AJUDA - Aumento de giro ao trocar de marcha


Rods

Recommended Posts

Bom dia pessoal, gostaria de pedir a ajuda de vocês, estou com um golf alemão 2014 a menos de um mês, estou amando demais o carro, mas tem algumas coisas que reparei que me geraram duvidas, como vi alguns históricos de problema com o cambio qualquer coisa me preocupo. O ocorrido é o seguinte, vou tentar explicar da melhor maneira possível:

Recentemente reparei que estou sentindo mais a troca da marcha do carro, porem não sei se isso esta ocorrendo por eu estar me acostumando com ele (estava acostumado com um punto dualogic que trocava a marcha pulando o carro praticamente kkkkkk no começo a troca do golf era espetacular, não sentia absolutamente nada) ou se isso realmente pode ser um problema. Comecei a reparar no conta giro do carro nas trocas e notei o seguinte:

Quando piso um pouco mais no acelerador a troca de uma marcha para outra acontece com um aumento rápido no conta giro, por exemplo: o conta giro esta em 2mil, antes de trocar a marcha ele sobe rapidinho para 2.3mil e troca e assim sucessivamente para todas as marchas, e nessa subida eu sinto a troca da marcha. Da a sensação de como se eu estivesse apertando a embreagem de um carro manual sem tirar o pé do acelerador para trocar.

Pode ser paranoia minha por estar me acostumando com a tecnologia, mas fiquei preocupado. Outra coisa que observei foi que quando utilizo a troca manual nas borboletas ao trocar ele troca e depois de 1 segundo ele mostra a nova marcha no painel.

Esto paranoico demais ou posso ficar tranquilo?

abraço a todos e obrigado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, Edu S. disse:

Bom dia

Me parece ser disco de embreagem patinando (gasto), melhor passar em uma autorizada.

Edu foi o que eu pensei, mas um carro com 37 mil patinando?? e eu li algumas coisas sobre a embreagem patinar, normalmente é na saída certo? ele faz isso em todas as marchas 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, vamos lá...

Esse mesmo fenômeno que acontece no seu Golf acontece no meu também, que está com 39k Km. Porém no meu não ocorre sempre. Geralmente quando estou em uma estrada, e acelerando bem de leve, ao trocar de marcha isso ocorre. A rotação sobre ligeiramente antes da troca.

Mas em outras situações, principalmente acelerando com mais vontade, as trocas geralmente são feitas mais de acordo com o esperado do cambio DSG.

Não acredito que esse fenômeno seja da embreagem patinando, mesmo porque quando pido fundo, não há patinação nenhuma. Não há motivo pra acontecer quando se pisa mais de leve.

Não sei quanta experiência você tem com carros manuais, porém eu já dirigi diversos carros manuais em que no momento de soltar o acelerador e pisar na embreagem pra trocar de marcha, esse mesmo fenômeno ocorria. Sempre pensava que era eu que não soltava o acelerador/pisava na embreagem no momento certo, porém depois de muito tentar, treinar e testar, percebi que não era erro meu. E percebi que esse fenômeno ocorria com alguns carros manuais e com outros não, sempre dirigidos por mim. Pesquisando na internet, encontrei algumas informações. Li que em alguns carros, ao pisar no pedal da embreagem, o volante do motor pode ser deslocado ligeramente pra frente e pra trás por conta do esforço no disco de embreagem que fica ligado nele. Esse movimento causa um pequeno desvio de leitura no sensor de velocidade do motor, fazendo com que o mesmo entenda que deve ser acelerado. E é isso que causa essa pequena aceleração na troca de marchas.

Na minha concepção, é exatamente isso que está acontecendo com o meu Golf, e quem sabe no seu também. Assim como no seu, no meu carro eu não notava esse fenômeno antigamente, hoje em dia já ocorre com mais frequência. Por isso comentarei a respeito disso na minha próxima revisão, daqui a 1 mês. Caso me falem que isso é normal, solicitarei uma comparação com outro carro que esteja na CSS para comprovar, sugiro que você faça o mesmo. Se eu descobrir algo mais, informo pra vocês aqui.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Spielwurfel disse:

Então, vamos lá...

Esse mesmo fenômeno que acontece no seu Golf acontece no meu também, que está com 39k Km. Porém no meu não ocorre sempre. Geralmente quando estou em uma estrada, e acelerando bem de leve, ao trocar de marcha isso ocorre. A rotação sobre ligeiramente antes da troca.

Mas em outras situações, principalmente acelerando com mais vontade, as trocas geralmente são feitas mais de acordo com o esperado do cambio DSG.

Não acredito que esse fenômeno seja da embreagem patinando, mesmo porque quando pido fundo, não há patinação nenhuma. Não há motivo pra acontecer quando se pisa mais de leve.

Não sei quanta experiência você tem com carros manuais, porém eu já dirigi diversos carros manuais em que no momento de soltar o acelerador e pisar na embreagem pra trocar de marcha, esse mesmo fenômeno ocorria. Sempre pensava que era eu que não soltava o acelerador/pisava na embreagem no momento certo, porém depois de muito tentar, treinar e testar, percebi que não era erro meu. E percebi que esse fenômeno ocorria com alguns carros manuais e com outros não, sempre dirigidos por mim. Pesquisando na internet, encontrei algumas informações. Li que em alguns carros, ao pisar no pedal da embreagem, o volante do motor pode ser deslocado ligeramente pra frente e pra trás por conta do esforço no disco de embreagem que fica ligado nele. Esse movimento causa um pequeno desvio de leitura no sensor de velocidade do motor, fazendo com que o mesmo entenda que deve ser acelerado. E é isso que causa essa pequena aceleração na troca de marchas.

Na minha concepção, é exatamente isso que está acontecendo com o meu Golf, e quem sabe no seu também. Assim como no seu, no meu carro eu não notava esse fenômeno antigamente, hoje em dia já ocorre com mais frequência. Por isso comentarei a respeito disso na minha próxima revisão, daqui a 1 mês. Caso me falem que isso é normal, solicitarei uma comparação com outro carro que esteja na CSS para comprovar, sugiro que você faça o mesmo. Se eu descobrir algo mais, informo pra vocês aqui.

Abraços!

Spiel, muito obrigado pela resposta, muito bem detalhada. Vou fazer diferente segunda feira vou na css, eles tem piloto de teste aqui em itu, marquei uma analise la, comento aqui depois o que me disseram.

mas muito obrigado pela resposta! grande abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 8/12/2016 at 1:27 PM, Rods disse:

Spiel, muito obrigado pela resposta, muito bem detalhada. Vou fazer diferente segunda feira vou na css, eles tem piloto de teste aqui em itu, marquei uma analise la, comento aqui depois o que me disseram.

mas muito obrigado pela resposta! grande abraço.

Legal, compartilhe com a gente o que você descobriu! Acredito que no final do mês vou na CSS fazer revisão e ai também dou uma olhada nisso. Espero que a gente consiga descobrir que porcaria é esse afinal! xD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lembre-se que seu carro tem embreagem dupla. Nesse sistema, uma delas cuida das marchas pares e a outra das ímpares + ré. É normal o carro acelerar pra igualar o giro entre elas na troca e você não sentir tranco. (Explicação tosca, acredito que o @RicW pode dar uma explicação mais fancy). Não acredito que seja problema de embreagem patinando, como o @Spielwurfel disse, isso é mais comum quando se pisa fundo, não teria motivo pra acontecer pisando de leve.

Quanto ao delay no painel, nunca reparei, mas acredito que não seja nada de mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

57 minutos atrás, Gabriel Nascimento disse:

Lembre-se que seu carro tem embreagem dupla. Nesse sistema, uma delas cuida das marchas pares e a outra das ímpares + ré. É normal o carro acelerar pra igualar o giro entre elas na troca e você não sentir tranco. (Explicação tosca, acredito que o @RicW pode dar uma explicação mais fancy). Não acredito que seja problema de embreagem patinando, como o @Spielwurfel disse, isso é mais comum quando se pisa fundo, não teria motivo pra acontecer pisando de leve.

Quanto ao delay no painel, nunca reparei, mas acredito que não seja nada de mais.

Obrigado Gabriel, eu sinto o tranco da troca mas é mínimo, bem de leve mesmo, por isso disse no post que talvez isso seja por eu estar acostumando com o motor dele. Você também tem essa sensação no seu golf?

@RicW fique a vontade se quiser fazer a explicação fancy =P, será um prazer aprender.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Rods disse:

Obrigado Gabriel, eu sinto o tranco da troca mas é mínimo, bem de leve mesmo, por isso disse no post que talvez isso seja por eu estar acostumando com o motor dele. Você também tem essa sensação no seu golf?

@RicW fique a vontade se quiser fazer a explicação fancy =P, será um prazer aprender.

Não que eu me lembre. Na estrada ele sempre foi liso.

A unica vez que me lembro de ficar incomodado com os "trancos" suaves foi quando usei o carro na estrada em modo Eco. Não consegui acostumar com o Roda Livre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Gabriel Nascimento disse:

Não que eu me lembre. Na estrada ele sempre foi liso.

A unica vez que me lembro de ficar incomodado com os "trancos" suaves foi quando usei o carro na estrada em modo Eco. Não consegui acostumar com o Roda Livre.

entendo, bom vou levar na css e respondo aqui depois. Obrigado pela ajuda!

abss.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Gabriel Nascimento disse:

Lembre-se que seu carro tem embreagem dupla. Nesse sistema, uma delas cuida das marchas pares e a outra das ímpares + ré. É normal o carro acelerar pra igualar o giro entre elas na troca e você não sentir tranco. (Explicação tosca, acredito que o @RicW pode dar uma explicação mais fancy). Não acredito que seja problema de embreagem patinando, como o @Spielwurfel disse, isso é mais comum quando se pisa fundo, não teria motivo pra acontecer pisando de leve.

