Avaliação do A3 Sedã brasileiro.


sighup

Recommended Posts

Pessoal,

tive oportunidade de alugar um AUDI A3 sedã brasileiro 2016 neste final de semana, devo ter rodado uns 450km com ele, estava com 4800km, quase zero. Cheguei a pensar em trocar meu golf daqui uns 2 anos neste modelo de entrada, não sou detalhista como o @cardeque , mas tentei ser prático.

Em termos de desempenho achei pior que o GOLF TSI, o câmbio automático além de ser mais perdido na hora de decidir passar marchas, é muito mais lento, com isso o golf embala muito mais rápido. Andei somente no álcool ( mal das locadoras), fiz média de 8.3km/l,  nada mal para uma viagem que dei umas esticadas, mas não tive como avaliar o desempenho com gasolina.

Achei ele mais macio de suspensão, então é bem melhor pra vias esburacadas que peguei no caminho entre Campinas e Águas de Lindoia, ele é bem acertado em curvas, mas ainda acho que o golf passa mais a impressão de segurança (provavelmente por causa da suspensão traseira multilink mesmo).

Com relação ao acabamento, está anos luz atrás do acabamento dos Golfs highlines, mas vou comparar com o meu comfortline básico mexicano. O banco achei com espuma de pior qualidade e acabamento pior, cansa muito mais em viagens e mancha mais fácil por ser bem escuro, atrás não tem apoio para os braços central e não tem bolsas atrás dos bancos ( é um plástico duro), na pressa de sair de viagem não consegui encontrar o apoio lombar no mesmo local que no golf ( minha esposa disse que o dela tinha, achei bem estranho). Só tem um dispositivo de luz interna na frente ( no golf temos uma pro passageiro também), e não dá para controlar a luz do banco de trás que tem o botão no centro atrás do motorista.  Também senti falta do porta óculos que meu golf tem, o apoio de braço central achei menos macio que no golf também.  O painel é bacana com toque macio como no golf, porta luvas revestido também, acabei não usando meu ipod para tocar músicas ( esqueci em casa, mas também não encontrei a saída MMI, procurei no meio dos bancos e no porta luvas e nada. Meu golf já tem ar manual, então isso não me incomodou em nada, mas não tem saída de ar para os passageiros de trás. Gostei bastante do freio de mão eletrônico, achei genial, pena terem tirado no mexicano. Também achei ótima a iluminação do xenon dos faróis, é outro mundo mesmo, e os leds frontais tem uma presença bem legal, o povo vê os leds ou xenon e saem da frente rapidinho nas estradas.

O estepe é aquele fininho, e o acabamento do porta malas é bacana, todo revestido ( inclusive as alças que em outros carros amassam as malas ficam atras de um revestimento, achei bacana). Estranho que o sensor de estacionamento só vi atrás e mesmo assim ele não ligou na tela automaticamente como no golf ( tentei achar opção nas configurações, mas achei bem pobre a interface, não parece tão integrada quanto no golf, e também pouco intuitiva). Além disso o multimídia é pior de mexer por não ser touch, é tudo controlado por botões entre os bancos.

Resumindo, é um AUDI, mas este modelo de entrada tem acabamento abaixo de um golf comfortline e mais próximo de um jetta comfortline, aí vai de cada um ponderar na balança se a manutenção mais alta e maior desvalorização valem a pena.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, Rapts disse:

Mas o A3 de entrada nunca foi bom negocio, é inferior ao Golf Highline sim... pra brincadeira começar a ficar legal tem que ser o A3 2.0 Ambition, aí é superior ao Golf em quase tudo.

Sim, mas ai o preço já fica proibitivo, eu tentei comparar com o Comfortline, que é o nosso de entrada.
Mas o ambition estamos falando de um carro que irá concorrer com BMW 320 e Mercedes C200.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, mas ai o preço já fica proibitivo, eu tentei comparar com o Comfortline, que é o nosso de entrada.
Mas o ambition estamos falando de um carro que irá concorrer com BMW 320 e Mercedes C200.


No preço, é verdade. O que, aliás, é muito bizarro. O A3 compete com o Classe A e com o Série 1.
Abraço

Enviado de meu XT1095 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bizarro também é o posicionamento do Classe A pela Mercedez. Ele não tem uma versão puramente sedã, tem somente o CLA, que seria o estilo 'cupê' 4 portas,. E o CLA é mais caro que o Classe C de entrada.

A BMW também por não possuir um Sedan do Série 1 (ainda) acaba competindo com  a série 3 com o a3 e a4. O 320 com o a3 top e a4 básico, e o 328 com o a4. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, sighup disse:

Sim, mas ai o preço já fica proibitivo, eu tentei comparar com o Comfortline, que é o nosso de entrada.
Mas o ambition estamos falando de um carro que irá concorrer com BMW 320 e Mercedes C200.

