Recommended Posts

Postado

Oi pessoal,

entrei hoje no site da Volks e lá vi que estão anunciando o Golf com 150cv, quando comprei o meu tinha ouvido que eram 140.

Houve alguma atualização no motor?

O Jetta mais novo eu sei que está saindo com o 150cv, é o mesmo motor?

Abs!

Postado
Oi pessoal,

entrei hoje no site da Volks e lá vi que estão anunciando o Golf com 150cv, quando comprei o meu tinha ouvido que eram 140.

Houve alguma atualização no motor?

O Jetta mais novo eu sei que está saindo com o 150cv, é o mesmo motor?

Abs!

Golf monocombustivel sao 140cv.
Golf bicombustível são 150cv
Jetta 1.4 tsi monocombustivel são 150 pocotós...

São todos os mesmos motores, mas calibragens diferentes.

Abraços.

Enviado de meu SM-N920G usando Tapatalk

Postado (editado)
21 minutos atrás, anghinoni1982 disse:

Abraços.

Complementando sua informação, já li em algumas edições que esses 150CV são conseguidos a partir de 5000RPM ao invés dos 140VC a partir de 4500RPM

Acredito que a VW liberou de 0,1 a 0,2 bar de pressão a mais no turbo e/ou remapeou o motor para chegar aos 150CV informados.

7% a mais de potência é um pichulé interessantinho.... :)

Não influência em nada no consumo, pois só acontece em alta rotação.

Editado por Jorge Jox
Complementação
Postado
Complementando sua informação, já li em algumas edições que esses 150CV são conseguidos a partir de 5000RPM ao invés dos 140VC a partir de 4500RPM

Acredito que a VW liberou de 0,1 a 0,2 bar de pressão a mais no turbo e/ou remapeou o motor para chegar aos 150CV informados.

7% a mais de potência é um pichulé interessantinho.... [emoji4]

Que praticamente desaparece com o cambio dinotronic em ambos os carros (Golf flex e Jetta 1.4)

Abraços.

Postado
6 minutos atrás, Jorge Jox disse:

7% a mais de potência é um pichulé interessantinho.... :)

Se continuar nesse ritmo, que tal lançarem uma versão com 160cv a 5500rpm e depois uma com 170 a 6000? Será que a durabilidade fica prejudicada?

É justamente em alta rotação que o motor poderia melhorar. Obter a potência máxima a 4500 rpm parece muito cedo, fica aquela impressão de que o motor poderia entregar mais. Sabemos que tem uma queda no torque após 3500. A questão é se tem uma limitação física que impõe isso, tipo fluxo máximo da turbina ou algo tipo, ou se é apenas um ajuste da ECU.

Postado
1 hora atrás, Brunomri disse:

Se continuar nesse ritmo, que tal lançarem uma versão com 160cv a 5500rpm e depois uma com 170 a 6000? Será que a durabilidade fica prejudicada?

É justamente em alta rotação que o motor poderia melhorar. Obter a potência máxima a 4500 rpm parece muito cedo, fica aquela impressão de que o motor poderia entregar mais. Sabemos que tem uma queda no torque após 3500. A questão é se tem uma limitação física que impõe isso, tipo fluxo máximo da turbina ou algo tipo, ou se é apenas um ajuste da ECU.

Brunomri, potência máxima já a 4500RPM, creio eu que tem a ver com turbocompressor pequeno, leve, que já proporciona alto torque a 1500RPM, com pouco turbo lag. Porém, queda de rendimento em alta rotação.

Para conseguir 160/170CV, acho que precisaria de um turbocompressor maior, logo, turbo lag maior e torque máximo acima de 1500RPM.

Vide o motorzinho do novo Honda Civic, com essas características.

Tudo tem seu preço!

Força em baixa, carro mais civilizado com menor turbo lag. Trafegar na rua com baixas rotações e em velocidades de cruzeiros baixas e média sem esforço.

Mas o golf dá para brincar direitinho!

Força em alta, carro mais esportivo com turbo lag maior, requer elevar rotação para extrair rendimento.

Postado

7% a mais de potência é um pichulé interessantinho.... [emoji4]

Abraços.

A VW oferece esse motor de 150 CV no Golf europeu também, apenas monocombustível. Lá, junto com o aumento para 150CV, a VW introduziu o ACT, que desliga dois dos 4 cilindros para poupar ainda mais combustível.
Não creio que a mudança seja sobrepressão do turbo, pois o aumento se dá na faixa em que o torque começa a cair (na verdade, a derivada da curva nessa região muda um pouco), mas o torque máximo em si permanece na mesma faixa. Também é possível que a wastegate esteja apenas aliviando menos, mas para isso teria que ter também alteração no cruzamento de válvulas em rpms mais elevadas. A VW deve ter alterado também o sistema de arrefecimento ou o coletor de escape, pois entendo que com 140 CV ele estava no ponto "justo" para este motor, com temperaturas EGT em torno dos 750°C na faixa de potência máxima, o que seria limitante dos materiais atuais.

Outra coisa: a sigla do motor mudou.
- 140CV: CHPA
- 150CV: CBZA ou CBTA (salvo engano...)

Abraço!

Enviado de meu XT1095 usando Tapatalk

Postado
42 minutos atrás, RicW disse:

A VW oferece esse motor de 150 CV no Golf europeu também, apenas monocombustível. Lá, junto com o aumento para 150CV, a VW introduziu o ACT, que desliga dois dos 4 cilindros para poupar ainda mais combustível.
Não creio que a mudança seja sobrepressão do turbo, pois o aumento se dá na faixa em que o torque começa a cair (na verdade, a derivada da curva nessa região muda um pouco), mas o torque máximo em si permanece na mesma faixa. Também é possível que a wastegate esteja apenas aliviando menos, mas para isso teria que ter também alteração no cruzamento de válvulas em rpms mais elevadas. A VW deve ter alterado também o sistema de arrefecimento ou o coletor de escape, pois entendo que com 140 CV ele estava no ponto "justo" para este motor, com temperaturas EGT em torno dos 750°C na faixa de potência máxima, o que seria limitante dos materiais atuais.

Outra coisa: a sigla do motor mudou.
- 140CV: CHPA
- 150CV: CBZA ou CBTA (salvo engano...)

Abraço!

RicW, estranho porque a VW já não lançou este carro aqui com 150CV, se ela já faz isso na Europa! Já seria um bom "marketing" de venda em relação a concorrência, uma vez que temos um país carente de carros nacionais potentes e ainda ainda sofremos o estigma de que carro que anda é o 2.0.

Claro, não podemos esquecer que a nossa gasolina é de baixa qualidade e existe além de alguns motivos obscuros do governo, a adição de álcool que aumenta a octanagem e aproveita melhor essa mistura pobre. Álcool tem baixo valor calorífico perante a gasolina.

Confesso que estou por fora da sua informação de 750ºC para limitação de temperatura na exaustão dos gases do motor.

Além do mais, não citei, mas desconfio dessa mudanças de potência repentina que a VW fez no Golf.

Lembro dos primeiros anos dos Jettas que desembarcaram aqui com aquele motor de 2.5 l, 5 cilindros e 150CV. De repente a VW passou a informar que ele tinha 170CV. Mas a revista Quatro Rodas na época testou o carro com a nova potência e o resultado surpreendentemente não apresentou nenhum valor que denotasse o aumento de potência. Pode se dizer que houve um empate técnico com o modelo de 150CV. Pra mim rolou enganação da VW com o Jetta. Puro marketing!

Quanto a dizer algo sobre o turbocompressor do Golf TSI, na minha opinião é pura elucubração. Pois nunca vi em lugar algum uma curva de pressão x vazão, conforme a rotação do motor do TSI. Essa curva esclareceria muita coisa. Pois por ele ser pequeno, obviamente para ter um baixo turbo lag e conseguir alta pressão com pouca rotação do motor, acredito que ele tenha uma boa queda de rendimento em rotações elevadas.

Como sempre digo, tudo tem seu preço.

Já li desse motor 1.4 TSI ter 160CV a 5800RPM no geração 6, porém, em contrapartida o torque era de 24,5kgfm de 1500 a 4500RPM. No final acaba sendo um motor consideravelmente mais forte que o atual, com uma pequena desvantagem no torque. Mas creio que o atual motor deve apresentar menores números de consumo, emissões e algumas outras vantagens perante a esse "fortinho" aí, se não a VW não trocaria.

Postado
RicW, estranho porque a VW já não lançou este carro aqui com 150CV, se ela já faz isso na Europa! Já seria um bom "marketing" de venda em relação a concorrência, uma vez que temos um país carente de carros nacionais potentes e ainda ainda sofremos o estigma de que carro que anda é o 2.0.

Claro, não podemos esquecer que a nossa gasolina é de baixa qualidade e existe além de alguns motivos obscuros do governo, a adição de álcool que aumenta a octanagem e aproveita melhor essa mistura pobre. Álcool tem baixo valor calorífico perante a gasolina.

Confesso que estou por fora da sua informação de 750ºC para limitação de temperatura na exaustão dos gases do motor.

Além do mais, não citei, mas desconfio dessa mudanças de potência repentina que a VW fez no Golf.

Lembro dos primeiros anos dos Jettas que desembarcaram aqui com aquele motor de 2.5 l, 5 cilindros e 150CV. De repente a VW passou a informar que ele tinha 170CV. Mas a revista Quatro Rodas na época testou o carro com a nova potência e o resultado surpreendentemente não apresentou nenhum valor que denotasse o aumento de potência. Pode se dizer que houve um empate técnico com o modelo de 150CV. Pra mim rolou enganação da VW com o Jetta. Puro marketing!

Quanto a dizer algo sobre o turbocompressor do Golf TSI, na minha opinião é pura elucubração. Pois nunca vi em lugar algum uma curva de pressão x vazão, conforme a rotação do motor do TSI. Essa curva esclareceria muita coisa. Pois por ele ser pequeno, obviamente para ter um baixo turbo lag e conseguir alta pressão com pouca rotação do motor, acredito que ele tenha uma boa queda de rendimento em rotações elevadas.

Como sempre digo, tudo tem seu preço.

Já li desse motor 1.4 TSI ter 160CV a 5800RPM no geração 6, porém, em contrapartida o torque era de 24,5kgfm de 1500 a 4500RPM. No final acaba sendo um motor consideravelmente mais forte que o atual, com uma pequena desvantagem no torque. Mas creio que o atual motor deve apresentar menores números de consumo, emissões e algumas outras vantagens perante a esse "fortinho" aí, se não a VW não trocaria.

Jorge,

O motor tinha originalmente 140 CV na Europa, e foi atualizado para 150 CV quando passaram a oferecer o ACT. Se não me engano, foi no fim de 2014.

O limite de EGT é um fato. O normal é ficar entre 700 e 750°C e as restrições são de materiais. Acima disso, a durabilidade do motor fica comprometida. Aliás, a turma que gosta de "tunar" deveria olhar com muito carinho para este parâmetro.

Acredito que o aumento de potência seja real, mas seu efeito, de fato, é puro marketing. Não muda nada no uso do dia-a-dia e, na velocidade máxima, o impacto é de menos de 3 km/h.

Outra curiosidade é que os europeus relatam que este motor de 150 CV seria mais áspero no aumento de giros que o de 140 CV, e isto também indica que há algo diferente.

Minha conjectura a respeito de como esta mudança foi implementada foi apenas observando a curva de torque, cujo patamar não se alterou: continua fornecendo 250 N*m entre 1500 e 3500 rpm. Isso mostra que a sobrepressão máxima não mudou. Posso estar errado, mas admito que, fisicamente, não vejo outro caminho.

Por fim, o motor 1.4 TSI do MK6 era outro, da família EA 111, e sim, tinha uma versão de 160 CV, mas um era outro motor, bem diferente deste. O nosso atual, seja com 140 ou 150 CV, é da família EA 211.

Abraço!

Postado
13 horas atrás, Jorge Jox disse:

Brunomri, potência máxima já a 4500RPM, creio eu que tem a ver com turbocompressor pequeno, leve, que já proporciona alto torque a 1500RPM, com pouco turbo lag. Porém, queda de rendimento em alta rotação.

Para conseguir 160/170CV, acho que precisaria de um turbocompressor maior, logo, turbo lag maior e torque máximo acima de 1500RPM.

Vide o motorzinho do novo Honda Civic, com essas características.

Tudo tem seu preço!

Força em baixa, carro mais civilizado com menor turbo lag. Trafegar na rua com baixas rotações e em velocidades de cruzeiros baixas e média sem esforço.

Mas o golf dá para brincar direitinho!

Força em alta, carro mais esportivo com turbo lag maior, requer elevar rotação para extrair rendimento.

Se usassem um turbo de geometria variável seria possível juntar as duas coisas, eu acho.

Postado
Se usassem um turbo de geometria variável seria possível juntar as duas coisas, eu acho.

Dizem que o motor do MK8 será assim, mas o objetivo é que fique ainda mais econômico. Será um 1.5 TSI com turbo de geometria variável, com os mesmos 150 CV, porém trabalhando em ciclo Miller. Estão chamando ele de EA211 evo:

https://www.google.com.br/amp/www.autoblog.com/amp/2016/04/28/volkswagen-engine-variable-turbo-ea211-vienna/?client=ms-android-motorola

Abraço

Postado
4 minutos atrás, RicW disse:

Dizem que o motor do MK8 será assim, mas o objetivo é que fique ainda mais econômico. Será um 1.5 TSI com turbo de geometria variável, com os mesmos 150 CV, porém trabalhando em ciclo Miller. Estão chamando ele de EA211 evo:

https://www.google.com.br/amp/www.autoblog.com/amp/2016/04/28/volkswagen-engine-variable-turbo-ea211-vienna/?client=ms-android-motorola

Abraço

Legal, não conhecia o ciclo Miller... Taxa de compressão de 12,5:1 parece bem alta para um turbo.

Postado
Legal, não conhecia o ciclo Miller... Taxa de compressão de 12,5:1 parece bem alta para um turbo.

Bruno,

Essa taxa é a geométrica. Em motores de ciclo Miller, não quer dizer muita coisa. O mais provável é que a taxa efetiva seja da ordem de 10:1 ou até menos.

Abraço!

Postado
2 horas atrás, Brunomri disse:

Também creio que um turbo de geometria variável melhore o rendimento do motor. Não tenho dúvida.

Mas é um turbo mais caro. Não creio que a VW esteja disposta a investir num equipamento mais caro para o Golf.

Isso aumentaria ainda mais o preço do carro.

• 3 months later...
Postado

Bom, trabalhamos com turbina desde 1963.. e não acho que venha uma turbina de geometria variável.. Primeiro pq a marca hj rodando nos golfs são Japonesas, e raramente usam geometria variável.. Depois pq as turbinas com geometrias variáveis costuma dar muitos problemas.. A marca Ihi pra nós hj eh a melhor qualidade entre todas mundiais.. As que trabalham com geometria variável hj são as Garrett, Toyota , Borgwarner e algumas Holset.. em aplicações específicas..

Postado
1 hora atrás, arvani1 disse:

Bom, trabalhamos com turbina desde 1963.. e não acho que venha uma turbina de geometria variável.. Primeiro pq a marca hj rodando nos golfs são Japonesas, e raramente usam geometria variável.. Depois pq as turbinas com geometrias variáveis costuma dar muitos problemas.. A marca Ihi pra nós hj eh a melhor qualidade entre todas mundiais.. As que trabalham com geometria variável hj são as Garrett, Toyota , Borgwarner e algumas Holset.. em aplicações específicas..

Seus paradigmas serão quebrados então.

A VW anunciou que o Golf MK7 facelift, a ser vendido a partir de março deste ano, será equipado com um motor batizado de "EA211 TSI Evo", com muitas mudanças em relação ao atual 1.4. Uma delas é uma turbina de geometria variável.

