Ar condicionado gelando apenas a zona do motorista


kbeloo

Recommended Posts

  • 3 months later...
Alguém sabe dizer onde estão localizados os sensores de temperatura de cabine do Golf?

Se o ar condicionado é "dual zone", deverá haver dois sensores na cabine (motorista e passageiro).

Enviado de meu SM-M515F usando o Tapatalk


E ae Jorge, tudo bem?

Pelo o que sei, há 2 sensores nas saídas de ar laterais do carro, tanto no esquerdo, quanto no direito.

Sei também que na roldana onde você regula a velocidade do ventilador, ha uma bolinha preta, ali é onde mede a temperatura ambiente.80e99d9ec77b4512132a7d781b842046.jpg

Enviado de meu SM-G985F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E ae Jorge, tudo bem?

Pelo o que sei, há 2 sensores nas saídas de ar laterais do carro, tanto no esquerdo, quanto no direito.

Sei também que na roldana onde você regula a velocidade do ventilador, ha uma bolinha preta, ali é onde mede a temperatura ambiente.80e99d9ec77b4512132a7d781b842046.jpg

Enviado de meu SM-G985F usando o Tapatalk

Blz, anghinoni, as coisas vão indo...
Com você espero tudo bem!

Sim, há sensores de temperatura em cada saída lateral. Mas esses medem a temperatura do ar insuflado.

Quero saber daqueles que medem a temperatura ambiente. Se escolhemos temperaturas individualmente para cada lado, imagino ter sensores para medir ambos os lados. Onde eles estão?

Enviado de meu SM-M515F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E ae Jorge, tudo bem?

Pelo o que sei, há 2 sensores nas saídas de ar laterais do carro, tanto no esquerdo, quanto no direito.

Sei também que na roldana onde você regula a velocidade do ventilador, ha uma bolinha preta, ali é onde mede a temperatura ambiente.80e99d9ec77b4512132a7d781b842046.jpg

Enviado de meu SM-G985F usando o Tapatalk

Não sabia desse na "bolinha".

Enviado de meu SM-M515F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Blz, anghinoni, as coisas vão indo...
Com você espero tudo bem!

Sim, há sensores de temperatura em cada saída lateral. Mas esses medem a temperatura do ar insuflado.

Quero saber daqueles que medem a temperatura ambiente. Se escolhemos temperaturas individualmente para cada lado, imagino ter sensores para medir ambos os lados. Onde eles estão?

Enviado de meu SM-M515F usando o Tapatalk

Eu jurava que esses sensores dentro das saídas laterais era aquela chacota da medição da qualidade do ar (que pra mim nunca funcionou, era fake!)

Aqui tem a descrição de todos os componentes (Climatronic)

http://www.vwgolf.org/overview_of_fitting_locations_components_inside_of_front_passenger_compartment_lhd_vehicles-1231.html


Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites






Blz, anghinoni, as coisas vão indo...
Com você espero tudo bem!

Sim, há sensores de temperatura em cada saída lateral. Mas esses medem a temperatura do ar insuflado.

Quero saber daqueles que medem a temperatura ambiente. Se escolhemos temperaturas individualmente para cada lado, imagino ter sensores para medir ambos os lados. Onde eles estão?

Enviado de meu SM-M515F usando o Tapatalk



Opa! Firme e forte!
Descobri que ter pressão alta ganhei um atalho pra vacina...
E outra, o Golf vai ficar pequeno, ta pra chegar um herdeiro ai... [emoji1787]

Pelo o que sei, o sensor de temperatura ambiente é só aquele ali mesmo onde regula a velocidade do ventilador.

Esses dias mais frios, quando saio de casa com o carro, espero ele esquentar um pouco, antes de ligar a ventilação de ar quente, pra não vir um vento gelado.
Regulo em 24° e ligo na velocidade 2 ou 3 do ventilador, no começo vem um bafo bem quente, mas logo depois estabiliza, o habitáculo fica morno e não sopra bafo quente e sim um ar morno.

Certo dia, fiz a mesma coisa e no momento que começou a sair o bafo quente, passei o dedo nesse sensor ai. Na hora o ar ficou frio, mas logo voltou a esquentar.

Esse negócio de dual zone é mais pra quando joga o ar direto na pessoa, eu gosto de vento na cara e gelado em dias quentes, minha esposa não, mas sempre deixo em 22° em ambos os lados.
Ja testei com ela, deixar gelado de um lado posicao Lo e quente no outro, posição Hi, até da pra sentir a diferença, mas sei la, vc ainda sente o bafo quente quando o carro faz curva...

Parece uma briga de ar condicionado em lojas que ficam com a porta aberta...


Não sabia desse na "bolinha".

Enviado de meu SM-M515F usando o Tapatalk



Não me recordo onde vi isso, mas a maioria dos carros ficam nessa posição mesmo, alguns ficam nos painéis, mas acho que o sol pode influenciar um pouco!



Eu jurava que esses sensores dentro das saídas laterais era aquela chacota da medição da qualidade do ar (que pra mim nunca funcionou, era fake!)

Aqui tem a descrição de todos os componentes (Climatronic)

http://www.vwgolf.org/overview_of_fitting_locations_components_inside_of_front_passenger_compartment_lhd_vehicles-1231.html


Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk



Desse sensor de "cheiro", eu queria saber também!!! Pra mim nunca funcionou muito bem, sempre entra um pouco do cheiro, principalmente quando é diesel...

Esse do sensor de temperatura, me recordo aqui no fórum mesmo, um user estava com problema na ligação desses sensores, ao passar o scanner dava falha nesse sensor, mesmo trocando, o erro continuava.

Nao sei o que foi feito no carro, mas os fios de ligação no terminal estavam invertidos e assim gerando falha...

Abracos

Enviado de meu SM-G985F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nesse mesmo manual descreve em detalhes o funcionamento do AQS e a posição do sensor (número 12 na imagem). Pelo visto não é Tão imediato.

The air quality sensor detects noxious substances in the ambient air (primarily petrol and/or diesel fumes).The Climatronic control unit -J255- evaluates the signal from the air quality sensor -G238-. The air conditioning system is activated depending on the degree and manner of ambient air pollution.At an ambient temperature higher than approx. +2 °C, air recirculation is activated even when there is a minimal increase in noxious substances in the ambient air.At an ambient temperature between approx. +2 °C and approx. –5 °C, air recirculation is not activated until there is a strong increase in noxious substances in the ambient air. The air conditioner compressor is also activated at the same time.At an ambient temperature less than approx. –5 °C, air recirculation is not activated until there is a strong increase in noxious substances in the outside air, but only for approx. 15 seconds, and the air conditioner compressor is not activated. When the concentration decreases, the air conditioning system is switched back to fresh air mode.The “automatic recirculation mode” can be switched off at any time. If the function is active, the air conditioner compressor will be switched on even at an ambient temperature below +2 °C when “automatic recirculation mode” is required. However, even with this function, it is not possible to operate the air conditioner compressor at temperatures below approx. –5 °C.On vehicles with “automatic recirculation mode”, the air conditioner compressor can also be switched on at temperatures down to approx. –5 °C even if the air recirculation mode has been activated manually.So that the air conditioning system does not operate continually in air recirculation mode in areas with consistently high levels of pollutants, the "intelligent" sensor adapts its sensitivity to the prevailing environmental pollution.If the level of noxious substances in the ambient air remains relatively high over a long period of time, the intelligent sensor starts to adapt to the change in environmental conditions so that, generally, the demand for recirculated air lasts less than 12 minutes in areas where the ambient air exhibits a constant level of pollution. If a series of pollution peaks occur, the air conditioning system may operate over a longer period of time in air recirculation mode.A certain amount of time is required for repositioning of the air conditioning system flaps. To prevent noxious substances from entering the passenger compartment while the flaps are closing (e.g. when driving through a cloud of diesel smoke), a dust and pollen filter with an activated charcoal layer is installed. A saturated filter cannot perform this task and should be renewed.To prevent too frequent operation of the recirculation/fresh air flap, the flap is not actuated immediately if there is a minimal increase in noxious substances in the ambient air (the sensor does not send a request to the Climatronic control unit -J255-). The effect of the activated charcoal filter in the dust and pollen filter is adequate for this.To prevent the air recirculation/fresh air flap from switching too frequently, the sensor's request for “automatic recirculation” continues for at least 25 seconds (minimum waiting period) even if the air pollutants decrease to a level that no longer requires air recirculation.If the air conditioner compressor is switched off (AC button is deactivated), the maximum time assigned to the “automatic recirculation mode” is limited to approx. 15 seconds by the Climatronic control unit -J255- so that condensation does not develop on the windows.To clear condensation from windows as quickly as possible, the Climatronic control unit -J255- does not permit air recirculation when the “defrost function” is activated.The air quality sensor -G238- requires approx. 30 seconds to become operational once the ignition has been switched on (warm-up time). During this time, the sensor can send no request for “automatic recirculation mode” to the Climatronic control unit -J255-.The air quality sensor -G238- is a highly sensitive electronic component which could be destroyed by direct contact with solvents, fuels and certain chemical compounds. For this reason, do not install sensors that may have come into contact with these substances.65820b783a7ea8942adf26b5f45ef6ea.jpg

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nesse mesmo manual descreve em detalhes o funcionamento do AQS e a posição do sensor (número 12 na imagem). Pelo visto não é Tão imediato.

The air quality sensor detects noxious substances in the ambient air (primarily petrol and/or diesel fumes).The Climatronic control unit -J255- evaluates the signal from the air quality sensor -G238-. The air conditioning system is activated depending on the degree and manner of ambient air pollution.At an ambient temperature higher than approx. +2 °C, air recirculation is activated even when there is a minimal increase in noxious substances in the ambient air.At an ambient temperature between approx. +2 °C and approx. –5 °C, air recirculation is not activated until there is a strong increase in noxious substances in the ambient air. The air conditioner compressor is also activated at the same time.At an ambient temperature less than approx. –5 °C, air recirculation is not activated until there is a strong increase in noxious substances in the outside air, but only for approx. 15 seconds, and the air conditioner compressor is not activated. When the concentration decreases, the air conditioning system is switched back to fresh air mode.The “automatic recirculation mode” can be switched off at any time. If the function is active, the air conditioner compressor will be switched on even at an ambient temperature below +2 °C when “automatic recirculation mode” is required. However, even with this function, it is not possible to operate the air conditioner compressor at temperatures below approx. –5 °C.On vehicles with “automatic recirculation mode”, the air conditioner compressor can also be switched on at temperatures down to approx. –5 °C even if the air recirculation mode has been activated manually.So that the air conditioning system does not operate continually in air recirculation mode in areas with consistently high levels of pollutants, the "intelligent" sensor adapts its sensitivity to the prevailing environmental pollution.If the level of noxious substances in the ambient air remains relatively high over a long period of time, the intelligent sensor starts to adapt to the change in environmental conditions so that, generally, the demand for recirculated air lasts less than 12 minutes in areas where the ambient air exhibits a constant level of pollution. If a series of pollution peaks occur, the air conditioning system may operate over a longer period of time in air recirculation mode.A certain amount of time is required for repositioning of the air conditioning system flaps. To prevent noxious substances from entering the passenger compartment while the flaps are closing (e.g. when driving through a cloud of diesel smoke), a dust and pollen filter with an activated charcoal layer is installed. A saturated filter cannot perform this task and should be renewed.To prevent too frequent operation of the recirculation/fresh air flap, the flap is not actuated immediately if there is a minimal increase in noxious substances in the ambient air (the sensor does not send a request to the Climatronic control unit -J255-). The effect of the activated charcoal filter in the dust and pollen filter is adequate for this.To prevent the air recirculation/fresh air flap from switching too frequently, the sensor's request for “automatic recirculation” continues for at least 25 seconds (minimum waiting period) even if the air pollutants decrease to a level that no longer requires air recirculation.If the air conditioner compressor is switched off (AC button is deactivated), the maximum time assigned to the “automatic recirculation mode” is limited to approx. 15 seconds by the Climatronic control unit -J255- so that condensation does not develop on the windows.To clear condensation from windows as quickly as possible, the Climatronic control unit -J255- does not permit air recirculation when the “defrost function” is activated.The air quality sensor -G238- requires approx. 30 seconds to become operational once the ignition has been switched on (warm-up time). During this time, the sensor can send no request for “automatic recirculation mode” to the Climatronic control unit -J255-.The air quality sensor -G238- is a highly sensitive electronic component which could be destroyed by direct contact with solvents, fuels and certain chemical compounds. For this reason, do not install sensors that may have come into contact with these substances.65820b783a7ea8942adf26b5f45ef6ea.jpg

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk


Interessante...

Ele pode demorar até 15s para ativar a recirculação automática e pra tentar diminuir o cheiro de diesel é usado o filtro com carvão ativado...

Mas pra mim ainda sinto o cheiro de diesel bem forte, mesmo com filtro novo.

Por isso meu dedo é bem mais rápido quando um caminhão dá aquela acelerada...

Enviado de meu SM-G985F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites









Desse sensor de "cheiro", eu queria saber também!!! Pra mim nunca funcionou muito bem, sempre entra um pouco do cheiro, principalmente quando é diesel...

Esse do sensor de temperatura, me recordo aqui no fórum mesmo, um user estava com problema na ligação desses sensores, ao passar o scanner dava falha nesse sensor, mesmo trocando, o erro continuava.

Nao sei o que foi feito no carro, mas os fios de ligação no terminal estavam invertidos e assim gerando falha...

Abracos

Enviado de meu SM-G985F usando o Tapatalk

Parabéns pelo aumento da família!
[emoji1490][emoji1490][emoji1490]
O carrinho deve crescer também...

Enviado de meu SM-M515F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sabia desse na "bolinha".

Enviado de meu SM-M515F usando o Tapatalk

anghinoni, aqueci o dedo e toquei nessa "bolinha", esfriou muito o carro.