Na verdade o A3 não concorre nem com a C180, muito menos com a C200 que ta custando quanto? 200k? (170k)

 

A3 na teoria não tem concorrentes (premium) aqui, mas eu acho ele superior a BMW320 e C180 (essa com folga, é cara, pelada e manca). E não acho o preço do A3 proibitivo, na media de 130k, proibitivo é pagar perto disso num Golf TSI com eixo de torção e dinotronic, ou pagar mais que isso num GTI com pacote exclusive.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade o A3 não concorre nem com a C180, muito menos com a C200 que ta custando quanto? 200k? (170k)

 

A3 na teoria não tem concorrentes (premium) aqui, mas eu acho ele superior a BMW320 e C180 (essa com folga, é cara, pelada e manca). E não acho o preço do A3 proibitivo, na media de 130k, proibitivo é pagar perto disso num Golf TSI com eixo de torção e dinotronic, ou pagar mais que isso num GTI com pacote exclusive.


O A3 de 130k é o manco e pelado. Ou melhor: é o dinotronic com suspensão de Voyage e motor 1.4, mas com alguns espelhinhos além do pelado.

A C180 de 140 k também é pelada, quiçá meio manca, mas tem acabamento primoroso (infinitamente melhor que o do A3), suspensão multilink e, principalmente, algo que nenhum A3 oferece: tração traseira!

Mesmo que a C180 seja mais pelada e manca que o A3, eu não pensaria duas vezes. Pegaria ela pelo comportamento dinâmico, garantia de diversão ao volante. E o motor, nesse conjunto, para meu estilo de condução e conceito de diversão, é o menor dos fatores.

Da BMW 320, não sou o maior fã.

Abraço



Enviado de meu XT1095 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade o A3 não concorre nem com a C180, muito menos com a C200 que ta custando quanto? 200k? (170k)

 

A3 na teoria não tem concorrentes (premium) aqui, mas eu acho ele superior a BMW320 e C180 (essa com folga, é cara, pelada e manca). E não acho o preço do A3 proibitivo, na media de 130k, proibitivo é pagar perto disso num Golf TSI com eixo de torção e dinotronic, ou pagar mais que isso num GTI com pacote exclusive.

Aquela c180 avantgarde estava em promoção por 135 esses dias e a c200 tinha promoção na base de 150k, um amigo foi ver e ofereceram pra ele nesse valor.

Realmente tsi a 130k eu acho bem absurdo, na hora de vender senao for no particular, ninguém quer pagar mais que tabela. O gti mais completo também já encosta em carros premium... o golf tem tudo pra ser premium, mas o pos venda continua sendo de gol e saveiro...

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, RicW disse:


O A3 de 130k é o manco e pelado. Ou melhor: é o dinotronic com suspensão de Voyage e motor 1.4, mas com alguns espelhinhos além do pelado.

A C180 de 140 k também é pelada, quiçá meio manca, mas tem acabamento primoroso (infinitamente melhor que o do A3), suspensão multilink e, principalmente, algo que nenhum A3 oferece: tração traseira!

Mesmo que a C180 seja mais pelada e manca que o A3, eu não pensaria duas vezes. Pegaria ela pelo comportamento dinâmico, garantia de diversão ao volante. E o motor, nesse conjunto, para meu estilo de condução e conceito de diversão, é o menor dos fatores.

Da BMW 320, não sou o maior fã.

Abraço



Enviado de meu XT1095 usando Tapatalk
 

Não, voce tá confundindo... o A3 de 130k é o Ambition, 2.0 (motor do GTI), com teto e xenon, multilink e cambio DSG... ótimo acabamento, não sei se chega no nivel da C180, mas só fica devendo nisso e espaço interno mesmo, já no powertrain tá 10 passos a frente...

 

Sobre tração traseira, bom, tem que ver se isso vai ter influencia no resultado final... uma C180/200 ou BMW 320 anda na frente de um A3/Golf 2.0 com tração dianteira?? Não.

 

Sobre comportamento dinamico, olha. não cheguei a dirigir essa C180, mas duvido muito que ela tenha comportamento dinamico melhor que o A3 ou Golf GTI, duvido... é carro de senhor voltado totalmente pro conforto, comportamento dinamico bom deve ter é a C250.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, sighup disse:

Aquela c180 avantgarde estava em promoção por 135 esses dias e a c200 tinha promoção na base de 150k, um amigo foi ver e ofereceram pra ele nesse valor.

Realmente tsi a 130k eu acho bem absurdo, na hora de vender senao for no particular, ninguém quer pagar mais que tabela. O gti mais completo também já encosta em carros premium... o golf tem tudo pra ser premium, mas o pos venda continua sendo de gol e saveiro...

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

 

Então, o A3 sempre tá em promoção por 130k... mas com a C200 a briga já fica melhor, não deve ser manca, tem que ver se essa tem teto e sensor de estacionamento, porque a C180 não tem. Isso claro se custasse 130k, mas mesmo em promoção custa 150k... sei lá, nos premium a maior bica eu acho que é da MB.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, voce tá confundindo... o A3 de 130k é o Ambition, 2.0 (motor do GTI), com teto e xenon, multilink e cambio DSG... ótimo acabamento, não sei se chega no nivel da C180, mas só fica devendo nisso e espaço interno mesmo, já no powertrain tá 10 passos a frente...

 

Sobre tração traseira, bom, tem que ver se isso vai ter influencia no resultado final... uma C180/200 ou BMW 320 anda na frente de um A3/Golf 2.0 com tração dianteira?? Não.

 

Sobre comportamento dinamico, olha. não cheguei a dirigir essa C180, mas duvido muito que ela tenha comportamento dinamico melhor que o A3 ou Golf GTI, duvido... é carro de senhor voltado totalmente pro conforto, comportamento dinamico bom deve ter é a C250.


Rapts, segundo a FIPE um A3 Ambition custa, em média, R$ 145k. A C180 Exclusive - que não é nada pelada - custa em média 152k. O motor não é tão forte, é verdade, mas a plataforma está em outro nível. Quem briga com a classe C é o A4.

Concordo que o A3 anda na frente, mas isso para mim não importa nada. Diversão pra mim é fazer curvas, e os de tração traseira são imbatíveis nesse quesito. Não pela aderência, mas pelo comportamento mesmo. Eles tem aquele sobresterço "calibrado" pra ser divertido.

Mas isso é questão de gosto, e cada um tem o seu. Eu escolheria a C180 pois é o que mais valorizo. Você pode entender que andar na frente é mais importante, e eu respeito isso.

Abraço

Enviado de meu XT1095 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, RicW disse:


Rapts, segundo a FIPE um A3 Ambition custa, em média, R$ 145k. A C180 Exclusive - que não é nada pelada - custa em média 152k. O motor não é tão forte, é verdade, mas a plataforma está em outro nível. Quem briga com a classe C é o A4.

Concordo que o A3 anda na frente, mas isso para mim não importa nada. Diversão pra mim é fazer curvas, e os de tração traseira são imbatíveis nesse quesito. Não pela aderência, mas pelo comportamento mesmo. Eles tem aquele sobresterço "calibrado" pra ser divertido.

Mas isso é questão de gosto, e cada um tem o seu. Eu escolheria a C180 pois é o que mais valorizo. Você pode entender que andar na frente é mais importante, e eu respeito isso.

Abraço

Enviado de meu XT1095 usando Tapatalk
 

Tambem respeito sua opinião.

 

O preço de tabela do A3 deve ser esse aí, mas dá pra comprar com desconto (125-135k), assim como C180, 320 e etc... pagar preço cheio em carro premium é loucura.

RicW, não sei se a C180 faz mais curva que um A3 não cara, uma 320 talvez, talvez, uma C180 duvido muito... digo isso porque com meu Golf manco já deixei varias C180 pra tras, e não foi por pouco... pode ser que os caras não estavam pisando (mentira rsrs). Ela é bem manca, não sei se entrega toda essa diversão que voce fala, mas...

Não sei se a plataforma da MB esta em outro nivel em relação a usada no A3/Golf/A4/Passat e etc (MQB)...

 

Realmente quem briga com Classe C é o A4, mas aí meu amigo, o que tem as argolas tá 2 passos a frente de serie 3 e Classe C hehe por isso que é normal a comparação com o A3 aqui no BR, os preços são distantes, o A4 custa 160k pra mais eu acho... na Europa acredito que deva ser outro esquema, preços devem ser mais proximos.

 

 

Outra coisa que esqueci de comentar é sobre o cambio da MB, parece que é dupla embreagem a seco igual ao Golf, mas não vejo elogios sobre o cambio... já na VW/Audi é DSG, que dispensa comentarios né.

 

EDIT: a C180 parece que usa um cambio automatico com conversor de torque de 7 marchas, a que usa dupla embreagem a seco é a Classe A... não vejo muitos comentarios sobre esses cambios da MB... já o da BMW ZF8 é muito bom, só ouço elogios.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rapts e @RicW, com controle de estabilidade todo mundo é piloto kkkkk

Agora, com controle de estabilidade desligado é muito mais fácil andar no limite com um tração dianteira.

Tração dianteira: Perdeu a frente! É só aliviar o pé do acelerador e esperar, virando o volante um pouco pra dentro! Fácil!

Já o tração traseira: Perdeu a traseira! Vai ter que saber dosar o pedal do acelerador e jogar o volante pra fora! Aí já não é tão fácil, ainda mais com carro mais potente!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rapts e@RicW, com controle de estabilidade todo mundo é piloto kkkkk

Agora, com controle de estabilidade desligado é muito mais fácil andar no limite com um tração dianteira.

