Função frenagem de manobra indisponível. Msm aparece na partida.


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Boa noite.

Durante a partida a frio ou quente está aparecendo a msn:" função de frenagem de manobra indisponivel no momento"

Alguém já passou por isso num golf 1.0 TSI 

Obs: Se a função estiver ativada ou não na central composition aparece a mensagem ?

Pessoal 

Informações adicionais em 15/01/2020:

O Golf eh um confortline 1.0 2018.

Não passou por nenhuma alteração via VCDS,

O carro eh único dono.

Tentei inserir as fotos da msn no painel e a forma de programação na própria central do carro eh não baixaram.

Quem quiser as fotos indica o número que envio via WhatsApp.

Vou agendar verificação na Css, pois consultor indicou a mensagem pode ser oriunda de falha nos sensores de estacionamento ?

Sds wagner

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Boa noite.
Durante a partida a frio ou quente está aparecendo a msn:" função de frenagem de manobra indisponivel no momento"
Alguém já passou por isso num golf 1.0 TSI 
Obs: Se a função estiver ativada ou não na central composition aparece a mensagem ?
Rapaz não sei nem que função é esta. Será que é o hill holder?
Tenta parar num aclive, solta o freio de mão e veja se o carro volta.

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Boa noite.
Obrigado pelo retorno.
Mas essa função não eh o Hill holder, que esta funcionando corretamente.
Esta de frenagem de manobra eh, qdo vc da ré em baixa velocidade eh se for detectado algum obstáculo e o motorista não frear,  o carro freia sozinho. 
Não sabia que o Golf tinha essa função. Aliás o meu é o Comfortline tb e já dei algumas encostadas na parede durante manobra em reversa.

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13 horas atrás, RodrigoSP2 disse:

Não sabia que o Golf tinha essa função. Aliás o meu é o Comfortline tb e já dei algumas encostadas na parede durante manobra em reversa.

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Ao menos no TestDrive Experience da VW que participei, um engenheiro da VW que estava lá me afirmou que essa função de frenagem forçada "existiria" no Golf, mas somente nos modelos com assistente autônomo de estacionamento, obviamente naquela configuração de pacote de opcionais máxima disponível. O Golf ganharia o assistente de frenagem automática 6 meses depois de adentrar no nosso mercado. Eu questionei essa questão, porque seria um erro passível de cometer no Park Assist, ainda mais quando você espera que a tecnologia meio que fizesse o trabalho quase que sozinha por você.

Em tempo: No test-drive Experience, quando foram mostrar o recurso de frenagem autônoma (para trânsito) não deixavam você pilotar o carro. 7 veículos alternados entre Golfs e Passats trafegavam enfileirados, cada um com um piloto e mais 3 ocupantes. O piloto tirava a mão do volante, e o pé de perto do pedal de freio. O primeiro carro freiava, e o resto dos carros, na fila, iam cada qual freiando automaticamente na mesma margem de distância programada. O teste foi feita em baixa velocidade. 

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Ao menos no TestDrive Experience da VW que participei, um engenheiro da VW que estava lá me afirmou que essa função de frenagem forçada "existiria" no Golf, mas somente nos modelos com assistente autônomo de estacionamento, obviamente naquela configuração de pacote de opcionais máxima disponível. O Golf ganharia o assistente de frenagem automática 6 meses depois de adentrar no nosso mercado. Eu questionei essa questão, porque seria um erro passível de cometer no Park Assist, ainda mais quando você espera que a tecnologia meio que fizesse o trabalho quase que sozinha por você.

Em tempo: No test-drive Experience, quando foram mostrar o recurso de frenagem autônoma (para trânsito) não deixavam você pilotar o carro. 7 veículos alternados entre Golfs e Passats trafegavam enfileirados, cada um com um piloto e mais 3 ocupantes. O piloto tirava a mão do volante, e o pé de perto do pedal de freio. O primeiro carro freiava, e o resto dos carros, na fila, iam cada qual freiando automaticamente na mesma margem de distância programada. O teste foi feita em baixa velocidade. 
Sim eu sei que a plataforma MQB suporta esta funcionalidade, inclusive Jetta e Nivus a possui (não sei se em todas as versões). Mas nestes modelos, com absoluta certeza, não tem assistente de estacionamento automático (já T-Cross possui, porém não este assistente de frenagem em manobras).

Será que é algo que alguém adaptou via VCDS no carro do colega? E esteja apresentando erro por não ser compatível? Pra mim deve ser isso.


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28 minutos atrás, RodrigoSP2 disse:

Sim eu sei que a plataforma MQB suporta esta funcionalidade, inclusive Jetta e Nivus a possui (não sei se em todas as versões). Mas nestes modelos, com absoluta certeza, não tem assistente de estacionamento automático (já T-Cross possui, porém não este assistente de frenagem em manobras).

Será que é algo que alguém adaptou via VCDS no carro do colega? E esteja apresentando erro por não ser compatível? Pra mim deve ser isso.


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Então, me desculpe mas eu perdi o contexto do tópico. Vamos lá.

O Golf chegou no Brasil em 2013. Naquela época o freio de mão era eletrônica e vinha naturalmente com o Auto Hold. É um botão que fica ao lado do freio. Se você obedecer as diretrizes de segurança (portas fechadas, cinto de segurança atado, inclinação/Aclive/Declive dentro de parâmetros aceitáves, etc)  é possível habilitá-lo e/ou desabilitá-lo manualmente. O que esse sistema faz, nada mais é que segurar o freio, e manter segurado, até que o motor tracione para desarmá-lo automaticamente. Não é o freio de mão que está em atuação, mas  um outro nível (entre o freio de mão e o freio manual por pedal). Aparece até um simbôlo de pedal de freio verde no computador de bordo, quando a função está em atuação. Quando alguma diretriz de segurança é anulada (por exemplo, tirar o cinto de segurança com o carro parado), o sistema desarma imediatamente o auto-hold, e geralmente habilita o freio de mão. Comigo, por exemplo, depois de ficar uns 7 ou 8 minutos, num aclive considerável, o sistema automaticamente desarmou o auto-hold e habilitou o freio de mão. Dependendo do momento (aclividade de 40 graus) o sistema até informa no CB que o auto-hold está indisponível. Enfim, esse é o resumo desse brinquedo.

Tempos depois a VW trocou o Auto Hold, pelo Hill Hold, uma tecnologia mais simplificada (e menos cara), mas com intuíto de ajudar em arrancadas do veículo sobre situação de aclive. As regra do sistema eu não sei quais são. Porém a tecnologia funciona basicamente mantendo a frenagem do sistema freios através do ABS, segurando o carro, por poucos segundos, mas tempo suficiente  para que o motor alcance o torque necessário para a saída do aclive, evitando que o carro descesse. o Hill Holder só serve para arrancadas, diferentemente do Auto-Hold que atua a todo momento ,em que se freia completamente o carro, respeitadas as diretrizes da tecnologia, em aclive, declive, e piso reto.

Sempre pensei que todos os Golfs dotados do freio de mão manual (câmbio manual ou automático), tivessem nativamente o Hill Holder. É sua uma feature simples do sistema ABS.

 

 

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Então, me desculpe mas eu perdi o contexto do tópico. Vamos lá.

O Golf chegou no Brasil em 2013. Naquela época o freio de mão era eletrônica e vinha naturalmente com o Auto Hold. É um botão que fica ao lado do freio. Se você obedecer as diretrizes de segurança (portas fechadas, cinto de segurança atado, inclinação/Aclive/Declive dentro de parâmetros aceitáves, etc)  é possível habilitá-lo e/ou desabilitá-lo manualmente. O que esse sistema faz, é segura o freio, e manter segurado até que o motor tracione. Nese moemnto ele desarma automáticamente. Nâo é o frei de mão que está em atuação, mas o um outro nível (entre o freio de mão e o freio de pedal). Aparece até um simbôlo de pedão de freio verde no computador de bordo, quando a função está em atuação. Quando alguma diretriz de segurança é anulada (por exemplo, tirar o cinto de segurança com o carro parado), o sistema desarma imediatamente o auto-hold, e geralmente habilita o freio de mão. Comigo, por exemplo, depois de ficar uns 7 ou 8 minutos, num aclive considerável, o sistema automaticamente desarmou o auto-hold e habilitou o freio de mão. Dependendo do momento (aclividade de 40 graus) o sistema até ifnorma do CB que o auto-hold está indisponível. Enfim, esse é o resumo desse brinquedo.

Tempos depois a VW trocou o Auto Hold, pelo Hill Hold, uma tecnologia mais simplificada (e menos cara), mas com intuíto de ajudar em arrancadas do veículo sobre situação de aclive. As rega do sistema eu não sei quais são. Porém a tenologia funciona basicamente mantendo a frenagem do sistema freios através do ABS, segurando o carro, por poucos segundos, mas tempo suficiente  para que o motor alcance o torque necessário para a saída do aclive, evitando que o carro descesse. o Hill Holder só serve para arrancadas, diferentemente do Auto-Hold que atua a todo momento ,em que se freia completamente o carro, respeitadas as diretrizes da tecnologia, em aclive, declive, e piso reto.

Sempre pensei que todos os Golfs dotados do freio de mão manual (câmbio manual ou automático), tivessem nativamente o Hill Holder. É sua uma feature simples do sistema ABS.
 
 
Todos tem o Hill holder. Até achei que fosse algum problema nele, mas o que o colega está alegando é que não. É uma função de frenagem automática em manobras que não existe nos Golfs Comfortline (e duvido que em algum outro que não possua assistência de condução, como ACC ou o Park Assist).
Releia a primeira mensagem, o dele é o 1.0 TSI (Comfortline).

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5 minutos atrás, RodrigoSP2 disse:

Todos tem o Hill holder. Até achei que fosse algum problema nele, mas o que o colega está alegando é que não. É uma função de frenagem automática em manobras que não existe nos Golfs Comfortline (e duvido que em algum outro que não possua assistência de condução, como ACC ou o Park Assist).
Releia a primeira mensagem, o dele é o 1.0 TSI (Comfortline).

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Mas quando Hill Hold não está funcionamento qual seria a mensagem de erro no painel? Parece ser o Hill Hold aí, com problemas. Algumas traduções de sistema ficam esquisitas em português.

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Mas quando Hill Hold não está funcionamento qual seria a mensagem de erro no painel? Parece ser o Hill Hold aí, com problemas. Algumas traduções de sistema ficam esquisitas em português.
Acho que não haveria uma falha de hardware individualmente na função. Se houvesse algum erro afetaria o sistema ABS - principal - e seus sistemas auxiliares (ESP, TCS, hill holder, etc.).


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5 minutos atrás, RodrigoSP2 disse:

Acho que não haveria uma falha de hardware individualmente na função. Se houvesse algum erro afetaria o sistema ABS - principal - e seus sistemas auxiliares (ESP, TCS, hill holder, etc.).


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Sim, mas a VW mostra uns erros de painel que muitas vezes não parece ter nada a ver com a função. Qualquer anomalia genérica, e que acontece nos anexos eletrônicos do motor, mostra logo o clássico erro "start-Stop". Como se fosse uma grande preocupação do motorista saber que o motor vai deixar de desligar num semáforo. E geralmente não tem nada a ver com o recurso start-stop.

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Sim, mas a VW mostra uns erros de painel que muitas vezes não parece ter nada a ver com a função. Qualquer anomalia genérica, e que acontece nos anexos eletrônicos do motor, mostra logo o clássico erro "start-Stop". Como se fosse uma grande preocupação do motorista saber que o motor vai deixar de desligar num semáforo. E geralmente não tem nada a ver com o recurso start-stop.
Faz sentido.

Em tempo, entrei no menu de opções agora com meu VCDS Tabajara (Car Scanner Pro) e não achei opção para esta configuração. Talvez via codificação longa mas essa eu não me arrisco.
Seria legal o colega que criou o tópico mandar fotos, tanto do erro quanto do menu de ativação da função.

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Nao gente...

Nao é o ACC ou o city emergency brake.

Senão me engano os modelos a partir de 2016 tem esse sensor de manobra. Como o proprio OP falou.

Ele utiliza os sensores no parachoque e se você não estiver com o pé no freio e o carro identificar que vai colidir, ele aciona o freio automaticamente.

Como disse só os Golf a partir de 2016/17.

Infelizmente não da pra ativar isso nos anteriores, pois como sempre, tem algum módulo a mais...

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Nao gente...

Nao é o ACC ou o city emergency brake.

Senão me engano os modelos a partir de 2016 tem esse sensor de manobra. Como o proprio OP falou.

Ele utiliza os sensores no parachoque e se você não estiver com o pé no freio e o carro identificar que vai colidir, ele aciona o freio automaticamente.

Como disse só os Golf a partir de 2016/17.

Infelizmente não da pra ativar isso nos anteriores, pois como sempre, tem algum módulo a mais...

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Mas esse é o ponto Anghinoni. O meu é exatamente igual ao do colega e não tem essa função.

Inclusive estou com o folder do MY 2017 e não consta esse item nem como opcional.
437fa8748ef75516df502cf4d3090690.jpg8d2d33a9b7fdcc09929be7e788b81a0b.jpg

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Mas esse é o ponto Anghinoni. O meu é exatamente igual ao do colega e não tem essa função.

Inclusive estou com o folder do MY 2017 e não consta esse item nem como opcional.
437fa8748ef75516df502cf4d3090690.jpg8d2d33a9b7fdcc09929be7e788b81a0b.jpg

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Fui procurar no pai dos burros. Kkkk

Baixei o manual do Golf 2017, nada...

Baixei o do 2018. Bingo...

1eedd700f47e0fe960fc42b0a07d642b.jpg8d8f7444d54259b85728a331b7e8cc8f.jpg

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Isso ai na pag 200 do manual tem detalhes da frenagem de manobra, no caso do meu que eh um 2018/18.

Eh Inclusive numa manobra de ré na garagem certa vez ele acionou o freio sozinho, eh evitou a batida.

Nesse detalhe do manual há a citação pra limpar os sensores e a câmera traseira em caso de mal funcionamento, o que fiz e o problema, msn continua.

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Então, me desculpe mas eu perdi o contexto do tópico. Vamos lá.

O Golf chegou no Brasil em 2013. Naquela época o freio de mão era eletrônica e vinha naturalmente com o Auto Hold. É um botão que fica ao lado do freio. Se você obedecer as diretrizes de segurança (portas fechadas, cinto de segurança atado, inclinação/Aclive/Declive dentro de parâmetros aceitáves, etc)  é possível habilitá-lo e/ou desabilitá-lo manualmente. O que esse sistema faz, nada mais é que segurar o freio, e manter segurado, até que o motor tracione para desarmá-lo automaticamente. Não é o freio de mão que está em atuação, mas  um outro nível (entre o freio de mão e o freio manual por pedal). Aparece até um simbôlo de pedal de freio verde no computador de bordo, quando a função está em atuação. Quando alguma diretriz de segurança é anulada (por exemplo, tirar o cinto de segurança com o carro parado), o sistema desarma imediatamente o auto-hold, e geralmente habilita o freio de mão. Comigo, por exemplo, depois de ficar uns 7 ou 8 minutos, num aclive considerável, o sistema automaticamente desarmou o auto-hold e habilitou o freio de mão. Dependendo do momento (aclividade de 40 graus) o sistema até informa no CB que o auto-hold está indisponível. Enfim, esse é o resumo desse brinquedo.

Tempos depois a VW trocou o Auto Hold, pelo Hill Hold, uma tecnologia mais simplificada (e menos cara), mas com intuíto de ajudar em arrancadas do veículo sobre situação de aclive. As regra do sistema eu não sei quais são. Porém a tecnologia funciona basicamente mantendo a frenagem do sistema freios através do ABS, segurando o carro, por poucos segundos, mas tempo suficiente  para que o motor alcance o torque necessário para a saída do aclive, evitando que o carro descesse. o Hill Holder só serve para arrancadas, diferentemente do Auto-Hold que atua a todo momento ,em que se freia completamente o carro, respeitadas as diretrizes da tecnologia, em aclive, declive, e piso reto.

Sempre pensei que todos os Golfs dotados do freio de mão manual (câmbio manual ou automático), tivessem nativamente o Hill Holder. É sua uma feature simples do sistema ABS.
 
 
Ratifico as suas palavras. O meu é um alemão e também já tive a experiência dele passar do auto hold para o freio de mão automaticamente depois de uns minutos parados num declive. Dá até pra sentir um ligeiro balanço no carro nesse momento. Mas sem se deslocar.

Já tive um mexicano e o Hill holder dele não era muito ortodoxo. Já tomei um susto ao ligar o carro e sair de ré num declive, onde a margem para erro era menor que um metro. As rodas cairiam num desnível a ponto de se apoiar no fundo do carro. Era o estacionamento de uma pousada. Seria até difícil tirar o carro de lá.

Depois do susto, puxei o freio de mão até a orelha e fiz a tradicional meia embreagem, apesar de ser um DSG. Rsrs

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Ratifico as suas palavras. O meu é um alemão e também já tive a experiência dele passar do auto hold para o freio de mão automaticamente depois de uns minutos parados num declive. Dá até pra sentir um ligeiro balanço no carro nesse momento. Mas sem se deslocar.

Já tive um mexicano e o Hill holder dele não era muito ortodoxo. Já tomei um susto ao ligar o carro e sair de ré num declive, onde a margem para erro era menor que um metro. As rodas cairiam num desnível a ponto de se apoiar no fundo do carro. Era o estacionamento de uma pousada. Seria até difícil tirar o carro de lá.

Depois do susto, puxei o freio de mão até a orelha e fiz a tradicional meia embreagem, apesar de ser um DSG. Rsrs

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No meu o Hill holder (ou hill assist na nomenclatura VW) só funciona em aclives, ou seja, frente do carro apontando para cima.
Em declives não funciona.
No Honda HR-V da minha sobrinha também funciona em qualquer situação até no plano, sendo assim assumo que essa característica só existe em carros com autohold.

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No meu o Hill holder (ou hill assist na nomenclatura VW) só funciona em aclives, ou seja, frente do carro apontando para cima.
Em declives não funciona.
No Honda HR-V da minha sobrinha também funciona em qualquer situação até no plano, sendo assim assumo que essa característica só existe em carros com autohold.

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Não me lembro de ter atentado pra esse detalhe. E eu costumo ler o manual. Vlw!
Aprendi depois de não ter mais o carro. Rsrs

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Um fato peculiar do Golf 1.0 TSI MT, diria até uma característica negativa do motor ou do downsize, é fazer manobra em reversa num aclive (subir com o carro em ré). É horrível, queima embreagem e o carro mal sai do lugar. Só fiz isso uma vez pra nunca mais, sai um cheiro horrível, faz barulho, creio até que se forçar é capaz de estragar a embreagem ou o volante. Desde este episódio me adaptei a parar o carro sempre de frente.
Não acho que seja problema de falta de potência, torque ou peso do carro, mas sim um subdimensionamento da embreagem.

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No meu o Hill holder (ou hill assist na nomenclatura VW) só funciona em aclives, ou seja, frente do carro apontando para cima.
Em declives não funciona.
No Honda HR-V da minha sobrinha também funciona em qualquer situação até no plano, sendo assim assumo que essa característica só existe em carros com autohold.

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No meu funciona de ré sim. Frente do carro apontada para a descida.

Não tive problemas. Mas sempre fico com a mão no freio de mão, vá que...

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No meu funciona de ré sim. Frente do carro apontada para a descida.

Não tive problemas. Mas sempre fico com a mão no freio de mão, vá que...

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Ops! Então talvez no meu funcionasse também e eu não lembro. O carro foi embora em 2018 e ainda tenho que lembrar de declive rsrs.
É pisar no freio, engatar a ré e tirar o pé do freio e acelerar.

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