Postado
7 horas atrás, RicW disse:

Seus paradigmas serão quebrados então.

A VW anunciou que o Golf MK7 facelift, a ser vendido a partir de março deste ano, será equipado com um motor batizado de "EA211 TSI Evo", com muitas mudanças em relação ao atual 1.4. Uma delas é uma turbina de geometria variável.

Pra quem tiver paciência de traduzir do alemão, no site da VW alemã já estão disponíveis os novos Golfs.

http://www.volkswagen.de/de/models/der-golf/brochure/catalogue.html

Der neue Golf und Golf Variant stehen in den Startlöchern:
sportlicher, dynamischer und markanter denn je. Dabei sorgen
eine Reihe modernster Infotainment- und Assistenzsysteme
dafür, dass Sie für das gerüstet sind, was der Alltag heute und in
Zukunft bringen mag.

O novo Golf Variant e Golf estão nos blocos de partida:
alegre, dinâmico e mais distinta do que nunca. garantir essa
uma série de novos sistemas de infotainment e de assistência
que você está preparado para o que a vida diária hoje e no
pode trazer futuro. (by google tradutor)

Escolha entre sete motores a gasolina e cinco motores a diesel. adicionalmente
oferecemos sob o nome TGI a um motor alimentado a gás natural.
Poderoso, eficiente de combustível e eficiente todos.

• 2 weeks later...
Postado

Galera, acho que todas as novidades que vcs estão vendo para o novo Golf ficarão na Europa. 

Vcs acham que a VWB vai aplicar isso aqui?

Uma empresa que "tupinicou" o carro, aplicando retrocessos tecnologicos!

Vcs acham que VWB vai investir? 

Acho que nem que a vaca tussa ela vai fazer isto!

Se fosse a Ford eu acreditaria. Está aí o Focus com seu multlink há séculos no Brasil! Chegou e ficou! 

A VWB é uma MERDA!

Postado

Do jeito que VW BR lidou com o Golf mk7 é impossível saber o que vai acontecer. 

Segundo o cara do car.blog o golf mk7,5 chegará aos Estados Unidos em 2018 e possivelmente no Brasil também. Ele é dono de uma CSS, mas de qualquer forma não é fonte segura. No maximo uma especulação quase sem credibilidade alguma.

O que me deixa apreensivo, pois tinha como ideia comprar um gti este ano. Mas se chegar um novo em 2018 vou ficar meio frustrado eu acho. 

Até pq achei mais botina esta nova versão   Principalmente as rodas, faróis e internamente a nova multimídia atualizou bastante o visual que na minha opinião já estava dando sinais de cansaço (multimídia antiga e botões de fogão do ar condicionado, estes últimos ainda mantidos no mk 7.5 mas sem comprometer o visual)  

Postado
Galera, acho que todas as novidades que vcs estão vendo para o novo Golf ficarão na Europa. 

Vcs acham que a VWB vai aplicar isso aqui?

Uma empresa que "tupinicou" o carro, aplicando retrocessos tecnologicos!

Vcs acham que VWB vai investir? 

Acho que nem que a vaca tussa ela vai fazer isto!

Se fosse a Ford eu acreditaria. Está aí o Focus com seu multlink há séculos no Brasil! Chegou e ficou! 

A VWB é uma MERDA!

Acredito que o visual e a multimídia venham para cá. O custo de modificação é muito baixo. O motor, esse não. Nem aqui e nem nos EUA. Lá a legislação ambiental não é tão apertada quanto na Europa e eles acabaram de "casar" o motor e o câmbio Tiptronic.

Abraço

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk

Postado

Sim, amigo, concordo contigo quanto as possíveis modificações no visual e multimídia! 

Quanto as emissões, há discrepâncias entre EUA e Europa.

A Europa é mais servera em monóxido e dióxido de carbono, mas em contrapartida, os EUA é mais severo quanto as emissões de óxido nitroso e gases orgânicos não metanicos.

Creio que o tipo de motor adotado nos EUA seja outro por outros motivos, uma vez que o Golf não tem grande aceitação lá. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora