Tranco forte no câmbio DSG ao engatar Ré ou voltar para automático


fernandomb

Recommended Posts

Pessoal,

Tenho um mk7 highline exclusive DSG 2014 com 23.000 km e o carro apresentou no final de semana algo que nunca havia ocorrido. Quando engatava a ré ou voltava para posição "D", sentia um tranco forte no câmbio. Ja na segunda, rodei com o carro, mas nao apresentou problema novamente. Deixei ontem o carro na concessionária e a consultora disse que passaram o scan e andaram com o carro, mas não identificaram nenhum problema a princípio. Como muitos vem levantando problemas com o DSG justamente depois de 2 ou 3 anos, pedi para deixar o carro lá e realizarem mais testes. Já ocorreu algo semelhante com alguém?

Valeu, abs

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...
Em 02/11/2016 at 9:00 PM, fernandomb disse:

 

Pessoal,

Tenho um mk7 highline exclusive DSG 2014 com 23.000 km e o carro apresentou no final de semana algo que nunca havia ocorrido. Quando engatava a ré ou voltava para posição "D", sentia um tranco forte no câmbio. Ja na segunda, rodei com o carro, mas nao apresentou problema novamente. Deixei ontem o carro na concessionária e a consultora disse que passaram o scan e andaram com o carro, mas não identificaram nenhum problema a princípio. Como muitos vem levantando problemas com o DSG justamente depois de 2 ou 3 anos, pedi para deixar o carro lá e realizarem mais testes. Já ocorreu algo semelhante com alguém?

Valeu, abs

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk

 

O meu apresenta esse comportamento, porém somente se antes de parar o carro o pavimento pavimento for ruim, ou seja, se carro está em situação de retenção, ou deu aquela reduzida de marcha barulhenta e sem sentido (redução da retenção). Neste caso ao engatar a ré ou em d, o carro da um tranco forte ao sair. Mas tem esse comportamento desde sempre e já está com 53k km.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Prezados,

 

está acontecendo comigo também,

meu golf 1.4 13/14 está com 50.000km ,  e esse tranco ao engatar a ré,  e a primeira marcha começou a acontecer,

 mas acontece quando o carro está frio.. quando está quente não!

pesquisando na internet, vi que esse tipo de sintoma acontece quando o Volante da Embreagem está gasto...

ainda  nao levei na concessionaria e tambem já acabou a garantia de 3 anos. 

alguém tem sugestão?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu apresenta esse comportamento, porém somente se antes de parar o carro o pavimento pavimento for ruim, ou seja, se carro está em situação de retenção, ou deu aquela reduzida de marcha barulhenta e sem sentido (redução da retenção). Neste caso ao engatar a ré ou em d, o carro da um tranco forte ao sair. Mas tem esse comportamento desde sempre e já está com 53k km.

Experimenta colocar no N com o freio, puxa o freio de mão, solta o freio e só depoid coloca no P. vai parar de dar esse tranco. Enfim como da pra notar nao te trouxe problema isso e nao acho q va trazer mas incomoda quando vou engatar a marcha e da esse tranco. Parece q vai quebrar kk



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, caiomiyoshi disse:


Experimenta colocar no N com o freio, puxa o freio de mão, solta o freio e só depoid coloca no P. vai parar de dar esse tranco. Enfim como da pra notar nao te trouxe problema isso e nao acho q va trazer mas incomoda quando vou engatar a marcha e da esse tranco. Parece q vai quebrar kk



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Faço o procedimento que você citou quando paro em descidas ou subidas. O comportamento que eu citei não tem nada haver com isso. Tem a haver com a retenção de marchas. Se antes de parar o carro (parar e não desligar - vou acelerar novamente) o carro estava com retenção, ao acelerar novamente o carro da um tranco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faço o procedimento que você citou quando paro em descidas ou subidas. O comportamento que eu citei não tem nada haver com isso. Tem a haver com a retenção de marchas. Se antes de parar o carro (parar e não desligar - vou acelerar novamente) o carro estava com retenção, ao acelerar novamente o carro da um tranco.
@kingman,

Se você tirar o pé do freio e deixar o carro começar a andar, sem acelerar, também acontece o tranco?

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/03/2017 at 4:36 PM, RicW disse:

@kingman,

Se você tirar o pé do freio e deixar o carro começar a andar, sem acelerar, também acontece o tranco?

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk
 

Preciso acelerar por causa do autohold, mas vou desligar para fazer o teste. Depois posto aqui.

Porém só acontece se antes estava em retenção. Em situações normais o carro arranca suave.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Preciso acelerar por causa do autohold, mas vou desligar para fazer o teste. Depois posto aqui.
Porém só acontece se antes estava em retenção. Em situações normais o carro arranca suave.

Perguntei porque meu carro também faz isso. Por ser mexicano ele não tem o autohold, apenas hill hold.

Após a retenção, eu prefiro tirar o pé do freio e deixar o carro começar a se movimentar sozinho antes de acelerar, e com isso eu evito os trancos. Aliás, vale para a marcha à ré também.

Ele sempre fez isso, desde zero km.

Abraço!

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, RicW disse:

Após a retenção, eu prefiro tirar o pé do freio e deixar o carro começar a se movimentar sozinho antes de acelerar,

Aqui parece(o que eu entendi) é  que o seu carro ocorre retenções nas reduções em pavimentos degradados, é isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui parece(o que eu entendi) é  que o seu carro ocorre retenções nas reduções em pavimentos degradados, é isso?

Sim, Sobrinho. Sempre teve.

Melhorou muito com aquela atualização da ECU, mas nunca sumiu completamente. Ainda retém se o piso for muito lunático.

Abraço!

Enviado de meu GT-N5100 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, depois desse problema da trepidacao na primeira marcha e na marcha ré, depois de 10 dias o carro comecou a aparecer a mensagem: Erro: cambio. A marcha ré nao funciona. E o carro nao liga mais. Tive que levar pra oficina, tao falando que, se tiver que trocar a mecatrônica, tem que trocar tb a caixa de cambio, pois a reprogramação tem que ser feita e so a concessionária faz. Custo fora da css: 9.000,00

Meu carro ta com 50mil km

Todos os elogios ao carro foram por agua baixo. Em varios paises houve o recall desse cambio. Brasileiro só se fod. Estou indignado com a baixa qualidade de um dos componentes mais importantes do carro.

Nao recomendo a ninguém comprar um golf.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Fabriciows disse:

Pessoal, depois desse problema da trepidacao na primeira marcha e na marcha ré, depois de 10 dias o carro comecou a aparecer a mensagem: Erro: cambio. A marcha ré nao funciona. E o carro nao liga mais. Tive que levar pra oficina, tao falando que, se tiver que trocar a mecatrônica, tem que trocar tb a caixa de cambio, pois a reprogramação tem que ser feita e so a concessionária faz. Custo fora da css: 9.000,00

Meu carro ta com 50mil km

Todos os elogios ao carro foram por agua baixo. Em varios paises houve o recall desse cambio. Brasileiro só se fod. Estou indignado com a baixa qualidade de um dos componentes mais importantes do carro.

Nao recomendo a ninguém comprar um golf.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

É defeito crônico da mecatrônica dos primeiros câmbios DSG7 importados para o brasil. Leva na concessionário que muito provavelmente irão consertar tudo de graça pra você. Se recusarem o reparo gratuito, faz o serviço fora e pode ajuizar uma ação que é causa ganha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...
Em sexta-feira, 10 de março de 2017 at 6:45 PM, Fabriciows disse:

Prezados,

 

está acontecendo comigo também,

meu golf 1.4 13/14 está com 50.000km ,  e esse tranco ao engatar a ré,  e a primeira marcha começou a acontecer,

 mas acontece quando o carro está frio.. quando está quente não!

pesquisando na internet, vi que esse tipo de sintoma acontece quando o Volante da Embreagem está gasto...

ainda  nao levei na concessionaria e tambem já acabou a garantia de 3 anos.

alguém tem sugestão?

 

Pessoal isso não tem haver muito com o freio eletrônico não, e realmete desgaste da embreagem porem a fabrica não sabe o que esta causando isso, o meu esta parado na CCS por essse motivo aguardando parecer da fabrica provavelmente sera trocado a embreagem completa.

 

RESULMO ::: Provavelmente todos DSG que trocaram MECA terá problemas com embreagem tbm , e a mesma terá que ser substituída.

Assim que tirar o veiculo da CCS comento aqui sobre sua performance

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 13/04/2017 at 1:39 PM, THIAGO MARQUES FERREIRA disse:

Pessoal isso não tem haver muito com o freio eletrônico não, e realmete desgaste da embreagem porem a fabrica não sabe o que esta causando isso, o meu esta parado na CCS por essse motivo aguardando parecer da fabrica provavelmente sera trocado a embreagem completa.

 

RESULMO ::: Provavelmente todos DSG que trocaram MECA terá problemas com embreagem tbm , e a mesma terá que ser substituída.

Assim que tirar o veiculo da CCS comento aqui sobre sua performance

Pra mim está claro o q está causando os problemas (ou desgastes prematuros) nas embreagens: RETENÇÃO DE MARCHA DO DSG.

É nítido o tranco e a escorregada na troca de marcha quando em retenção. Mais nítido ainda fica a gambiarra, pois o número da marcha no painel é aumentado antes mesmo de ocorrer a troca fisicamente e ainda o fato de na Europa não existir retenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, KingMan disse:

Pra mim está claro o q está causando os problemas (ou desgastes prematuros) nas embreagens: RETENÇÃO DE MARCHA DO DSG.

É nítido o tranco e a escorregada na troca de marcha quando em retenção. Mais nítido ainda fica a gambiarra, pois o número da marcha no painel é aumentado antes mesmo de ocorrer a troca fisicamente e ainda o fato de na Europa não existir retenção.

KingMan,

É difícil saber o que exatamente causa esse desgaste a menos que a VW declare. Sei que você tem uma bronca danada com essas retenções e compreendo, mas não há evidência física que corrobore com a sua hipótese. Vamos por partes.

Primeiramente, vamos entender o que causa o desgaste dsa embreagens: o desgaste, normal ou não, é causado pelo atrito entre as partes em movimento relativo. Quanto maior for esse movimento relativo, maior será o desgaste. Sempre que o disco de embreagem e o plateau estão acoplados, sem escorregamento, não há desgaste. E tanto faz se isso acontece com o motor a 1500 RPM ou a 6000 RPM. Repito: se não houver escorregamento, não haverá desgaste.

Dito isso, quando temos movimento relativo? O movimento relativo vai ocorrer sempre que você passa uma marcha, por exemplo. Até a RPM do eixo do motor e do eixo de entrada da caixa se igualarem, haverá escorregamento. Outra situação clássica e que precipita o desgaste é a mania que alguns tem, em carros manuais, de segurar o carro em ladeira na embreagem, como se isso fosse prova de alguma habilidade. Por fim, há aqueles que na hora de sair aceleram muito e soltam a embreagem devagar, para controlar a aceleração. Pode ser por falta de habilidade (medo de morrer o carro) ou até para fazer um arremedo de "launch control". Algumas vezes, dá até para sentir um cheiro de lona queimada. E tem também aquelas pessoas que "descansam" o pé esquerdo no pedal de embreagem, achando que não tem problema, enquanto na verdade estão permitindo um escorregamento que pode ser pequeno, mas cobra seu preço com o tempo. Em resumo: quanto mais se escorrega, maior o desgaste.

Agora, vamos entender os trancos. Os trancos ocorrem quando o acoplamento é abrupto, forçando a RPM do motor e do eixo do câmbio a se igualarem muito rápido. Nessas situações, há POUCO escorregamento entre plateau e discos. Ou seja: é uma situação oposta àquela que aumenta o desgaste. O problema é a transmissão abrupta de cargas do motor para o câmbio, que pode danificar outros componentes, como molas, volante, eixos, suportes e até engrenagens mas, a princípio, não seria um fator que aumentaria o desgaste de embreagens em si. As retenções, por outro lado, DIMINUEM a quantidade de trocas totais realizadas, pois o carro tende a não passar a marcha seguinte, gerando a situação incômoda. E não há escorregamento, pois a menos do instante da troca (quando ela finalmente ocorre...) a velocidade e a RPM aumentam proporcionalmente. Ou seja: não é possível vislumbrar uma conexão física clara entre as retenções e o desgaste.

Por outro lado, temos evidências do oposto. Não faltam no fórum depoimentos de confrades que não tinham retenções, tiveram problemas de mecatrônica e/ou embreagens que foram trocadas e, depois disso, passaram a apresentar retenções.

Meu chute (e é chute mesmo porque, como eu disse, faltam evidências...) é de que a VW tentou emular no DSG o comportamento de um automático convencional e isso causava muitos escorregamentos, especialmente no anda-e-para do trânsito e em situações em que pode ser difícil para o câmbio escolher a marcha ideal. Em um automático convencional uma série de oscilações e variações são absorvidas pelo conversor de torque, mas no DSG isso tem que ser "simulado" modulando as embreagens, e isso vira escorregamento entre discos e plateau. As retenções diminuem a quantidade de trocas, e com isso deveria diminuir também o desgaste. Raciocínio semelhante vale para a roda livre, que sumiu dos carros no BR. É mais uma oportunidade de diminuir a quantidade de trocas.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite, 

recentemente comprei um Golf TSI 2016, vindo com o novo câmbio, tiptronic. 

Meu carro já está com 10 mil km rodado e vem apresentando um problema na troca de marchas ( um tranco ) isto já aconteceu com alguém? Já tinha ouvido falar do DSG, mais o tiptronic tb? Ainda não levei na concessionária, estou em viajem. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/04/2017 at 11:08 PM, Bruno Azevedo disse:

Boa noite, 

recentemente comprei um Golf TSI 2016, vindo com o novo câmbio, tiptronic. 

Meu carro já está com 10 mil km rodado e vem apresentando um problema na troca de marchas ( um tranco ) isto já aconteceu com alguém? Já tinha ouvido falar do DSG, mais o tiptronic tb? Ainda não levei na concessionária, estou em viajem. 

 

Muito raro trancos e problemas nos Aisins, mas ocorrem. Os trancos no DSG estão relacionados à retenção de marchas, porém em situações normais de funcionamento, não ocorre trancos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Pessoal uma vez li alguns itens para melhor utilização e preservação dos cambios automáticos e as principais delas eram:

nunca tirar do R e Engatar D sem o carro ter parado totalmente (vice-versa)

e a outra era: nunca deixe o carro segurando no cambio... simplificando ao parar o carro coloque em neutro puxe o freio de mão solte o freio no pé e só depois coloque em P.

trocar o oleo do cambio no periodo correto

fazendo isso vai eliminar 80% de seu cambio automatico dar problemas no futuro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...