Quanto ao delay no painel, nunca reparei, mas acredito que não seja nada de mais.

Então, mas comigo acontece só acelerando mais de leve... :unsure:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal um feedback conforme prometido, passei pelo piloto de teste da VW e isso é absolutamente normal, não é desgaste de embreagem, a sensação da troca é um fato consumado de tempo, vamos ficando mais refinados com o carro e percebendo coisas também, porem ele disse que da para regular isso, o que pode estar acontecendo é uma desregulagem entre os tempos das embreagens, mas isso é totalmente configurável e não gera dano algum ao carro!

\o/ uma pulga a menos kkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/08/2016 at 9:45 AM, Rods disse:

Edu foi o que eu pensei, mas um carro com 37 mil patinando?? e eu li algumas coisas sobre a embreagem patinar, normalmente é na saída certo? ele faz isso em todas as marchas 

Rod, parece que o seu disco de embreagem está indo pro saco

Dependendo de como o dono anterior dirigia o carro a embreagem pode acabar com essa quilometragem sim

Uma embreagem manual bem tratada pode passar dos 100.000km

Mal tratada pode acabar antes dos 20.000km

De um automatizado vc não consegue trata la tão mal, mais ainda assim se consegue um bom desgaste com muitas arrancadas fortes e assim ela vai embora com menos de meia vida

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Jorge Jox disse:

Rod, parece que o seu disco de embreagem está indo pro saco

Dependendo de como o dono anterior dirigia o carro a embreagem pode acabar com essa quilometragem sim

Uma embreagem manual bem tratada pode passar dos 100.000km

Mal tratada pode acabar antes dos 20.000km

De um automatizado vc não consegue trata la tão mal, mais ainda assim se consegue um bom desgaste com muitas arrancadas fortes e assim ela vai embora com menos de meia vida

Fala Jorge da Capadócia,

Parece que o espírito Olímpico aí na Cidade Maravilhosa te contagiou em meu cumpadi, tá participando efusivamente aqui no clube, tô gostando de ver, medalha de Ouro para ti.

Jorge, me explique melhor essa questão do desgaste prematuro das embreagens nas arrancadas. Essas arrancadas, são as propriamente ditas da inércia, famosos arrancadões, ou esse termo arrancada seria também em br quando se tá aquela famosa pisada cabulosa no acelerador e cai, duas, três marchas e o carro dá aquela estilingada?

Obrigado

P.S. Veja se vc descobre o contato do Diego Hypólito e passa para o Anghinoni, pois a gazela e fã da pitchuleka.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

... P.S. Veja se vc descobre o contato do Diego Hypólito e passa para o Anghinoni, pois a gazela e fã da pitchuleka.

Como é que a torcida grita no estádio quando o goleiro do outro time chuta a bola do tiro de meta?

Ahhhhhh ja sei:

Bixaaaahhhhhhhh [emoji23] [emoji23] [emoji23] [emoji23] [emoji23]

Enviado de meu SM-N920G usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, anghinoni1982 disse:

Como é que a torcida grita no estádio quando o goleiro do outro time chuta a bola do tiro de meta?

Ahhhhhh ja sei:

Bixaaaahhhhhhhh emoji23.pngemoji23.pngemoji23.pngemoji23.pngemoji23.png

Enviado de meu SM-N920G usando Tapatalk

Vc que é um cara viajandão, com certeza já pegou muita bicha na Europa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20 de agosto de 2016 at 3:55 PM, Jorge Jox disse:

Rod, parece que o seu disco de embreagem está indo pro saco

Dependendo de como o dono anterior dirigia o carro a embreagem pode acabar com essa quilometragem sim

Uma embreagem manual bem tratada pode passar dos 100.000km

Mal tratada pode acabar antes dos 20.000km

De um automatizado vc não consegue trata la tão mal, mais ainda assim se consegue um bom desgaste com muitas arrancadas fortes e assim ela vai embora com menos de meia vida

Valeu pelo comentario Jorge, me preocupei com a embreagem mesmo, fiquei mais tranquilo quando o piloto disse que a embreagem esta em perfeito estado, que é apenas o tempo de troca entre elas que esta desconfigurado.

 

abss.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Rods disse:

Valeu pelo comentario Jorge, me preocupei com a embreagem mesmo, fiquei mais tranquilo quando o piloto disse que a embreagem esta em perfeito estado, que é apenas o tempo de troca entre elas que esta desconfigurado.

 

abss.

Blz, entendi! 

Mas pergunta ao técnico como isso pode desconfigurar sozinho

Funcionar desse jeito acelera o desgaste

Boa sorte! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...