Rodas aro 16 ou 17?

Recommended Posts

Olá,

Comprei um GOLF G7 MSI e originalmente ele deveria vir com as rodas liga leve aro 16" - "Dover" com pneus 205/55 R16. Acabei adquirindo o pacote Elegance, que traz rodas de liga leve aro 17" - "Dijon" com pneus 225/45 R17. Pedi para a concessionária mudar para a "dover" e consegui um desconto.   Mas o carro veio com as de 17" .

Pesquisei muito e li vários relatos das rodas de 17" dando bolhas na lateral e que ela é mais "dura", transmitindo mais impacto para o carro, suspensão e assim para o motorista, por isso queria a 16", sendo mais confortável. Conversei com duas revendas de pneus e ambas indicaram que sim, para o nosso asfalto é melhor o 16" e que, eventualmente, o carro seria até um pouco mais econômico por ter menor área de contato. Não abuso de velocidade e nem entradas de curvas a "mil por hora" (apesar de usar uma rodovia que tem curvas muito fechadas, por ser serra!). Não me preocupo com a "estética", tendo em vista que "virturalmente" as 17" são mais bonitas.

Minha dúvida para quem tem o carro e entende mais, afinal fico com as 17" ou troco para as 16" que solicitei? O carro fica mais "duro" com as 17"?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Confrade, tudo bem?

Então no meu caso fiz o caminho inverso seu.

Tenho um Highline (com teto dsg) sem pacotes que veio com o aro 16.

Como eu não achava elas bonitas optei por trocar por rodas 17 Madrid.

A minha preocupação era que o carro iria ficar mais duro (eu já achava as 16 duras).

E felizmente descobri que nada mudou no conforto (ou se mudou é imperceptível). O carro foi projetado para receber as rodas 17, com certeza a engenharia pensou nisto para entregar um carro confortável e econômico. Pesquisei muito aqui no Fórum e todos falavam que não mudava nada, os únicos que disseram que ficou mais dura é pq 1 deles estava comparando um GTI (suspensão ainda mais dura) com um de roda 16, e o outro tinha substituído por um com pneus pirelli (acho que são mais duros). O pneu é importante neste quesito, no meu caso é o Primacy 3 e é bem confortável.

Sobre o consumo, também não mudou nada. Nas minhas anotações de consumo não houve qualquer mudança na estatística.

No motor 1.6 eu não sei te dizer com certeza, mas no 1.4 tsi eu garanto que não houve mudança de consumo no meu golf.

A única coisa que eu percebi entre o aro 16 e 17 fora a estética é que numa acelerada nervosa o aro 16 destraciona um pouco, enquanto o 17 agarra mais no chão e não patina.

Sobre as bolhas, até onde eu sei aconteceu com os Pirelli que vieram de fábrica com índice de carga 91, quem está utilizando pneus 94 não teve problemas de bolha. 

Link para o comentário

Aproveitando....

Na CSS não me deixaram trocar as rodas dover para madrir, pois do jeito que saiu de fábrica tem que sair a nota. Não sei até que ponto é verdade, mas acho que tem fundamento.

Ah se quiser as rodas 16 (sem nenhum detalhe mínimo que seja) com pneus Michelan (4 mil km de uso apenas em rodovias bem pavimentadas) entre em contato e te faço um preço camarada.

Link para o comentário

André, tambem fiz o caminho contrário ao seu, adquiri um TSI highline de entrada que veio com as Dover 16" e  2.000 km depois comprei as Madri 17" e coloquei pneus 225 45 17 Continental, bem top os pneus, mas confesso que senti sim o carro um pouquinho mais duro, que os pneus 205 55 16".
Em compensação achei que a estética ficou bem legal.  Estou com as Dover guardadas em casa, estão encapadas, dependendo de onde vc morar, e se tiver interesse, podemos negociar. Eu ficaria com as suas Dijon 17"  

mas uma coisa é certa, não coloque rodas de marcas desconhecidas no seu Golf, se for trocar mesmo por 16", coloque originais VW.

Link para o comentário

4 horas atrás, sandrocdv disse:

André, tambem fiz o caminho contrário ao seu, adquiri um TSI highline de entrada que veio com as Dover 16" e  2.000 km depois comprei as Madri 17" e coloquei pneus 225 45 17 Continental, bem top os pneus, mas confesso que senti sim o carro um pouquinho mais duro, que os pneus 205 55 16".
Em compensação achei que a estética ficou bem legal.  Estou com as Dover guardadas em casa, estão encapadas, dependendo de onde vc morar, e se tiver interesse, podemos negociar. Eu ficaria com as suas Dijon 17"  

mas uma coisa é certa, não coloque rodas de marcas desconhecidas no seu Golf, se for trocar mesmo por 16", coloque originais VW.

Sandro e demais,

Obrigado pelas opiniões.   Já fiz a troca "reversa" na CCS, pois isso havia sido acordado com eles (inclusive com desconto no valor do carro). Então fiz a minha parte e devolvi o "brinde" de ter vindo com as 17"(Dunlop) do pacote Elegance e coloquei as 16" modelo Dover Original, com pneu Hankook (Hungaro).

Como comentei não ligo muito para estética e sim conforto, e realmente como o Sandro comentou eu senti a 17" Dunlop muito dura (rodei 40 km só com elas e um test drive antes da compra) e quando troquei hoje achei as 16" muito melhores, com menos impacto. Certo que poderia futuramente ter colocado no 17" um Cotinental (sou fan da marca!) e ficaria um pouco melhor, mas optei por cumprir o que havia sido acordado e pensando no futuro do carro (suspensão e tipo de piso que temos nas Br's) troquei. Assim que o 16" Hankook acabar vou de Continental, sem dúvida nenhuma.

Link para o comentário