Confiabilidade do ACC em uso


victor.inda

Recommended Posts

 

Pessoal, sei que poucos usam ou se interessam pelo ACC. Eu troquei de Golf , entre outros motivos, principalmente para poder contar com o ACC, que eu acho muito útil no dia a dia do trânsito. Mas infelizmente estou bastante decepcionado. Não sei se isso é comum ou considerado "normal", mas meu ACC não é nem um pouco confiável. Se eu deixasse ele trabalhar sozinho, com certeza bateria o carro várias vezes por dia. A velocidade de aproximação para o carro da frente é extremamente alta, e muitas vezes o carro freia fortemente e aciona o alerta de colisão. Sei que existem as configurações para reduzir isso, alterei mas não resolveu. E para testar, em algumas vezes, deixei o carro chegar muito perto, e percebi claramente que bateria, então freei. Notei que muitas vezes ele demora demais para detectar o carro da frente, e quando detecta já está perto demais para fazer uma frenagem "normal". Inclusive algumas vezes ele se aproxima acelerando, o que é assustador!! Alguém mais passou por isso? Alguma sugestão do que fazer? Meu Golf é o Highline 2018, está na garantia, mas não confio que a concessionária possa resolver isso. Pensei até em fazer uma reclamação direto para a VW, pois acho inaceitável um sistema que não oferece segurança. Alguma idéia, pessoal?

 

Enviado de meu SM-N9600 usando o Tapatalk

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 
Pessoal, sei que poucos usam ou se interessam pelo ACC. Eu troquei de Golf , entre outros motivos, principalmente para poder contar com o ACC, que eu acho muito útil no dia a dia do trânsito. Mas infelizmente estou bastante decepcionado. Não sei se isso é comum ou considerado "normal", mas meu ACC não é nem um pouco confiável. Se eu deixasse ele trabalhar sozinho, com certeza bateria o carro várias vezes por dia. A velocidade de aproximação para o carro da frente é extremamente alta, e muitas vezes o carro freia fortemente e aciona o alerta de colisão. Sei que existem as configurações para reduzir isso, alterei mas não resolveu. E para testar, em algumas vezes, deixei o carro chegar muito perto, e percebi claramente que bateria, então freei. Notei que muitas vezes ele demora demais para detectar o carro da frente, e quando detecta já está perto demais para fazer uma frenagem "normal". Inclusive algumas vezes ele se aproxima acelerando, o que é assustador!! Alguém mais passou por isso? Alguma sugestão do que fazer? Meu Golf é o Highline 2018, está na garantia, mas não confio que a concessionária possa resolver isso. Pensei até em fazer uma reclamação direto para a VW, pois acho inaceitável um sistema que não oferece segurança. Alguma idéia, pessoal?
 
Enviado de meu SM-N9600 usando o Tapatalk
 
 
 
 
O meu não tem e esse acessório não me atrai.
Mas se o meu tivesse, mesmo não usando, levaria na concessionária e pediria uma calibragem desse sistema.

Enviado de meu SM-A520F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já dirigi um Peugeot 3008 com o sistema, não em transito anda-e-para mas em transito normal. Não cheguei a deixar o carro parar totalmente pelo sistema pois fiquei com receio, mas notei que abaixo de uma determinada velocidade (uns 30 km/h) ele desligava, tendo que voltar a assumir mediante comando do motorista. E entendi que é um sistema totalmente inútil numa situação dessas. Além do que ele apitava e desacelerava (ou freava) quando um motoqueiro cruzava o caminho.

Enfim, são carros diferentes e imagino que comportamentos também, mas não nutri e não nutro nenhuma vontade de ter um carro com o equipamento. Talvez num futuro, quando estiver aprimorado....

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O ACC do Jetta 2019(temos um R-line em casa) com certeza não tem o que a VW chama de Traffic jam assist, que é justamente o funcionamento em baixas velocidades, abaixo dos 30km/h ele nunca funcionou direito, o proprio manual de instruções diz pra não usar pra parar o carro.  Não imagino porque o do golf seria diferente, mas nunca usei no golf, entao não sei.

Os unicos carros da VW Br que  eu tenho certeza que tem o Traffic Jam assist é o Passat e a Tiguan R-line. Que ai o funcionamento é praticamente de um carro autonomo, tive a oportunidade de andar com um passat com o Traffic Jam assist ativado e é extremamente pratico, no transito pesado eu não fazia nada e o carro se comportava muito bem, coisa muito diferente do jetta supracitado onde não dava pra usar abaixo dos 30km/h, abaixo dos 30km/h era considerado frenagem de emergencia e ligava o alerta de colisão, virava uma arvore de natal o painel.

No mais, acho valido o colega levar na concessionaria, visto que o jetta mesmo não funcionando pra paradas completas, nunca me deixou inseguro quanto a bater em alguem na faixa recomentada de uso pelo manual, pelo contrario, sempre achei ele conservador. Mas volto a repetir, o sistema não é feito para paradas neste carro, tem que consultar o manual do golf quanto a isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O ACC do Jetta 2019(temos um R-line em casa) com certeza não tem o que a VW chama de Traffic jam assist, que é justamente o funcionamento em baixas velocidades, abaixo dos 30km/h ele nunca funcionou direito, o proprio manual de instruções diz pra não usar pra parar o carro.  Não imagino porque o do golf seria diferente, mas nunca usei no golf, entao não sei.
Os unicos carros da VW Br que  eu tenho certeza que tem o Traffic Jam assist é o Passat e a Tiguan R-line. Que ai o funcionamento é praticamente de um carro autonomo, tive a oportunidade de andar com um passat com o Traffic Jam assist ativado e é extremamente pratico, no transito pesado eu não fazia nada e o carro se comportava muito bem, coisa muito diferente do jetta supracitado onde não dava pra usar abaixo dos 30km/h, abaixo dos 30km/h era considerado frenagem de emergencia e ligava o alerta de colisão, virava uma arvore de natal o painel.
No mais, acho valido o colega levar na concessionaria, visto que o jetta mesmo não funcionando pra paradas completas, nunca me deixou inseguro quanto a bater em alguem na faixa recomentada de uso pelo manual, pelo contrario, sempre achei ele conservador. Mas volto a repetir, o sistema não é feito para paradas neste carro, tem que consultar o manual do golf quanto a isso.
Perfeito, Caio, muito esclarecedor. Mas só quero deixar claro que não estou me referindo só a paradas em trânsito pesado. Também me refiro a estrada, onde se eu estiver a 100 km/h e na frente repentinamente surgir algum carro a 60 km/h, por exemplo, após uma curva, o Golf em muitas vezes irá se arrebentar na traseira desse carro, a menos que eu freire. Isso acontece aleatoriamente, então eu nunca sei se devo frear ou não. Ou seja, perde toda a função!

Enviado de meu SM-N9600 usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, caio cartaxo disse:

 proprio manual de instruções diz pra não usar pra parar o carro.  Não imagino porque o do golf seria diferente, mas nunca usei no golf, entao não sei.

 Mas volto a repetir, o sistema não é feito para paradas neste carro, tem que consultar o manual do golf quanto a isso.

No manual do Golf consta que se o carro for automatico ele deve parar automaticamente

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, chrisarec disse:

No manual do Golf consta que se o carro for automatico ele deve parar automaticamente

Pag 263 

Reduzir a velocidade até a parada (somente veículos com transmissão automática)

Se um veículo à frente reduzir a velocidade até a parada, o controle automático de distância também reduzirá a velocidade do próprio veículo até a parada. Consequentemente, o veículo será mantido parado.

Fase de parada (somente veículos com transmissão automática)

Se o controle automático de distância tiver reduzido a velocidade do veículo até a parada, o controle automático de distância não será desligado ao pressionar o pedal do freio!  O freio de estacionamento eletrônico é ativado automaticamente e o controle automático de distância é desligado se, durante a fase de parada, ocorrer uma das seguintes situações:

● O cinto de segurança for retirado.

● A porta do condutor for aberta.

● A ignição for desligada.

● A fase de parada durar mais que aproximadamente 3 minutos.

Arranque após uma fase de parada (somente veículos com transmissão automática)

O controle automático de distância pode arrancar por si só o veículo após uma fase de parada, assim que o veículo a frente entrar novamente em movimento

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 years later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...