"Defeito oficial - colocar o veículo somente na posição P"


isaac

Recommended Posts

esse problema é no botão da alavanca. quando mal pressionado ao trocar de posição. já aconteceu comigo umas duas vezes. as duas vezes eu estava com pressa e não pressionei o botão direito.
Sim mas no meu caso deu o erro andando sem mexer na alavanca... É defeito conhecido tanto que a vw já sabia e em vez de fazer recall, so marcou os chassis dos veículos com a alavanca defeituosa e autorizouva troca somente se o dono reclamar

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim mas no meu caso deu o erro andando sem mexer na alavanca... É defeito conhecido tanto que a vw já sabia e em vez de fazer recall, so marcou os chassis dos veículos com a alavanca defeituosa e autorizouva troca somente se o dono reclamar

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk

O famoso Recall Branco.

Enviado de meu Mi A2 usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera obrigado pelos esclarecimentos... é bom ter um grupo e compartilhar informações... resumindo meu caso, depois da primeira negativa, abri 2 reclamações no 0800 e chat da VW e também conversei pessoalmente com o gerente de serviços da autorizada, não tinha como negar, carro bem cuidado, km baixa, todas as revisões carimbadas etc resolveram me dar as peças (substituição da alavanca do câmbio em garantia) vou pagar os serviços creio que algo em torno de R$1700,00. As peças ficaram, no orçamento, em torno de R$6.000,00. Falei sim que ja li varios relatos e q a fábrica estava trocando em garantia... finalmente deu certo! Ja foi pedido as peças chegam em 15 dias! Abraço 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, cfelipe2000 disse:

Galera obrigado pelos esclarecimentos... é bom ter um grupo e compartilhar informações... resumindo meu caso, depois da primeira negativa, abri 2 reclamações no 0800 e chat da VW e também conversei pessoalmente com o gerente de serviços da autorizada, não tinha como negar, carro bem cuidado, km baixa, todas as revisões carimbadas etc resolveram me dar as peças (substituição da alavanca do câmbio em garantia) vou pagar os serviços creio que algo em torno de R$1700,00. As peças ficaram, no orçamento, em torno de R$6.000,00. Falei sim que ja li varios relatos e q a fábrica estava trocando em garantia... finalmente deu certo! Ja foi pedido as peças chegam em 15 dias! Abraço 

 

6A97924B-CA81-445C-9EF7-A9495F09E3D1.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...
  • 1 month later...

Pessoal comprei um golf 2015 mexicano e apresentou essa mensagem, deixar somente em posição p. Anda normal. a concessionária ficou com o carro 3 dias, fizeram uma atualização, mas após 4 dias de uso apresentou novamente o defeito. O carro ja esta la fazem 10 dias, segundo o consultor levará uns 30 dias ou mais para trocarem a alavanca ou a mecatrônica. A princípio me falaram que era a alavanca, mas depois me falaram que poderia ser a mecatrônica, alguém sabe se tem como agilizar esse processo ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

Mais um agraciado com o problema. GTI 17/17 retirado em julho de 2018. Já tinha visto uma mensagem aparecer por uma fração de segundo há menos de 30 dias. Na verdade achei que fosse algo referente à pressão dos pneus, mesmo porque não consegui ler nada. Hoje, carro frio, saí da garagem de ré, coloquei a alavanca em D e ao começar a andar o erro apareceu. Simplesmente não dá para ler porque a mensagem some rápido. Mas, ainda assim, vi mensagem como a da foto do cfelipe2000. Sei disso porque li "falha" e "P" na mensagem. Pelo que pesquisei o erro realmente é conhecido. Ademais, ocorre de maneira totalmente aleatória e, segundo dizem, com o tempo se torna mais frequente.

https://www.briskoda.net/forums/topic/426096-error-service-leave-vehicle-only-when-selector-in-position-p/#comments

https://www.golfmk7.com/forums/showthread.php?t=18199

 

https://pt.scribd.com/document/417386736/DTC-P17C5-B116229-Transmission-Warning-or-Put-Vehicle-in-Park-Message-in-MFI

 

https://pt.scribd.com/document/417386871/RIONL-18V464-6792

 

Acabei de fazer a primeira revisão. Pelo visto terei que agendar para verificarem e "resolverem" o problema. As aspas estão aí porque não necessariamente a troca do conjunto da alavanca é solução definitiva. Noutras palavras: a nova peça pode apresentar o mesmo problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...

Eu tenho um Golf TSI 2016 modelo alemão, deu o mesmo problema esses dias "Falha Oficina: colocar bla bla bla na posição P" dava com o carro parado e andando. Levei na mecânica da vw os caras passaram o scanner e é um problema na alavanca de marcha, um problema de recall..mesmo o carro fora da garantia eles trocaram e não vão cobrar nada pq pelo que me falaram é um problema de fábrica.

Sugiro quem tem esse problema levar na VW e pedirem pra examinar pra evitar um problema maior a nivel de caixa..

Edit: vendo os comentários acima fico preocupado de dar o mesmo problema ou talvez algo a nivel de mecatrônica...ai fudeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho um Golf TSI 2016 modelo alemão, deu o mesmo problema esses dias "Falha Oficina: colocar bla bla bla na posição P" dava com o carro parado e andando. Levei na mecânica da vw os caras passaram o scanner e é um problema na alavanca de marcha, um problema de recall..mesmo o carro fora da garantia eles trocaram e não vão cobrar nada pq pelo que me falaram é um problema de fábrica.
Sugiro quem tem esse problema levar na VW e pedirem pra examinar pra evitar um problema maior a nivel de caixa..
Edit: vendo os comentários acima fico preocupado de dar o mesmo problema ou talvez algo a nivel de mecatrônica...ai fudeu!
Amigo, Golf TSI 2016 alemão?
É isso mesmo?
Não seria mexicano?

Enviado de meu SM-A520F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Peguei uma variant 15/15 confortline, no segundo dia com o carro apareceu o erro de colocar a alavanca em P. Nos dias seguintes também apareceu, as vezes piscando na tela outras vezes permanecendo por uns 5min e depois sumindo!!

 

Amanhã levo pra revisão e já avisei sobre para a concessionária, já avisei ao ex dono tbm, q disse q nunca tinha aparecido esse erro com ele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Amigos,

No meu a3 eu recebia este erro. A mensagem era levemente diferente, mas é este mesmo erro aí. 

Resolvi trocando todo mecanismo da alavanca de câmbio.

Porém, fuçando em foruns gringos certo dia vi um falando que não é necessario a troca de todo o mecanismo (que é bem trabalhosa), precisando somente substituir um chicote interno do mecanismo. O cara passou até o codigo do chicote. Contudo, infelizmente perdi o link dessa discussão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Peguei uma variant 15/15 confortline, no segundo dia com o carro apareceu o erro de colocar a alavanca em P. Nos dias seguintes também apareceu, as vezes piscando na tela outras vezes permanecendo por uns 5min e depois sumindo!!
 
Amanhã levo pra revisão e já avisei sobre para a concessionária, já avisei ao ex dono tbm, q disse q nunca tinha aparecido esse erro com ele.
Aí é que aparece a pulga atrás da orelha!
No segundo dia de um carro de 2015 em 2020 aparece um erro no painel e o dono anterior disse que nunca aconteceu... [emoji848]

Já aconteceu no meu, que é 14/15, umas duas ou três vezes. Ignorei...
Já tem mais de 2.000 km rodados que não aparece.

Já soube de ser apenas um chicote, conforme um confrade citou.

Enviado de meu SM-A520F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É um switch que fica na alavanca do cambio.

O pessoal tem trocado ele e resolvido o problema da mensagem de colocar o cambio na posição P


O código do Switch é esse: 5Q0713128A

Procurando no site http://www.pecas-on-line.com.br/ está saindo entre 490 reais a 800 reais.

Se quiser se aventurar em trocar, tem um video em ingles explicando:



Enviado de meu SM-G985F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...
Em 06/10/2020 at 5:51 AM, anghinoni disse:

É um switch que fica na alavanca do cambio.

O pessoal tem trocado ele e resolvido o problema da mensagem de colocar o cambio na posição P


O código do Switch é esse: 5Q0713128A

Procurando no site http://www.pecas-on-line.com.br/ está saindo entre 490 reais a 800 reais.

Se quiser se aventurar em trocar, tem um video em ingles explicando:

 


Enviado de meu SM-G985F usando o Tapatalk
 

 

Bom dia pessoal,

Estou com a mesma mensagem de oficina coloca na posição  P

Se alguém  ja trocou essa peça 5Q0713128A

E resolveu ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Tenho um golf GTi 2014/2015, no meu caso quando eu coloco na posição P ele não trava. 

Ou seja, quando eu coloco na posição P se o carro estiver em uma descida ele não fica engatado e pode começar a descer 

caso o freio de mão não esteja puxado. As vezes tb quando coloco no P ele não destrava a chave na direção, tenho que tirar e colocar na 

posição novamente para destravar.

Alguém já teve e solucionou este problema?

Obrigado 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

No meu golf tsi 1,4 turbo está acontecendo a mesma coisa, deixe o veiculo em posição P e dirija-se a uma oficina, e essa semana começou outro problema nas trocas de marchas o veículo da um solavancos, antes não acontecia isso. Principalmente quando piso um pouco mais forte no acelerador e acontece mais da quarta marcha pra frente 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 months later...

Olá pessoal boa tarde, tenho um golf tsi 1.4 confortline e começou aparecer essa msg oficina: saia do carro apenas quando estiver na posição P. Estava vendo que é sobre a alavanca do câmbio, porém gostaria de saber se eu deixar do jeito que está isso impacta no câmbio e da problema exemplo parar de entrar as marchas..!? agradeço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...
  • 4 months later...
Em 06/10/2020 at 7:51 AM, anghinoni disse:

É um switch que fica na alavanca do cambio.

O pessoal tem trocado ele e resolvido o problema da mensagem de colocar o cambio na posição P


O código do Switch é esse: 5Q0713128A

Procurando no site http://www.pecas-on-line.com.br/ está saindo entre 490 reais a 800 reais.

Se quiser se aventurar em trocar, tem um video em ingles explicando:

 


Enviado de meu SM-G985F usando o Tapatalk
 

 

 

 

 

Pessoal, bom dia.

 

Alguém se aventurou a trocar somente este switch ???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 months later...

"Defeito oficial - colocar o veículo somente na posição P"

Tenho um Golf 2015 1.4 TSI Mexicano com 80K, já fiz o reparo na Mecatronica com 50K, ele desengatava e dava uma msg de erro vermelha com o codigo.

Esse erro oficial, em amarelo sempre aconteceu comigo,  esse erro acontece de forma bastante exporadica, já consegui associar com a troca de marchas, ré etc. Dependendo de como aciono aquele botão que movimenta a alavanca o problema acontece.

Para contarnar o problema basta acionar 2 ou 3 vezes com o jeito certo(não é força) e a msg some.

Parece alguma falha em algum sensor, não parece ser problema na alavanca toda. Vocês conhecem alguma oficina especializada que faz somento o reparo do sensor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 months later...

Olá,

No meu caso a alavanca foi substituída em 2018 em garantia, e o problema retornou agora.

Comprei a peça 5Q0713128A na concessionária e instalei. A mensagem não voltou mais a aparecer, e as trocas pela alavanca funcionam normalmente.

A peça é meio estranha, e de fato parece uma adaptação técnica. Basicamente é um interruptor, com uma placa eletrônica que ficará conectada a alavanca e enviará a informação da posição P para central.

A instalação não é difícil, e você precisará de chaves torx. Caso não tenha habilidade nenhuma, sugiro levar em um mecânico, pois é serviço de 1 a 2 horas… Isso caso a mão do cidadão for do tamanho de uma raquete, e tiver que desmontar o console por completo. 
No GTi desmontei: Acabamento AC, porta objetos e acabamento da manopla de câmbio sem necessidade remoção da manopla.

Nestes dois vídeos abaixo é possível entender o processo e aplicação.
No GTi e acredito que nos demais de 2015+ sejam iguais, logo são um pouco diferentes dos carros mostrados nesses vídeos. Porém a peça e a montagem são as mesmas, mudando apenas os acabamentos de console.

Após a instalação, não foi necessário passar VCDS ou scanner para apagar o alerta no painel. 
 

Essa foi minha experiência, e fica por conta e risco de cada um. Mas logicamente por se tratar de aplicação de uma peça original, esteja ok. 

Se o câmbio funciona normalmente, e seu único problema é a mensagem da posição P, isso deverá resolver.

Lembrando que a avaliação prévia de um profissional sempre é bem vinda.

OBS: ESTE CÓDIGO DE PEÇA É PARA APLICAÇÃO NA MANOPLA COM CARCAÇA PRETA. A COM CARCAÇA BRANCA, É DIFERENTE DE ACORDO COM OS VÍDEOS ABAIXO. 

Espero ter ajudado. 

 

 

IMG_8680.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...