Tração dianteira: Perdeu a frente! É só aliviar o pé do acelerador e esperar, virando o volante um pouco pra dentro! Fácil!

Já o tração traseira: Perdeu a traseira! Vai ter que saber dosar o pedal do acelerador e jogar o volante pra fora! Aí já não é tão fácil, ainda mais com carro mais potente!


É verdade, Jorge. Mas a graça é deixar a traseira escorregar um pouquinho, mais ou menos como no kart. No dianteiro, não tem como.

Mas sejamos justos: o Golf é bem "neutro": a traseira não sai, mas a frente é incrivelmente bem plantada no chão. O A3 deve ser assim também.

Abraço

Enviado de meu GT-N5100 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, RicW disse:


É verdade, Jorge. Mas a graça é deixar a traseira escorregar um pouquinho, mais ou menos como no kart. No dianteiro, não tem como.

Mas sejamos justos: o Golf é bem "neutro": a traseira não sai, mas a frente é incrivelmente bem plantada no chão. O A3 deve ser assim também.

Abraço

Enviado de meu GT-N5100 usando Tapatalk
 

Sim, o A3 sedã, por ter uma melhor distribuição de peso, deve fazer curva muito bem!

Acredito que se fizesse um ajuste na suspensão dianteira do TSI, ele faria mais curva que o GTI.

Creio que o TSI careta deve ser pelo menos igual ao GTI.

O GTI, apesar de ter uma suspensão esportiva, tem a frente bem mais pesada. Aproximadamente uns 60 e poucos kg a mais que o TSI.

Isso devido ao bloco do motor ser maior e ainda ser em ferro fundido. Contrário do TSI em liga de alumínio.

Fora o DSG6, turbo e agregados de arrefecimento do motor e turbo, mais pesados também!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


É verdade, Jorge. Mas a graça é deixar a traseira escorregar um pouquinho, mais ou menos como no kart. No dianteiro, não tem como.

Mas sejamos justos: o Golf é bem "neutro": a traseira não sai, mas a frente é incrivelmente bem plantada no chão. O A3 deve ser assim também.

Abraço

Enviado de meu GT-N5100 usando Tapatalk


Apesar de não ser tração traseira era a sensação de jogada de traseira que eu curtia no 207, esse carrinho realmente é bacana de curva, fico imaginando outros peugeots mais fortes, talvez um 308 thp seja bem legal.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, sighup disse:


Apesar de não ser tração traseira era a sensação de jogada de traseira que eu curtia no 207, esse carrinho realmente é bacana de curva, fico imaginando outros peugeots mais fortes, talvez um 308 thp seja bem legal.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

sighup, mudou o carro, mudou tudo!

Principalmente a distância entre eixos no 308 ser bem maior que a do 207.

Fora outros n motivos que interferem no comportamento dinâmico de um carro, há uma regra básica: distância entre eixos curta, carro arisco, mais esperto em curvas de baixa, mais rápido nas reações (vide kart); distância entre eixos longa, carro mais estável em curvas de alta, reações mais lentas.

 

Editado por Jorge Jox
termo adequado e correção
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que consigo resumir a situação numa frase: carro fabricado no Brasil é sempre ruim e pelado.

Este é um país de pobres que amam carros, assim a indústria nivela por baixo para vender o mais barato possível; e que não é tão barato assim por conta de juros e impostos altos, CLT, flutuação do câmbio e margens maiores por conta de riscos maiores.

Nesse contexto, a vinda de carros como o Golf alemão foi uma aberração, que vem sendo consistentemente 'normalizada' com a mediocrizacao do carro. Carros com opcionais de primeira - acc, front assist, hud - agora só bem acima de 200k. Como sempre foi.

O melhor exemplo da mediocrizacao da indústria nacional - nenhum desses carros citados pelo Ric é fabricado com câmera de ré. Precisa falar mais?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12 de outubro de 2016 at 0:16 AM, Jorge Jox disse:

Sim, o A3 sedã, por ter uma melhor distribuição de peso, deve fazer curva muito bem!

Acredito que se fizesse um ajuste na suspensão dianteira do TSI, ele faria mais curva que o GTI.

Creio que o TSI careta deve ser pelo menos igual ao GTI.

O GTI, apesar de ter uma suspensão esportiva, tem a frente bem mais pesada. Aproximadamente uns 60 e poucos kg a mais que o TSI.

Isso devido ao bloco do motor ser maior e ainda ser em ferro fundido. Contrário do TSI em liga de alumínio.

Fora o DSG6, turbo e agregados de arrefecimento do motor e turbo, mais pesados também!

Mas lembro que o GTI tem o XDS, isso deve aumentar em muito a estabilidade em curvas nao?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...