfil mais alto, logo aguenta umas pancadas a mais. Também acho que se você andar por um período relativamente curto com a pressão errada, não terá problemas. O problema é se andar sempre na pressão errada.

3 - Estranho, isso não é comum. Você chegou a reparar se o nivel de líquido estava baixo? Mas mais estranho que isso, te cobrarem 700 reais na primeira revisão!?!? A CSS te roubou, essa primeira revisão deveria ter custado uns R$240. Como é a primeira, você não paga mão de obra. Sempre revise o preço de revisão no site da VW pra não te enganarem na CSS.

Link para o comentário

O confortline exclusive usa o mesmo pneu aro 17 dos pacotes elegance pra cima do highline.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Então na minha opinião, cuidado em colocar uma pressão tão alta. Não que o pneu não aguente, num país onde o asfalto é bom, mas não é caso no nosso Brasil...

Sent from my iPhone using Tapatalk

Link para o comentário

No meu aparece recomendado 33 psi com ele vazio, com mais carga vai aumentando, sendo que nos traseiros aumenta muito a pressão recomendada. Sempre coloco 34 psi, essas mangueiras de posto de gasolina são bem judiadas e compridas, não confio muito; já perdi um pneu dianteiro por bolha, por isso agora calibro todo final de semana.

Link para o comentário

59 minutos atrás, Spielwurfel disse:

Respondendo as suas perguntas...

1 - Pelo menos no meu Golf 1.4, nas trocas da 1a para a segunda as vezes eu sinto um pequeno solavanco, as vezes não sinto. O meu DSG é um pouco de lua, mas no geral, sem solavancos.

2 - A pressão é meio alta na minha opinião, mas quem sou eu, você ou o frentista pra dizer que a recomendação da fábrica está errada? Hehehe... Na minha opinião, essa pressão não é muito adequada para o nosso asfalto, mas como o seu Golf é o Comfortline, seu pneu tem um perfil mais alto, logo aguenta umas pancadas a mais. Também acho que se você andar por um período relativamente curto com a pressão errada, não terá problemas. O problema é se andar sempre na pressão errada.

3 - Estranho, isso não é comum. Você chegou a reparar se o nivel de líquido estava baixo? Mas mais estranho que isso, te cobrarem 700 reais na primeira revisão!?!? A CSS te roubou, essa primeira revisão deveria ter custado uns R$240. Como é a primeira, você não paga mão de obra. Sempre revise o preço de revisão no site da VW pra não te enganarem na CSS.

Então Spielwurfel, vc chegou a ver numa concessionária sobre esses solavancos na troca de marchas? Se é  o normal  do carro isso acho muito estranho por ter um câmbio que me parecia ser tão inteligente.

Link para o comentário

28 minutos atrás, Pandolfo disse:

Então Spielwurfel, vc chegou a ver numa concessionária sobre esses solavancos na troca de marchas? Se é  o normal  do carro isso acho muito estranho por ter um câmbio que me parecia ser tão inteligente.

Em uma das revisões pedi pro consultor anotar esse como um ponto a se verificar, mas não acompanhei ninguém na verificação do problema. Quando busquei meu carro, o consultor informou que não encontraram nada de anormal no funcionamento. Isso pode significar que ou isso realmente é normal, ou o problema não aconteceu quando foram verificar, ou nem olharam... xD

Na próxima revisão, vou reclamar novamente mas vou pedir para me acompanharem para mostrar o problema. Considerando os vários problemas que a galera do fórum já relatou com o cambio DSG, eu dou uma de hipocondríaco (como já me chamaram aqui) e sempre peço pra verificarem se está tudo certo. Eu sugeriria você relatar isso na CSS em alguma das suas revisões, só pra garantir =)

Link para o comentário

28 minutos atrás, Pandolfo disse:

Em uma das revisões pedi pro consultor anotar esse como um ponto a se verificar, mas não acompanhei ninguém na verificação do problema. Quando busquei meu carro, o consultor informou que não encontraram nada de anormal no funcionamento. Isso pode significar que ou isso realmente é normal, ou o problema não aconteceu quando foram verificar, ou nem olharam... xD

Na próxima revisão, vou reclamar novamente mas vou pedir para me acompanharem para mostrar o problema. Considerando os vários problemas que a galera do fórum já relatou com o cambio DSG, eu dou uma de hipocondríaco (como já me chamaram aqui) e sempre peço pra verificarem se está tudo certo. Eu sugeriria você relatar isso na CSS em alguma das suas revisões, só pra garantir =)

Link para o comentário

Estou viajando e notei que a troca de marchas está muito zoada. Na arrancada e na passagem da 1 para a 2 marcha o carro as vezes ocorrem solavancos; parece que o carro tem dificuldade na passagem da 1 para 2 marchas, pois passa de 3000 rpm. 

Esses problemas não acontecem toda hora, mas aqui onde estou as ruas são bem irregulares e parece que isso contribui com essa dificuldade no câmbio.

Acabei de ver que tem um tópico sobre uma petição sobre isso. Ao mesmo tempo que é bom saber que não é uma coisa que só eu notei, é ruim ao ver que um carro com um preço alto apresenta problemas desse tipo - ainda mais em um câmbio que ouvi muitos falarem que é excelente.

Link para o comentário

2 horas atrás, Pandolfo disse:

Estou viajando e notei que a troca de marchas está muito zoada. Na arrancada e na passagem da 1 para a 2 marcha o carro as vezes ocorrem solavancos; parece que o carro tem dificuldade na passagem da 1 para 2 marchas, pois passa de 3000 rpm. 

Esses problemas não acontecem toda hora, mas aqui onde estou as ruas são bem irregulares e parece que isso contribui com essa dificuldade no câmbio.

Acabei de ver que tem um tópico sobre uma petição sobre isso. Ao mesmo tempo que é bom saber que não é uma coisa que só eu notei, é ruim ao ver que um carro com um preço alto apresenta problemas desse tipo - ainda mais em um câmbio que ouvi muitos falarem que é excelente.

@Pandolfo, em asfalto bom realmente não é comum dar solavancos, em paralelepípedos e asfalto ruim existe sim uma retenção de marcha, em alguns carros mais, em outros menos. Comigo ele dá umas aceleradas indesejadas nos paralelepípedos da cidade, mas tranco não. Tenho um comfortline DSG 14/15 mexicano.
Sinceramente quando você pega o jeito do câmbio dá para evitar esses solavancos por passar marchas com rotação alta. Faça o teste em algum lugar com asfalto bom e veja se isso continua ocorrendo, se ocorrer em asfalto sem buracos, pode levar pra css que não é normal.
A verdade é que o golf realmente fica um pouco perdido em asfalto ruim, estivemos até debatendo sobre o problema em outros tópicos como você mesmo pode comprovar.
Com relação a calibração, realmente é bem alta para o carro carregado, mas é sempre bom seguir as orientações dos fabricantes, inclusive eu ponho um psi a mais sempre pois é difícil encher os pneus com eles frios e numa temperatura do ambiente mais baixa.

Link para o comentário