Barulho - Motor x Embreagem


Sandro Moreira

Recommended Posts

Boa tarde pessoal, vamos la...

Como acompanharam há umas 2 ou 3 semanas atrás o meu carro começou como o mesmo sintoma de todos, o barulho que faz quando está em ponto morto (neutro) no golf 1.4 tsi manual.

Fiz várias pesquisas falei com membros do grupo, vi outras reclamações em sites de consumidor (reclame aqui) e tudo indicava que era o rolamento da embreagem que fica preso ao garfo.
Como viram aí em cima o diagnóstico da concessionária foi que esse barulho vinha do câmbio e era algo "normal" e que eu poderia ficar despreocupado e andar tranquilamente no carro, que não é necessário mexer nisso. 

Eu como muitos aqui não dou conta de barulho "extra" em carro que tenho e voltei na concessionária para falar da possibilidade de ser o rolamento da embreagem, e o mecânico disse que realmente poderia ser. 
Então foi o que fiz, agendei a troca. 
- Fui até uma autopeças e levei o garfo e o rolamento do carro que estava bom, porém desencaixava com certa facilidade do garfo, lá na autopeças constatei que o garfo e o rolamento do Golf é idêntico ao do Gol bola G2 até G4, são peças bem simples e um garfo novo e um rolamento da LUK me custou R$ 140 reais.

Realizei a troca, porém, o barulho continua.

Aos que estão com  com esse barulho pode ser sim o rolamento da embreagem, como vi em vários casos, mas no meu caso o barulho é dentro do câmbio... provavelmente um rolamento da tal árvore primária.  Não estou satisfeito, mas no momento também sem condições de abrir esse câmbio e ver o que realmente é, pois, não tenho ideia de quanto isso vai me custar. Como os mecânicos da VW falaram que posso ficar "tranquilo" que não passará desse barulho vou esperar um pouco.
Quando puder vou pedir pra abrir e ver o que realmente é o que está acontecendo dentro do câmbio e daí saber quanto que vai ficar essa brincadeira. 
Assim que for tendo algum tipo de novidade referente a isso vou infirmando aqui.

obs.: vi um vídeo da fabricante LUK explicando esse tipo de barulho, se quando você aperta o pedal  da embreagem e já no meio do curso dela o barulho sessa, tudo indica que será dentro do câmbio (o rolamento da árvore primária) para ser o rolamento da embreagem, o barulho vai parar só quando você ir até o fim do curso do pedal da embreagem.


Abraços. 


 

Obrigado pelas informações parceiro. Vou torcer para que seja o rolamento da embreagem.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...
boa tarde. por acaso ninguem testou por militec no cambio? dizem que é mto bom para cambio tambem que corrige atritos quem sabe é uma soluçao pelo menos para dar uma boa diminuida


Estão misturando militec com fluido de freio? Que eu saiba o câmbio manual do Golf é lubrificado com fluído Dot4.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, iCardeX disse:

 


Estão misturando militec com fluido de freio? Que eu saiba o câmbio manual do Golf é lubrificado com fluído Dot4.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

 

As engrenagens do câmbio são banhadas por óleo específico, acho muito difícil usarem fluido de freio para esse fim. O fluido de freio é usado apenas na parte hidráulica da embreagem, por isso deve ser sangrado quando é feita a troca do fluido de freio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites



Estão misturando militec com fluido de freio? Que eu saiba o câmbio manual do Golf é lubrificado com fluído Dot4.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Negativo. O câmbio usa um óleo convencional de câmbio, como o de qualquer carro, tanto no manual quanto no DSG.

Nos DSG, é a mecatrônica que usa um fluido hidráulico semelhante ao de uma direção hidráulica.

Abraço

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Sou novo no grupo, comprei um golf 1.4 tsi  2014/2015, MT está com 55 k, ainda tem 4 meses de garantia, também estou com esse barulho, o proprietario anterior fez todas as revisoes na concessionária, levei pra revisão  segunda feira e informei sobre o barulho e também estranhei a embreagem muito dura.

Deram um parecer que seria trocado o atuador pela garantia, no entanto a embreagem está fazendo barulho por desgaste natural, e não seria coberta pela garantia, e teria que desembolsar 5.500 reais, liguei no Sac e relatei o ocorrido, estou aguardando retorno 

Estou com receio da garantia não cobrir....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, EduardoOrsi disse:

Sou novo no grupo, comprei um golf 1.4 tsi  2014/2015, MT está com 55 k, ainda tem 4 meses de garantia, também estou com esse barulho, o proprietario anterior fez todas as revisoes na concessionária, levei pra revisão  segunda feira e informei sobre o barulho e também estranhei a embreagem muito dura.

