Recommended Posts

Postado

Confrades para não criar muitos novos tópicos reuni todas minhas dúvidas do veículo neste tópico aqui.

1 - Como ligar o ar do carro (ventilador) sem ligar as luzes? 

Estes dias fui buscar minha namorada num evento e precisei ficar esperando no carro. Estava um calor dos infernos e tive que ficar exposto na rua com as luzes do carro ligada para poder me refrescar um pouco com o ventilador do carro. Acho isto até perigoso.  Será que o Golf não nos permite brincar de espião sem morrer de calor?

2 - Todas as versões possuem pré tensionador de cintos de segurança nos cintos dianteiros?

Antes de comprar o carro li em alguma matéria que todas as versões teriam. Funciona assim. O carro ao detectar que vai ter uma colisão pré tensiona rapidamente antes da colisão.

Em um vídeo de 2013 da apresentação do Golf divulgado pelo site notícias automotivas aparece eles demonstrando esta funcionalidade ao cruzar por algumas cortinas.  

To até com vontade de pendurar um lençol na garagem para simular uma batida. 

Entretanto acho que esta função só funciona nos carros com o pacote premium. 

Mas como li aquela matéria minha duvida permaneceu se de fato tem algum sistema que faz algo semelhante em todos os golfs. Nela diz o seguinte:

"No quesito segurança, os pacotes de série das versões Highline e GTI incluem com freios com ABS (antitravamento), EBD (distribuição de força) e BAS (auxílio em emergências), freio de estacionamento eletrônico com assitência a saídas, ESC (controle de estabilidade), EDS (bloqueio eletrônico de diferencial), ASR (antiderrapagem), indicador de pressão de pneus, cintos dianteiros com pré-tensionador e sete airbags (frontais, laterais, de cabeça e de joelho para motorista)."

Este pré tensionador citado na matéria faz o que exatamente? 

3 - Existe algum meio de desabilitar por padrão o start/stop? 

O meu carro tem o maldito freio de estacionamento manual. Então o sistema start stop apaga a cada freada do carro ficando muitas vezes inconveniente. Como acho chato demais ficar desativando manualmente a cada partida estou pensando em desativa-li por completo desde que tenha como reativa-lo facilmente depois. 

4 - No teto do veículo, atras do botão de acionar a luz do motorista (que aciona também a do passageiro) tem um botão de um carrinho com porta aberta. Qual a função deste botão?

5 - Posso abastecer o carro com o ventilador ligado (carro desligado mas a chave virada na posição 2)? 

Obrigado 

abraços a todos 

Postado
Confrades para não criar muitos novos tópicos reuni todas minhas dúvidas do veículo neste tópico aqui.
Estes dias fui buscar minha namorada num evento e precisei ficar esperando no carro. Estava um calor dos infernos e tive que ficar exposto na rua com as luzes do carro ligada para poder me refrescar um pouco com o ventilador do carro. Acho isto até perigoso.  Será que o Golf não nos permite brincar de espião sem morrer de calor?
2 - Todas as versões possuem pré tensionador de cintos de segurança nos cintos dianteiros?
Antes de comprar o carro li em alguma matéria que todas as versões teriam. Funciona assim. O carro ao detectar que vai ter uma colisão pré tensiona rapidamente antes da colisão.
Em um vídeo de 2013 da apresentação do Golf divulgado pelo site notícias automotivas aparece eles demonstrando esta funcionalidade ao cruzar por algumas cortinas.  
Mas como li aquela matéria minha duvida permaneceu se de fato tem algum sistema que faz algo semelhante em todos os golfs. Nela diz o seguinte:
"No quesito segurança, os pacotes de série das versões Highline e GTI incluem com freios com ABS (antitravamento), EBD (distribuição de força) e BAS (auxílio em emergências), freio de estacionamento eletrônico com assitência a saídas, ESC (controle de estabilidade), EDS (bloqueio eletrônico de diferencial), ASR (antiderrapagem), indicador de pressão de pneus, cintos dianteiros com pré-tensionador e sete airbags (frontais, laterais, de cabeça e de joelho para motorista)."
O meu carro tem o maldito freio de estacionamento manual. Então o sistema start stop apaga a cada freada do carro ficando muitas vezes inconveniente. Como acho chato demais ficar desativando manualmente a cada partida estou pensando em desativa-li por completo desde que tenha como reativa-lo facilmente depois. 
4 - No teto do veículo, atras do botão de acionar a luz do motorista (que aciona também a do passageiro) tem um botão de um carrinho com porta aberta. Qual a função deste botão?
5 - Posso abastecer o carro com o ventilador ligado (carro desligado mas a chave virada na posição 2)? 
Obrigado 
abraços a todos 

Bom dia! Muitas dúvidas mesmo...
Vou tentar ajudar com algumas.
2 - Todas as versões possuem pretensionador. Na verdade, todo carro com airbags possui pretensionador, pois isso aumenta a eficiência do sistema de proteção. No entanto, percebo alguma confusão sobre o que seria esse pretensionador dos cintos. Na verdade, esse equipamento de segurança funciona assim: o cinto de segurança convencional funciona com uma catraca, que impede seu corpo de ir à frente após um impacto. O problema disso é que seu corpo se movimenta um pouco antes de travar o cinto, o que pode causar lesões, especialmente se o carro tiver airbags. Por isso, em todo carro com airbags, o cinto de segurança, além da catraca, tem um dispositivo pirotécnico que puxa o cinto, pressionando seu corpo contra o encosto do banco ao mesmo tempo em que aciona o airbag, evitando lesões. Acontece que esse sistema só é acionado quando estouram os airbags, então o seu teste com a cortina não vai dar em nada. Aliás, por ser um dispositivo pirotécnico, ele é igual aos airbags: acionou, tem que trocar. E por isso, você não vai querer "testar" [emoji6]

3 - Sim. Via VCDS.

4 - Habilitar ou desabilitar o acendimento automático das luzes do interior ao abrir as portas.

1 e 5: Nunca testei, mas certamente temos aqui no fórum universitários que saberão te responder.

Abraço!

Sent from my XT1095 using Tapatalk

Postado
6 minutos atrás, RicW disse:

Bom dia! Muitas dúvidas mesmo...
Vou tentar ajudar com algumas.
2 - Todas as versões possuem pretensionador. Na verdade, todo carro com airbags possui pretensionador, pois isso aumenta a eficiência do sistema de proteção. No entanto, percebo alguma confusão sobre o que seria esse pretensionador dos cintos. Na verdade, esse equipamento de segurança funciona assim: o cinto de segurança convencional funciona com uma catraca, que impede seu corpo de ir à frente após um impacto. O problema disso é que seu corpo se movimenta um pouco antes de travar o cinto, o que pode causar lesões, especialmente se o carro tiver airbags. Por isso, em todo carro com airbags, o cinto de segurança, além da catraca, tem um dispositivo pirotécnico que puxa o cinto, pressionando seu corpo contra o encosto do banco ao mesmo tempo em que aciona o airbag, evitando lesões. Acontece que esse sistema só é acionado quando estouram os airbags, então o seu teste com a cortina não vai dar em nada. Aliás, por ser um dispositivo pirotécnico, ele é igual aos airbags: acionou, tem que trocar. E por isso, você não vai querer "testar" emoji6.png

3 - Sim. Via VCDS.

4 - Habilitar ou desabilitar o acendimento automático das luzes do interior ao abrir as portas.

1 e 5: Nunca testei, mas certamente temos aqui no fórum universitários que saberão te responder.

Abraço!

Muito obrigado!!!

Como sempre preciso nas respostas.

Sobre a dúvida dos pré tensionadores de cinto.

Este vídeo aqui logo no começo eles já fazem o teste das cortinas. A princípio, parece que ao passarem pelas cortinas o cinto gruda os ocupantes no banco. Então acho que este sistema de proteção pró ativa tem um funcionamento diferente do que vc comentou (quando airbag estoura), ou estou errado?

Sobre a questão do abastecimento do carro com a chave na posição 2. É possível, mas minha dúvida é se gera alguma espécie de dano no veículo. Ou indo até mais além.... posso abastecer com o veículo ligado (por causado ar condicionado)?

Adianto que sempre que abasteço eu retiro a chave do carro para evitar qualquer problema.

Postado
Muito obrigado!!!
Como sempre preciso nas respostas.
Sobre a dúvida dos pré tensionadores de cinto.
Este vídeo aqui logo no começo eles já fazem o teste das cortinas. A princípio, parece que ao passarem pelas cortinas o cinto gruda os ocupantes no banco. Então acho que este sistema de proteção pró ativa tem um funcionamento diferente do que vc comentou (quando airbag estoura), ou estou errado?

Sobre a questão do abastecimento do carro com a chave na posição 2. É possível, mas minha dúvida é se gera alguma espécie de dano no veículo. Ou indo até mais além.... posso abastecer com o veículo ligado (por causado ar condicionado)?
Adianto que sempre que abasteço eu retiro a chave do carro para evitar qualquer problema.

Desbravador,

São coisas diferentes. Todo carro com airbags tem o pretensionador do jeito que eu te falei.

Os Golf com pacote Premium tem, além disso, a tal "proteção proativa", que pretensiona os cintos quando o freio é automaticamente acionado pelo ACC e fecha as janelas quando o controle de estabilidade intervém na condução.

Quanto a abastecer com o carro ligado: isso não causa nenhum dano ao veículo, é uma questão de segurança. Não é prudente funcionar uma máquina com sistema elétrico de alta tensão em um ambiente saturado de vapores de combustível. Em alguns países, há leis que proíbem isso, não sei se é o caso aqui no Brasil, mas tinha um tempo em que até com celular encrencavam. Eu não arriscaria desnecessariamente.

Abraço!

Postado
4 horas atrás, Desbravador disse:

Fala @Desbravador!

Vou dar minha contribuição, é coice curtinho, igual de porco.

Certa vez(no carro anterior), fiz a cabacice de abastecer o carro nessa posição, não me lembro pq cargas d'águas. Mas o que aconteceu foi o seguinte....

O marcador de combustível ao contrário do Golf era digital. Ao término do abastecimento quando dei partida no carro, os piques que marcam a quantidade de combustível subiram bem poucos, marcando menos de 1/4 de tanque, sendo que eu abasteci até o desarme. Na hora eu já lembrei da cagada que havia feito, rodei por muitos km's na br até a situação se normalizar. Deva que a boia levou um bocado de tempo para fazer a correta "leitura" de quantidade de petróleo no tanque e mandar para a central os parâmetros. Creio que essa falsa leitura do tanque foi fruto de eu ter  deixado a chave na posição 02. Isso ocorreu uma única vez e exclusivamente nessa minha atitude errônea.

Abraçaço.

Postado
Fala @Desbravador!

Vou dar minha contribuição, é coice curtinho, igual de porco.

Certa vez(no carro anterior), fiz a cabacice de abastecer o carro nessa posição, não me lembro pq cargas d'águas. Mas o que aconteceu foi o seguinte....

O marcador de combustível ao contrário do Golf era digital. Ao término do abastecimento quando dei partida no carro, os piques que marcam a quantidade de combustível subiram bem poucos, marcando menos de 1/4 de tanque, sendo que eu abasteci até o desarme. Na hora eu já lembrei da cagada que havia feito, rodei por muitos km's na br até a situação se normalizar. Deva que a boia levou um bocado de tempo para fazer a correta "leitura" de quantidade de petróleo no tanque e mandar para a central os parâmetros. Creio que essa falsa leitura do tanque foi fruto de eu ter  deixado a chave na posição 02. Isso ocorreu uma única vez e exclusivamente nessa minha atitude errônea.

Abraçaço.

Valeu pessoal.

Sobre a segurança eu já tinha noção disto, apenas tinha curiosidade de saber se teria alguma espécie de dano. Agora sobre só estar com a chave na posição 2 acho que não teria problema com relação à segurança.

Mas como o nobre sobrinho relatou pode acontecer esta marcação errada no leitor de combustível.

Agora em relação à utilizar a chave na posição 2 sem luzes externas ligadas vai ser difícil achar uma solução fácil.

Achei mancada isto, mas nada de grave também. Só uma comodidade a menos.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Postado

Se alguém aqui já andou, tem alguns modelos de mercedes que tem o pré-tensionador ativo, quando tu senta no banco e coloca o sinto ele dá uma puxada e te aperta contra o banco e depois solta. Em frenagens de emergência ele te puxa também. Já o sistema por carga explosiva esse só tensiona mesmo em caso de batida e abertura dos airbags

Postado
22 horas atrás, Desbravador disse:

Obrigado

abraços a todos

2- Manual do Golf, pag. 249:

Funções básicas

Dependendo das determinações legais do país e

do equipamento do veículo, podem ser acionadas,

em situações críticas de condução (por exemplo,

numa frenagem de emergência ou numa submanobra

ou sobremanobra), as seguintes funções individuais

ou em conjunto a partir de uma velocidade

de aproximadamente 30 km/h (19 mph):

● Tensionamento dos cintos de seguranç reversíel

do cinto de seguranç dianteiros colocados.

● Fechamento automáico do teto solar panorâico

elérico e dos vidros laterais atéuma fresta.

Configuração no sistema Infotainment

A proteção dos ocupantes do veículo proativa pode

ser ativada ou desativada no sistema Infotainment

por meio do botão

 e das superfícies de

função

e assistência ao condutor Página 32.

Um “sinal de visto”

na caixa de seleção da superfície

de função indica uma configuração ativa

com o apoio máximo.

Após cada ligação da ignição, a proteção proativa

dos ocupantes do veículo é reativada.

Ou seja, se tiver a opção de acionar ou não a proteção Proativa, na central, quer dizer que o seu Golf tem o sistema.

4- Manual do Golf, pag. 117:

Ligar ou desligar o interruptor de contato da porta.

As lanternas internas se acendem automaticamente ao destravar o veículo, ao abrir uma porta

ou ao retirar a chave do veículo do cilindro da ignição.

A luz se apaga alguns segundos após o fechamento de todas as portas, ao travar o veículo

ou ao ligar a ignição.

5- Sim pode, mas segundo alguns relatos, parece que o Computador de Bordo  não identifica o reabastecimento e não "zera" o Consumo "Desde o abastecimento".

Não consegui acahar o post a respeito.

1 e 3 - Somente via VCDS. Dê uma olhada neste tópico:

• 4 weeks later...
Postado

Boa tarde.
Posso utilizar este espaço para perguntar algo sobre o Jetta 1.4 TSI Trendline 2016?!

Gostaria de saber como desabilitar o controle de tração. O Trendline não tem o botão.
Se alguém puder ajudar, eu agradeço.

Att

Postado
1 minuto atrás, Gutsavo disse:

Boa tarde.
Posso utilizar este espaço para perguntar algo sobre o Jetta 1.4 TSI Trendline 2016?!

Gostaria de saber como desabilitar o controle de tração. O Trendline não tem o botão.
Se alguém puder ajudar, eu agradeço.

Att

Meu vizinho tem um e me fez o mesmo pedido que você

Fucei na central e também não consegui. Pedi para ele dar uma procurada do clube do Jetta.

Pode ser que o pessoal de lá saiba como resolver.

Pra ele eu consegui ativar o rebatimento do retrovisor quando aciona o alarme. Isso pelo cabo VCDS.

Abraços!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora