Recommended Posts

Postado

Pessoal,

Tenho um mk7 highline exclusive DSG 2014 com 23.000 km e o carro apresentou no final de semana algo que nunca havia ocorrido. Quando engatava a ré ou voltava para posição "D", sentia um tranco forte no câmbio. Ja na segunda, rodei com o carro, mas nao apresentou problema novamente. Deixei ontem o carro na concessionária e a consultora disse que passaram o scan e andaram com o carro, mas não identificaram nenhum problema a princípio. Como muitos vem levantando problemas com o DSG justamente depois de 2 ou 3 anos, pedi para deixar o carro lá e realizarem mais testes. Já ocorreu algo semelhante com alguém?

Valeu, abs

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk

• 3 months later...
Postado
Em 02/11/2016 at 9:00 PM, fernandomb disse:

Pessoal,

Tenho um mk7 highline exclusive DSG 2014 com 23.000 km e o carro apresentou no final de semana algo que nunca havia ocorrido. Quando engatava a ré ou voltava para posição "D", sentia um tranco forte no câmbio. Ja na segunda, rodei com o carro, mas nao apresentou problema novamente. Deixei ontem o carro na concessionária e a consultora disse que passaram o scan e andaram com o carro, mas não identificaram nenhum problema a princípio. Como muitos vem levantando problemas com o DSG justamente depois de 2 ou 3 anos, pedi para deixar o carro lá e realizarem mais testes. Já ocorreu algo semelhante com alguém?

Valeu, abs

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk

O meu apresenta esse comportamento, porém somente se antes de parar o carro o pavimento pavimento for ruim, ou seja, se carro está em situação de retenção, ou deu aquela reduzida de marcha barulhenta e sem sentido (redução da retenção). Neste caso ao engatar a ré ou em d, o carro da um tranco forte ao sair. Mas tem esse comportamento desde sempre e já está com 53k km.

• 3 weeks later...
Postado

Prezados,

está acontecendo comigo também,

meu golf 1.4 13/14 está com 50.000km ,  e esse tranco ao engatar a ré,  e a primeira marcha começou a acontecer,

mas acontece quando o carro está frio.. quando está quente não!

pesquisando na internet, vi que esse tipo de sintoma acontece quando o Volante da Embreagem está gasto...

ainda  nao levei na concessionaria e tambem já acabou a garantia de 3 anos. 

alguém tem sugestão?

Postado
O meu apresenta esse comportamento, porém somente se antes de parar o carro o pavimento pavimento for ruim, ou seja, se carro está em situação de retenção, ou deu aquela reduzida de marcha barulhenta e sem sentido (redução da retenção). Neste caso ao engatar a ré ou em d, o carro da um tranco forte ao sair. Mas tem esse comportamento desde sempre e já está com 53k km.

Experimenta colocar no N com o freio, puxa o freio de mão, solta o freio e só depoid coloca no P. vai parar de dar esse tranco. Enfim como da pra notar nao te trouxe problema isso e nao acho q va trazer mas incomoda quando vou engatar a marcha e da esse tranco. Parece q vai quebrar kk

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Postado
18 horas atrás, caiomiyoshi disse:

Experimenta colocar no N com o freio, puxa o freio de mão, solta o freio e só depoid coloca no P. vai parar de dar esse tranco. Enfim como da pra notar nao te trouxe problema isso e nao acho q va trazer mas incomoda quando vou engatar a marcha e da esse tranco. Parece q vai quebrar kk

Faço o procedimento que você citou quando paro em descidas ou subidas. O comportamento que eu citei não tem nada haver com isso. Tem a haver com a retenção de marchas. Se antes de parar o carro (parar e não desligar - vou acelerar novamente) o carro estava com retenção, ao acelerar novamente o carro da um tranco.

Postado
Faço o procedimento que você citou quando paro em descidas ou subidas. O comportamento que eu citei não tem nada haver com isso. Tem a haver com a retenção de marchas. Se antes de parar o carro (parar e não desligar - vou acelerar novamente) o carro estava com retenção, ao acelerar novamente o carro da um tranco.
@kingman,

Se você tirar o pé do freio e deixar o carro começar a andar, sem acelerar, também acontece o tranco?

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk

Postado
Em 11/03/2017 at 4:36 PM, RicW disse:

@kingman,

Se você tirar o pé do freio e deixar o carro começar a andar, sem acelerar, também acontece o tranco?

Preciso acelerar por causa do autohold, mas vou desligar para fazer o teste. Depois posto aqui.

Porém só acontece se antes estava em retenção. Em situações normais o carro arranca suave.

Postado
Preciso acelerar por causa do autohold, mas vou desligar para fazer o teste. Depois posto aqui.
Porém só acontece se antes estava em retenção. Em situações normais o carro arranca suave.

Perguntei porque meu carro também faz isso. Por ser mexicano ele não tem o autohold, apenas hill hold.

Após a retenção, eu prefiro tirar o pé do freio e deixar o carro começar a se movimentar sozinho antes de acelerar, e com isso eu evito os trancos. Aliás, vale para a marcha à ré também.

Ele sempre fez isso, desde zero km.

Abraço!

Postado
12 minutos atrás, RicW disse:

Após a retenção, eu prefiro tirar o pé do freio e deixar o carro começar a se movimentar sozinho antes de acelerar,

Aqui parece(o que eu entendi) é  que o seu carro ocorre retenções nas reduções em pavimentos degradados, é isso?

Postado
Aqui parece(o que eu entendi) é  que o seu carro ocorre retenções nas reduções em pavimentos degradados, é isso?

Sim, Sobrinho. Sempre teve.

Melhorou muito com aquela atualização da ECU, mas nunca sumiu completamente. Ainda retém se o piso for muito lunático.

Abraço!

Enviado de meu GT-N5100 usando Tapatalk

Postado

Pessoal, depois desse problema da trepidacao na primeira marcha e na marcha ré, depois de 10 dias o carro comecou a aparecer a mensagem: Erro: cambio. A marcha ré nao funciona. E o carro nao liga mais. Tive que levar pra oficina, tao falando que, se tiver que trocar a mecatrônica, tem que trocar tb a caixa de cambio, pois a reprogramação tem que ser feita e so a concessionária faz. Custo fora da css: 9.000,00

Meu carro ta com 50mil km

Todos os elogios ao carro foram por agua baixo. Em varios paises houve o recall desse cambio. Brasileiro só se fod. Estou indignado com a baixa qualidade de um dos componentes mais importantes do carro.

Nao recomendo a ninguém comprar um golf.

Postado
11 horas atrás, Fabriciows disse:

Pessoal, depois desse problema da trepidacao na primeira marcha e na marcha ré, depois de 10 dias o carro comecou a aparecer a mensagem: Erro: cambio. A marcha ré nao funciona. E o carro nao liga mais. Tive que levar pra oficina, tao falando que, se tiver que trocar a mecatrônica, tem que trocar tb a caixa de cambio, pois a reprogramação tem que ser feita e so a concessionária faz. Custo fora da css: 9.000,00

Meu carro ta com 50mil km

Todos os elogios ao carro foram por agua baixo. Em varios paises houve o recall desse cambio. Brasileiro só se fod. Estou indignado com a baixa qualidade de um dos componentes mais importantes do carro.

Nao recomendo a ninguém comprar um golf.

É defeito crônico da mecatrônica dos primeiros câmbios DSG7 importados para o brasil. Leva na concessionário que muito provavelmente irão consertar tudo de graça pra você. Se recusarem o reparo gratuito, faz o serviço fora e pode ajuizar uma ação que é causa ganha.

• 4 weeks later...
Postado
Em sexta-feira, 10 de março de 2017 at 6:45 PM, Fabriciows disse:

Prezados,

está acontecendo comigo também,

meu golf 1.4 13/14 está com 50.000km ,  e esse tranco ao engatar a ré,  e a primeira marcha começou a acontecer,

mas acontece quando o carro está frio.. quando está quente não!

pesquisando na internet, vi que esse tipo de sintoma acontece quando o Volante da Embreagem está gasto...

ainda  nao levei na concessionaria e tambem já acabou a garantia de 3 anos.

alguém tem sugestão?

Pessoal isso não tem haver muito com o freio eletrônico não, e realmete desgaste da embreagem porem a fabrica não sabe o que esta causando isso, o meu esta parado na CCS por essse motivo aguardando parecer da fabrica provavelmente sera trocado a embreagem completa.

RESULMO ::: Provavelmente todos DSG que trocaram MECA terá problemas com embreagem tbm , e a mesma terá que ser substituída.

Assim que tirar o veiculo da CCS comento aqui sobre sua performance

Postado
Em 13/04/2017 at 1:39 PM, THIAGO MARQUES FERREIRA disse:

Pessoal isso não tem haver muito com o freio eletrônico não, e realmete desgaste da embreagem porem a fabrica não sabe o que esta causando isso, o meu esta parado na CCS por essse motivo aguardando parecer da fabrica provavelmente sera trocado a embreagem completa.

RESULMO ::: Provavelmente todos DSG que trocaram MECA terá problemas com embreagem tbm , e a mesma terá que ser substituída.

Assim que tirar o veiculo da CCS comento aqui sobre sua performance

Pra mim está claro o q está causando os problemas (ou desgastes prematuros) nas embreagens: RETENÇÃO DE MARCHA DO DSG.

É nítido o tranco e a escorregada na troca de marcha quando em retenção. Mais nítido ainda fica a gambiarra, pois o número da marcha no painel é aumentado antes mesmo de ocorrer a troca fisicamente e ainda o fato de na Europa não existir retenção.

Postado
13 horas atrás, KingMan disse:

Pra mim está claro o q está causando os problemas (ou desgastes prematuros) nas embreagens: RETENÇÃO DE MARCHA DO DSG.

É nítido o tranco e a escorregada na troca de marcha quando em retenção. Mais nítido ainda fica a gambiarra, pois o número da marcha no painel é aumentado antes mesmo de ocorrer a troca fisicamente e ainda o fato de na Europa não existir retenção.

KingMan,

É difícil saber o que exatamente causa esse desgaste a menos que a VW declare. Sei que você tem uma bronca danada com essas retenções e compreendo, mas não há evidência física que corrobore com a sua hipótese. Vamos por partes.

Primeiramente, vamos entender o que causa o desgaste dsa embreagens: o desgaste, normal ou não, é causado pelo atrito entre as partes em movimento relativo. Quanto maior for esse movimento relativo, maior será o desgaste. Sempre que o disco de embreagem e o plateau estão acoplados, sem escorregamento, não há desgaste. E tanto faz se isso acontece com o motor a 1500 RPM ou a 6000 RPM. Repito: se não houver escorregamento, não haverá desgaste.

Dito isso, quando temos movimento relativo? O movimento relativo vai ocorrer sempre que você passa uma marcha, por exemplo. Até a RPM do eixo do motor e do eixo de entrada da caixa se igualarem, haverá escorregamento. Outra situação clássica e que precipita o desgaste é a mania que alguns tem, em carros manuais, de segurar o carro em ladeira na embreagem, como se isso fosse prova de alguma habilidade. Por fim, há aqueles que na hora de sair aceleram muito e soltam a embreagem devagar, para controlar a aceleração. Pode ser por falta de habilidade (medo de morrer o carro) ou até para fazer um arremedo de "launch control". Algumas vezes, dá até para sentir um cheiro de lona queimada. E tem também aquelas pessoas que "descansam" o pé esquerdo no pedal de embreagem, achando que não tem problema, enquanto na verdade estão permitindo um escorregamento que pode ser pequeno, mas cobra seu preço com o tempo. Em resumo: quanto mais se escorrega, maior o desgaste.

Agora, vamos entender os trancos. Os trancos ocorrem quando o acoplamento é abrupto, forçando a RPM do motor e do eixo do câmbio a se igualarem muito rápido. Nessas situações, há POUCO escorregamento entre plateau e discos. Ou seja: é uma situação oposta àquela que aumenta o desgaste. O problema é a transmissão abrupta de cargas do motor para o câmbio, que pode danificar outros componentes, como molas, volante, eixos, suportes e até engrenagens mas, a princípio, não seria um fator que aumentaria o desgaste de embreagens em si. As retenções, por outro lado, DIMINUEM a quantidade de trocas totais realizadas, pois o carro tende a não passar a marcha seguinte, gerando a situação incômoda. E não há escorregamento, pois a menos do instante da troca (quando ela finalmente ocorre...) a velocidade e a RPM aumentam proporcionalmente. Ou seja: não é possível vislumbrar uma conexão física clara entre as retenções e o desgaste.

Por outro lado, temos evidências do oposto. Não faltam no fórum depoimentos de confrades que não tinham retenções, tiveram problemas de mecatrônica e/ou embreagens que foram trocadas e, depois disso, passaram a apresentar retenções.

Meu chute (e é chute mesmo porque, como eu disse, faltam evidências...) é de que a VW tentou emular no DSG o comportamento de um automático convencional e isso causava muitos escorregamentos, especialmente no anda-e-para do trânsito e em situações em que pode ser difícil para o câmbio escolher a marcha ideal. Em um automático convencional uma série de oscilações e variações são absorvidas pelo conversor de torque, mas no DSG isso tem que ser "simulado" modulando as embreagens, e isso vira escorregamento entre discos e plateau. As retenções diminuem a quantidade de trocas, e com isso deveria diminuir também o desgaste. Raciocínio semelhante vale para a roda livre, que sumiu dos carros no BR. É mais uma oportunidade de diminuir a quantidade de trocas.

Abraço!

Postado

Boa noite, 

recentemente comprei um Golf TSI 2016, vindo com o novo câmbio, tiptronic. 

Meu carro já está com 10 mil km rodado e vem apresentando um problema na troca de marchas ( um tranco ) isto já aconteceu com alguém? Já tinha ouvido falar do DSG, mais o tiptronic tb? Ainda não levei na concessionária, estou em viajem. 

Postado
Em 21/04/2017 at 11:08 PM, Bruno Azevedo disse:

Boa noite, 

recentemente comprei um Golf TSI 2016, vindo com o novo câmbio, tiptronic. 

Meu carro já está com 10 mil km rodado e vem apresentando um problema na troca de marchas ( um tranco ) isto já aconteceu com alguém? Já tinha ouvido falar do DSG, mais o tiptronic tb? Ainda não levei na concessionária, estou em viajem. 

Muito raro trancos e problemas nos Aisins, mas ocorrem. Os trancos no DSG estão relacionados à retenção de marchas, porém em situações normais de funcionamento, não ocorre trancos.

• 2 weeks later...
Postado

Pessoal uma vez li alguns itens para melhor utilização e preservação dos cambios automáticos e as principais delas eram:

nunca tirar do R e Engatar D sem o carro ter parado totalmente (vice-versa)

e a outra era: nunca deixe o carro segurando no cambio... simplificando ao parar o carro coloque em neutro puxe o freio de mão solte o freio no pé e só depois coloque em P.

trocar o oleo do cambio no periodo correto

fazendo isso vai eliminar 80% de seu cambio automatico dar problemas no futuro

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora