Recommended Posts

Postado

Caros, os tópicos sobre bateria me fizeram meditar se o start-stop é a melhor estratégia para o consumidor do ponto de vista econômico - sabemos que  SS reduz o consumo de combustível, mas não está claro que ele reduz nosso gasto, pois a bateria para o SS é significativamente mais cara. Assim, quando acaba a bateria, você pode optar por deixar de usar start-stop e colocar bateria comum, ou manter o start-stop e comprar uma nova bateria EFB, etc. Qual será a melhor escolha do ponto de vista do bolso? Fiz um modelo bem vagabundo com as seguintes premissas:

- Custo bateria normal / EFB: R$ 600 / R$ 1.100 (peguei este preço com a Caraigá semana passada)

- Duração bateria normal usando com SS e usando sem SS: 1 ano / 2 anos

- Duração bateria EFB usando com SS e usando sem SS: 2 anos / 3 anos

- Custo anual com combustível (1.000 km/mês @ 9 km/l, R$ 3,20/l): R$ 4.267 (uso urbano)

- Economia obtida com SS ativado: 10%

Com estes parâmetros, coloquei o custo anual de combustível + bateria, usando SS e não usando SS:

Com SS Sem SS
Normal  4.440  4.567
EBC  4.390  4.633

CONCLUSÂO: vale mais a pena manter a bateria especial (EFB) e seguir com o start-stop ativado. Além de contribuir para a ecologia, o bolso agradecerá.

Caveat: os parâmetros utilizados podem variar bem, p.ex. por que usei 10% de economia com SS? Eu pensava em 5% no máximo inicialmente, mas depois de ver uma matéria em que um Uno reduziu em 20% usando SS, resolvi recalibrar a economia no Golf para 10%.

Outra conclusão interessante: os ganhos e perdas de cada estratégia são pequenos (da pior à melhor economiza-se R$200 em um ano), portanto este é um assunto que não vale o tempo que estou perdendo para montar esta planilhinha. :)

Postado
36 minutos atrás, Truc disse:

Caros, os tópicos sobre bateria me fizeram meditar se o start-stop é a melhor estratégia para o consumidor do ponto de vista econômico - sabemos que  SS reduz o consumo de combustível, mas não está claro que ele reduz nosso gasto, pois a bateria para o SS é significativamente mais cara. Assim, quando acaba a bateria, você pode optar por deixar de usar start-stop e colocar bateria comum, ou manter o start-stop e comprar uma nova bateria EFB, etc. Qual será a melhor escolha do ponto de vista do bolso? Fiz um modelo bem vagabundo com as seguintes premissas:

- Custo bateria normal / EFB: R$ 600 / R$ 1.100 (peguei este preço com a Caraigá semana passada)

- Custo anual com combustível (1.000 km/mês @ 9 km/l, R$ 3,20/l): R$ 4.267 (uso urbano)

Com estes parâmetros, coloquei o custo anual de combustível + bateria, usando SS e não usando SS:

Com SS Sem SS
Normal  4.440  4.567
EBC  4.390  4.633

CONCLUSÂO: vale mais a pena manter a bateria especial (EFB) e seguir com o start-stop ativado. Além de contribuir para a ecologia, o bolso agradecerá.

Caveat: os parâmetros utilizados podem variar bem, p.ex. por que usei 10% de economia com SS? Eu pensava em 5% no máximo inicialmente, mas depois de ver uma matéria em que um Uno reduziu em 20% usando SS, resolvi recalibrar a economia no Golf para 10%.

Outra conclusão interessante: os ganhos e perdas de cada estratégia são pequenos (da pior à melhor economiza-se R$200 em um ano), portanto este é um assunto que não vale o tempo que estou perdendo para montar esta planilhinha. :)

Perfeito!

Obrigado por compartilhar os números e a estratégia de cálculo utilizada! Sem dúvidas à curto-médio prazo já vemos o retorno $ utilizando o SS com a bateria EFB.

Abs..

Postado

Só achei o custo elevado da bateria normal...

Paguei menos de 400 reais numa Moura de 75Ah.  E a economia do start stop depende muito do trânsito...aqui,  a média de  km/l tem sido maior com ele desativado.

Mas, com o preco de uma EFB, faço praticamente 3 trocas , ou seja 6 anos de vida útil  ao custo de 3 anos da EFB...

Postado
Em 19/09/2016 at 1:23 PM, Truc disse:

Com SS

Sem SS

Normal

4.440

4.567

EBC

4.390

4.633

Fiquei um pouco receoso com o motor de partida. Ele também é relativamente exigido pelo sistema star-stop. E se o motor de partida quebrar? Quanto ficaria a substituição?

Minhas simulações apontaram (baseado no perfil de condução e qualidade de trânsito) uma incrível economia de 0,87%.

Eu desisti do star-stop. 

Rodando 3.000km por mês com o start-stop desativado.

4bffa0f6fe1f630d396e6e86d69a66a4.jpg

83ea5c372a47b96ada2b232e36084f7d.jpg

411ee9c9b778eb4838719e221b7fec64.jpg

Postado

O uso do Start/Stop é interessante se no trânsito diário a gente ficar muito tempo parado. Assim evita a queima desnecessária de combustível e desgaste de peças devido ao atrito. Vai depender dos acessórios consumidores em uso também...etc. Enfim, podemos ter resultados ótimos, bons ou ruins para cada tipo de trajeto e condução. Em linhas gerais os caras do programa "Fifth Gear" em UK fizeram um teste com e outro sem o uso do Start/Stop sob mesmas condições de uso:

Fifth Gear real-world test: Do Stop/Start systems really save fuel and by how much?

Vale a pena dar uma olhada.:)

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora