Barulho câmbio DSG


Saldanha MQB

Recommended Posts

Imagino que já deveriam ter escrito a respeito do câmbio em outro lugar, porém não achei então decidi fazer um novo tópico.


Sou assinante da Quatro Rodas, revista que gosto muito, pois junto a diversos sites me mantém atualizado a respeito do mundo automotivo.

E tenho acompanhado bem de perto a matéria do Golf no Longa Duração. Para quem não acompanho venho a informar que o Golf se saiu muito bem. Tirando a empurroterapia nas CSS VW e também as bolas nos pneus (diria que a culpa deve ser dos condutores que andam de qualquer jeito, pois uso perfil de pneu mais fino e não tive problemas ) posso dizer que o carro foi perfeito.

Os melhores pontos foram:

Valor de revenda - Pagaram um valor que eu considerei muito bom pelo Golf, mesmo com 60 mil. Mas isso ocorre pois a receptividade por esse carro no mercado é ótima. 

Desmonte do carro - No desmonte também o sr. Fábio Fukuda responsável pelo desmonte dos carros não teve nada de sério a constatar no carro. 
 

É até em relação a isso que criei esse tópico.


Quando eu comprei o Golf já sabia do barulho do DSG porém não me incomodava, pois ou estou com som ligado ou vidros fechados e som ligado também. Em ambas situações eu preciso me esforçar para ouvir tais barulhos. Ou seja na minha opinião só ouve quem já entra no carro procurado defeito. 

Porém não posso negar que sempre tive medo de ser constatado algum problema grave no câmbio, algo que a VW não quisesse arcar. Tanto que aguardava o final do Longa Duração para saber se continuava ou não com o carro. 

Pois bem o Fábio Fukuda, confirmou que o barulho é característica e que não gera nenhum problema ao câmbio. Ou seja todos podemos ser felizes sem nos preocupar com nossos carros hahahah.


Desculpe me alongar tanto no tópico, porém era uma preocupação minha que imagino que outros podem ter, e com certeza gostarão da notícia. 


Grande abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luiz, é isto aí. Eu tbm acompanho o GOLF 7 desde a primeira reportagem na 4 RODAS. E li muita literatura sobre o barulho no DSG e tbm fiquei com um pé atras sobre este barulho. Fiz o test drive no alemao e estressei bastante.rsrs. Andei uns 20 min só  na rua de paralelepipedo e de fato o barulho  nao me incomodou. Claro que nao posso afirmar se o carro do Best Drive nao era um "batizado" para ter pouco ruido..rsrs. Enfim acabei comprando mes passado o Highline (mexicano). Meu carro está hj com 900km e de fato ouço o famoso barulho. Até qdo passo em obstaculo, aquele de "tartaruguinha"  tbm ouço. Até andei ontem com o mecanico da CSS e a resposta foi que é o barulho caracteristico...Resumo da ópera: o carro é um tesao de gostoso pra dirigir e até agora o barulho nao me incomoda!

 

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...
  • 2 months later...

Acho que tem que ser muito cricri com barulho. Estou com o carro a pouco tempo, uso com vidro fechado, ar condicionado ligado, raramente com teto solar aberto, com música rolando. Não tem como escutar nada... Assim, 90% do meu uso, se é que existe barulho, é impossível escutar algo. Muito mimimi. Entendo vir dos haters que dizem que o GOLF, Fox, Jetta, é tudo igual, mas vindo dos donos tentando desmerecer o carro com este problema minor... Não entendo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala galera,

 

posso relatar que, como moro no interior, em uma cidade onde 95% das ruas são de paralelepipedo ( em péssimo estado), e os trechos que ando são muito curto (nem da tempo do ar gelar, então só vidros abertos...) realmente os cambios de dupla embreagens fazem barulho. Que realmente no começo assusta um pouco e enche o saco, mais depois acabo sumindo ( ou melhor, agente acostuma com ele),  e todo os carros tupla embreagem que andei eu houvi o barulho, jetta tsi, golf tsi, a3 1.8tfsi, a3 1.4, Golf gti, passat tsi... não sou os vws como outros tambem...

Falando com um amigo meu, formado em engenharia mecanica com enfase em automobilistica na FEI, e tambem dono de um golf tsi, ele falou que é normal, uma caracteristica deste cambio, que na verdade esta ''folga'' na embreagem ajuda a preservar o conjunto, assim como acontece como por exemplo nas pastilhas de freio, que tem que ter uma certa folga para que na hora que ela aquece, possa expandir e não comprometer outras partes do sistema e nem mesmo a sua atuação...

 

resumindo, o barulho do dsg é uma de suas caracteristicas e normal...

 

abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas é interessante que tanto na europa como aqui, vários mecanicos alegam ter resolvido esse problema, que é no volante bimassa, tem vários vídeos no youtube

 

Por um lado fica a indagação, se isso é possível porque a VW não fez?

Por outro tem outros casos que realmente os mecânicos resolveram problemas em que o fabricante foi omisso. Exemplo é o cambio da captiva que quebra aos 50.000 km por fragilidade de uma simples peça de 5 dólares (disco mola), já é conhecido no mercado que todo mundo leva na Automatik para trocar a peca preventivamente antes que quebre o cambio, ate colocam no anuncio de venda que já foi trocado tal peca :-)

 

Ai fica essa eterna discussão pois não se tem certeza que é omissão ou não da VW

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faz sentido o que jorgemzz escreveu.

 

Li em um tópico onde um leitor "Menau" escreve:

 

"O que venho observado é que a matriz VAG, parece ter se decidido a bancar a existência do ruído em prol da performance e economia de combustível proporcionada, aliada, como se não bastasse a conforto quase como a de uma caixa CVT.

Ou seja, pra ter tudo isso, o consumidor vai ter que aturar o barullho.
E de fato, o barulho sendo contido, baixo mesmo, e só em situações de piso específicas, não haveria incômodo para a maioria das pessoas, e quem anda assim se incomodasse, basta olhar outras opções, abrindo mão de algum outro requisito, seja trocas mais lentas, perceptíveis, menos eficiência e/ou consumo, mas mais silencioso.
Então, o barulho sendo discreto é normal."

 

Achei pertinente demais a opinião do autor e decidi coloca-la aqui também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito raramente meu Golf apresenta retenção, está certo que o possuo a apenas 2600 km, porém apenas 4 vezes sofri com isso, mas na 3 e 4 vez já usei a borboleta do volante e funcionou que é uma beleza. Será que está relacionado a combustível, pois na época eu usava a comum aditivada, não tinha conhecimento do uso de Podium ou Original Premium?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito raramente meu Golf apresenta retenção, está certo que o possuo a apenas 2600 km, porém apenas 4 vezes sofri com isso, mas na 3 e 4 vez já usei a borboleta do volante e funcionou que é uma beleza. Será que está relacionado a combustível, pois na época eu usava a comum aditivada, não tinha conhecimento do uso de Podium ou Original Premium?

 

Acho que não tem haver com o combustivel não Humba, e sim com tipo de piso que vc ta rodando... quanto mais trepidação ele der, mais o cambio vai reter a marcha.

Ando muito no paralelepipedo, e meu carro retem bastante, já no asfalto não vejo ele fazer isso. 

Outro fato que pude perceber, é que, em uma determinada situação, como por exemplo, arrancar em uma subida com bastante trepidação, ele acusa no painel 1° marcha, depois poem 2° no painel, mas o cambio ainda esta segurando a 1° e o painel acusa 2°, depois ele troca, vc percebe pelo giro do motor... parece que o comando de troca já foi dado, mais o cambio interpreta a situação e mante a marcha mais curta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

acho que o meu tambem comecou a apresentar o famoso barulho, porem mesmo em asfalto bom ele da um estalo principalmente apos passar por lombada, a impressao é coxim do motor ou calço na suspensão batendo, nao o cambio.

Amanha vou levar para verificar se realmente é o DSG ou outra coisa, esta com 4.500 km

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho lido bastante, a principio tinha desistido da compra após tantos relatos de barulhos e reclamações (mais de 200 só no reclame aqui, isso entre o DSG e a suspa q bate em alguns), mas depois passei a aceitar como caracteristica, já que isso tem sido afirmado não só por mecanicos da rede VW.

Esse vídeo mostra a causa do ruído:



achei legal esse relato:

Em tempotenho 2 Golfs 7, os dois com ruido. Já tive um jetta TSitinha o mesmo ruido. O Passat mesma coisa. O ruido é metalico, tipo um chacoalho que provém da parte debaixo do veiculo. O que acontece de fato TODA transmissão DSG têm uma folga ACIMA do normal comparando com transmissao normal entre os dentes de sua engrenagem (enquanto nos veiculos manuais não passa de 0,15 mm, nas DSG podemos ter até 0,65 mm). E, assim, ao passar em baixa velocidade por terrenos irregulares, é comum que haja chacoalho no interior da transmissão isso não é caracterizado um defeito mas sim uma caracteristica, caso não haja essa folga minima, ao solicitar torque extremo, ou pisos irregulares, simplesmente suas engrenagens poderiam fragmentar-se em mil pedaços. Trocar o volante bimassa resolve? sim e não!. Sim, voce elimina o ruido. Não, voce provoca desgastes prematuros nas transmissão porque o volante não tem a folga minima de 13~25mm. Todos os veiculos que tem DSG fazem este tipo de ruido. Na europa, e aqui tambem, as transmissões que não tem este tipo de ruido, estão com a folga entre-dentes abaixo do limite minimo especificado, e costumam ter desgastes prematuros. Ah, e TODAS as arvores internas da DSG são torsionais em até 2mm. Sabia? se não sabia aprenda algo e não falem mal da transmissão antes de conhece-la profundamente.

Segue a fonte: http://automatik.com.br/a-fascinante-e-problematica-transmissao-dsg-02e-volkswagen/
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, possuo um Highline 15/15 que está com 1000km.

Ainda não consegui perceber o barulho do câmbio, mas ando sempre com o ar ligado.

Mas notei a retenção do câmbio em pisos irregulares, geralmente na 1a ou 2a marcha.

Esta retenção ocorre até uns 3000 a 3500rpm.

As vezes quando ele passa para a 3a ele volta pra 2a marcha.

Isso tudo pisando suavemente no acelerador e em modo econômico.

Me chamou atenção porque nem sempre isso ocorre, diria que 3 vezes em 5 passagens.

Acredito que seja algum sensor do câmbio que sofre com a vibração do piso ruim.

isto deve ser intensificado no meu caso porque o meu possui rodas de 17"

Mas digo, se for só esse o defeito do carro, sem problemas, porque no resto ele é show.

Estou muito satisfeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, possuo um Highline 15/15 que está com 1000km.

Ainda não consegui perceber o barulho do câmbio, mas ando sempre com o ar ligado.

Mas notei a retenção do câmbio em pisos irregulares, geralmente na 1a ou 2a marcha.

Esta retenção ocorre até uns 3000 a 3500rpm.

As vezes quando ele passa para a 3a ele volta pra 2a marcha.

Isso tudo pisando suavemente no acelerador e em modo econômico.

Me chamou atenção porque nem sempre isso ocorre, diria que 3 vezes em 5 passagens.

Acredito que seja algum sensor do câmbio que sofre com a vibração do piso ruim.

isto deve ser intensificado no meu caso porque o meu possui rodas de 17"

Mas digo, se for só esse o defeito do carro, sem problemas, porque no resto ele é show.

Estou muito satisfeito.

eu creio que é o sensor de inclinacao muito sensivel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tirei o carro da CCS antes de ontem. Ja na ida pra casa pude ouvir o barulho, claro que só escutei pq fui caça-lo: Abri os vidros, abaixei o som, e fui procurando imperfeições no solo. Até em quebra-molas mais altos e finos da pra ouvir o barulho na descida. Mas de carro fechado é impossível escuta-lo e não foi nada que me incomodou. Levei minha esposa pra dar uma volta e tentei mostrar pra ela, ela não conseguiu ouvir.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu carro faz esse barulho ao descer lombadas desde novo, mesmo sendo câmbio manual. Acredito que venha da suspensão e não do DSG.

 

suspencao, eu falei que suspeitava que muitos estão confundindo o barulho

exatamente quando se desce lombada a suspensão dianteira da um estalo, eu levei o meu semana passada na CSS e é a bieleta, vai trocar, estou esperando chegar as peças. Um colega postou que resolveu colocando graxa branca no suporte da bandeja, porem eu vou esperar pra ver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...