Pressão Vareta Óleo - Golf TSI 1.0 2017


lfms

Recommended Posts

Olá Pessoal,

Estou adquirindo um GOLF TSI 1.0 2017 - 55 mil km e levei ele num mecânico.  Ele achou estranho o comportamento abaixo:

  1. Com o carro ligado, parado em ponto morto, sem acelerar;
  2. Retirou a vareta de óleo / tampa do óleo de maneira suave;
  3. Percebe-se o motor fluxo de ar através da vareta/tampa;

Conforme videos abaixo:

https://youtu.be/3_NGjogWcmM

https://youtu.be/id1T77Ybxl4

Esse comportamento é normal nos motores TSI?

Agradeço qualquer ajuda, só falta isso para concretizar a venda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não vejo nada de anormal nos vídeos.
Esse teste, se não me falha a memória, é pra ver se não há problema naquela válvula que regula os vapores de óleo (PCR?). Enfim... se tivesse algum problema o motor diminuiria o a rotação ou ficaria rateando ao abrir a tampa do óleo ou retirar a vareta.
Amanhã faço um teste no meu e volto pra comentar.

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não vejo nada de anormal nos vídeos.
Esse teste, se não me falha a memória, é pra ver se não há problema naquela válvula que regula os vapores de óleo (PCR?). Enfim... se tivesse algum problema o motor diminuiria o a rotação ou ficaria rateando ao abrir a tampa do óleo ou retirar a vareta.
Amanhã faço um teste no meu e volto pra comentar.

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk


Oi colega

Só pra dar o retorno, verifiquei e o comportamento do meu ao fazer isso é exatamente igual. Sem problemas.

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite,

Obrigado pelo feedback. Fui ver outros carros essa semana e tb falei com um mecânico da VW.

Tirei algumas conclusões:

  1. Meu amigo da mecânica disse que o motor estava com pressão positiva e isso é um péssimo sinal.
  2. Vi uns 6 motores TSI essa semana, desde carros mais novos até um UP com 120 mil KM; Todos com esse vácuo. 
  3. Vi um outro Golf TSI 1.0, mas ele esta com bem menos pressão: 

 

Alem disso pesquisei um pouco sobre a construção do EA211 e vi que uns dos principais problemas do EA é o DIAFRAGMA FURADO


Sintoma:  Marcha lenta irregular,  possível assovio durante o funcionamento em marcha lenta similar a uma correia com desgaste.
Consequência: Sonda lambda trabalhando fora dos parâmetros, sinal do MAP acima do normal, diminuição do nível de óleo lubrificante, e fumaça em altas rotações (acelerações).
Como Descobrir: Vácuo excessivo na tampa de enchimento de óleo em marcha lenta. Leituras com scanner. 
Solução: substituir somente o diafragma (localizado abaixo do coletor de admissão) completar ou substituir o lubrificante do motor.

Vou continuar investigando e posto aqui.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite colega

 

Desculpe a sinceridade mas acho que seu mecânico está equivocado. Vou explicar o porquê...

 

1. A válvula que tem próximo ao coletor de admissão chama-se EGR. Ela é uma das responsáveis por recircular gases prejudiciais ao meio ambiente, principalmente NOx. Existem vários modelos, mas a do Golf trata-se de uma solenoide, comandada eletronicamente pela ECU.

 

2. Em caso de falha, ela provoca imediatamente marcha lenta irregular e consumo de óleo do motor. Nestas situações a luz de alerta de falha do motor acende-se, além do respectivo código de erro memorizado na central de diagnóstico, podendo ser consultado por qualquer scanner.

 

3. Um sintoma de falha nessa válvula, além do relatado em 2, é a dificuldade em retirar a vareta ou a tampa de óleo, devido ao vácuo (ou pressão NEGATIVA). Ou seja, o oposto ao que vc verificou e mostrou no vídeo, além de um característico ruido de ar vazando por baixo do coletor (onde está a válvula).

 

Meu carro está com 79 mil km, acabou de voltar da revisão dos 80 mil km, sem baixar nada de óleo. Tenho ele desde zero.

 

Como comparação (pois não achei nenhum vídeo do EA-211 TSI com esse problema) segue um vídeo de um GM Cruze com esse problema. Nele a válvula fica dentro da tampa e contém um diafragma que costuma se romper.

 

 

 

Se vc está procurando por Golf TSI sugiro começar vendo os problemas mais frequentes, que via de regra afetam injetores e bomba de alta. Há vários vídeos no YouTube de como diagnosticar esse tipo de problemas (especialmente no up! TSI que tem bastante).

 

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk

 

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho um 1.0 TSI assim como o Rodrigo, fiz o teste aqui e o comportamento pra mim parece normal. O que eu procuraria tomar cuidado é justamente a parte de alimentação de combustivel, que é um problema cronico dos TSI. (meu carro tem 60mil km e nunca apresentou, mas uma hora ou outra, vai.)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

O cárter, quando quente, sempre terá pressão positiva, pois ali são gerado gases, que são recirculados e canalizados para a queima através da EGR e PVC respectivamente.
Essa geração de gases é benéfica para o motor, pois na fase fria, uma pequena parcela de combustível que não é queimada contamina o óleo. Ao aquecer o óleo, parte dessa parcela de combustível é vaporizada e eliminada.
É por isso que é considerado serviço severo a utilização frequente do veículo em distância curtas e assim é recomendado diminuir o intervalo de troca de óleo.

Enviado de meu SM-A520F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...