GPS do DiscoveryPro. Processei a VW. Deu certo


hjacot

Recommended Posts

Caros amigos, há algum tempo acompanho o fórum e já obtive aqui dicas valiosas. Resolvi compartilhar com vcs minha experiência não muito agradável com a VW.

Eu era o feliz proprietário (2º dono) de um Golf TSI 13/14 azul, com pacote premium. Lindo carro.

Meus problemas começaram quando tentei atualizar o GPS do sistema Discovery Pro. Fiz literalmente dezena de vezes o procedimento indicado no site da VW, e nunca funcionava. Acionei o SAC da VW e inicialmente disseram-me que eu deveria adquirir um SD card original da VW, que custava algo em torno de R$ 700,00. Posteriormente, e como está na descrição do site da VW, descobri que isso não é verdade.

Foram vários os e-mails trocados, e inúmeras as idas à concessionária onde eu realizava a revisão (Green, aqui em São Paulo), e ninguém conseguia atualizar o GPS, que estava com mapas de 2013.

A última resposta que me deram na concessionária foi que o problema era de hardware, e que seria necessária a troca do aparelho. Eu autorizei a troca, e afirmei que o carro ainda estava na garantia. Eles disseram que MEU CARRO NÃO TINHA GARANTIA DE FÁBRICA. Questionei a informação e afirmaram que a VW vende alguns carros assim. Não me conformei, posto que possuía o manual, certificado de garantia, etc., e disseram então que a garantia para o sistema multimídia é de apenas 1 ano, e não 3 como todo o resto do carro. Questionei novamente a informação, tendo em vista que o manual do carro indica garantia TOTAL do veículo por 3 anos. A resposta final foi que “a fábrica não autorizou”.

Tendo em vista o caso, entrei com um processo no juizado especial cível (atento que não é necessário constituir advogado ou mesmo pagar qualquer custas do processo), e concomitantemente insisti na cobertura da garantia junto ao SAC da VW.

Passados muitos dias (e possivelmente após saberem que estavam sendo processados), o SAC me respondeu que deveria haver a cobertura, e pediu que eu entrasse em contato com o gerente da CSS Green. Fiz isso. Levou um longo tempo para autorizarem, tive que levar o carro lá mais um monte de vezes para tentarem novos procedimentos (o carro ficou lá mais de 2 semanas seguidas na penúltima das vezes).

Finalmente, e com o processo judicial rolando, autorizaram a troca. A peça levou salvo engano mais 5 dias úteis para chegar e, pasmem, tem o VALOR DE R$ 34.000,00!!!

Decepcionado com a montadora, vendi meu carro logo após a troca da central (apenas aquilo que vai dentro do porta-luvas). Obviamente alertei o comprador da troca da central e o instrui a procurar a VW em havendo qualquer problema (a lei consumerista determina que agora devem dar + 3 anos de garantia para a nova central).

Enfim, relato (resumidamente) meu caso para poder ajudar qualquer amigo que passe pelo mesmo problema, e caso precisem, disponibilizo a petição inicial que eu mesmo fiz pedindo a troca da central. Só entrar em contato pelo e-mail hercules.jus@gmail.com.

Ainda estou sem carro, e com dificuldades em encontrar  um veículo com o custo-benefício do Golf. Mas a decepção com o pós-venda me faz passar longe de qualquer VW, por enquanto.

Grande abraço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

37 minutos atrás, hjacot disse:

Caros amigos, há algum tempo acompanho o fórum e já obtive aqui dicas valiosas. Resolvi compartilhar com vcs minha experiência não muito agradável com a VW.

Eu era o feliz proprietário (2º dono) de um Golf TSI 13/14 azul, com pacote premium. Lindo carro.

Meus problemas começaram quando tentei atualizar o GPS do sistema Discovery Pro. Fiz literalmente dezena de vezes o procedimento indicado no site da VW, e nunca funcionava. Acionei o SAC da VW e inicialmente disseram-me que eu deveria adquirir um SD card original da VW, que custava algo em torno de R$ 700,00. Posteriormente, e como está na descrição do site da VW, descobri que isso não é verdade.