Deram um parecer que seria trocado o atuador pela garantia, no entanto a embreagem está fazendo barulho por desgaste natural, e não seria coberta pela garantia, e teria que desembolsar 5.500 reais, liguei no Sac e relatei o ocorrido, estou aguardando retorno 

Estou com receio da garantia não cobrir....

EduardoOrsi, seja bem vindo e boa sorte com o seu novo Golf TSI 1.4!

55.000 km é considerado um desgaste prematuro, para uma embreagem que teve um tratamento normal. Mas se o carro foi exigido em demasia por muitas vezes, há de se esperar um final de vida para ela nesta faixa de quilometragem.

Embreagem é um item de desgaste, logo, se não for detectado que houve desgaste prematuro devido a algum problema mecânico, há uma boa possibilidade da garantia não cobrir tal item. Mas as respostas da VW muita vezes são incógnitas...

Ela pode não cobrir, mas pode dar algum um desconto.

Quando você estiver mais por dentro do fórum, vai tomar conhecimento que a VW tem dado um tratamento diferenciado para o Golf, dando descontos e até gratuidade em serviços fora da garantia! Mas isso só tem ocorrido para aqueles clientes que foram fieis aos serviços de revisão dentro e fora da garantia! Mas não é uma regra! Sempre dependerá de dois fatores: a concessionária, que envia a solicitação para a montadora e a própria em montadora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

EduardoOrsi, seja bem vindo e boa sorte com o seu novo Golf TSI 1.4!

55.000 km é considerado um desgaste prematuro, para uma embreagem que teve um tratamento normal. Mas se o carro foi exigido em demasia por muitas vezes, há de se esperar um final de vida para ela nesta faixa de quilometragem.

Embreagem é um item de desgaste, logo, se não for detectado que houve desgaste prematuro devido a algum problema mecânico, há uma boa possibilidade da garantia não cobrir tal item. Mas as respostas da VW muita vezes são incógnitas...

Ela pode não cobrir, mas pode dar algum um desconto.

Quando você estiver mais por dentro do fórum, vai tomar conhecimento que a VW tem dado um tratamento diferenciado para o Golf, dando descontos e até gratuidade em serviços fora da garantia! Mas isso só tem ocorrido para aqueles clientes que foram fieis aos serviços de revisão dentro e fora da garantia! Mas não é uma regra! Sempre dependerá de dois fatores: a concessionária, que envia a solicitação para a montadora e a própria em montadora.

Obrigado pelos esclarecimentos, creio que não seja mau uso, pois o antigo Dono viajava todo dia 200 km para o Trabalho (bandeirantes) era de um Juiz e todas revisões foram feitas em 6 meses ou 10 mil km, creio que esse barulho já existia, mas não foi notado tampouco informado na Concessionária, assim que comprei ja levei para trocar oleo e filtros, pois em Janeiro ja daria 6 meses e faltavam 2 mil pela km assim informei sobre a embreagem dura e tripidacao, o que identifiquei com o carro em neutro, prontamente o mecânica também identificou, no final do dia me ligaram e disseram que a garantia cobreria o atuador, mas não a embreagem, sendo que nenhuma das peças teriam e deveria aguardar, me passaram o orçamento de 5.5k achei alto, assim liguei no SAC e me deram 7 dias, agora vou esperar até semana que vem que vence o referido prazo.

Enviei para o estacionamento que comprei o veículo o orçamento, achou muito alto e disse que levaria no mecânico dele pra trocar caso realmente a garantia não cobrir.

Mas tive a surpresa que não existe a embreagem em nenhuma autopeças, o que provavelmente o Dono do estacionamento não saiba...

 

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, EduardoOrsi disse:

Obrigado pelos esclarecimentos, creio que não seja mau uso, pois o antigo Dono viajava todo dia 200 km para o Trabalho (bandeitantes) era de um Juiz e todas revisões foram feitas em 6 meses ou 10 mil km, creio que esse barulho já existia, mas não foi notado tampouco informado na Concessionária, assim que comprei ja levei para trocar oleo e filtros, pois em Janeiro ja daria 6 meses e faltavam 2 mil pela km assim informei sobre a embreagem dura e tripidacao, o que identifiquei com o carro em neutro, prontamente o mecânica também identificou, no final do dia me ligaram e disseram que a garantia cobreria o atuador, mas não a embreagem, sendo que nenhuma das peças teriam e deveria aguardar, me passaram o orçamento de 5.5k achei auto, assim liguei no SAC e me deram 7 dias, agora vou esperar até semana que vem que vence o referido prazo.
Enviei para o estacionamento que comprei o veículo o orçamento, achou muito alto e disse que levaria no mecânico dele pra trocar caso realmente a garantia não cobrir.
Mas tive a surpresa que não existe a embreagem em nenhuma autopeças, o que provavelmente o Dono do estacionamento não saiba...

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk
 

Sim, qualquer serviço em autorizada custa os olhos da cara. Acredito que o nosso mercado paralelo ainda não tenha muitas peças para este carro, afinal, ele é um carro novo, não é popular e chegou ao Brasil no final de 2013. Importação de peças já se tornou uma boa opção para o Brasil.

Aparentemente, a utilização deste carro pareceu normal, pelo seu post. Carros de estrada costumam ser os mais bem conservados, quanto a mecânica.

Em relação a embreagem, basta ter maus hábitos, morar em regiões com muitas ladeiras em centros urbanos, ou mesmo estacionar todos os dias entre carros em ladeiras, para ter a vida dela encurtada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, qualquer serviço em autorizada custa os olhos da cara. Acredito que o nosso mercado paralelo ainda não tenha muitas peças para este carro, afinal, ele é um carro novo, não é popular e chegou ao Brasil no final de 2013. Importação de peças já se tornou uma boa opção para o Brasil.
Aparentemente, a utilização deste carro pareceu normal, pelo seu post. Carros de estrada costumam ser os mais bem conservados, quanto a mecânica.
Em relação a embreagem, basta ter maus hábitos, morar em regiões com muitas ladeiras em centros urbanos, ou mesmo estacionar todos os dias entre carros em ladeiras, para ter a vida dela encurtada.
Vou aguardar a resposta da vw, ligue hoje disseram que ainda esta em analise e no prazo de 7 dias que informaram, a embreagem não está patinando mas já está tripidando, espero que a garantia cubra, pois não achei sem ser na concessionária, tampouco no eBay, se souber de algum lugar que importe, me de umas dicas, Obrigado

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, EduardoOrsi disse:

Vou aguardar a resposta da vw, ligue hoje disseram que ainda esta em analise e no prazo de 7 dias que informaram, a embreagem não está patinando mas já está tripidando, espero que a garantia cubra, pois não achei sem ser na concessionária, tampouco no eBay, se souber de algum lugar que importe, me de umas dicas, Obrigado

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk
 

Seja bem Vindo Eduardo, como deve ter visto meus post anteriormente, tudo estava indicando que era o câmbio do carro (tendo em vista os laudos feitos pela concessionária e as trocas de garfo e rolamento que fiz por conta), porém, não fiquei satisfeito e fui pesquisando mais a fundo.
No Inicio do mês eu encontrei um dos diretores da concessionária e o mesmo me informou que havia outro carro com o mesmo problema, porém, o dele ao contrário do meu estava na garantia e foi relatado o problema para a VW e a mesma irá trocar todo o conjunto da EMBREAGEM parara ele.  Ele me orientou a ligar ou contactar o SAC da VW por telefone ou internet (sites como reclameaqui ou consumidor.gov) e explicar o ocorrido, pois, meu carro saiu da garantia total a pouco mais de 4 meses e possuo todas as revisões, inclusive depois que saiu da garantia continuo levando o carro na css. 
Foi o que eu fiz e o pessoal da VW pediu para que eu levasse o carro novamente a concessionária para que eles próprios façam testes e constatando qlqr defeito eles irão me dar uma cortesia de garantia. 
Estou esperançoso, pois como o @Jorge Jox disse, carros da linha Premium da VW costumam ter um tratamento melhor em assuntos desse tipo. 

Assim que tiver a resposta deles coloco aqui 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Boa tarde pessoal.  

Atualizando, levei o carro na concessionária como a VW me orientou, lá eles fizeram testes e a fábrica me retornou com a resposta.
Foi contatado que esse problema é na embreagem mesmo e não no câmbio (como a concessionária havia diagnosticado no início).
E eles farão a troca com uma "cortesia de garantia", vão trocar todo o conjunto da embreagem.
POREM, eu terei que arcar com metade da mão de obra da concessionária... 
Visto que uma embreagem 0km com a mão de obra na concessionária ficaria em torno de 5k, vou ter um custo muito menor, em torno de 450 reais. 

Aos que estão como carro com o mesmo problema e saiu da garantia a pouco tempo e tem todas as revisões em dia, indico entrar em contato direto com a VW, ou por telefone, ou sites como, reclqueaqui ou consumidor.gov e explicar o problema junto com a procedência de revisões, provavelmente irão conseguir no mínimo diminuir o prejuízo.

obs.: questionei o que acontece na embreagem para acontecer o barulho, nem na concessionária nem a VW explicaram. Na concessionária eles dizem que não podem mexer já mandam direto para análise, e na VW disseram que precisam analisar primeiro rsrs. 
Pelo que apurei muitos Golf's estão com esse tipo de problema e 99% foi concluído que trocando toda a embreagem o problema é sanado. 

Agora estou esperando as peças chegarem para realizar a troca, me pediram 15 dias.  Assim que trocar, posto aqui. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, kbeloo disse:

Boa tarde pessoal.  

Atualizando, levei o carro na concessionária como a VW me orientou, lá eles fizeram testes e a fábrica me retornou com a resposta.
Foi contatado que esse problema é na embreagem mesmo e não no câmbio (como a concessionária havia diagnosticado no início).
E eles farão a troca com uma "cortesia de garantia", vão trocar todo o conjunto da embreagem.
POREM, eu terei que arcar com metade da mão de obra da concessionária... 
Visto que uma embreagem 0km com a mão de obra na concessionária ficaria em torno de 5k, vou ter um custo muito menor, em torno de 450 reais. 

Aos que estão como carro com o mesmo problema e saiu da garantia a pouco tempo e tem todas as revisões em dia, indico entrar em contato direto com a VW, ou por telefone, ou sites como, reclqueaqui ou consumidor.gov e explicar o problema junto com a procedência de revisões, provavelmente irão conseguir no mínimo diminuir o prejuízo.

obs.: questionei o que acontece na embreagem para acontecer o barulho, nem na concessionária nem a VW explicaram. Na concessionária eles dizem que não podem mexer já mandam direto para análise, e na VW disseram que precisam analisar primeiro rsrs. 
Pelo que apurei muitos Golf's estão com esse tipo de problema e 99% foi concluído que trocando toda a embreagem o problema é sanado. 

Agora estou esperando as peças chegarem para realizar a troca, me pediram 15 dias.  Assim que trocar, posto aqui. 

No meu entendimento, 450 reais para um carro que não está na garantia e tem o preço dos serviços e peças que custam os olhos da cara, está muito bom! Parabéns!

Não se esqueça que peças adquiridas e instaladas em css tem um ano de garantia contra defeitos de fabrica!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde pessoal.  

Atualizando, levei o carro na concessionária como a VW me orientou, lá eles fizeram testes e a fábrica me retornou com a resposta.
Foi contatado que esse problema é na embreagem mesmo e não no câmbio (como a concessionária havia diagnosticado no início).
E eles farão a troca com uma "cortesia de garantia", vão trocar todo o conjunto da embreagem.
POREM, eu terei que arcar com metade da mão de obra da concessionária... 
Visto que uma embreagem 0km com a mão de obra na concessionária ficaria em torno de 5k, vou ter um custo muito menor, em torno de 450 reais. 

Aos que estão como carro com o mesmo problema e saiu da garantia a pouco tempo e tem todas as revisões em dia, indico entrar em contato direto com a VW, ou por telefone, ou sites como, reclqueaqui ou consumidor.gov e explicar o problema junto com a procedência de revisões, provavelmente irão conseguir no mínimo diminuir o prejuízo.

obs.: questionei o que acontece na embreagem para acontecer o barulho, nem na concessionária nem a VW explicaram. Na concessionária eles dizem que não podem mexer já mandam direto para análise, e na VW disseram que precisam analisar primeiro rsrs. 
Pelo que apurei muitos Golf's estão com esse tipo de problema e 99% foi concluído que trocando toda a embreagem o problema é sanado. 

Agora estou esperando as peças chegarem para realizar a troca, me pediram 15 dias.  Assim que trocar, posto aqui. 
No meu caso ainda não concluíram, trocaram o atuador mas não querem trocar a embreagem, pois a concessionária Germânica Limeira, disse que é desgaste natural, a fábrica me ligou ontem relatando que é desgaste natural, disse ser inadmissível um carro com 50 mil km de estrada todas revisões na concessionária, apresentar problema, com essa quilometragem, disseram que vão entrar em contato novamente com a concessionária, o carro ainda tem 4 meses de garantia, minha reclamação já tem 10 dias úteis, até o momento sem conclusão.

A embreagem faz muito barulho quando está em neutro, quando pisa na embreagem para, mas os engates estão normais e também não patina, não sei o que pode ser

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/11/2017 at 10:14 AM, kbeloo disse:

Bom dia, só atualizando sobre o meu carro, depois de conversar como Saulo, eu fui novamente até a concessionária e mostrei o que foi falado na nossa conversa. Que esse barulho ver do rolamento da embreagem que se solta e quando ela não está pressionada ela faz o bendito barulho.  
O mecânico deu razão a tese e disse que pode ser isso, apesar de ter diagnosticado que era dentro do câmbio.  Na mesa hora ele me levou até um UP com uma embreagem desmontada e me explicou todo o funcionamento e sendo realmente o rolamento o que seria trocado.
Em relação a preços já fiz uma cotação, SOMENTE o rolamento na concessionária é pouco mais de R$ 300,00 (fora o garfo/alavanca e o guia) que somando as três peças dava mais de R$ 1.300,00 lá na concessionária, e caso eu quisesse e/ou for necessário trocar toda a embreagem ficaria em torno de 5k mesmo. 

O rolamento, garfo e guia eu já fui ver nas autopeças da cidade e caso for compatível não ficará mais de R$ 400 reais, porém a embreagem não achei e ainda estou refém da concessionária. 

Agendei para deixar o carro ontem lá, e está lá no momento, como saiu da garantia, vou esperar eles desmontar e constatar essa falha do rolamento, assim sendo vou sair atrás da(s) peças necessárias para troca e torcer para a embreagem estar em boas condições de uso, visto que meu carro está com 50 mil km. 

Assim que resolver tudo aviso aqui. 

Resumindo, o mecânico que te atendeu não sabe de porra nenhuma!

Te apresenta um diagnóstico e vc indica outro pra ele e ele concorda!

Zé ruela!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

boa tarde amigos estou pasando para informar que solucionei o problema do meu golf troquei kit de embreagem disco e plato q principio a falha é no disco mais bom trocar todo o conjunto outro amigo aqui do clube tambem trocou e ficou bom . 


Mas quanto custou tudo isso? Aonde encontrou os componentes? Fez o serviço com o concessionário ou oficina particular?


Enviado do meu iPhone 8 usando Tapatalk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara arrisquei uma usada do ml por 1070 reias me dei bem estava novinha mais 300 de mao de obra 1370 reais gastei ese kit nao tem em auto peças só na volks e custa em torno 3 mil reais
Entendi, a minha está tripidando em lenta, garantia não quer cobrir diz que é desgaste natural... na fábrica também deram parecer que a garantia não cobre, carro com 50 mil km mesmo estando na garantia, todas revisões na css. Absurdo


Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, EduardoOrsi disse:

Entendi, a minha está tripidando em lenta, garantia não quer cobrir diz que é desgaste natural... na fábrica também deram parecer que a garantia não cobre, carro com 50 mil km mesmo estando na garantia, todas revisões na css. Absurdo


Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk
 

Eduardo, te oriento a fazer uma reclamação no site www.consumidor.gov.br coloque todas as informações necessárias, como todas as OS das revisões, inclusive a do diagnóstico da concessionária. Lá o antedimento é bem diferente à do que via telefone. Tudo indica que vc está com o mesmo problema que o meu e do @jorlyto 

Fiz algumas pesquisas foram daqui do fórum e há outras pessoas nesse site de reclamações com o mesmo problema e a maioria a VW resolve. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só atualizando o meu caso, no inicio da semana a concessionária me ligou para agendar a troca.

E assim foi feito. Trocaram todo o conjunto de embreagem (disco e platô), o garfo e rolamento não foi trocado..
E SIM o problema foi resolvido!

Sem tec tec quando o carro está no neutro (desengatado) :wub:

Aos que não conseguirem pela garantia, uma boa saída é como o @jorlyto fez, achar uma usada com baixo KM no mercado livre. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só atualizando o meu caso, no inicio da semana a concessionária me ligou para agendar a troca.

E assim foi feito. Trocaram todo o conjunto de embreagem (disco e platô), o garfo e rolamento não foi trocado..
E SIM o problema foi resolvido!

Sem tec tec quando o carro está no neutro (desengatado) :wub:

Aos que não conseguirem pela garantia, uma boa saída é como o [mention=6487]jorlyto[/mention] fez, achar uma usada com baixo KM no mercado livre. 

 
Sou contra. A maioria é produto de roubo. Você estará estimulando a criminalidade e tornando o Golf mais atraente para os ladrões. Além disso é um barato que sai caro, pois isso faz o seguro do Golf saltar. No longo prazo, todos pagamos por isso.
Abraço

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...