Vazamento Mangueira blow-by


jorgeff

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Olá pessoal

Estou resolvendo um problema que apareceu no meu Golf 1.0 TSI 2017, Nacional que está com vazamento de óleo na mangueira que fica entre o separador de óleo (Blow By) e a admissão, como faz muito tempo, provavelmente mais de 20k, o óleo já melou bastante a frente do motor. O carro não apresenta nenhum problema perceptível.

Voltando um pouco no tempo.... na revisão de 70k a concessionária colocou mais óleo do que deveria, isso era visto na vareta que passou do marcador máximo !  Na época, eu entrei em contato com eles e me responderam que "Não era preciso me preocupar"

Agora com quase 100.000 e fora da garantia (terminou em 02-2020) levei o carro na autorizada e me deparei com um orçamento de mais de 3k, pois precisa trocar coletor de admissão + aditivo G13 + separador de óleo que acreditem, é uma caixa de plástico de mais de R$ 800,00 !!! Então.. gostaria da opinião de vocês e saber se já tiveram esse problema e se pode ter causado pelo excesso de óleo no motor.

Valeu pessoal

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Olá pessoal
Estou resolvendo um problema que apareceu no meu Golf 1.0 TSI 2017, Nacional que está com vazamento de óleo na mangueira que fica entre o separador de óleo (Blow By) e a admissão, como faz muito tempo, provavelmente mais de 20k, o óleo já melou bastante a frente do motor. O carro não apresenta nenhum problema perceptível.
Voltando um pouco no tempo.... na revisão de 70k a concessionária colocou mais óleo do que deveria, isso era visto na vareta que passou do marcador máximo !  Na época, eu entrei em contato com eles e me responderam que "Não era preciso me preocupar"
Agora com quase 100.000 e fora da garantia (terminou em 02-2020) levei o carro na autorizada e me deparei com um orçamento de mais de 3k, pois precisa trocar coletor de admissão + aditivo G13 + separador de óleo que acreditem, é uma caixa de plástico de mais de R$ 800,00 !!! Então.. gostaria da opinião de vocês e saber se já tiveram esse problema e se pode ter causado pelo excesso de óleo no motor.
Valeu pessoal
Excesso de óleo pode sim causar problemas no motor. Pra isso que existe o nível máximo indicado pela vareta.
Veja um trecho de um material que trata esse assunto:
"Perigos do óleo a mais no motor

Embora possa não parecer um grande problema para o excesso de óleo em seu carro, ele pode causar grandes avarias e potencialmente lhe custar milhares de reais. Quando muito óleo de motor enche o virabrequim em seu carro, o óleo fica aerado e é batido em espuma. Isso é causado pela alta rotação do virabrequim. O óleo espumoso não pode lubrificar bem o seu carro e, em muitos casos, fará com que o fluxo de óleo pare completamente, superaquecendo o óleo e causando perda de pressão do óleo. O motor então fica com falta de lubrificação e pode travar."

No seu caso eu entraria imediatamente em contato com a concessionária e discutiria esse assunto com ela e caso ela não assumisse, entraria em contato de imediato com a VWB relatando o fato.


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Concordo Jorge, inclusive tenho fotos da vareta de óleo com o excesso, foi tirada em Dezembro de 2018.... 1 dia após a  revisão de 70k, com o carro na minha garagem, parado e frio.... fiquei bem indignado com isso porque me parece um problema causado por eles mesmo e que só agora, após 30.000 que estou vendo o efeito !!! 

Vou relatar isso com eles na segunda-feira mesmo e mandar as fotos, pena que não tenho a conversa, que tive com o consultor, gravada !

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Concordo Jorge, inclusive tenho fotos da vareta de óleo com o excesso, foi tirada em Dezembro de 2018.... 1 dia após a  revisão de 70k, com o carro na minha garagem, parado e frio.... fiquei bem indignado com isso porque me parece um problema causado por eles mesmo e que só agora, após 30.000 que estou vendo o efeito !!! 

Vou relatar isso com eles na segunda-feira mesmo e mandar as fotos, pena que não tenho a conversa, que tive com o consultor, gravada !

30.000 km após o erro é muito tempo.

Não creio que o problema de hoje esteja relacionado a está burrada realizada no passado. Não li ou não compreendi que isto ocorreu há tanto tempo de rodagem.

30.000 km de rodagem é uma vida para um motor. Pode acontecer muitas coisas nesse intervalo de tempo.

 

Retificando, alguns problemas podem estar correlacionados com o fato sim. Mas só foram detectados agora. Provavelmente estão lá há tempo.

 

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Eu estou aprendendo com esse motor... já li muita coisa, entendo mais de motores simples, como AP (Alta-Pauleira), inclusive tenho uma quantum 1.8 que faço toda a manutenção !!! Mas faço minhas burradas também... kkkk

Voltando no assunto, eu achava que eram 2 obstáculos p o óleo liquido não chegar na admissão... o primeiro é o separador que está parafusado no bloco do motor e o segundo é a válvula PCV que é parte do coletor de admissão e só permite a passagem dos gases para admissão, bloqueando o óleo liquido e também o fluxo contrário... no meu entendimento, entre a revisão de 70.000k e a de 80.000k eu devo ter rodado quase 10.000k com excesso de óleo, e isso danificou a válvula PCV  que ficou obstruída. Entre o separador e a válvula PCV existe uma mangueira pequena e fina, ela não usa nenhuma abraçadeira justamente p não pressurizar o bloco e permitir o vazamento de gases ou óleo por ela.

Eu não estou dizendo que estou certo !!! Na verdade o problema pode nem estar relacionado ao excesso de óleo .... já encontrei relatos da troca do coletor de admissão, do Golf 200 TSI aqui no forum, vou procurar    

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  • 3 weeks later...

Atualizando o tópico

CSS fez o reparo na cortesia ! Eu relatei o problema com excesso de óleo, mas de acordo com eles esse não foi o motivo, mas sim a vida útil, principalmente do separador de óleo ! enfim, tá resolvido, e até o momento sem problemas.

Lembrando também que eu achei no manual do carro a informação de que o óleo acima da marcação máxima (em torno de 0,5cm acima) não é problema. 

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CSS fez o reparo na cortesia ! Eu relatei o problema com excesso de óleo, mas de acordo com eles esse não foi o motivo, mas sim a vida útil, principalmente do separador de óleo ! enfim, tá resolvido, e até o momento sem problemas.
Lembrando também que eu achei no manual do carro a informação de que o óleo acima da marcação máxima (em torno de 0,5cm acima) não é problema. 
Que bom que está resolvido![emoji1431]

0,5cm acima do nível são 5mm. Tem até que prestar atenção para perceber essa diferença. Rsrsrs

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  • 1 year later...

O problema voltou, tá tudo melado denovo :( ... como já foi trocado o separador de óleo, que é uma caixa de plástico bem simples... acho que pode ser no coletor... gostaria da ajuda de vocês p/ tirar uma dúvida !

Vamos lá... existe uma válvula PCV em cima da tampa do comando, ela tem uma mangueira que conecta o motor ao compartimento do filtro do ar... eu conectei uma seringa na mangueira e o sentido do ar é só de entrada para o motor, a válvula impede a saída de ar

Agora lá embaixo na meleca toda... tem a mangueira que conecta o separador de óleo ao coletor... eu deixei a ponta do coletor e conectei a seringa na mangueira e pra minha surpresa o ar entra e sai sem nenhum impedimento  !!! Pela lógica deveria ter uma válvula no coletor (membrana) p/ ar somente entrar na admissão ! Correto ? 

 

 

 

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O problema voltou, tá tudo melado denovo [emoji20] ... como já foi trocado o separador de óleo, que é uma caixa de plástico bem simples... acho que pode ser no coletor... gostaria da ajuda de vocês p/ tirar uma dúvida !
Vamos lá... existe uma válvula PCV em cima da tampa do comando, ela tem uma mangueira que conecta o motor ao compartimento do filtro do ar... eu conectei uma seringa na mangueira e o sentido do ar é só de entrada para o motor, a válvula impede a saída de ar
Agora lá embaixo na meleca toda... tem a mangueira que conecta o separador de óleo ao coletor... eu deixei a ponta do coletor e conectei a seringa na mangueira e pra minha surpresa o ar entra e sai sem nenhum impedimento  !!! Pela lógica deveria ter uma válvula no coletor (membrana) p/ ar somente entrar na admissão ! Correto ? 
 
 
 
"Pela lógica deveria ter uma válvula no coletor (membrana) p/ ar somente entrar na admissão ! Correto ? "
Meu caro, estou meio burro, pois não consegui entender bem a sua explicação. Talvez se tivesse ido no carro estaria tudo bem claro.

Já verificou a sua PCV? Fez limpeza no circuito?

