Falha do servo freio


Domingos

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4 horas atrás, Berrante disse:

Se pararmos pra pensar... em aclive, o computador calcula o angulo do carro e acelera pra manter a velocidade. Fisicamente falando ele vai "sugar" o vácuo do freio, pq ele precisa do ar pra jogar na admissão. Não sei detalhadamente como funciona por causa do turbo e a entrada de ar frontal (intake). Eu tbm não sei se usa BOMBA DE VÁCUO POR SER TURBO, portanto, quando está sob regime do CC, ele possui esse comportamento. Dá pra fazer um vídeo fácil. Mas não aproveitei a oportunidade da viagem pra registra-lo. Tenho apenas os gráficos e alarmes. Todos registrados e documentados e enviados para o sac daqui e alguns emails da vw alemanha.

Eu não troquei ainda. Vou trocar o óleo do DSG em breve.

Amigo, não tem bomba de vácuo, carro turbo também fá vácuo.

Quando vc liga o carro ele faz vácuo imediatamente, pois o coletor de admissão está em vácuo em marcha lenta. Em rotação de marcha lenta o turbo não consegue manter o coletor de admissão em pressão positiva e mesmo se conseguisse, não poderia fazer, pois tem que se fazer o vácuo.

Em marcha, quando se tira o pé do acelerador, a borboleta de aceleração se fecha e o coletor faz vácuo novamente.

O coletor de admissão de um carro turbo só fica com pressão positiva quando está com o acelerador aberto.

Apenas para informação, o hidrovácuo mantém o vácuo armazenado para realizar mais de uma freada, sem ele ser recarregado. Mas em condições normais de funcionamento, nunca haverá um momento em que vc freará e não terá vácuo para auxiliar a frenagem, pois quando se freia, vc não está acelerando.

Agora uma curiosidade que eu tenho que perguntar a vcs dois, @Berrante e @rodrigo.zschaber. O carro de vcs, na época que tinha o problema de perda de vácuo, como se comportava a marcha lenta? Ficava normal ou um pouco acelerada?

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17 minutos atrás, Jorge Jox disse:

Amigo, não tem bomba de vácuo, carro turbo também fá vácuo.

Quando vc liga o carro ele faz vácuo imediatamente, pois o coletor de admissão está em vácuo em marcha lenta. Em rotação de marcha lenta o turbo não consegue manter o coletor de admissão em pressão positiva e mesmo se conseguisse, não poderia fazer, pois tem que se fazer o vácuo.

Em marcha, quando se tira o pé do acelerador, a borboleta de aceleração se fecha e o coletor faz vácuo novamente.

O coletor de admissão de um carro turbo só fica com pressão positiva quando está com o acelerador aberto.

Apenas para informação, o hidrovácuo mantém o vácuo armazenado para realizar mais de uma freada, sem ele ser recarregado. Mas em condições normais de funcionamento, nunca haverá um momento em que vc freará e não terá vácuo para auxiliar a frenagem, pois quando se freia, vc não está acelerando.

Agora uma curiosidade que eu tenho que perguntar a vcs dois, @Berrante e @rodrigo.zschaber. O carro de vcs, na época que tinha o problema de perda de vácuo, como se comportava a marcha lenta? Ficava normal ou um pouco acelerada?

Olhei naquele site de catalogo de peças.

O motor 1.4 não tem, mas o 2.0, 1.8 e o 1.6TDI tem uma bomba de vácuo sim...

Pq o 1.4 não tem??? Não irei dormir nessa noite pensando nisso! :(

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3 minutos atrás, anghinoni1982 disse:

Olhei naquele site de catalogo de peças.

O motor 1.4 não tem, mas o 2.0, 1.8 e o 1.6TDI tem uma bomba de vácuo sim...

Pq o 1.4 não tem??? Não irei dormir nessa noite pensando nisso! :(

Sei de alguns motores Diesel que tem bomba de vácuo para elétrica para controlar a vávula, wastegate.

Então meu amigo, se estão colocando bomba de vácuo em motores turbos, eu tenho que me reciclar, pois isso deve ser coisa nova. Os novos turbos de baixa inércia e muita eletrônca embarcada.

Confesso que estou por fora e digo que era um componente que não era usado, pois como já disse, em marcha lenta não dá e em desaceleração tbm não, faz vácuo.

Vou até pesquisar.

 

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7 minutos atrás, Jorge Jox disse:

Sei de alguns motores Diesel que tem bomba de vácuo para elétrica para controlar a vávula, wastegate.

Então meu amigo, se estão colocando bomba de vácuo em motores turbos, eu tenho que me reciclar, pois isso deve ser coisa nova. Os novos turbos de baixa inércia e muita eletrônca embarcada.

Confesso que estou por fora e digo que era um componente que não era usado, pois como já disse, em marcha lenta não dá e em desaceleração tbm não, faz vácuo.

Vou até pesquisar.

 

@anghinoni1982, @Berrante @rodrigo.zschaber, pesquisei e andei achando umas bombas de vácuo na internet. Confesso que desconhecia :huh:

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3 minutos atrás, Jorge Jox disse:

Confesso que desconhecia

Ciclos Diesel necessitam bomba de vácuo. Agora em carros TURBO e SUPERCHARGED, desconheço por isso que me indaguei. Mas bom saber que o 1.4 não tem. A Fábrica pediu para trocar os sensores de servo freio, vulgo sensor de vácuo. Mas eu já troquei então amanhã me chamaram pra ir lá testar o carro. Vamos iniciar os procedimentos...

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Agora, Berrante disse:

Então, como já tinha dito. normal, sem nenhum sinal.

No passado os carros não tinham a eletrônica embarcada que existe hoje e logo o controle de aceleração não era tão preciso. Digo isso, porque quando tinha perda de vácuo era porque havia uma entrada de ar irregular e isso influenciava diretamente a marcha lenta do carro. Ficava acelerado, mão importando se era carburador ou injeção, pelo menos single point eu posso afirmar.

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49 minutos atrás, anghinoni1982 disse:

O motor 1.4 não tem, mas o 2.0, 1.8 e o 1.6TDI tem uma bomba de vácuo sim...

1.6 TDI = Diesel = Em grande parte, acredito que os motores diesel, necessitam ou usam a bomba de vácuo elétrica.

1.8 e 2.0 = O que eu acho, posso estar falando merda, mas pode ser pelo volume de ar necessário. Ah mas do 1.4 pro 1.8 não tem quase diferença! Para uns. Pra outros pode ser imensa essa diferença. Pode ter sido um dimensionamento dos engenheiros, pode ser algumas, várias, coisas.

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Amigo, não tem bomba de vácuo, carro turbo também fá vácuo.
Quando vc liga o carro ele faz vácuo imediatamente, pois o coletor de admissão está em vácuo em marcha lenta. Em rotação de marcha lenta o turbo não consegue manter o coletor de admissão em pressão positiva e mesmo se conseguisse, não poderia fazer, pois tem que se fazer o vácuo.
Em marcha, quando se tira o pé do acelerador, a borboleta de aceleração se fecha e o coletor faz vácuo novamente.
O coletor de admissão de um carro turbo só fica com pressão positiva quando está com o acelerador aberto.
Apenas para informação, o hidrovácuo mantém o vácuo armazenado para realizar mais de uma freada, sem ele ser recarregado. Mas em condições normais de funcionamento, nunca haverá um momento em que vc freará e não terá vácuo para auxiliar a frenagem, pois quando se freia, vc não está acelerando.
Agora uma curiosidade que eu tenho que perguntar a vcs dois,@Berrante e@rodrigo.zschaber. O carro de vcs, na época que tinha o problema de perda de vácuo, como se comportava a marcha lenta? Ficava normal ou um pouco acelerada?

Eu acho que normal igual a todo carro automático, ele anda pouco mas não acelerado.


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  • 4 weeks later...

Fala galera, seguinte. Essa semana foi trocado o Receptaculo e o sensor do servo freio no meu carro. A Fabrica estava acompanhando. Hoje fui ao Outlet pra testar o carro. Nao apareceu o alerta, mas o pedal endureceu numa subida. Notei que o vacuo continua sendo consumido pelo intake do motor para fazer o Throttle em aclives. 

Observacao, tal fato ocorre com ou sem o uso do piloto automatico.

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outlet-ida.thumb.png.dd4c6b43bb34274fa49fdd1ec62ddfe2.png

Esse eh o grafico que plotei do sensor do vacuo. Como podem notar, a pressao em milibar negativa (pressao negativa/vacuo). Houve um momento em que em final de subida havia um caminhao, fui buscar o freio, estava em piloto automatico o pedal estava bem duro. Foi mais um susto que tomei com esse carro. Gostaria de saber quem dirige em estrada e continua tendo esse problema.

Os picos sao quando o brake booster fica sem vacuo nenhum, por faixa de -10 milibar. O normal para o servo freio funcionar eh estar em +-600milibar.

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8 horas atrás, Berrante disse:

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Esse eh o grafico que plotei do sensor do vacuo. Como podem notar, a pressao em milibar negativa (pressao negativa/vacuo). Houve um momento em que em final de subida havia um caminhao, fui buscar o freio, estava em piloto automatico o pedal estava bem duro. Foi mais um susto que tomei com esse carro. Gostaria de saber quem dirige em estrada e continua tendo esse problema.

Os picos sao quando o brake booster fica sem vacuo nenhum, por faixa de -10 milibar. O normal para o servo freio funcionar eh estar em +-600milibar.

O meu pedal de freio nunca ficou duro uma vez se quer nos 25.000 Km rodados e uso bastante o Piloto Automático.

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  • 2 weeks later...
6 minutos atrás, rodrigo.zschaber disse:


Berrante estava viajando, mas agora que voltei vou ver se consigo testar o carro para dar um feedback sobre a troca do hidrovacuo.


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Amigo, eu consegui diagnosticar o  problema. Esta escapando Vacuo, demorou pq eu precisei de outro golf pra fazer o teste, foi instantaneo. Preciso fazer os testes para confirmar minhas teorias.

Faca um teste simples, mas precisa do escaner, na linha do sensor de vacuo, medido em mbar, negativo. Desligue o carro mas mantenha a ignicao ligada, faca a leitura do sensor, se o vacuo permanecer eh pq esta ok, senao esta vazando. A valvula de retencao de vacuo (check valve) fica na mangueira, antes do sensor e em seguida vem o conector do tambor.

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Amigo, eu consegui diagnosticar o  problema. Esta escapando Vacuo, demorou pq eu precisei de outro golf pra fazer o teste, foi instantaneo. Preciso fazer os testes para confirmar minhas teorias.
Faca um teste simples, mas precisa do escaner, na linha do sensor de vacuo, medido em mbar, negativo. Desligue o carro mas mantenha a ignicao ligada, faca a leitura do sensor, se o vacuo permanecer eh pq esta ok, senao esta vazando. A valvula de retencao de vacuo (check valve) fica na mangueira, antes do sensor e em seguida vem o conector do tambor.

Eu não tenho esse scanner mas na css eles me informaram que fizeram esse teste e estava vazando por isso trocaram a peça. Então eu já tive a troca do sensor primeiro e agora o hidrovacuo. Mesmo assim vou fazer o teste em uma subida na estrada e posto o resultado para vc.


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Agora, rodrigo.zschaber disse:


Eu não tenho esse scanner mas na css eles me informaram que fizeram esse teste e estava vazando por isso trocaram a peça. Então eu já tive a troca do sensor primeiro e agora o hidrovacuo. Mesmo assim vou fazer o teste em uma subida na estrada e posto o resultado para vc.


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Pois eh, talvez o hidrovacuo nem tenha defeito, eh a mangueira cuja valvula retentora esteja danificada, por isso vaza.

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