Aceleração...


Recommended Posts

@cardeque, concordo que tem algum problema. 

Mas o bloqueio automático do diferencial do TSI é muito ruim. 

É um sistema muito simples, que só entra em ação com grandes diferenças de rotação. Tem uma ação lenta e um ajuste muito rude. Não tem uma ação fina.

É apenas melhor que não ter. Só isso. 

O EDS realmente é simplificado e lento. Já o sistema XDS é bem avançado e bastante sofisticado.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, acabei de chegar em casa. 

Vim pela praia do Flamengo, Rio de Janeiro. 

Pra quem não conhece, tem trechos retos e pista plana. 

Fiz diversos testes. 

Arrancado do zero e retomando indo até 100km/h. Modo econômico e Sport, sem as mãos no volante. 

Em nenhum momento o carro puxou pra um dos lados. 

Ou seja, ratifico tudo que falei acima e agora testado nesta nova condição pra mim.

Pra aquele ou aqueles que estão nesta condição do carro puxar, recomendo verificar o carro.

Comece pelos pneus dianteiros. Desgate irregular pode causar isto. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, cardeque disse:

O EDS realmente é simplificado e lento. Já o sistema XDS é bem avançado e bastante sofisticado.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Os dois sistemas não são mais que simulações de um diferencial auto blocante.

O diferencial do carro é comum. 

São os freios atuando através dos sensores do ABS, que em muitas vezes dão pancadas.

Um diferencial auto blocante propriamente dito tem um funcionamento muito melhor. 

O sistema ocorre progressivamente de acordo com as diferenças de rotação.

Dessa forma opera com uma eficiência muito maior.

Claro, não quero denegrir, o sistema funciona, mas em algumas vezes com um atraso considerável.

Óbvio que é melhor que não ter nada. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Jorge Jox disse:

Os dois sistemas não são mais que simulações de um diferencial auto blocante.

O diferencial do carro é comum. 

São os freios atuando através dos sensores do ABS, que em muitas vezes dão pancadas.

Um diferencial auto blocante propriamente dito tem um funcionamento muito melhor. 

O sistema ocorre progressivamente de acordo com as diferenças de rotação.

Dessa forma opera com uma eficiência muito maior.

Claro, não quero denegrir, o sistema funciona, mas em algumas vezes com um atraso considerável.

Óbvio que é melhor que não ter nada. 

O EDS, as vezes, me irrita. Situação que ocorre com bastante frequência em estradas com cascalho ou condição de baixíssimo atrito para as rodas. Já o XDS (que provavelmente é assistido pelo ESP), esse eu não tenho o que questionar.: funciona perfeitamente, e é muito rápido. Para eu ter uma segunda opinião, e realmente confrontar com o sistema adotado no Golf, só no dia em que eu puder testar essa tecnologia de diferencial autoblocante a 140km/h. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Jorge Jox disse:

Pra aquele ou aqueles que estão nesta condição do carro puxar, recomendo verificar o carro.

Comece pelos pneus dianteiros. Desgate irregular pode causar isto. 

Quando fiz a troca dos pneus dianteiros utilizei o estepe do carro (Bridgestone Turanza ER300) e comprei outro novo.
Encontrei o mesmo pneu (visualmente falando) com a única diferença de um pequeno "selo" Ecopia estampado na lateral, pois a Bridgestone não fabricava mais o pneu "comum"
Se não me engano, o Ecopia é uma evolução do pneu "comum", com foco em economia, mas como tinha a mesma banda de rodagem e características técnicas, comprei assim mesmo.
Rodei pouco com o carro antes da troca dos pneus (comprei o carro usado) e não me recordo do comportamento anterior, mas lembrei desse caso e acredito então que seja o motivo do meu carro puxar tanto nas acelerações, já que agora descobri não ser normal esse comportamento no Golf.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, mk7mg disse:

Quando fiz a troca dos pneus dianteiros utilizei o estepe do carro (Bridgestone Turanza ER300) e comprei outro novo.
Encontrei o mesmo pneu (visualmente falando) com a única diferença de um pequeno "selo" Ecopia estampado na lateral, pois a Bridgestone não fabricava mais o pneu "comum"
Se não me engano, o Ecopia é uma evolução do pneu "comum", com foco em economia, mas como tinha a mesma banda de rodagem e características técnicas, comprei assim mesmo.
Rodei pouco com o carro antes da troca dos pneus (comprei o carro usado) e não me recordo do comportamento anterior, mas lembrei desse caso e acredito então que seja o motivo do meu carro puxar tanto nas acelerações, já que agora descobri não ser normal esse comportamento no Golf.

mk7mq, talvez eu possa estar exagerando, mas o seu carro talvez esteja com mais aderência em dos um pneua dianteiros, já que vc deu essa nova informação sobre eles. 

O que teoricamente faria diferença no comportamento numa aceleração. 

Experimenta passar os dois pneus traseiros para dianteira a e faça um teste de aceleração. 

Essa puxada ocorre em mais de um lugar? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, cardeque disse:

O EDS, as vezes, me irrita. Situação que ocorre com bastante frequência em estradas com cascalho ou condição de baixíssimo atrito para as rodas. Já o XDS (que provavelmente é assistido pelo ESP), esse eu não tenho o que questionar.: funciona perfeitamente, e é muito rápido. Para eu ter uma segunda opinião, e realmente confrontar com o sistema adotado no Golf, só no dia em que eu puder testar essa tecnologia de diferencial autoblocante a 140km/h. 

 

cardeque, infelizmente nem eu tive a oportunidade de testar um diferencial auto blocante, propriamente dito. O mecânico. 

Acredito que sentir o XDS do Golf atuando a 140km/h deve ser difícil. Acredito que nessa velocidade vai entrar o sistema ESP, pois provavelmente o carro vai estar numa curva escorregando por completo. 

Já li uma matéria, faz algum tempo, não lembro quando, comparando dois carros iguais. Um com diferencial comum e o outro com um auto blocante mecânico.

Apesar do diferencial auto blocante agregar mais peso ao eixo do carro, o comportamento dele em curva era bem melhor que o com diferencial comum. 

Não sei se vc conhece o princípio de funcionamento do diferencial auto blocante. 

Existe mais de um tipo, mais um bem comum atua através da diferença de rotação que provoca por força centrífuga o deslocamento de massas internas que freiam o eixo que está girando mais rápido. É uma engenhoca doida, o desenho é louco. 

Mas esta ação ocorre de forma progressiva e proporcional a velocidade de rotação, uma vez que está relacionada diretamente a força centrífuga. 

Já o sistema do Golf depende da informação da velocidade de cada roda, vinda do sensor de velocidade do ABS e aí entra em cena os freios através da bomba do próprio ABS.

Só que a bomba do ABS atua por pulsos, não consegue ter uma ação progressiva. Como quando pisamos no freio, por exemplo.  É um sistema que atua de modo sim ou não o tempo todo. E desta forma ele não consegue atuar de forma linear progressivamente, suavemente. Condição melhor, que o diferencial auto blocante mecânico consegue fazer melhor. 

Mas digo: muito melhor ter o EDS e o XDS do Golf neste estado, que não ter.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu carro está alinhado e pneus dianteiros ainda são os originais (estão no fim de vida). Ontem fiz alguns testes de saída de zero, em modo manual pra conseguir esticar a primeira marcha, em diferentes vias. Em umas 3 vezes deu uma leve puxadinha para a direita. Em outros 2 casos derrapou, o controle de tração entrou e começou a trepidar. Nesta situação não dá pra sentir puxar pra lado nenhum.

Esta puxadinha pra direita que as vezes sinto sempre achei que fosse esterçamento por torque. É bem leve, mas tá lá.

O XDS eu acho que é bem perceptível em uma situação específica, curvas de média velocidade (60 - 100) feitas mais próximo do limite. Da pra sentir que pouco após o início da curva a frente do carro entra mais na curva, como se tivesse virado mais o volante pra dentro da curva mas sem ter virado efetivamente.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/08/2016 at 8:47 AM, willyaugusto disse:

Meu carro está alinhado e pneus dianteiros ainda são os originais (estão no fim de vida). Ontem fiz alguns testes de saída de zero, em modo manual pra conseguir esticar a primeira marcha, em diferentes vias. Em umas 3 vezes deu uma leve puxadinha para a direita. Em outros 2 casos derrapou, o controle de tração entrou e começou a trepidar. Nesta situação não dá pra sentir puxar pra lado nenhum.

Esta puxadinha pra direita que as vezes sinto sempre achei que fosse esterçamento por torque. É bem leve, mas tá lá.

O XDS eu acho que é bem perceptível em uma situação específica, curvas de média velocidade (60 - 100) feitas mais próximo do limite. Da pra sentir que pouco após o início da curva a frente do carro entra mais na curva, como se tivesse virado mais o volante pra dentro da curva mas sem ter virado efetivamente.

 

Diferenciar se é o XDS ou o controle de estabilidade que está atuando numa curva deve ser muito difícil

Numa curva forte o carro tem tendência a sair de frente e o controle de estabilidade começa a atuar tbm pra corrigir a trajetória

Acho que saber quem é quem nessa hora deve ser difícil o ASR acende tbm

Pra mim, acedeu, atuou 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, Jorge Jox disse:

Diferenciar se é o XDS ou o controle de estabilidade que está atuando numa curva deve ser muito difícil

Numa curva forte o carro tem tendência a sair de frente e o controle de estabilidade começa a atuar tbm pra corrigir a trajetória

Acho que saber quem é quem nessa hora deve ser difícil o ASR acende tbm

Pra mim, acedeu, atuou 

Não é tão difícil, pois o controle de estabilidade é reativo e só entrará após haver a perda de trajetória e/ou uma ou mais rodas estarem derrapando.

O XDS é ativo e funciona antes do controle de estabilidade entrar. Não é preciso estar em uma situação limite para que ele funcione. O carro não sai da trajetória, o XDS facilita o carro a seguir a trajetória.

Eu acho que uma forma simples de perceber é entrar um pouco mais forte em uma curva e acertar a trajetória, virando o suficiente o volante de acordo com o raio da curva. Logo o XDS entra, freando um pouco a roda interna da curva, e dá pra sentir a frente entrar pra curva (como se tivesse virado o volante um pouco mais).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, willyaugusto disse:

Não é tão difícil, pois o controle de estabilidade é reativo e só entrará após haver a perda de trajetória e/ou uma ou mais rodas estarem derrapando.

O XDS é ativo e funciona antes do controle de estabilidade entrar. Não é preciso estar em uma situação limite para que ele funcione. O carro não sai da trajetória, o XDS facilita o carro a seguir a trajetória.

Eu acho que uma forma simples de perceber é entrar um pouco mais forte em uma curva e acertar a trajetória, virando o suficiente o volante de acordo com o raio da curva. Logo o XDS entra, freando um pouco a roda interna da curva, e dá pra sentir a frente entrar pra curva (como se tivesse virado o volante um pouco mais).

Se o carro sair de frente, significa que ele está fora da trajetória.

Não obedecendo ao direcionamento das rodas dianteiras.

Logo, o controle de estabilidade atua.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jorge, em nenhum momento eu falei que o carro sai de frente. O exemplo que dei é perto do limite de aderência, não passando do limite. Nesta situação de saída de frente, provavelmente irá atuar o controle de estabilidade na roda traseira interna para trazer o carro de volta a tangência. Agora, o XDS só irá atuar se houver sentido. Em uma curva feita tranquilamente, não há porque aplicar freio para interferir na trajetória do carro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/08/2016 at 8:47 AM, willyaugusto disse:

Meu carro está alinhado e pneus dianteiros ainda são os originais (estão no fim de vida). Ontem fiz alguns testes de saída de zero, em modo manual pra conseguir esticar a primeira marcha, em diferentes vias. Em umas 3 vezes deu uma leve puxadinha para a direita. Em outros 2 casos derrapou, o controle de tração entrou e começou a trepidar. Nesta situação não dá pra sentir puxar pra lado nenhum.

Esta puxadinha pra direita que as vezes sinto sempre achei que fosse esterçamento por torque. É bem leve, mas tá lá.

O XDS eu acho que é bem perceptível em uma situação específica, curvas de média velocidade (60 - 100) feitas mais próximo do limite. Da pra sentir que pouco após o início da curva a frente do carro entra mais na curva, como se tivesse virado mais o volante pra dentro da curva mas sem ter virado efetivamente.

 

Diferenciar se é o XDS ou o controle de estabilidade que está atuando numa curva deve ser muito difícil

Numa curva forte o carro tem tendência a sair de frente e o controle de estabilidade começa a atuar tbm pra corrigir a trajetória

Acho que saber quem é quem nessa hora deve ser difícil

Se esta no limite de aderência, nada vai atuar, pois não há o pq de nenhum sistema entrar em ação se nada de errado acontecer

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não acho difícil, porque o controle de estabilidade só vai atuar após a perda de aderência e perceber a perda de aderência, a saída de frente, é bem fácil. Mas enfim..

Tem um vídeo de avaliação do Golf TSI, não lembro se do Acelerados ou da fullpower, comparado ele com o focus e o bravo t-jet, onde é comentado justamente a atuação do controle do diferencial (XDS) e como ele foi importante para o tempo de volta bom. Também falam da excelente calibração do controle de estabilidade e como ele não atrapalhou na pilotagem (não entra cedo). Não tenho acesso ao youtube aqui no trabalho, pra achar o link. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...
  • 4 years later...

Pessoal, mais alguma dica sobre o torque steer?

Em acelerações fortes estou com o carro puxando bastante para a direita. Golf GTI stock sem modificações

 

O que já foi feito:

- Geometria dianteira e traseira, em dois lugares diferentes;

- Todos os componentes da suspensão dianteira estão revisados e apertados, tais como quadro, buchas, bandejas, terminais de direção, etc

- Coxins do motor foram já trocados

- Rodízio dos pneus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/08/2016 at 12:37 AM, mk7mg disse:

Quando fiz a troca dos pneus dianteiros utilizei o estepe do carro (Bridgestone Turanza ER300) e comprei outro novo.
Encontrei o mesmo pneu (visualmente falando) com a única diferença de um pequeno "selo" Ecopia estampado na lateral, pois a Bridgestone não fabricava mais o pneu "comum"
Se não me engano, o Ecopia é uma evolução do pneu "comum", com foco em economia, mas como tinha a mesma banda de rodagem e características técnicas, comprei assim mesmo.
Rodei pouco com o carro antes da troca dos pneus (comprei o carro usado) e não me recordo do comportamento anterior, mas lembrei desse caso e acredito então que seja o motivo do meu carro puxar tanto nas acelerações, já que agora descobri não ser normal esse comportamento no Golf.

Conseguiu resolver?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...