Embora você tenha uma boa linha de raciocínio, quero lembrar que coletores de admissão de carros aspirados estão sempre com a pressão negativa, o que já não ocorre com os sobrealimentados, que apresentam pressão negativa e positiva, conforme o regime do motor.
Não sei se te ajudei no raciocínio.

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2 horas atrás, Jorge Jox disse:

"Pela lógica deveria ter uma válvula no coletor (membrana) p/ ar somente entrar na admissão ! Correto ? "
Meu caro, estou meio burro, pois não consegui entender bem a sua explicação. Talvez se tivesse ido no carro estaria tudo bem claro.

Já verificou a sua PCV? Fez limpeza no circuito?

Embora você tenha uma boa linha de raciocínio, quero lembrar que coletores de admissão de carros aspirados estão sempre com a pressão negativa, o que já não ocorre com os sobrealimentados, que apresentam pressão negativa e positiva, conforme o regime do motor.
Não sei se te ajudei no raciocínio.

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Estamos quase lá ... kkkk

Minha pergunta é: A entrada abaixo do coletor de admissão permite somente a entrada de ar ? ou também permite a saída de ar do coletor ?

Se vocês me disserem que permite somente a entrada, então o meu coletor está com defeito e justamente a pressão positiva deve estar "empurrando" o ar e fazendo a lambança de óleo.

Segue a imagem abaixo ilustra o coletor e mangueira, a outra ponta da mangueira vai conectada ao separador de óleo (no Bloco do motor)

WzoEjwa.jpg

 

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14 horas atrás, jorgeff disse:

Estamos quase lá ... kkkk

Minha pergunta é: A entrada abaixo do coletor de admissão permite somente a entrada de ar ? ou também permite a saída de ar do coletor ?

Se vocês me disserem que permite somente a entrada, então o meu coletor está com defeito e justamente a pressão positiva deve estar "empurrando" o ar e fazendo a lambança de óleo.

Segue a imagem abaixo ilustra o coletor e mangueira, a outra ponta da mangueira vai conectada ao separador de óleo (no Bloco do motor)

WzoEjwa.jpg

 

Depois do separador de óleo há dois caminhos para os gases: o 1º é uma galeria dentro do bloco e do cabeçote, que termina ao lado da bomba d'água, onde sai uma mangueira que vai até a turbina (nessa mangueira também se junta uma das tubulações do sistema de coleta de gases do tanque de combustível); o 2º é essa mangueira, que no motor 1.4 TSi liga o separador de óleo ao corpo de válvula do acelerador (Já no 1.0 TSi, de acordo com essa imagem, a mangueira vai direto para o coletor de admissão).

No 1.4 há uma válvula no final de cada um desses caminhos, pois eles são abertos alternadamente: o 1º quando há pressão na turbina e o 2º quando não há pressão. Então no 1.0 essa válvula deve ficar dentro do coletor.

Quando há pressão de ar dentro do coletor, essa válvula deveria ficar fechada. Pode ser que ela esteja com defeito. E não me admiraria se a VW tivesse feito o projeto de modo que a troca da válvula obrigue a troca do conjunto todo do coletor.

Por outro lado, não consigo imaginar o que pode dar de defeito no separador de óleo, que é uma peça bem simples. É só um conjunto de galerias pelas quais os gases carregados de óleo tem que passar, o que faz com que parte do óleo escorra de volta para o cárter.

 

 

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7 minutos atrás, Fernando Bardamu disse:

Depois do separador de óleo há dois caminhos para os gases: o 1º é uma galeria dentro do bloco e do cabeçote, que termina ao lado da bomba d'água, onde sai uma mangueira que vai até a turbina (nessa mangueira também se junta uma das tubulações do sistema de coleta de gases do tanque de combustível); o 2º é essa mangueira, que no motor 1.4 TSi liga o separador de óleo ao corpo de válvula do acelerador (Já no 1.0 TSi, de acordo com essa imagem, a mangueira vai direto para o coletor de admissão).

No 1.4 há uma válvula no final de cada um desses caminhos, pois eles são abertos alternadamente: o 1º quando há pressão na turbina e o 2º quando não há pressão. Então no 1.0 essa válvula deve ficar dentro do coletor.

Quando há pressão de ar dentro do coletor, essa válvula deveria ficar fechada. Pode ser que ela esteja com defeito. E não me admiraria se a VW tivesse feito o projeto de modo que a troca da válvula obrigue a troca do conjunto todo do coletor.

