Campanha NÃO à Retenção de Marchas do Câmbio DSG


Recommended Posts

Campanha
NÃO à Retenção de Marchas do Câmbio DSG

Esta é uma campanha independente, que pode ser seguida por qualquer proprietário de veículo Volkswagen Golf TSI com câmbio DSG, que sofra com as retenções de marchas e possui o desejo de eliminar esse transtorno, sem ter que se desfazer do carro, que possui atributos maravilhosos.

Entenda o Caso
Proprietários de veículos Volkswagen Golf equipados com o câmbio DSG (automatizado de dupla embreagem), reclamam desde 2013 de retenções de marchas que ocorrem quando o veículo trafega em vias com pavimento ruim em baixa velocidade (abaixo de 40km/h). As retenções ocorrem nas marchas de 1 a 3, levando o carro a altos giros (chegando a 4200 rpm), sem que ocorra a troca imediata de marcha, mesmo que já esteja trafegando em um bom pavimento. Desta forma, basta passar por um pequeno trecho ruim, que o carro irá segurar a marchar até altos giros e somente realizará a troca depois de vários metros percorridos (se em bom pavimento). Caso o trecho trafegado seja ruim por um longo percurso, a troca não ocorre, fazendo com que o carro trafegue em altos giros (de 3000 a 4200 rpm) até que o percurso ruim acabe. Para proprietários que moram em cidades de tráfego lento e pavimentação ruim, como cidades do interior e/ou cidades históricas, dirigir o Golf se tornou uma tarefa árdua - um verdadeiro sacrilégio -, pois ao comprar um carro com trocas de marchas automáticas, o proprietário espera não precisar ter que recorrer a troca manual, o que se torna necessário no caso do Golf "automatizado". Ou seja, paga-se mais caro por uma função que não pode ser utilizada de maneira adequada. 
 

Objetivo da Campanha
Queremos ser ouvidos! O objetivo é resolver o problema e não prejudicar a empresa.
A Volkswagen parece não querer corrigir o problema e faz pouco caso, onde sequer dá uma satisfação descente aos clientes. Pode até ser que a maioria acredite em qualquer conversa fiada, onde problemas são "empurrados com a barriga" com a velha frase típica que os consumidores brasileiros estão acostumados a ouvir: "é característica do produto". Mas, AQUI NÃO VOLKSWAGEN! Exigimos uma solução!
 

Medidas a Serem Tomadas
Etapa 1: a campanha será divulgada apenas no fórum golfmk7.com.br, no intuito de enviarmos um ofício direto à empresa e mensagens sobre o problema das retenções diretamente ao SAC da Volkswagen do Brasil, podendo ser via chat, via email, via telefone, ou por qualquer outra via (até mais de uma), desde que seja encaminhada à VW. Sabemos que o SAC responderá com uma mensagem padrão e de jeito nenhum haverá uma resposta com uma possível solução. Mas a ideia é mostrar que estamos correndo atrás do prejuízo.
A mensagem enviada deve abordar única e exclusivamente o problema das retenções de marchas. Caso o proprietário possua outras reclamações, estas devem ser realizadas em outro contato e de preferência em outro dia. Devemos enviar todas as mensagens no mesmo dia: 14/10/2016 - sexta-feira. Após concluída a etapa 1 (mensagens enviadas e ofício recebido pela VW), aguardaremos um prazo de 20 dias por uma possível solução (ou cronograma de resolução). Caso não tenhamos sucesso...

Etapa 2: etapa de divulgação e reclamação aos PROCONS. Nesta etapa iremos produzir banners e divulgar massivamente em redes sociais (outros fóruns, facebook, instagram e twitter), enviaremos a revistas e sites especializados, e também iniciaremos o período de reclamações diretas ao PROCON. Aguardaremos mais 20 dias por uma solução. Caso não tenhamos sucesso...

Etapa 3: devemos ajuizar (individualmente ou coletivamente - a decidir) a Volkswagen do Brasil, sob a alegação que o problema das retenções não é divulgado no momento da venda e que torna a condução automática (sem a necessidade de troca manual de marchas) inviável em muitos casos, principalmente quando em cidades de pavimentação ruim (maioria no Brasil). Desta forma o proprietário deve ser reembolsado (incluindo correção monetária) com a diferença paga entre o modelo com câmbio Manual e o modelo com câmbio DSG, MAIS danos pelos transtorno causados, com o agravante de comprometer a segurança, pois em casos onde ocorre a retenção "com redução", o carro dá um "pulo" pra frente, podendo acometer em colisão com outro veículo, ou pedestre.
 

