Troca de Velas TSI


dbernardone

Recommended Posts

Volto a este tópico para corrigir informações. Levei meu A3 na famosa Elétrica São José em Pinheiros e meus amigos verificaram que a vela tem eletrodo fino, então seria irídio ou platina. E, após quase 90.000km, estava em perfeitas condições!! Mais um ponto negativo para a CSS, que afirmou que meu A3 vinha com vela de parafina (sic), que assumo ser a básica de liga de níquel.

Uma pesquisa mais profunda na Internet mostrou que as velas originais tanto para o A3, quanto para os Golf Mk7 turbo (seja 1.4 ou 2.0), são estas duas:

- LASER PLATINUM (NGK)

- DOUBLE PLATINUM (Bosch)

Ambas têm os dois eletrodos em platina (o central com 0.8 mm de espessura), com trimming a laser para garantir melhor fixação da platina.

Esta é a vela a ser trocada no seu Golf.

Vou abrir um tópico novo, uma vez que as infos daqui se aplicam não somente ao TSI.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/4/2016 at 1:43 PM, Truc disse:

Pessoal, se for como no A3, as velas originais do Golf não são de platinum nem iridium, mas de níquel (a mais simples possível). Obtive esta informação da CSS hoje - meu Audi está perto dos 90k km, quando o manual manda trocar as velas, e incrivelmente nenhuma dessas velas abriu o bico até agora. Fiz uma pesquisa de velas e seguem os principais:

- Liga de níquel - a mais clássica e básica, tem ótima condutividade, mas baixa temp de fusão, assim o eletrodo central, mesmo mais grosso (2,5mm), desgasta mais rápido; chamada erradamente de vela de cobre (todas as velas têm cobre no eletrodo, como parte da liga).

- Liga de níquel v-groove (como a NGK V-Power): vela para aplicações esportivas, desenhada de maneira que a faísca aconteça nas bordas do eletrodo central, o que aumenta a ignição; a contra-partida é a baixa durabilidade, o que é aceitável para uma aplicação esportiva;

- Irídio: por ser uma metal com altíssimo ponto de fusão, é usado no eletrodo para aumentar a durabilidade. Como resultado o eletrodo central é finíssimo (1mm), o que melhora a ignição. Como ele tem baixa condutividade, é feita uma liga com outros metais. É uma vela mais cara, mas muito mais durável.

- Laser Platinum: tanto o eletrodo central como o eletrodo de terra (aquele em 'L') são feitos de uma liga de platina, que tem alto ponto de fusão (mas não tanto como o irídio), e condutividade razoável. Também tem o eletrodo central fininho. Mais durável que a de irídio pura.

- Laser Iridium - ao contrário da iridium "pura", esta tem irídio no eletrodo de terra também, ou seja, tem durabilidade tão alta quanto a anterior.

- DFE Iridium (Double Fine Electrode- o eletrodo central é de irídio e fininho, e o eletrodo de terra é de platina e tem uma ponta fininha também. Por isso é a vela de maior ignitabilidade e máxima durabilidade.

 

Dada esta plêiade de velas, qual comprar? Aí vem aquela história do diabinho e do anjinho, o primeiro mandando comprar a mais cara e de última tecnologia, o segundo tentando me colocar para fazer a compra mais racional e levar a básica. Nos EUA, o jogo fica entre US$ 15 e US$ 45. Aqui no Brasil, uma caixa fica entre R$ 100 e R$400 no ML, dependendo do modelo. Numa CSS Audi, mais de R$700 - impressionante!

Fuçando em alguns forums, vi que os motorheads preferem velas clássicas de níquel, mesmo que tenha que trocar mais frequentemente. Acredito que foristas como o @anghinoni1982 e o @Spielwurfel, que não conseguem ficar 5 minutos parados sem mexer nas suas máquinas, devam optar por este tipo de vela. :)

Eu tenderia a seguir o diabinho e comprar a vela de última tecnologia, mas depois de saber que meu A3 rodou 90.000 km com uma vela básica sem nunca dar um problema, eu não mais vejo problema em comprar um jogo básico de reposição.

Comentários serão bem-vindos.

Ia ficar com abstinencia se colocasse uma de iridium no meu carro xD

Brincadeiras a parte, acredito que as velas do Golf não sejam de iridium. Não sei se é a minha memória que tá falhando, mas juro ter visto no plano de manutenção no site da VW que as velas deveriam ser trocadas na revisão de 60k Km. Uma de iridium duraria facilmente a 100k Km

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu TSI 13/14 está com 50.000 km rodados. Fiz a revisão de 60.000 km por tempo, prazo. O mecânico verificou as condições das velas e foi sincero em dizer que eu não precisaria trocá-las naquela revisão, que poderia muito bem esperar até alcançar 60.000 km de fato rodados.

Com 45.000 km acho muito improvável que haja necessidade!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/11/2016 at 7:06 PM, Spielwurfel disse:

 Não sei se é a minha memória que tá falhando, mas juro ter visto no plano de manutenção no site da VW que as velas deveriam ser trocadas na revisão de 60k Km.

Isso mesmo. No manual de manutenção do meu está escrito que deve trocar o óleo do bloqueio do diferencial dianteiro (somente GTI) e óleo e filtro do DSG.

E logo depois, ainda adverte que deve ser feita a troca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 months later...

Eu troquei as velas do meu Golf agorinha, na revisão de 60k km, elas estavam acabadas também. Procurei bastante por velas NGK no brasil, mas não achei o modelo certo para o Golf em Lugar nenhum

As velas certas para o Golf sao essas  https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-810146364-vela-bosch-platina-dupla-vw-novo-golf-14-tsi-audi-a3-14-_JM-vela-bosch-platina-dupla-vw-novo-golf-14-tsi-audi-a3-14-_JM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

AFINAL, são de níquel, iridium ou platina dupla???

Meu carro está com 60k; no manual consta a troca nessa km; sendo que um mecânico de confiança aqui na minha cidade disse que eu nem 'tocasse' nessas velas agora, que eram de irídium e que chegariam facilmente nos 100k, mas que, caso eu "quisesse dar dinheiro" a ele, poderia aparecer por lá na oficina (kkkkk, ainda soltou essa pilhéria).

 E agora o que fazer???

Obs.: O carro está perfeitamente normal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 years later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...