Velas - tudo que precisamos saber


Truc

Recommended Posts

Comprei as velas e fui fazer orçamento de mão de obra para troca. Em duas oficinas quiseram empurrar uma tal de reprogramação da injeção eletrônica, que disseram ser necessária após a troca de velas.

Alguém sabe se procede isso?

Quem fez a troca da vela por fora da css teve algum tipo de problema?

Só se for reprogramação de aperto velas, coisa que fizeram no "muque", na autorizada. Não tem nada misterioso nessa substituição.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, para informação, comprei as velas no setor de peças da CSS VW Itacuã de Ribeirão Preto (interior SP) pela internet e paguei R$273,57 já com frete para capital (código 04E905612C). Como está se aproximando a 6ª revisão e o preço é elevado (R$1.292,36), resolvi buscar os itens por contra própria, consegui todos os itens por R$616,47 (menos a pasta de silicone, eles usam pra que isso?), agora é pesquisar mão de obra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, iCardeX disse:

Só se for reprogramação de aperto velas, coisa que fizeram no "muque", na autorizada. Não tem nada misterioso nessa substituição.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

No orçamento haviam duas linhas de serviço (algo tipo):

- Substituição de velas de ignição: R$119

- Reprogramação da injeção eletrônica: R$ 140

Quando perguntei o porque da reprogramação e o que seria isso, não souberam explicar direito, apenas falaram que 'precisa fazer pq trocou a vela pra ficar bom precisava'

Foi por isso que não fiz o serviço na hora e falei que qualquer coisa ligava depois pra agendar

O aperto da vela seria a substituição em si, certo? A reprogramação é que fiquei na dúvida se precisaria passar algum scanner ou fazer algum procedimento

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Willy disse:

No orçamento haviam duas linhas de serviço (algo tipo):

- Substituição de velas de ignição: R$119

- Reprogramação da injeção eletrônica: R$ 140

Quando perguntei o porque da reprogramação e o que seria isso, não souberam explicar direito, apenas falaram que 'precisa fazer pq trocou a vela pra ficar bom precisava'

Foi por isso que não fiz o serviço na hora e falei que qualquer coisa ligava depois pra agendar

O aperto da vela seria a substituição em si, certo? A reprogramação é que fiquei na dúvida se precisaria passar algum scanner ou fazer algum procedimento

Segundo a galera do fórum, existe torque correto e específico para aplicar nas velas depois de engatadas.

Na verdade, existe torque correto para todos os parafusos do veículo.

Perdi as contas de quantas vezes levei os meus veículos para fazer as revisões e jamais presenciei o uso de torquímetro para apertarem nada.

Eu nunca vi um torquímetro.

Qualquer parafuso é sempre girado na pressão e na brutalidade.

Sinceramente, não ligo.

Também, aparentemente, nunca tive problemas com relação isso.

Porém estive no concessionário autorizado, e iria trocar as velas na revisão dos 120.000km. Acho que ficava uns R$ 200,00 o serviço. Questionei ao mecânico se era necessário aplicar algum torque de aperto das velas e ele disse que "não".

Recolhi as velas de volta para a caixa, e inventei uma desculpa qualquer para postergar a substituição.

Ganhar R$ 200,00 para realizar um serviço porco, mas relativamente simples, é demais sacanagem.

O mínimo que o concessionário autorizado devia fazer é seguir a instrução de instalação como reza o fabricante, e com as etapas e ferramentas corretas.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, iCardeX disse:

Perdi as contas de quantas vezes levei os meus veículos para fazer as revisões e jamais presenciei o uso de torquímetro para apertarem nada.

Por isso que comprei um torquímetro de estalo, não é o melhor dos mundos, mas da pra utilizar em diversos lugares (velas, parafuso de rodas, bujão do oleo e etc).

2 horas atrás, iCardeX disse:

Sinceramente, não ligo.

Também, aparentemente, nunca tive problemas com relação isso.

Cuidado com a sorte...

2 horas atrás, iCardeX disse:

Recolhi as velas de volta para a caixa, e inventei uma desculpa qualquer para postergar a substituição.

Fez o correto!!!

2 horas atrás, iCardeX disse:

O mínimo que o concessionário autorizado devia fazer é seguir a instrução de instalação como reza o fabricante, e com as etapas e ferramentas corretas.

Ahhhhh, você esqueceu que os mecânicos da CSS ganham por trabalho realizado. Quem ganha mais? Um cara que atende 5 carros no dia ou o que atende 10? Nisso aí não entra qualidade e sim rapidez.

Se acha que o cara vai ter tempo de pegar um torquímetro, selecionar o torque desejado, pegar o jogo de chaves e aplicar o torque correto no local?

Com certeza deve ter uma oficina aí no DF que eles trabalham de forma correta, seguindo os manuais técnicos.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, anghinoni1982 disse:

Por isso que comprei um torquímetro de estalo, não é o melhor dos mundos, mas da pra utilizar em diversos lugares (velas, parafuso de rodas, bujão do oleo e etc).

Cuidado com a sorte...

Fez o correto!!!

Ahhhhh, você esqueceu que os mecânicos da CSS ganham por trabalho realizado. Quem ganha mais? Um cara que atende 5 carros no dia ou o que atende 10? Nisso aí não entra qualidade e sim rapidez.

Se acha que o cara vai ter tempo de pegar um torquímetro, selecionar o torque desejado, pegar o jogo de chaves e aplicar o torque correto no local?

Com certeza deve ter uma oficina aí no DF que eles trabalham de forma correta, seguindo os manuais técnicos.

Abraços.

Allan,

Nas duas revisões feitas no seu Flecha de Prata, os melas graxas do ccs usaram torquímetro? Aqui no clube se vc perguntar para dez, DOZE irá dizer que nunca o pessoal do ccs usaram. Caso alguém aqui for beneficiado por tal procedimento, o que não mais do que a obrigação. Fica aqui os meus sinceros parabéns.

Por aqui nas seis que fiz nunca usaram, na última passada indaguei o "profissional" se nas trocas de velas usava-se. Ele disse que não! Então, eu perguntei a ele se existia lá um torquímetro, ele disse que sim. Creio que esse torquímetro fique em uma redoma de vidro, extremamente seguro em ambiente monitorado e climatizado. Sendo o uso dele exclusivo para algumas finalidades. Deva que a liberação aconteça através do TELEFONE VERMELHO dada pelo Chefe De Estado lá na Alemanha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Sobrinho disse:

Allan,

Nas duas revisões feitas no seu Flecha de Prata, os melas graxas do ccs usaram torquímetro? Aqui no clube se vc perguntar para dez, DOZE irá dizer que nunca o pessoal do ccs usaram. Caso alguém aqui for beneficiado por tal procedimento, o que não mais do que a obrigação. Fica aqui os meus sinceros parabéns.

Por aqui nas seis que fiz nunca usaram, na última passada indaguei o "profissional" se nas trocas de velas usava-se. Ele disse que não! Então, eu perguntei a ele se existia lá um torquímetro, ele disse que sim. Creio que esse torquímetro fique em uma redoma de vidro, extremamente seguro em ambiente monitorado e climatizado. Sendo o uso dele exclusivo para algumas finalidades. Deva que a liberação aconteça através do TELEFONE VERMELHO dada pelo Chefe De Estado lá na Alemanha.

Vc ja sabe a resposta. Claro que não usaram.

Questionei quando ele estava colando o bujão, perguntei: Cade o torquimetro? Aí ele disse que estava bem treinado, faz isso todos os dias.. :lol:

Na próxima revisão em maio, pretendo levar o torquímetro junto do carro, pendurado ao lado do três oitão.

Um dos dois, eu irei usar! :P

Quando a CSS desmonta um motor, será que não usam? Ou vai na cara e coragem?

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, anghinoni1982 disse:

Vc ja sabe a resposta. Claro que não usaram.

Questionei quando ele estava colando o bujão, perguntei: Cade o torquimetro? Aí ele disse que estava bem treinado, faz isso todos os dias.. :lol:

Na próxima revisão em maio, pretendo levar o torquímetro junto do carro, pendurado ao lado do três oitão.

Um dos dois, eu irei usar! :P

Quando a CSS desmonta um motor, será que não usam? Ou vai na cara e coragem?

Abraços!

Sei não. Só de pensar me gela a boca do estômago. Como diz o Fusquinha de Portas Abertas lá de B.H. Os caras são hiper treinados, muitos anos de praia, torquímetro é para iniciante. Eles usam o "bom censo".

Abraçaço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Troca realizada, foi pago 90 reais e o funcionamento do carro esta totalmente normal. Depois vou verificar se haverá alguma melhora no consumo.

Como gostei do atendimento, fica a dica da oficina, pelo menos para quem está em Sao Paulo: A troca foi feita na Ninim (http://www.ninim.com.br/), eles falaram que possui todo o ferramental para dar manutenção no Golf. Ainda possuem maquina de alinhamento 3D.

A vela antiga não me pareceu muito desgastada, mas a olho é difícil dizer neh:

IMG_20170310_180309276.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Troca realizada, foi pago 90 reais e o funcionamento do carro esta totalmente normal. Depois vou verificar se haverá alguma melhora no consumo.
Como gostei do atendimento, fica a dica da oficina, pelo menos para quem está em Sao Paulo: A troca foi feita na Ninim (http://www.ninim.com.br/), eles falaram que possui todo o ferramental para dar manutenção no Golf. Ainda possuem maquina de alinhamento 3D.
A vela antiga não me pareceu muito desgastada, mas a olho é difícil dizer neh:
IMG_20170310_180309276.jpg

Usaram torquímetro no aperto da vela?

Abraços.

Enviado do meu Atari 2600

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Allan,
Nas duas revisões feitas no seu Flecha de Prata, os melas graxas do ccs usaram torquímetro? Aqui no clube se vc perguntar para dez, DOZE irá dizer que nunca o pessoal do ccs usaram. Caso alguém aqui for beneficiado por tal procedimento, o que não mais do que a obrigação. Fica aqui os meus sinceros parabéns.
Por aqui nas seis que fiz nunca usaram, na última passada indaguei o "profissional" se nas trocas de velas usava-se. Ele disse que não! Então, eu perguntei a ele se existia lá um torquímetro, ele disse que sim. Creio que esse torquímetro fique em uma redoma de vidro, extremamente seguro em ambiente monitorado e climatizado. Sendo o uso dele exclusivo para algumas finalidades. Deva que a liberação aconteça através do TELEFONE VERMELHO dada pelo Chefe De Estado lá na Alemanha.

No meu usam o torquímetro, mas eu fico do lado. No começo eu tinha que mandar. Agora virou ato reflexo.

O trabalho usando a ferramenta correta não é mais custoso ou complexo do que a gambiarra. É mau hábito mesmo.

Abraço


Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, RicW disse:


No meu usam o torquímetro, mas eu fico do lado. No começo eu tinha que mandar. Agora virou ato reflexo.

O trabalho usando a ferramenta correta não é mais custoso ou complexo do que a gambiarra. É mau hábito mesmo.

Abraço


Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk
 

Que bom!

Um detalhe que nunca foi debatido aqui(creio eu). Que toda vela NOVA antes de ser posta no cabeçote do carro DEVE-SE verificar se a abertura dela está correta. Pois PODE durante o armazenamento ou até mesmo durante o transporte a abertura do eletrodo massa e eletrodo central  HAVER discrepância de valores. Pois bem, cobrem do profissional que for colocar as velas para mensurarem isso.

O valor de abertura está na vela, bem como o grau térmico(vela quente e ou fria).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...
18 horas atrás, Werison.Olive disse:

sim galera, alguém sabe qual o torque certo pra aperta as velas?

a Cs cobrou 85 para a troca delas e me esqueci de perguntar qual o torque que eles irão aplicar.

como não confio neles, gostaria de saber o torque correto, meu Golf 1.4 alemão 2014 e está com 70 mil rodado.

Torque setting                                                    Nm
Spark plugs in cylinder head                           22
Bolt for ignition coil with output stage          8

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

anghinoni1982

  • Advanced Member
  •  
  • anghinoni1982
  • Members
  • 1200
  • 1553 posts
  • LocationSanto André - SP
Em 31/01/2017 at 6:00 PM, Sobrinho disse:

Eu tô é curioso para saber se vão dar o torque correto nas velas de ignição. Será que vão utilizar o torquímetro(pois devem ter) ou vão utilizar o "bom censo"?

Vou ficar em cima fungando no cangote deles! Vc e o @Bereba que manjam dos números. Qual o torque das velas de ignição das nossas carangas?

Abraçaço.

Vamos lá tio sorveteiro.

Para as velas de ignição são 22Nm

Para os parafusos que seguram as bobinas, são 8Nm

@Bereba confirma aí pra nóis!

Abraços!

Em inglês fica mais chique no úrtimu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/03/2017 at 11:00 AM, anghinoni1982 disse:

Torque setting                                                    Nm
Spark plugs in cylinder head                           22
Bolt for ignition coil with output stage          8

onde vc Achou esse valores?

tipo, quero levar pra Cs caso eles se neguem a usar esse valores.

no manual já olhei e não tem nada  falando sobre o torque a ser usado.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

onde vc Achou esse valores?
tipo, quero levar pra Cs caso eles se neguem a usar esse valores.
no manual já olhei e não tem nada  falando sobre o torque a ser usado.
 


Manual técnico do Golf:

http://cloud.tapatalk.com/s/58db045a4c427/D4B802790B9-Maintenance%20Golf%20Seven.pdf


Enviado do meu Atari 2600

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...