Foram vários os e-mails trocados, e inúmeras as idas à concessionária onde eu realizava a revisão (Green, aqui em São Paulo), e ninguém conseguia atualizar o GPS, que estava com mapas de 2013.

A última resposta que me deram na concessionária foi que o problema era de hardware, e que seria necessária a troca do aparelho. Eu autorizei a troca, e afirmei que o carro ainda estava na garantia. Eles disseram que MEU CARRO NÃO TINHA GARANTIA DE FÁBRICA. Questionei a informação e afirmaram que a VW vende alguns carros assim. Não me conformei, posto que possuía o manual, certificado de garantia, etc., e disseram então que a garantia para o sistema multimídia é de apenas 1 ano, e não 3 como todo o resto do carro. Questionei novamente a informação, tendo em vista que o manual do carro indica garantia TOTAL do veículo por 3 anos. A resposta final foi que “a fábrica não autorizou”.

Tendo em vista o caso, entrei com um processo no juizado especial cível (atento que não é necessário constituir advogado ou mesmo pagar qualquer custas do processo), e concomitantemente insisti na cobertura da garantia junto ao SAC da VW.

Passados muitos dias (e possivelmente após saberem que estavam sendo processados), o SAC me respondeu que deveria haver a cobertura, e pediu que eu entrasse em contato com o gerente da CSS Green. Fiz isso. Levou um longo tempo para autorizarem, tive que levar o carro lá mais um monte de vezes para tentarem novos procedimentos (o carro ficou lá mais de 2 semanas seguidas na penúltima das vezes).

Finalmente, e com o processo judicial rolando, autorizaram a troca. A peça levou salvo engano mais 5 dias úteis para chegar e, pasmem, tem o VALOR DE R$ 34.000,00!!!

Decepcionado com a montadora, vendi meu carro logo após a troca da central (apenas aquilo que vai dentro do porta-luvas). Obviamente alertei o comprador da troca da central e o instrui a procurar a VW em havendo qualquer problema (a lei consumerista determina que agora devem dar + 3 anos de garantia para a nova central).

Enfim, relato (resumidamente) meu caso para poder ajudar qualquer amigo que passe pelo mesmo problema, e caso precisem, disponibilizo a petição inicial que eu mesmo fiz pedindo a troca da central. Só entrar em contato pelo e-mail hercules.jus@gmail.com.

Ainda estou sem carro, e com dificuldades em encontrar  um veículo com o custo-benefício do Golf. Mas a decepção com o pós-venda me faz passar longe de qualquer VW, por enquanto.

Grande abraço a todos.

hjacot, curiosidade:

Você não foi com o processo pra frente?

E o dissabor e a "vergonha" que a VW te fez passar, primeiro dizendo que o seu carro não tinha garantia, depois dizendo somente 1 ano para aquele acessório?

Eu no seu lugar não deixaria barato!

No fim do processo se ganha dinheiro, mas no entanto, o intuito não seria este e sim repará-lo desse mal estar e perda do seu precioso tempo e uma compensação por ficar sem o carro durante um bom período e ainda assim não desfrutá-lo na totalidade com todos os acessórios que foram pagos para tê-los.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre dissabor, tenho uma informação muito ruim pra dar. Tive um Jetta TSI e o processo de compra desse carro foi um parto. Até pra VW da Alemanha eu escrevi, pq a concessionária onde fiz o pedido do carro quis me passar a perna. É uma história bem longa. Enfim, no processo de correr atrás dos meus direitos de consumidor, fui a um escritório de advocacia e lá, a advogada me informou que a justiça, no intúito de combater o que ela citou como "indústria do assédio moral", vinha adotando procedimentos de negação à requerimentos desta natureza, alegando em todos os casos que os problemas que motivavam o cidadão a requerer dano moral na justiça eram "mero dissabor do cotidiano".

