Aceleração...


Recommended Posts

O meu carro também puxa demais nessa situação, pra direita.

Tem que segurar firme e corrigir o volante senão o carro sai facilmente da rota, mas acho que esse comportamento é normal, pelo que conheço isso seria o famoso "Torque Steer", só que bastante pronunciado/potencializado pelo alto torque do TSI.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É normal puxar sim, pelo motivo que o mk7mg postou mesmo. Carros de tração dianteira e alto torque sofrem com isso (esterçamento por torque). A direção elétrica tende a amenizar a sensação, mas é perceptível sim e em algumas situações mais específicas pode assustar quem estiver desatento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na boa, jamais senti torque steer no Golf. Os caras dimensionam transmissão, suspensão e até auxílios eletrônicos para que isso não seja perceptível. Se seu carro for chipado, e mesmo assim com um aumento de torque de uns 30% ou mais, seria uma hipótese. Mas a princípio, não.

O alinhamento do carro é feito, obviamente, sem torque. No entanto, ao aplicar o torque em carros dianteiros há uma mudança do ângulo de convergência. Mas dentro do regime elástico dos materiais, esse efeito é bem pequeno. Há alguma assimetria sim, mas é ínfima, não deveria ser tão perceptível, e muito menos no TSI, sendo que há versões deste carro com torque maior e suspensão e geometria de transmissão praticamente idênticas. O GTI, inclusive, é elogiado pela ausência deste torque steer, e lá há muito mais disponível.

Então se o carro puxa para um lado, eu verificaria o alinhamento e, principalmente, as buchas das bandejas de suspensão.

Abraço

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, sobrinho disse:

Deva que tá procurando Pokémon GO.

Aqui ta uma febre isso...

Ja teve comunicado interno aqui na empresa que se for pego jogando PokeMão, vai receber PokeHome, mas ver face, zap zap e mulheres despidas, pode...

No meu nunca deu esse torque steer, mas já vi que no clube do Jetta, os carros com esse problema e eles resolvem pelo VCDS...

A única coisa que não gosto do meu é quando o piso está molhado e a roda começa a patinar e pular, faz um barulho de coice gigantesco...

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RicW Quando troquei os sapatinhos do meu Golf de 16 para 17 percebi que a direção ficou um pouco torta. Embora andasse reto se soltasse a direção, mas para andar reto ela tinha que ficar um pouco torta.

Ontem levei o carro na CSS para revisão dos 10 mil km, então hoje pela manhã recebo a ligação de que meu carro não estava pegando balanceamento pq segundo eles tem 2 rodas tortas. Tenho certeza de que não fui eu quem as entortei haja vista que não peguei nenhum buraco. Estou rodando há 2,5 mil km com estas rodas, e quem as montou me deu até um laudo de balanceamento.

Agora minhas dúvidas...

1 - Acho que a roda já veio vendida para mim torta e que não pegou balanceamento na montagem dela e rodei quase 3 mil km desbalanceado. Espero que isto não tenha causado algum problema maior em outros componentes do carro.

2 - A CSS falou que vai corrigir o problema de balanceamento da roda levando numa oficina de terceiros, tem como eu descobrir se esta roda por acaso já não tinha sido reformada (a primeira empresa que montou não viu nada de errado com elas)? Se ela pegar balanceamento após estes serviço será que tem chance da roda ficar mais "frágil" (assim como aconteceu como sertanejo da Evoque que morreu por ter usado réplicas)? Agora até estou em dúvida se volto pra 16 que tenho guardadas aqui, embora eu ache 10x mais bonitas as madrids.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de dar uma esmiuçada no tal efeito torque steering. Apesar de ser uma situação prevista em veículos de alto torque (o golf é um veículo notadamente civil) também jamais presenciei a atuação do tal efeito steering em minhas experiências de condução. Eu seria o mais propenso a declarar a intervenção de torque steering e afirmo: no veículo manual você precisa controlar a direção com apenas uma das mãos enquanto troca as marchas com a outra. Seria muito mais nítido para mim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui ta uma febre isso...

Ja teve comunicado interno aqui na empresa que se for pego jogando PokeMão, vai receber PokeHome, mas ver face, zap zap e mulheres despidas, pode...

No meu nunca deu esse torque steer, mas já vi que no clube do Jetta, os carros com esse problema e eles resolvem pelo VCDS...

A única coisa que não gosto do meu é quando o piso está molhado e a roda começa a patinar e pular, faz um barulho de coice gigantesco...

Abraços.

É o cúmulo...

ff0c7bd13c70737151edece2c18ee044.png

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

48 minutos atrás, Desbravador dos Infernos disse:

 

33 minutos atrás, Desbravador dos Infernos disse:

 

 

 

@RicW Quando troquei os sapatinhos do meu Golf de 16 para 17 percebi que a direção ficou um pouco torta. Embora andasse reto se soltasse a direção, mas para andar reto ela tinha que ficar um pouco torta.

 

Ontem levei o carro na CSS para revisão dos 10 mil km, então hoje pela manhã recebo a ligação de que meu carro não estava pegando balanceamento pq segundo eles tem 2 rodas tortas. Tenho certeza de que não fui eu quem as entortei haja vista que não peguei nenhum buraco. Estou rodando há 2,5 mil km com estas rodas, e quem as montou me deu até um laudo de balanceamento.

 

Agora minhas dúvidas...

 

1 - Acho que a roda já veio vendida para mim torta e que não pegou balanceamento na montagem dela e rodei quase 3 mil km desbalanceado. Espero que isto não tenha causado algum problema maior em outros componentes do carro.

 

2 - A CSS falou que vai corrigir o problema de balanceamento da roda levando numa oficina de terceiros, tem como eu descobrir se esta roda por acaso já não tinha sido reformada (a primeira empresa que montou não viu nada de errado com elas)? Se ela pegar balanceamento após estes serviço será que tem chance da roda ficar mais "frágil" (assim como aconteceu como sertanejo da Evoque que morreu por ter usado réplicas)? Agora até estou em dúvida se volto pra 16 que tenho guardadas aqui, embora eu ache 10x mais bonitas as madrids.

 

 

De repente aplicaram um alinhamento genérico no seu veículo. Sei lá, talvez do MK4. Meu veículo eu jamais alinhei, também nunca encontrei uma "especializada" com os parâmetros de direção do MK7 registrados em sistema. A oficina especializada tem uma alinhadora 3d do caralho com parâmetros para carros antigos. Assim jamais permiti qualquer alinhamento no Golf.

Mas lá pelos 90k, comecei a sentir a direção meio que vibrar em velocidades acima de 120km/h. No dia em que fui fazer rodízio pedi para desmontarem as rodas e balancearem, e foi aí que descobriram que 2 delas estavam bem amassadas. Eu até sabia porque.... Enfim, rodas desamassadas e balanceadas, realizei um teste de direção no mesmo dia: a 220km/h, em linha reta, a direção estava deliciosamente estática.

Agora essa de volante torto, vai me desculpar mas é ignorância de quem fez o serviço. Até com 4rodas fizeram essa cagada, e ainda por cima, na autorizada.

7690365fbaa2d250d68a638c92dbc752.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, cardeque disse:

De repente aplicaram um alinhamento genérico no seu veículo. Sei lá, talvez o MK4. Meu veículo eu jamais alinhei, também nunca encontrei uma "especializada" com os parâmetros de direção do MK7 registrados em sistema. A oficina especializada tem uma alinhadora 3d do caralho com parâmetros para carros antigos. Mas lá pelos 90k, comecei a sentir a direção meio que vibrar em velocidades acima de 120km/h. No dia em que fui fazer rodízio pedi para desmontarem as rodas e balancearem, e foi aí que descobriram que 2 delas estavam bem amassadas. Eu até sabia porque.... Enfim, rodas desamassadas e balanceadas, realizei um teste de direção no mesmo dia: a 220km/h, em linha reta, a direção estava deliciosamente estática.

Comigo já aconteceu o contrario.

Fiz um passeio para a Caverna do Diabo, perto da divida com o estado de Curitiba, a estrada cheio de remendos, meu antigo Fox, deixou de ser raposa para virar cabrito.

Na volta, a partir dos 90km/h a direção vibrava até uns 120km/h e depois parava.

Isso que eu tinha feito balanceamento e alinhamento a menos de 3.000km atrás.

Cheguei e levei novamente no borracheiro que faço essa manutenção. Balanceamento estava zerado, gastei grana a toa.

Mas o alinhamento estava completamente fora dos padrões. Carro alinhado, fui direto pra Anchieta ver. Carro lisinho como deveria ser.

Agora no Golf, por enquanto ele está com 4.600km rodados, e sem problemas detectados de alinhamento e balanceamento... O problema é mandar alinhar e balancear e voltar a ficar pior do que está! rs rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, cardeque disse:

 

De repente aplicaram um alinhamento genérico no seu veículo. Sei lá, talvez do MK4. Meu veículo eu jamais alinhei, também nunca encontrei uma "especializada" com os parâmetros de direção do MK7 registrados em sistema. A oficina especializada tem uma alinhadora 3d do caralho com parâmetros para carros antigos. Assim jamais permiti qualquer alinhamento no Golf.

Mas lá pelos 90k, comecei a sentir a direção meio que vibrar em velocidades acima de 120km/h. No dia em que fui fazer rodízio pedi para desmontarem as rodas e balancearem, e foi aí que descobriram que 2 delas estavam bem amassadas. Eu até sabia porque.... Enfim, rodas desamassadas e balanceadas, realizei um teste de direção no mesmo dia: a 220km/h, em linha reta, a direção estava deliciosamente estática.

Agora essa de volante torto, vai me desculpar mas é ignorância de quem fez o serviço. Até com 4rodas fizeram essa cagada, e ainda por cima, na autorizada.

7690365fbaa2d250d68a638c92dbc752.jpg

:lol::lol::lol:, Savol de Santo André, onde levei o meu e quiseram colocar o 508.88...

Senão tivesse junto...

Essa Savol, tem a fama de não trocar as peças e cobrar...

Quando precisar fazer essas paradas de alinhamento e balanceamento, estou pensando em levar na Caçula MotorSports, eles só fazem isso em carros muitos, mas muito mais caros que o nosso. Também o valor pra fazer isso, deve ser na mesma moeda...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, willyaugusto disse:

É normal puxar sim, pelo motivo que o mk7mg postou mesmo. Carros de tração dianteira e alto torque sofrem com isso (esterçamento por torque). A direção elétrica tende a amenizar a sensação, mas é perceptível sim e em algumas situações mais específicas pode assustar quem estiver desatento.

Amigo, respeito sua opinião e já li na internet sobre o assunto que relata isso.

Mas o meu TSI e todos os outros carros que tive, que foram todos com tração dianteria, nenhum puxava para os lados. E olha que eu adoro dar umas aceleradas até a rotação de potência máxima. 

Os carros e as direções eram os seguintes:

Voyage 1.8 90 hidráulica

Gol 1.8 96 hidráulica

Astra 1.8 2000 elétro-hidráulica

Polo hatch 2.0 2002 eletro-hidráulica

Tiida 1.8 2010 elétrica

Lancer 2.0 2012/2013 hidráulica

Golf TSI 15/15 elétrica

Nunca senti nada no volante puxando pra um dos lados. 

Ou eu sou forte pra caralho, que nem  consigo perceber.

Ou realmente não rola puxada nenhuma. 

Tá certo que nunca fiz nenhuma arrancada sem as mãos no volante. ... Não sou maluco kkkk

Mas segurando, não sinto nada. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, é no mínimo estranho todo mundo relatar a mesma coisa aqui e eu ser o único, ou um dos, a falar ao contrário. Porém eu sinto sim, mas como falei, é bem amenizado no golf, creio que, pela direção elétrica. 

Se vocês soltarem a mão do volante ou deixarem bem leve, durante uma arrancada forte do zero, o volante não tenta virar nem um pouco para nenhum dos lados? Pq isso seria o esterçamento por torque, certo? Em algumas situações, como em uma elevação na pista, esse efeito seria aumentado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu achava que era normal esse comportamento, e no meu caso a puxada pro lado é bastante forte se pisar com vontade.

Já tive um Peugeot 307 2.0 Flex em que sentia o esterçamento também, mas em outra situação, somente pisando fundo e acima de uns 130km/h. A puxada era bem mais suave que no Golf, mas perceptível.

O alinhamento do Golf parece estar 100%, foi feito em concessionária e não sinto nenhum comportamento anormal em outras situações, mas agora também achei muito estranho eu sentir o esterçamento de forma tão gritante e outros não sentirem absolutamente nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O esterçamento por torque tem a ver com a diferença de comprimento dos semi-eixos. Existe sim, nunca testei no Golf, mas é fácil. Em uma pista plana e lisa, sem as mãos no volante e acelerando do zero.  Provavelmente ele vai ir para um lado...

Existe sim, RED. E o efeito será proporcional à razão do comprimento das semi-árvores. Ainda assim, seria mínimo em um carro como o Golf. E o volante não necessariamente acompanharia, pois trata-se de um fenômeno relacionado à deformação elástica das semi-árvores. Você perceberia mais por ter que compensar esse efeito para o lado oposto.

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, RacerX disse:

Sempre nego serviço de alinhamento e balanceamento em CC; Não presta e na maioria das vezes q oferecem não é necessário.

Pois é, mas pior que fiz numa oficina (tida como a melhor) e deixaram desbalanceado.

Hoje peguei o carro na CSS agora sim tá retinho, mesmo assim concordo com vc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, willyaugusto disse:

Bom, é no mínimo estranho todo mundo relatar a mesma coisa aqui e eu ser o único, ou um dos, a falar ao contrário. Porém eu sinto sim, mas como falei, é bem amenizado no golf, creio que, pela direção elétrica. 

Se vocês soltarem a mão do volante ou deixarem bem leve, durante uma arrancada forte do zero, o volante não tenta virar nem um pouco para nenhum dos lados? Pq isso seria o esterçamento por torque, certo? Em algumas situações, como em uma elevação na pista, esse efeito seria aumentado.

Direção elétrica, controle de tração e o bloqueio automático do diferencial. Não tem muita justificativa para sentir o tal efeito steering. Sinceramente, puxar agressivamente para um lado a ponto de te obrigar a corrigir a direção não é normal. Há algo muito errado aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, RED883 disse:

O esterçamento por torque tem a ver com a diferença de comprimento dos semi-eixos. Existe sim, nunca testei no Golf, mas é fácil. Em uma pista plana e lisa, sem as mãos no volante e acelerando do zero.  Provavelmente ele vai ir para um lado...

RED883, vc pode colocar a literatura que quiser, mas com todo o respeito à sua posição, comigo não puxa nada.

Não vou corroborar com algo, simplesmente pq a literatura diz, mas que na prática não acontece. 

Tenho conhecimento dessa teoria que vc falou.

Como disse anteriormente, não testei sem as mãos no volante. 

Agora, dizer que sinto no volante, no meu caso nem diria exagero. Digo, não acontece comigo. 

Quando vc tiver oportunidade, verifica embaixo do seu carro, mais precisamente nos eixos de transmissão de torque pras rodar, que há uma diferença de diâmetro entre eles. 

Essa diferença de diâmetro é pra igualar ao máximo possível a massa entre os dois eixos que tem comprimentos diferentes e assim eliminar esse possível fenômeno. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, cardeque disse:

Direção elétrica, controle de tração e o bloqueio automático do diferencial. Não tem muita justificativa para sentir o tal efeito steering. Sinceramente, puxar agressivamente para um lado a ponto de te obrigar a corrigir a direção não é normal. Há algo muito errado aí.

@cardeque, concordo que tem algum problema. 

Mas o bloqueio automático do diferencial do TSI é muito ruim. 

É um sistema muito simples, que só entra em ação com grandes diferenças de rotação. Tem uma ação lenta e um ajuste muito rude. Não tem uma ação fina.

É apenas melhor que não ter. Só isso. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...