jorgeff

Vazamento Mangueira blow-by

Recommended Posts

Olá pessoal

Estou resolvendo um problema que apareceu no meu Golf 1.0 TSI 2017, Nacional que está com vazamento de óleo na mangueira que fica entre o separador de óleo (Blow By) e a admissão, como faz muito tempo, provavelmente mais de 20k, o óleo já melou bastante a frente do motor. O carro não apresenta nenhum problema perceptível.

Voltando um pouco no tempo.... na revisão de 70k a concessionária colocou mais óleo do que deveria, isso era visto na vareta que passou do marcador máximo !  Na época, eu entrei em contato com eles e me responderam que "Não era preciso me preocupar"

Agora com quase 100.000 e fora da garantia (terminou em 02-2020) levei o carro na autorizada e me deparei com um orçamento de mais de 3k, pois precisa trocar coletor de admissão + aditivo G13 + separador de óleo que acreditem, é uma caixa de plástico de mais de R$ 800,00 !!! Então.. gostaria da opinião de vocês e saber se já tiveram esse problema e se pode ter causado pelo excesso de óleo no motor.

Valeu pessoal

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Olá pessoal
Estou resolvendo um problema que apareceu no meu Golf 1.0 TSI 2017, Nacional que está com vazamento de óleo na mangueira que fica entre o separador de óleo (Blow By) e a admissão, como faz muito tempo, provavelmente mais de 20k, o óleo já melou bastante a frente do motor. O carro não apresenta nenhum problema perceptível.
Voltando um pouco no tempo.... na revisão de 70k a concessionária colocou mais óleo do que deveria, isso era visto na vareta que passou do marcador máximo !  Na época, eu entrei em contato com eles e me responderam que "Não era preciso me preocupar"
Agora com quase 100.000 e fora da garantia (terminou em 02-2020) levei o carro na autorizada e me deparei com um orçamento de mais de 3k, pois precisa trocar coletor de admissão + aditivo G13 + separador de óleo que acreditem, é uma caixa de plástico de mais de R$ 800,00 !!! Então.. gostaria da opinião de vocês e saber se já tiveram esse problema e se pode ter causado pelo excesso de óleo no motor.
Valeu pessoal
Excesso de óleo pode sim causar problemas no motor. Pra isso que existe o nível máximo indicado pela vareta.
Veja um trecho de um material que trata esse assunto:
"Perigos do óleo a mais no motor

Embora possa não parecer um grande problema para o excesso de óleo em seu carro, ele pode causar grandes avarias e potencialmente lhe custar milhares de reais. Quando muito óleo de motor enche o virabrequim em seu carro, o óleo fica aerado e é batido em espuma. Isso é causado pela alta rotação do virabrequim. O óleo espumoso não pode lubrificar bem o seu carro e, em muitos casos, fará com que o fluxo de óleo pare completamente, superaquecendo o óleo e causando perda de pressão do óleo. O motor então fica com falta de lubrificação e pode travar."

No seu caso eu entraria imediatamente em contato com a concessionária e discutiria esse assunto com ela e caso ela não assumisse, entraria em contato de imediato com a VWB relatando o fato.

Enviado de meu SM-A520F usando o Tapatalk

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo Jorge, inclusive tenho fotos da vareta de óleo com o excesso, foi tirada em Dezembro de 2018.... 1 dia após a  revisão de 70k, com o carro na minha garagem, parado e frio.... fiquei bem indignado com isso porque me parece um problema causado por eles mesmo e que só agora, após 30.000 que estou vendo o efeito !!! 

Vou relatar isso com eles na segunda-feira mesmo e mandar as fotos, pena que não tenho a conversa, que tive com o consultor, gravada !

Compartilhar este post

Link para o post
Concordo Jorge, inclusive tenho fotos da vareta de óleo com o excesso, foi tirada em Dezembro de 2018.... 1 dia após a  revisão de 70k, com o carro na minha garagem, parado e frio.... fiquei bem indignado com isso porque me parece um problema causado por eles mesmo e que só agora, após 30.000 que estou vendo o efeito !!! 

Vou relatar isso com eles na segunda-feira mesmo e mandar as fotos, pena que não tenho a conversa, que tive com o consultor, gravada !

30.000 km após o erro é muito tempo.

Não creio que o problema de hoje esteja relacionado a está burrada realizada no passado. Não li ou não compreendi que isto ocorreu há tanto tempo de rodagem.

30.000 km de rodagem é uma vida para um motor. Pode acontecer muitas coisas nesse intervalo de tempo.

Retificando, alguns problemas podem estar correlacionados com o fato sim. Mas só foram detectados agora. Provavelmente estão lá há tempo.

Enviado de meu SM-A520F usando o Tapatalk

Compartilhar este post

Link para o post

Eu estou aprendendo com esse motor... já li muita coisa, entendo mais de motores simples, como AP (Alta-Pauleira), inclusive tenho uma quantum 1.8 que faço toda a manutenção !!! Mas faço minhas burradas também... kkkk

Voltando no assunto, eu achava que eram 2 obstáculos p o óleo liquido não chegar na admissão... o primeiro é o separador que está parafusado no bloco do motor e o segundo é a válvula PCV que é parte do coletor de admissão e só permite a passagem dos gases para admissão, bloqueando o óleo liquido e também o fluxo contrário... no meu entendimento, entre a revisão de 70.000k e a de 80.000k eu devo ter rodado quase 10.000k com excesso de óleo, e isso danificou a válvula PCV  que ficou obstruída. Entre o separador e a válvula PCV existe uma mangueira pequena e fina, ela não usa nenhuma abraçadeira justamente p não pressurizar o bloco e permitir o vazamento de gases ou óleo por ela.

Eu não estou dizendo que estou certo !!! Na verdade o problema pode nem estar relacionado ao excesso de óleo .... já encontrei relatos da troca do coletor de admissão, do Golf 200 TSI aqui no forum, vou procurar    

Compartilhar este post

Link para o post