 

Gostaria muito, mas muito mesmo, de perguntar pra um desgraçado de um juíz que profere uma sentença dessas, se caso o fato em julgamento tivesse ocorrido com ele, ele julgaria aquilo como "mero dissabor do cotidiano" tbém... Enfim, infelizmente, aquele ditado é muito atual: "pimenta nos olhos dos outros é refresco"....

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 9/30/2016 at 8:53 AM, Bruno Fabiano disse:

Sobre dissabor, tenho uma informação muito ruim pra dar. Tive um Jetta TSI e o processo de compra desse carro foi um parto. Até pra VW da Alemanha eu escrevi, pq a concessionária onde fiz o pedido do carro quis me passar a perna. É uma história bem longa. Enfim, no processo de correr atrás dos meus direitos de consumidor, fui a um escritório de advocacia e lá, a advogada me informou que a justiça, no intúito de combater o que ela citou como "indústria do assédio moral", vinha adotando procedimentos de negação à requerimentos desta natureza, alegando em todos os casos que os problemas que motivavam o cidadão a requerer dano moral na justiça eram "mero dissabor do cotidiano".

 

Gostaria muito, mas muito mesmo, de perguntar pra um desgraçado de um juíz que profere uma sentença dessas, se caso o fato em julgamento tivesse ocorrido com ele, ele julgaria aquilo como "mero dissabor do cotidiano" tbém... Enfim, infelizmente, aquele ditado é muito atual: "pimenta nos olhos dos outros é refresco"....

 

Abraços

É cada história....... Você estava sem carro durante esse período se tentando comprar o Jetta? Não rolou nenhuma dificuldade a mais durante esse processo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é pessoal, de fato uma safadeza. Em relação ao processo, eu desisti da ação. Nem cheguei a pedir danos morais, exatamente por saber que a justiça não daria (entendem que se trata de "mero aborrecimento cotidiano", inapto a ofender direitos da personalidade a ponto de ensejar compensação pecuniária).

Alguma sugestão para o meu novo carro?? Tá difícil achar algum com o custo benefício do Golf, mesmo. Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Em ‎06‎/‎10‎/‎2016 at 9:51 AM, hjacot disse:

Pois é pessoal, de fato uma safadeza. Em relação ao processo, eu desisti da ação. Nem cheguei a pedir danos morais, exatamente por saber que a justiça não daria (entendem que se trata de "mero aborrecimento cotidiano", inapto a ofender direitos da personalidade a ponto de ensejar compensação pecuniária).

Alguma sugestão para o meu novo carro?? Tá difícil achar algum com o custo benefício do Golf, mesmo. Abraços

Parabéns por sua inspiradora história! Eu entendo que este tribunal é o mesmo que o de Pequenas Causas, é isso? (usei uma vez há ais de 20 anos, talvez tenha mudado o nome). É uma maneira rápida e barata (dispensa advogado) de resolver problemas.

Quanto à sugestão de novo carro, é complicado, Não há ninguém com a tecnologia e preço dos Golfs alemão e mexicano, nem mesmo os Golfs atuais, caros e desprovidos de conteúdo, tanto que suas vendas desabaram. E o novo Focus deve vir com preço semelhante e tecnologia igualmente depenada (eixo de torção, automático de embreagem única, etc.).

Se você vendeu o Golf somente pelo mau atendimento da montadora/CSS, acho que você pode ter errado. Mesmo que antipatizemos com o fabricante de um bom produto, deixar de usar o seu produto geralmente impacta mais a nós mesmos que ao fabricante (em outras palavras, talvez ficar com o Golf fosse sua melhor opção).

E, por final, pra recomendar um carro teríamos que saber melhor suas preferências e seu orçamento né? Abraços.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, Truc. O juizado especial cível é o antigo "tribunal de pequenas causas" mesmo, com outro nome. Estou pensando em gastar no máximo 90k...Tem sido divertida a busca pelo novo carro (não estou com a menor pressa...). Estou testando e conhecendo muitos carros. Vendi o Golf um tanto quanto por impulso, mas vendi relativamente bem (mil reais a menos do que eu paguei), então estou tranquilo. Se até eu cansar de "brincar" de achar um carro novo não encontrar nada que valha a pena, engulo esse sapo da VW e procuro um GTI com pacote premium, e GPS atualizado rs...Abração!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado por compartilhar sua história. 

Cara, eu no seu lugar não teria me incomodado. Este problema afetava somente o gps? No meu caso nem uso. Acho o Waze muito superior. Então se não funcionasse eu tenteia arrumar 1 ou 2 vezes no máximo e tocaria o foda-se. Claro esta é minha opinião, pois considero o gps do carro bem fraquinho. 

E infelizmente, também na minha opinião, não existe nenhum carro melhor custo benefício do que os golfs importados.

Tirando outro tsi, eu no seu caso analisaria um gti usado. Ou um 308 thp usado também. 

Agora sobre a justiça. Eu realmente entendo a merda que é. Mas infelizmente Brasil é foda cara. 

Há uns tempos atrás estava banal esta questão dos danos morais. Batava qualquer deslize mínimo de uma empresa para aproveitadores quererem ganhar um dinheiro fácil. 

Eu sou empresário, tento fazer tudo muito corretamente. Inclusive eu sempre reembolso qualquer cliente insatisfeito mesmo que eu leve um prejuízo considerável. Mas cara, tem muita gente mal intencionada que quer se aproveitar em qualquer deslize mínimo. Assim como existe péssimas empresas existem péssimos compradores (quiça até em maiores quantidades).

É que nem uma loja quando, sem querer, coloca um preço errado de um produto. E depois as pessoas querem te obrigar que vc venda aqueles produtos pelo preço errado. Isto não tem cabimento. Ninguém pode ser obrigado a vender nada para ninguém. (Nao estou falando de erros propositais no preço, mas sim de enganos mesmo).

E estes idiotas acabam ferrando todo nosso judiciário. Pensem quantos processos idiotas tem tramitando a custo de dinheiro público e trancando tantos outros processos que são realmente mais importantes. Nem vale a pena discutir sobre isto, pois é um problema muito grande da personalidade do brasileiro somada a ineficiência estatal. 

O que acontece é que o brasileiro acaba tendo o que merece, numa visão geral, onde as pessoas saem individualmente prejudicadas, como é o seu caso. 

Temos um justiça podre, como o Brasileiro merece mesmo. E agora tem o Golf que merece, capado e caro. O Brasil não está preparado para ter um carro no nível Golf alemão: estradas ruins, vw BR incompetente e usuários complicados (me refiro a um monte de reclamações injustas ao dsg, tem as reclamações justas sim principalmente recente as retenções). 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pós-venda VW é de causar vergonha até em quem não tem um volkswagen.

Já estou com minha petição pronta para processar a Volkswagen, mas com relação a retenção de marcha do DSG. Vou solicitar o reembolso da diferença entre câmbio DSG e manual, mais danos morais pelo constrangimento de ter pago por um carro "automático", mas que preciso constantemente passar as marchas manualmente, para evitar alto consumo de combustível e para que o carro ande a contento do trânsito - já que quando em retenção o carro não passa de 40km/h, segurando a 1a ou 2a marcha a 4000 giros (sem falar no berreiro do motor).

Semana que vem será minha última tentativa na concessionária, onde realizarei a gravação da solicitação de reparo. Como sei que não irão resolver, sairei da concessionária diretamente para o PROCON. Passado os tramites e prazos do procon - onde sei que não haverá resolução... processo neles!

Aconselho a todos os insatisfeitos com a retenção de marchas a fazerem o mesmo. Assim que eu der entrada no processo, posto aqui minha petição para servir de modelo a todos.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

o meu MM deu pau tb. O meu é o Discover Media, depois de um mês de vai e volta, atualiza isso ,reseta aquilo, decidiram trocar....estou aguardando chegar e ver no que vai dar. mas não tive problema em executar a garantia tanto a fábrica qnt a CSS não se eximiram da responsabilidade...só tentaram fazer de tudo para q não tivesse de trocar....mas não teve jeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...