Sendo esse o único sensor de temperatura ambiente da cabine, presumo que a diferença de temperatura do "dual zone" no Golf se faz por algum modelo matemático. Tipo, o sistema trabalha para a temperatura mais fria solicitada e matematicamente o difusor de ar próximo da porta, que tem sensor de temperatura, envia ar mais quente proporcionalmente. Se a diferença de temperatura for muito grande, aí até o difusor central do lado equivalente deve ser aquecido também. Mas a princípio, deve trabalhar somente os próximos das portas, que tem sensor de temperatura.

Enviado de meu SM-M515F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

anghinoni, aqueci o dedo e toquei nessa "bolinha", esfriou muito o carro.

 

Sendo esse o único sensor de temperatura ambiente da cabine, presumo que a diferença de temperatura do "dual zone" no Golf se faz por algum modelo matemático. Tipo, o sistema trabalha para a temperatura mais fria solicitada e matematicamente o difusor de ar próximo da porta, que tem sensor de temperatura, envia ar mais quente proporcionalmente. Se a diferença de temperatura for muito grande, aí até o difusor central do lado equivalente deve ser aquecido também. Mas a princípio, deve trabalhar somente os próximos das portas, que tem sensor de temperatura.

 

Enviado de meu SM-M515F usando o Tapatalk

 

Acabei com a sua alegria então??? Rs rs

Tomou um ar gelado??? [emoji1787][emoji1787][emoji1787]

 

Provavelmente sim! Ele deve calcular um delta qualquer da temperatura e fazer as correções...

 

Sei também que no painel do carro, bem no meio onde ficam as saídas de ar que vão para o parabrisa, tem um sensor de luz solar

 

Eles chamam de sunlight penetration photosensor

Deve ser para regular o ar condicionado, quando bate luz solar dentro do carro.

 

Enviado de meu SM-G985F usando o Tapatalk

 

 

fd057b68f77c9e2d820f42bc196027c4.jpg9153b4341f38a0cf0bb36860d0a68a80.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei com a sua alegria então??? Rs rsTomou um ar gelado??? [emoji1787][emoji1787][emoji1787]

 

Provavelmente sim! Ele deve calcular um delta qualquer da temperatura e fazer as correções...

 

Sei também que no painel do carro, bem no meio onde ficam as saídas de ar que vão para o parabrisa, tem um sensor de luz solar

 

Eles chamam de sunlight penetration photosensor

Deve ser para regular o ar condicionado, quando bate luz solar dentro do carro.

 

Enviado de meu SM-G985F usando o Tapatalk

 

 

fd057b68f77c9e2d820f42bc196027c4.jpg9153b4341f38a0cf0bb36860d0a68a80.jpg

E aí Anghinoni, depois que eu vi que vai ter herdeiro chegando... parabéns! Por aqui a herdeira já chegou, fez um mês semana passada.

 

Sobre esse sensor: acredito que ele deve ter atuação sobre o AC mas também deve ser o sensor crepuscular dos faróis. Lembro que uma vez deixei algo cobrindo-o durante o dia e os faróis ficaram acesos.

Outro que sei que tem sensor exclusivo é o painel de instrumentos: no conta-giros tem uma bolinha preta, se vc apontar a luz de uma lanterna na direção dele enquanto estiver com os faróis acesos vai ver que a iluminação do painel vai diminuir. Mais ou menos nessa região indicada.

 

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk

 

 

5e2a1379448f967f7ebd69cf2ad0ddac.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E aí Anghinoni, depois que eu vi que vai ter herdeiro chegando... parabéns! Por aqui a herdeira já chegou, fez um mês semana passada. 
Sobre esse sensor: acredito que ele deve ter atuação sobre o AC mas também deve ser o sensor crepuscular dos faróis. Lembro que uma vez deixei algo cobrindo-o durante o dia e os faróis ficaram acesos.
Outro que sei que tem sensor exclusivo é o painel de instrumentos: no conta-giros tem uma bolinha preta, se vc apontar a luz de uma lanterna na direção dele enquanto estiver com os faróis acesos vai ver que a iluminação do painel vai diminuir. Mais ou menos nessa região indicada.
 
Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk
 
 
5e2a1379448f967f7ebd69cf2ad0ddac.jpg
Crepuscular dos faróis é atrás do retrovisor interno. Chuva e luz.
Esse no alto e meio do painel é só solar mesmo e serve pro ar condicionado.

Enviado de meu SM-M515F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 months later...

Como alguns sabem aqui, tive e continuo tendo problemas no meu ar condicionado. Apliquei Tapa Fugas K11, mas infelizmente não obtive sucesso.

Poderiam me indicar uma oficina de ar condicionado com boas referências no Rio de Janeiro?

Pelo meu diagnóstico, terei que substituir o meu evaporador e para isso será necessária a retirada do console e painel do carro. Pois é, um salseiro!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...