Lamentamos
Lamentamos muito ter que chegar a esse ponto, pois o Golf TSI mostrou ser um carro maravilhoso, com excelentes atributos, porém, para muitos proprietários, principalmente aos que moram em cidades com pavimentação história e/ou ruim, a retenção de marcha é um transtorno a segurança e a dirigibilidade com trocas de marchas automáticas.
Infelizmente tais medidas comprometem o histórico do modelo, podendo até ocorrer em desvalorização do veículo, mas não podemos nos calar! Pagar aproximadamente R$ 85.000,00 (Oitenta e Cinco mil reais) em um produto que atende parcialmente às suas propostas de valor, é inaceitável! Felizmente a cada dia o consumidor brasileiro está mais atento!
 

Regras
1. O intuito deste post não é discutir sobre as retenções de marchas. Já existem outros inúmeros tópicos que falam sobre o assunto;
2 - Não queremos discutir se tal medida (a campanha) é viável ou não, ou se deve ou não ser executada, pois será realizada, seja por um, ou por vários proprietários que aderirem. Desta forma, utilize este tópico para propor novas ideias e sugestões à campanha;
3 - Apenas proprietários de Volkswagen com câmbio DSG podem aderir a campanha.
 

Dados para Envio do Ofício e Ajuizamento Coletivo
Se você tem o desejo de ter este problema das retenções de marchas resolvido, você deve aderir a esta campanha, independente do seu grau de insatisfação com as retenções. Como enviaremos um ofício à Volkswagen do Brasil e muito provavelmente um ofício traduzido em inglês para a Volkswagen matriz, precisamos informar inicialmente dados básicos dos que aderiram a campanha, desta forma mostraremos que estamos correndo atrás do prejuízo. Além disso, esses dados poderão ser utilizado para um possível contato da VW, caso ela ache necessário, e para um contato futuro do advogado responsável pelo ajuizamento - caso decidamos por este tipo de ajuizamento. De maneira alguma esses dados serão divulgados a terceiros, ou haverá qualquer tipo publicidade.

Email da VW é  http://www.vw.com.br/pt/fale_conosco/form_eletronico.html

Caso deseje participar da campanha, coloque seu dados aqui no fórum nesse tópico e também preencha o formulário através do seguinte  link.
 https://goo.gl/forms/jc2QCLbalvIQaxbG3

Contamos com a adesão do maior número possível de proprietários!
Boa sorte a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostei da iniciativa e já garanti a minha participação. Incluí um comentário de que a retenção de marcha (no meu caso) ocorre até mesmo após passar por certas lombadas, o que torna o problema ainda mais inaceitável.

Só sugeriria tomar cuidado com o flood aqui no fórum... Você postou 3 tópicos iguais e o outro colega sjunior postou mais um monte sobre petição para estender a garantia do DSG... Isso polui muito o forum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostei da iniciativa e já garanti a minha participação. Incluí um comentário de que a retenção de marcha (no meu caso) ocorre até mesmo após passar por certas lombadas, o que torna o problema ainda mais inaceitável.

Só sugeriria tomar cuidado com o flood aqui no fórum... Você postou 3 tópicos iguais e o outro colega sjunior postou mais um monte sobre petição para estender a garantia do DSG... Isso polui muito o forum.

@Spielwurfel, acho que o flood não foi proposital. Algumas vezes dá isso no fórum, em especial quando você posta alguma coisa e demora a aparecer. Não tenho a menor idéia da causa disso, quando eu percebo que acontece ou alguém pede eu simplesmente vou lá e apago o que estiver repetido.@Luciano_f, faço meus votos para que sua iniciativa traga bons resultados.

Abraço

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

só serve pra veículos ainda na garantia??? ou como é um "defeito", não importa se tem ou não garantia??

Vícios de produto nao estão sujeitos às restrições de garantia, e portanto devem ser corrigidos além desta.

No entanto, a VW vai alegar que não se trata de um "defeito", pois o carro opera conforme o projeto, e sim de um item de insatisfação do Cliente.

Abraço

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acelera o carro com um pouco mais de vontade que isso não acontece, tem tópicos imensos com isso sendo discutido.

O teu que nao tem os modos de condução ele vai trocar as marchas conforme sua tocada.

Se nao der certo passe na CSS atualizar a versão do software se é que já não está usando a versão mais atualizada.

O meu apoio não terá, entrou no fórum a pouco tempo e só discute retenção e garantia estendida, percebo que quer seguidores para colocar pressão na VW.

Essa é minha opinião, respeito a sua se for fazer isso tá no seu direito de consumidor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, COX1985 disse:

Acelera o carro com um pouco mais de vontade que isso não acontece, tem tópicos imensos com isso sendo discutido.

O teu que nao tem os modos de condução ele vai trocar as marchas conforme sua tocada.

Se nao der certo passe na CSS atualizar a versão do software se é que já não está usando a versão mais atualizada.

O meu apoio não terá, entrou no fórum a pouco tempo e só discute retenção e garantia estendida, percebo que quer seguidores para colocar pressão na VW.

Essa é minha opinião, respeito a sua se for fazer isso tá no seu direito de consumidor.

Não é questão de SOFTWARE, mas sim da MECATRÔNICA(quem trocou por uma igual aos que não dão retenção, simplesmente resolve)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Citar

MECATRÔNICA(quem trocou por uma igual aos que não dão retenção, simplesmente resolve)

 O colega sabe de alguém que teve a mecatrônica trocada e o problema resolvido 100%,  para nos passar os dados dessa pessoa a sim teríamos um parâmetro para saber exatamente onde está o problema e cobrar da VW a troca dessa peça.

Grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou dar publicidade a esta campanha. A Volkswagen precisa aprender a realizar pós-venda. Ouvir e atender os cliente, é o básico do pós-venda. A VW parece ser surda.

A retenção é SOMENTE, APENAS, PURO E LIMPO: SOFTWARE. Existem diversos relatos na internet, onde os primeiros Golfs da Alemanha vieram sem retenção e após uma determinada revisão, ocorreu atualização de software, onde de presente veio a retenção. Na minha opinião o motivo é claro: esconder/diminuir barulhos do DSG. Mas enfim, este tópico não serve para discutir os motivos.

Será muito válido um ofício protocolado à diretoria e aos responsáveis pela área técnica da Volkswagen, reclamando e pedindo uma solução para a retenção de marchas do DSG. E acho mais válido ainda, neste ofício estar anexada uma grande lista de proprietários insatisfeitos com o problema. Não vejo motivo algum em não se fazer isto. Seria muita acomodação não reclamar de maneira honestas e simples, por um problema que incomoda. É um produto caro e merece atenção e resolução dos seus problemas. São muitas as reclamações sobre as retenções. Até mais do que reclamação sobre os barulhos do DSG.

E ainda arrisco dizer o seguinte: existe a possibilidade da diretoria nem saber da cagada que fizeram com o câmbio. O que mais acontece em grandes empresas, é o maquiamento de problemas, fazendo com que o topo da hierarquia seja o último a saber.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Citar

 

Vou dar publicidade a esta campanha. A Volkswagen precisa aprender a realizar pós-venda. Ouvir e atender os cliente, é o básico do pós-venda. A VW parece ser surda.

A retenção é SOMENTE, APENAS, PURO E LIMPO: SOFTWARE. Existem diversos relatos na internet, onde os primeiros Golfs da Alemanha vieram sem retenção e após uma determinada revisão, ocorreu atualização de software, onde de presente veio a retenção. Na minha opinião o motivo é claro: esconder/diminuir barulhos do DSG. Mas enfim, este tópico não serve para discutir os motivos.

Será muito válido um ofício protocolado à diretoria e aos responsáveis pela área técnica da Volkswagen, reclamando e pedindo uma solução para a retenção de marchas do DSG. E acho mais válido ainda, neste ofício estar anexada uma grande lista de proprietários insatisfeitos com o problema. Não vejo motivo algum em não se fazer isto. Seria muita acomodação não reclamar de maneira honestas e simples, por um problema que incomoda. É um produto caro e merece atenção e resolução dos seus problemas. São muitas as reclamações sobre as retenções. Até mais do que reclamação sobre os barulhos do DSG.

E ainda arrisco dizer o seguinte: existe a possibilidade da diretoria nem saber da cagada que fizeram com o câmbio. O que mais acontece em grandes empresas, é o maquiamento de problemas, fazendo com que o topo da hierarquia seja o último a saber.

 

 Grato pela adesão a campanha e pelo ponto de vista você disse tudo,  pois é incabível um produto de mais de R$ 80.000,00 com um erro de software.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Respondi a pesquisa. Considero que, apesar dos avanços até o momento com esta questão das retenções, o carro poderia ser melhor em pavimentos ruins.

Meu depoimento:

As retenções e reduções desnecessárias de marcha, ainda que não configurem risco à segurança dos ocupantes, provocam desconforto que é incompatível com a expectativa do Consumidor, que adquire um carro bastante caro (entre R$ 80.000 e 120.000) e que é propagandeado pelo fabricante como pertencente ao "segmento prêmium". Creio que a VW deve duas coisas à comunidade de Proprietários:
1) Um retrabalho da lógica do DSG, que evite as retenções e reduções desnecessárias e/ou
2) Uma explicação técnica razoável, para que a comunidade eventualmente entenda as razões que levaram o fabricante a estabelecer esta lógica para o controle do câmbio.

Para os confrades, algumas questões importantes:

Aparentemente, a retenção foi uma "solução" encontrada pela VW para mitigar outra reclamação dos proprietários: o famoso barulho do DSG7 em pisos ruins. Vejam este documento da VW Europa, ainda de 2010, o que indica que o problema era conhecido já no Golf MK6:

https://drive.google.com/file/d/0B_3wv1_L8-9OVzRBLWlaVTJiUk0/view?usp=sharing

O documento não fornece muitos detalhes, mas sabe-se que o tal barulho é uma questão de hardware. Especulando, com base em fóruns gringos, especialmente dos Audi A1 e A3, o software pode ter "mascarado" este ruído, ainda no MK6, e essa pode ser a causa das retenções. Um detalhe interessante é que, nesse documento, a VW indica a troca das embreagens nos carros que fizeram a atualização. Ou seja: no MK6 havia algum problema de desgaste ou dano das embreagens associado ao famoso ruído do DSG. Por isso, a VW preferiria conviver com as retenções a trocar com freqüência este caro componente.

Agora, sendo MUITO pragmático:

Retenção é defeito? Provavelmente, não é. Defeito é quando um componente ou sistema não se comporta de acordo com o esperado, por projeto. Se estas retenções eram esperadas por quem fez o sistema, então não é defeito. Sei que dói ouvir isso, deixa indignado, etc e tal, mas é assim que funciona. Provavelmente, é sim uma característica esperada. O consumidor não está feliz? Então é um item enquadrado nas questões de "satisfação do cliente", e não em "defeitos".

Seria então um erro de projeto? Não sabemos. Mas errar em um projeto não é crime. Se esse erro levar a um problema ou risco à segurança, deve ser corrigido. Se te fizer perder dinheiro, cabe uma reparação financeira. Se não, o fabricante não pode ser obrigado a resolvê-lo.

E porque essa distinção é importante? Porque isso direciona a ação do PROCON ou mesmo do juiz que vai eventualmente julgar a questão lá na frente. Defeitos e vícios DEVEM ser corrigidos imediatamente. Itens de satisfação do Cliente, no entanto, dependem da vontade do fabricante ou do receio dele de ter sua imagem associada a produtos com baixa satisfação dos Proprietários.

Ahhhh, mas eu estou infeliz com o carro! A solução para isso é simples: venda ele e compre outro carro.

Ahhhh, mas ele desvalorizou porque falam mal dele na internet! Pois é... a vida é assim. Você pode até tentar uma reparação em $$$ da VW, mas acho improvável que funcione.

Trocando em miúdos: suponha que, lá na frente, a Justiça chame a VW para explicar o que está acontecendo e propor uma solução. O Juiz não é um cara técnico. Ele vai solicitar um parecer da própria VW, que conhece o projeto a fundo. Se a VW alegar que é assim mesmo e explicar os motivos ou afirmar que uma modificação é inviável, seja por razões técnicas ou até econômicas, o juiz não vai fazer nada. Pode até propor um acordo em dinheiro, para compensar uma alegada desvalorização, e a VW pode até contrapropor um desconto na troca por um novo Golf, com câmbio Aisin, que não apresenta as razões da sua insatisfação (não faz barulho e nem retém marchas), mas certamente não vai "obrigar" a VW a modificar o carro. 

É isso aí. Eu não trabalho na VW, mas podem me xingar à vontade. Lembrem-se apenas da "equação da vida": 

F = E - R, ou ainda:

Frustração = Expectativa - Realidade

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também acho que o problema da retenção é puro software. A hipótese de que a origem disso é para abafar os ruídos em piso irregular é bem interessante e faz muito sentido. 

O meu câmbio tinha retenção em piso irregular e também ao dobrar esquinas em velocidade baixa. Este último caso é o mais sem sentido para mim.

Já contei aqui que o meu câmbio foi trocado (por completo) há uma semana e as retenções simplesmente sumiram. Tanto em piso irregular quanto em esquinas.

Se for mesmo o software, a VW deveria deixar de preguiça e autorizar a atualização a qualquer um que solicitar. É mais barato do que ter um parque de carros na mão de clientes insatisfeitos. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também acho que o problema da retenção é puro software. A hipótese de que a origem disso é para abafar os ruídos em piso irregular é bem interessante e faz muito sentido. 

O meu câmbio tinha retenção em piso irregular e também ao dobrar esquinas em velocidade baixa. Este último caso é o mais sem sentido para mim.

Já contei aqui que o meu câmbio foi trocado (por completo) há uma semana e as retenções simplesmente sumiram. Tanto em piso irregular quanto em esquinas.

Se for mesmo o software, a VW deveria deixar de preguiça e autorizar a atualização a qualquer um que solicitar. É mais barato do que ter um parque de carros na mão de clientes insatisfeitos. 

Mas ela autoriza. Você tem que ir lá e pedir. Se for aplicável ao seu carro, vão fazer. Mas não resolve 100% das insatisfações. No meu caso resolveu 99% e estou satisfeito. Outros confrades, não.

Abraço

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, pedropaulo123 disse:

Também acho que o problema da retenção é puro software. A hipótese de que a origem disso é para abafar os ruídos em piso irregular é bem interessante e faz muito sentido. 

O meu câmbio tinha retenção em piso irregular e também ao dobrar esquinas em velocidade baixa. Este último caso é o mais sem sentido para mim.

Já contei aqui que o meu câmbio foi trocado (por completo) há uma semana e as retenções simplesmente sumiram. Tanto em piso irregular quanto em esquinas.

Se for mesmo o software, a VW deveria deixar de preguiça e autorizar a atualização a qualquer um que solicitar. É mais barato do que ter um parque de carros na mão de clientes insatisfeitos. 

Atualização do sw da ECU para a versão 9199 melhora as retenções e principalmente, diminui a quantidade de retenções que vão a 4000 giros - essas se tornam raras. Não elimina as retenções, mas melhora bastante. Solicitei na concessionária e eles atualizaram.

O interessante seria saber qual a versão do software do seu câmbio. A do meu, e acredito que o da maioria que tem retenção, é a versão 5112.

Você podia fazer um favor pra gente, se possível: passa em uma concessionária e pede para eles passarem o aparelho de diagnóstico só para você saber a versão do software do câmbio e da ECU. Vai aparecer algo parecido com "Component GSG DQ200-MQB H43 5112". A versão são os números finais. O procedimento todo deve demorar uns 5 minutos. 

Outra coisa: sempre que levar o carro na concessionária (revisão etc.), fala que vai dar tiro em todo mundo, se atualizarem o software do seu câmbio. rsrs

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Respondi a pesquisa. Considero que, apesar dos avanços até o momento com esta questão das retenções, o carro poderia ser melhor em pavimentos ruins.

Meu depoimento:

As retenções e reduções desnecessárias de marcha, ainda que não configurem risco à segurança dos ocupantes, provocam desconforto que é incompatível com a expectativa do Consumidor, que adquire um carro bastante caro (entre R$ 80.000 e 120.000) e que é propagandeado pelo fabricante como pertencente ao "segmento prêmium". Creio que a VW deve duas coisas à comunidade de Proprietários:

1) Um retrabalho da lógica do DSG, que evite as retenções e reduções desnecessárias e/ou

2) Uma explicação técnica razoável, para que a comunidade eventualmente entenda as razões que levaram o fabricante a estabelecer esta lógica para o controle do câmbio.

Para os confrades, algumas questões importantes:

Aparentemente, a retenção foi uma "solução" encontrada pela VW para mitigar outra reclamação dos proprietários: o famoso barulho do DSG7 em pisos ruins. Vejam este documento da VW Europa, ainda de 2010, o que indica que o problema era conhecido já no Golf MK6:

https://drive.google.com/file/d/0B_3wv1_L8-9OVzRBLWlaVTJiUk0/view?usp=sharing

O documento não fornece muitos detalhes, mas sabe-se que o tal barulho é uma questão de hardware. Especulando, com base em fóruns gringos, especialmente dos Audi A1 e A3, o software pode ter "mascarado" este ruído, ainda no MK6, e essa pode ser a causa das retenções. Um detalhe interessante é que, nesse documento, a VW indica a troca das embreagens nos carros que fizeram a atualização. Ou seja: no MK6 havia algum problema de desgaste ou dano das embreagens associado ao famoso ruído do DSG. Por isso, a VW preferiria conviver com as retenções a trocar com freqüência este caro componente.

Agora, sendo MUITO pragmático:

Retenção é defeito? Provavelmente, não é. Defeito é quando um componente ou sistema não se comporta de acordo com o esperado, por projeto. Se estas retenções eram esperadas por quem fez o sistema, então não é defeito. Sei que dói ouvir isso, deixa indignado, etc e tal, mas é assim que funciona. Provavelmente, é sim uma característica esperada. O consumidor não está feliz? Então é um item enquadrado nas questões de "satisfação do cliente", e não em "defeitos".

Seria então um erro de projeto? Não sabemos. Mas errar em um projeto não é crime. Se esse erro levar a um problema ou risco à segurança, deve ser corrigido. Se te fizer perder dinheiro, cabe uma reparação financeira. Se não, o fabricante não pode ser obrigado a resolvê-lo.

E porque essa distinção é importante? Porque isso direciona a ação do PROCON ou mesmo do juiz que vai eventualmente julgar a questão lá na frente. Defeitos e vícios DEVEM ser corrigidos imediatamente. Itens de satisfação do Cliente, no entanto, dependem da vontade do fabricante ou do receio dele de ter sua imagem associada a produtos com baixa satisfação dos Proprietários.

Ahhhh, mas eu estou infeliz com o carro! A solução para isso é simples: venda ele e compre outro carro.

Ahhhh, mas ele desvalorizou porque falam mal dele na internet! Pois é... a vida é assim. Você pode até tentar uma reparação em $$$ da VW, mas acho improvável que funcione.

Trocando em miúdos: suponha que, lá na frente, a Justiça chame a VW para explicar o que está acontecendo e propor uma solução. O Juiz não é um cara técnico. Ele vai solicitar um parecer da própria VW, que conhece o projeto a fundo. Se a VW alegar que é assim mesmo e explicar os motivos ou afirmar que uma modificação é inviável, seja por razões técnicas ou até econômicas, o juiz não vai fazer nada. Pode até propor um acordo em dinheiro, para compensar uma alegada desvalorização, e a VW pode até contrapropor um desconto na troca por um novo Golf, com câmbio Aisin, que não apresenta as razões da sua insatisfação (não faz barulho e nem retém marchas), mas certamente não vai "obrigar" a VW a modificar o carro. 

É isso aí. Eu não trabalho na VW, mas podem me xingar à vontade. Lembrem-se apenas da "equação da vida": 

F = E - R, ou ainda:

Frustração = Expectativa - Realidade

Abraço!

Perfeita e muito técnica a explicação do@RicW. Eu devo ter muita sorte, pois tenho carro há um ano e 25k rodados e as retenções nunca me incomodaram. E eu moro numa cidade de paralelepípedos. Quando acontece a retenção raramente passa dos 3k giros e é só apertar o pé que entra a marcha.

Enviado de meu SM-P601 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, KingMan disse:

Atualização do sw da ECU para a versão 9199 melhora as retenções e principalmente, diminui a quantidade de retenções que vão a 4000 giros - essas se tornam raras. Não elimina as retenções, mas melhora bastante. Solicitei na concessionária e eles atualizaram.

O interessante seria saber qual a versão do software do seu câmbio. A do meu, e acredito que o da maioria que tem retenção, é a versão 5112.

Você podia fazer um favor pra gente, se possível: passa em uma concessionária e pede para eles passarem o aparelho de diagnóstico só para você saber a versão do software do câmbio e da ECU. Vai aparecer algo parecido com "Component GSG DQ200-MQB H43 5112". A versão são os números finais. O procedimento todo deve demorar uns 5 minutos. 

Outra coisa: sempre que levar o carro na concessionária (revisão etc.), fala que vai dar tiro em todo mundo, se atualizarem o software do seu câmbio. rsrs

 

Vou fazer a revisão do meu semana que vem. Vou pedir a CSS que faça esta atualização de software.


Espero não encontrar resistência por parte deles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também notei isso. Na cidade onde moro é incrível, mas sempre ocorre essa retenção de marcha com aumento da contagem de giros num mesmo cruzamento em que a rua apresenta um desnível. Felizmente na maior parte do tempo isso não ocorre.

Só que agora que viajei e estou em Itapema-SC, onde a pavimentação é extremamente irregular, estou notando essa retenção toda hora.

Com certeza vou aderir à campanha. Iniciarei com uma reclamação na CSS já que logo levarei meu golf para a segunda revisão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

49 minutos atrás, Pandolfo disse:

Também notei isso. Na cidade onde moro é incrível, mas sempre ocorre essa retenção de marcha com aumento da contagem de giros num mesmo cruzamento em que a rua apresenta um desnível. Felizmente na maior parte do tempo isso não ocorre.

Só que agora que viajei e estou em Itapema-SC, onde a pavimentação é extremamente irregular, estou notando essa retenção toda hora.

Com certeza vou aderir à campanha. Iniciarei com uma reclamação na CSS já que logo levarei meu golf para a segunda revisão.

Eu vou a Itapema direto, mas nunca senti retenção devido ao asfalto.

Moro em BC e nas lombadas (mal feitas pra kct) que dá um baque na suspensão (mesmo passando devagar), o DSG fica bem doido e indeciso se deixa em terceira ou puxa pra segunda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 4 de agosto de 2016 at 10:41 PM, KingMan disse:

Atualização do sw da ECU para a versão 9199 melhora as retenções e principalmente, diminui a quantidade de retenções que vão a 4000 giros - essas se tornam raras. Não elimina as retenções, mas melhora bastante. Solicitei na concessionária e eles atualizaram.

O interessante seria saber qual a versão do software do seu câmbio. A do meu, e acredito que o da maioria que tem retenção, é a versão 5112.

Você podia fazer um favor pra gente, se possível: passa em uma concessionária e pede para eles passarem o aparelho de diagnóstico só para você saber a versão do software do câmbio e da ECU. Vai aparecer algo parecido com "Component GSG DQ200-MQB H43 5112". A versão são os números finais. O procedimento todo deve demorar uns 5 minutos. 

Outra coisa: sempre que levar o carro na concessionária (revisão etc.), fala que vai dar tiro em todo mundo, se atualizarem o software do seu câmbio. rsrs

 

Levei meu carro na css hoje. Só vão me entregar amanhã e mandei atualizar o dsg. 

Tem alguma forma de eu descobrir se eles realmente vao atualizar ou só ficando lá acompanhando mesmo? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Levei meu carro na css hoje. Só vão me entregar amanhã e mandei atualizar o dsg. 

Tem alguma forma de eu descobrir se eles realmente vai atualizar ou só ficando lá acompanhando mesmo? 

Desbravador, a atualização 9199 é do motor, e não do câmbio. Sugiro que, na hora de retirar, peça para passar o scanner na sua frente.

Abraço!

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...