Por outro lado, não consigo imaginar o que pode dar de defeito no separador de óleo, que é uma peça bem simples. É só um conjunto de galerias pelas quais os gases carregados de óleo tem que passar, o que faz com que parte do óleo escorra de volta para o cárter.

 

 

Fernando... eu pensei exatamente o mesmo !! Então me parece que o problema é a membrana dentro do coletor ! e sim a VW aconselha a troca do coletor inteiro !! Mas vou tentar 2 coisas:

- Coloca descarbonizante pela entrada do coletor e ver se a membrana volta ao normal
- Se não funcionar a opção acima, vou procurar uma válvula avulsa e colocar lá embaixo , já que o novo coletor pode apresentar o mesmo problema com o tempo.

Sem falar que essa membrana que deveria ser aparafusada como em muitos carros... certamente vai me custar mais de 1500,00 barão na CSS.

Valeu pessoal

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1 hora atrás, jorgeff disse:

Fernando... eu pensei exatamente o mesmo !! Então me parece que o problema é a membrana dentro do coletor ! e sim a VW aconselha a troca do coletor inteiro !! Mas vou tentar 2 coisas:

- Coloca descarbonizante pela entrada do coletor e ver se a membrana volta ao normal
- Se não funcionar a opção acima, vou procurar uma válvula avulsa e colocar lá embaixo , já que o novo coletor pode apresentar o mesmo problema com o tempo.

Sem falar que essa membrana que deveria ser aparafusada como em muitos carros... certamente vai me custar mais de 1500,00 barão na CSS.

Valeu pessoal

Acompanho o canal de uma oficina no Youtube (TSi Cars). Geralmente, quando eles abrem o coletor de admissão desses motores com uma certa quilometragem, ele está cheio de óleo. Talvez o travamento da válvula esteja relacionado com isso. A localização da válvula ("parabéns" aos engenheiros) sugere que sim.

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Acompanho o canal de uma oficina no Youtube (TSi Cars). Geralmente, quando eles abrem o coletor de admissão desses motores com uma certa quilometragem, ele está cheio de óleo. Talvez o travamento da válvula esteja relacionado com isso. A localização da válvula ("parabéns" aos engenheiros) sugere que sim.
Realmente pode acontecer da engenharia errar. Mas em boa parte das vezes a culpa não é dela e sim da qualidade dos produtos de consumo utilizados e os leigos no assunto acabam atribuindo a culpa a ela.

Não me entenda mal, não estou dizendo que é você, mas sim à alguns profissionais.

Combustível adulterado é um deles, seja o "etanois" ou a "mijolina", conforme cita o Xanão.
Estes produtos adulterados, que não são queimados devidamente, acabam se misturando ao lubrificante, seja na forma líquida ou gasosa, alterando a composição físico-química do lubrificantes e virando a famosa pasta que encrusta no motor, principalmente no cabeçote causando estrago, quando não descoberta a tempo. Essas pastas ou gomas, também entopem essas válvulas de respiro do motor.

Combustível adulterado, óleo errado ou vencido, falta de manutenção em motores com alta quilometragem são bons indicadores para promover esses problemas.

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Tirei o tubo  que vem da turbina e removi o corpo de borboleta e estava tudo limpo mas com um pouco de oleosidade. Dentro da admissão não dá para ver, mas parece que tbm está limpo... parece que este problema, no meu caso pode evitar a carbonização, já que grande parte o vapor de óleo está saindo p/ fora através dos encaixes da mangueira, e não entrando na admissão.

Só não sei o que pode acontecer com todo esse óleo grudado embaixo do coletor, e se pega fogo ? .... Também não sei a consequência do vapor do cárter não sair de forma normal !

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Tirei o tubo  que vem da turbina e removi o corpo de borboleta e estava tudo limpo mas com um pouco de oleosidade. Dentro da admissão não dá para ver, mas parece que tbm está limpo... parece que este problema, no meu caso pode evitar a carbonização, já que grande parte o vapor de óleo está saindo p/ fora através dos encaixes da mangueira, e não entrando na admissão.
Só não sei o que pode acontecer com todo esse óleo grudado embaixo do coletor, e se pega fogo ? .... Também não sei a consequência do vapor do cárter não sair de forma normal !
A forma normal do vapor do cárter é ser queimado na câmara de combustão. E uma válvula evitar que ele chegue até o filtro de ar. Isso nos aspirados.
Mas no caso de um motor sobrealimentado, isso nunca vai acontecer. Há um longo caminho a ser percorrido com uma pressão positiva em contrafluxo.

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