Gauges/display OBD2 - pressão do turbo, rpm e mais...


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E aí galera, blz?

Sou proprietário de um Golf Highline 1.4 e queria apresentar aqui pra vcs o meu projeto de gauge/display que desenvolvi para mostrar alguns parâmetros do motor, como a pressão do turbo (o mais legal pra qualquer entusiasta hehe), temperaturas, rpm, etc.

Muitos já devem ter usado aplicativos como o Torque Pro pra ver essas coisas, eu incluso, mas acho muito zuado ter que ficar usando o celular pra isso pois vc precisa ficar pondo e tirando em algum lugar visível, as vezes vc ta sem bateria e sem o carregador do lado, pode acontecer de vc esquecer o celular dentro carro... e eu queria alguma coisa que fosse dedicada pra isso e que eu não precisasse ficar me preocupando com ladrão de olho. Existem gauges específicos pra isso como os da P3 Cars mas convenhamos, são todos muito caros...

Infelizmente eu sou um dos muitos brasileiros que perdeu o emprego nessa crise mas ao invés de ficar chorando as pitangas coloquei a mão na massa e resolvi desenvolver alguma coisa que fosse legal pra mim e que ao mesmo tempo desse pra eu vender pra quem curte. Não vou sobreviver a base disso mas é um dinheiro que entra...

Já desenvolvi um projeto antes que modéstia parte ficou muito legal, é um computador de bordo pra linha GM usando o display original do próprio carro pra exibir as que eu calculo. Como usa o display do original do carro ficou um negócio muito clean, que parece de fábrica. Segue um vídeo de demonstração:

 

Foi aí então que com a experiência do projeto do vídeo acima e conversando com um amigo meu surgiu a ideia de fazer esse projeto pro Golf pois ele é uma alternativa simples e bem mais barata a esses gauges importados. Segue uma foto dele:

DSC_0887.jpg

 

O projeto está em fase final de desenvolvimento então já conseguiria montar pra quem se interessar. Abaixo segue um vídeo mostrando o funcionamento e quem quiser mais informações posta aí que eu respondo.

 

Por enquanto é isso galera.

Abraços.

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  • 3 months later...

Galera,

Finalmente estou aqui anunciando o início das vendas do gauge. Antes de falar de preço vamos as novidades.

Em comparação com o protótipo, a principal novidade da versão final é o case black piano feito especialmente pra esse projeto. Agora não tem mais gambiarra kkkk

De recursos temos o seguinte:
- Display gráfico de OLED - disponível em 2 versões, uma que mostra imagens em branco e outra que mostra imagens em azul (legal pra linha GM)
- Leituras mais rápidas em comparação com o protótipo
- Adicionado ícones pra maior parte das funções (visível no canto superior esquerdo)
- Pressão do coletor agora tem 3 modos de exibição (modo numérico; gráfico de barras; e modo misto - com gráfico de barras e numérico ao mesmo tempo)
- Shiftlight piscante - onde a pessoa pode escolher a rotação de aviso e até mesmo desligar o recurso
- Sistema inteligente de economia de energia
- Interruptor de liga/desliga - pra não precisar ficar conectando e desconectando da porta obd2
- Sistema inteligente de detecção de sensores - sensores não disponíveis são ocultados


Parâmetros mostrados
- Rotações por minuto (RPM) - com shiftlight piscante
- Velocidade - com registro de velocidade máxima atingida
- Temperatura da água do radiador
- Pressão do ar no coletor de admissão (que pra carros turbinados é a pressão do turbo) - com 3 modos diferentes de visualização
- Temperatura do ar no coletor de admissão
- Abertura da borboleta
- Tensão da bateria/alternador
- Sonda lambda wideband (disponível somente para alguns veículos)


Compatibilidade com qualquer veículo que possua CAN-BUS na porta OBD2 (protocolo ISO15765-4CAN11/500). Linha Golf Mk7 100% compatível.


Agora sim falando de preço, por essas primeiras unidades estou pedindo R$ 550 que posso facilitar em 12x no cartão via Mercado Livre. Por esse valor a pessoa tem contato direto comigo pra dúvidas e sugestões e garantia de 3 meses.

Aliás devo criar o anuncio do gauge no Mercado Livre nos próximos dias e lá devo pedir um valor um pouco maior por conta das taxas, então quem quiser fechar comigo pode me mandar MP que fazendo por fora do ML eu consigo manter o preço.

Segue fotos e um novo vídeo da versão final funcionando:

Temperatura da água - display azul:
DSC_0852.jpg

Pressão do coletor em modo de gráfico de barras - display branco:
DSC_0910.jpg

Shiftlight - display branco:
DSC_0915.jpg

 

Vídeo:

Abraços

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Galera,
Finalmente estou aqui anunciando o início das vendas do gauge. Antes de falar de preço vamos as novidades.
Em comparação com o protótipo, a principal novidade da versão final é o case black piano feito especialmente pra esse projeto. Agora não tem mais gambiarra kkkk
De recursos temos o seguinte:
- Display gráfico de OLED - disponível em 2 versões, uma que mostra imagens em branco e outra que mostra imagens em azul (legal pra linha GM)
- Leituras mais rápidas em comparação com o protótipo
- Adicionado ícones pra maior parte das funções (visível no canto superior esquerdo)
- Pressão do coletor agora tem 3 modos de exibição (modo numérico; gráfico de barras; e modo misto - com gráfico de barras e numérico ao mesmo tempo)
- Shiftlight piscante - onde a pessoa pode escolher a rotação de aviso e até mesmo desligar o recurso
- Sistema inteligente de economia de energia
- Interruptor de liga/desliga - pra não precisar ficar conectando e desconectando da porta obd2
- Sistema inteligente de detecção de sensores - sensores não disponíveis são ocultados

Parâmetros mostrados
- Rotações por minuto (RPM) - com shiftlight piscante
- Velocidade - com registro de velocidade máxima atingida
- Temperatura da água do radiador
- Pressão do ar no coletor de admissão (que pra carros turbinados é a pressão do turbo) - com 3 modos diferentes de visualização
- Temperatura do ar no coletor de admissão
- Abertura da borboleta
- Tensão da bateria/alternador
- Sonda lambda wideband (disponível somente para alguns veículos)

Compatibilidade com qualquer veículo que possua CAN-BUS na porta OBD2 (protocolo ISO15765-4CAN11/500). Linha Golf Mk7 100% compatível.

Agora sim falando de preço, por essas primeiras unidades estou pedindo R$ 550 que posso facilitar em 12x no cartão via Mercado Livre. Por esse valor a pessoa tem contato direto comigo pra dúvidas e sugestões e garantia de 3 meses.
Aliás devo criar o anuncio do gauge no Mercado Livre nos próximos dias e lá devo pedir um valor um pouco maior por conta das taxas, então quem quiser fechar comigo pode me mandar MP que fazendo por fora do ML eu consigo manter o preço.
Segue fotos e um novo vídeo da versão final funcionando:
Temperatura da água - display azul:
DSC_0852.jpg
Pressão do coletor em modo de gráfico de barras - display branco:
DSC_0910.jpg
Shiftlight - display branco:
DSC_0915.jpg
 
Vídeo:
Abraços

Muito legal!!!
Parabéns pela iniciativa. Já pensou em algo mais integrado ao painel? Ia ficar bem legal.
Abraço!

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk

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Uma dúvida que me surgiu: alguns dispositivos OBDII, mesmo que estejam desligados, impedem que o CAN bus entre em stand by. Nesse caso não seria o dispositivo, mas o próprio barramento que consumiria a bateria. O dongle OBDeleven, por exemplo, faz isso.

Como você lidou com essa questão? Vi que colocou uma chave no plug, mas isso seria necessário?

Abraço!

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14 horas atrás, RicW disse:

Muito legal!!!
Parabéns pela iniciativa. Já pensou em algo mais integrado ao painel? Ia ficar bem legal.
Abraço!

Obrigado!

Já pensei sim, qualquer um que já viu os gauges da P3 Cars pensa nisso kkkk. Eles foram uma tremenda inspiração pra mim mas a verdade é que fazer algo integrado ao painel praticamente significa fazer algo específico pra um determinado carro, e pra mim que ta só começando isso é muito ruim pq eu vou estar restringindo o meu mercado de atuação sendo que o que eu preciso agora é exatamente o contrário, preciso de algo que sirva na maior quantidade possível de carros.

Um pessoal do Up por exemplo pediu pra eu fazer o gauge usando um display vermelho que desse pra eles colocarem no lugar de uns botões falsos que o carro tem na região ali do rádio. Só de trocar o display por outro modelo já me obrigaria a refazer metade do projeto, fora que eu nem tenho o carro pra testar pra ver se ficaria bom. É muito trabalho e investimento pra atender um grupo pequeno, entende? Nesse momento é inviável de fazer isso.

 

14 horas atrás, RicW disse:

Uma dúvida que me surgiu: alguns dispositivos OBDII, mesmo que estejam desligados, impedem que o CAN bus entre em stand by. Nesse caso não seria o dispositivo, mas o próprio barramento que consumiria a bateria. O dongle OBDeleven, por exemplo, faz isso.

Como você lidou com essa questão? Vi que colocou uma chave no plug, mas isso seria necessário?

Abraço!

Eu não conheço o OBDeleven então não sei dizer o que exatamente ele faz. Na minha opinião acho difícil ele conseguir impedir o barramento de entrar em stand-by, e estando desligado acho até que é impossível... pra ter certeza só olhando mesmo viu, mas eu acho que o consumo de energia é do dispositivo sim pois pelo que estudei e vi na prática, quem dita a atividade do CAN-BUS é o próprio carro.

O Golf por exemplo ele inativa o CAN-BUS uns 20, 30 segundos depois de vc desligar o motor. Se eu continuar mandando mensagens pro carro depois disso acontecer ele simplesmente me deixa sem resposta, e isso eu uso a meu favor pois aí é que entra o "Sistema inteligente de economia de energia". A partir do momento que o carro não me responde mais eu sei que ele ta desligado e aí eu desligo o meu display e faço toda minha eletrônica entrar em hibernação. E assim que a pessoa vira a chave de novo, o meu gauge percebe que o carro voltou a responder e aí ele volta ao modo normal de funcionamento. Por esse motivo o interruptor no plug realmente não é necessário, eu só coloquei mesmo praquele pessoal mais neurado ou mesmo pra quem ta com bateria fraca e quer diminuir ao máximo o consumo de bateria quando o carro ta parado.

Como vc pode ver, pra mim é bom que o barramento entre em stand-by e aí eu realmente não sei se da pra evitar que isso aconteça.

Nos outros carros que testei o comportamento é mais ou menos o mesmo. No onix da foto aí em cima por exemplo o barramento entra em stand-by só depois que a porta do motorista é aberta e fechada (simbolizando a saída do motorista do carro).

Abs!

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Eu não conheço o OBDeleven então não sei dizer o que exatamente ele faz. Na minha opinião acho difícil ele conseguir impedir o barramento de entrar em stand-by, e estando desligado acho até que é impossível... pra ter certeza só olhando mesmo viu, mas eu acho que o consumo de energia é do dispositivo sim pois pelo que estudei e vi na prática, quem dita a atividade do CAN-BUS é o próprio carro.
O Golf por exemplo ele inativa o CAN-BUS uns 20, 30 segundos depois de vc desligar o motor. Se eu continuar mandando mensagens pro carro depois disso acontecer ele simplesmente me deixa sem resposta, e isso eu uso a meu favor pois aí é que entra o "Sistema inteligente de economia de energia". A partir do momento que o carro não me responde mais eu sei que ele ta desligado e aí eu desligo o meu display e faço toda minha eletrônica entrar em hibernação. E assim que a pessoa vira a chave de novo, o meu gauge percebe que o carro voltou a responder e aí ele volta ao modo normal de funcionamento. Por esse motivo o interruptor no plug realmente não é necessário, eu só coloquei mesmo praquele pessoal mais neurado ou mesmo pra quem ta com bateria fraca e quer diminuir ao máximo o consumo de bateria quando o carro ta parado.
Como vc pode ver, pra mim é bom que o barramento entre em stand-by e aí eu realmente não sei se da pra evitar que isso aconteça.
Nos outros carros que testei o comportamento é mais ou menos o mesmo. No onix da foto aí em cima por exemplo o barramento entra em stand-by só depois que a porta do motorista é aberta e fechada (simbolizando a saída do motorista do carro).
Abs!
@filbot, o OBDeleven é um dongle OBD2 específico para carros do grupo VAG que, além de acessar os dados padrão do protocolo OBD2, acessa também os dados proprietários da VAG que trafegam pelo CAN bus. Ele permite também a programação dos módulos, de forma semelhante ao VCDS, porém com as vantagens de rodar em um celular ou tablet e de custar bem mais barato. Para saber mais sobre ele, veja o tópico abaixo:

Conector OBD para carros VW

https://r.tapatalk.com/shareLink?share_fid=91734&share_tid=883&url=https%3A%2F%2Fwww%2Egolfmk7%2Ecom%2Ebr%2Findex%2Ephp%3F%2Ftopic%2F883-Conector-OBD-para-carros-VW&share_type=t

O fórum oficial do OBDeleven está cheio de relatos de pessoas que largaram ele plugado na porta e, ao retornar, estavam sem bateria. Teve até o caso de um cara que o dongle estava quente a ponto de quase derreter. O fabricante não admite os problemas mas recomenda que se desconecte o dispositivo ao fim do uso, e a explicação mais plausível até o momento é essa do stand-by do barramento.

Abraço!
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11 horas atrás, RicW disse:

@filbot, o OBDeleven é um dongle OBD2 específico para carros do grupo VAG que, além de acessar os dados padrão do protocolo OBD2, acessa também os dados proprietários da VAG que trafegam pelo CAN bus. Ele permite também a programação dos módulos, de forma semelhante ao VCDS, porém com as vantagens de rodar em um celular ou tablet e de custar bem mais barato. Para saber mais sobre ele, veja o tópico abaixo:

Conector OBD para carros VW

https://r.tapatalk.com/shareLink?share_fid=91734&share_tid=883&url=https%3A%2F%2Fwww%2Egolfmk7%2Ecom%2Ebr%2Findex%2Ephp%3F%2Ftopic%2F883-Conector-OBD-para-carros-VW&share_type=t

O fórum oficial do OBDeleven está cheio de relatos de pessoas que largaram ele plugado na porta e, ao retornar, estavam sem bateria. Teve até o caso de um cara que o dongle estava quente a ponto de quase derreter. O fabricante não admite os problemas mas recomenda que se desconecte o dispositivo ao fim do uso, e a explicação mais plausível até o momento é essa do stand-by do barramento.

Abraço!

E aí RicW, coincidência ou não brotou ontem nos vídeos sugeridos do youtube um vídeo sobre o OBDEleven e acabei não resistindo e assisti o vídeo. Percebi bem isso que vc falou e achei muito legal o que ele faz. Vou te falar, se tivesse um na minha mão eu hackearia ele pra descobrir os comandos proprietários que ele passa pro carro, mas faria só por curiosidade mesmo e até pra matar essa dúvida de manter o barramento ativo.

Agora que eu conheço um pouco dele posso te dizer o seguinte: mantenho minha opinião inicial kkkkk

Como engenheiro eu nunca posso dizer que alguma coisa é impossível, mas posso dizer coisas do tipo "acho difícil de acontecer" desde que eu tenha base pra isso.

Sobre ele conseguir manter o CAN-BUS ativo, eu realmente acho difícil que ele consiga fazer isso por alguns motivos:

1) O comportamento natural do carro é o que eu te falei acima, coisa de 20, 30 segundos depois de desligar o motor o barramento fica inativo e não responde mais a comandos. Pra manter o barramento ativo ele muito provavelmente teria que mandar algum comando pro carro (aqui estou trabalhando com uma hipótese) pra assim o carro responder algo como "ah, ok, não vou desligar o barramento quando desligar o carro", e aí o carro manteria tudo ligado. Por que eu acho difícil isso acontecer? Porque pra mim isso não tem sentido. Não digo isso com arrogância mas se alguém projetou o OBDEleven pra manter o barramento ligado é porque tiveram um motivo pra isso, e eu pelo menos não consigo pensar pra que isso seria preciso. Se vc reparar em scanners e até o meu gauge, todos eles exigem a ignição ligada pq assim a gente "liga" o barramento pra poder conversar com o carro e ao mesmo tempo eu garanto que tem uma pessoa ali supervisionando a situação. Deixar o barramento ligado com o carro desligado é até perigoso pois eu dou margem pra alguma coisa funcionar sem supervisão.

2) Temos que levar em conta que o carro desliga o barramento após alguns segundos, ok. Somando a isso temos outro fato importante, no plug OBD2 do carro existe um pino de 12V permanente! Qualquer coisa plugada ali será alimentada mesmo que o carro esteja desligado. É por isso que eu acho difícil que o OBDEleven mantenha o barramento ativo mesmo com ele desligado. O ponto é que ele não tem como ser desligado (sem ser desplugado). Ele vai estar sempre ligado por conta dessa alimentação permanente, e é aí eu acho que é o dispositivo ligado causando problema e não o barramento. Ele não tem como se desligar sozinho (o máximo que ele pode fazer é não mandar mais mensagens pro carro mas ainda sim estará ligado). E se ele ta ligado ele vai esquentar, não tem jeito, isso vale pra qualquer aparelho eletrônico.

3) O CAN-BUS e outros barramentos de comunicação são feitos só pra tráfego de dados digitais, os famosos 0 e 1. Isso significa que eles não foram feitos pra passar corrente e nem aguentam isso (a corrente que passa nesses barramentos é quase zero) e o resultado disso é que eles não conseguem fornecer energia suficiente pra aquecer nada. Pra aquecer precisa ter corrente.

4) Falando de forma específica do meu gauge, a chance desses problemas acontecerem é praticamente zero. Eu como engenheiro elétrico me preocupei com o consumo de energia e calor e posso te dizer que o consumo é baixo, e em modo de hibernação é mais baixo ainda. E é aquilo, pros mais preocupados tem o interruptor ali. Se me lembro bem, em modo de hibernação o consumo do meu gauge fica na casa de 30 a 50 mAh. Em operação acho que fica em torno de 100 mAh.

Minha conclusão é que o OBDEleven se aquece porque ele fica ligado o tempo todo por causa do 12V permanente. O CAN-BUS são dois fios que trafegam sinais digitais, a corrente que passa ali é baixíssima. Da até levantar a suspeita de falha de projeto da parte deles pois se alguém quer projetar algo seguro eles tem que levar em conta o pior cenário possível que é ficar 100% do tempo ligado.

 

Assim, tudo o que estou te dizendo é com base no conhecimento que eu tenho por formação e no que juntei fazendo esse gauge. Posso estar completamente errado kkkkkk mas meu grau de confiança no que eu te disse é alto, acho que tenho 90% de chance de estar certo.

Palavra de engenheiro! kkkkk

Abs.

Ah, vou ver o preço do OBDEleven, se for barato eu vejo de comprar pra fazer umas brincadeiras nele hahaha

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1 hora atrás, filbot disse:

Ah, vou ver o preço do OBDEleven, se for barato eu vejo de comprar pra fazer umas brincadeiras nele hahaha

65 Donald's + frete para ser exato.

Se for pelo amazon: https://www.amazon.com/gp/offer-listing/B00OTG9K9I/ref=dp_olp_0?ie=UTF8&condition=all&qid=1490981404&sr=8-1

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Não vale a pena comprar pela Amazon. Comprei o meu diretamente no site do fabricante. Envio grátis para o mundo todo, e ainda está mais barato. Não foi barrado na alfândega.

Outra dica: compre a versão básica, que custa só 35 euros, e compre posteriormente a senha da versão pro. Assim, se a receita te barrar, você não paga imposto (ou paga muito pouco).

Abraço!

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5 horas atrás, filbot disse:

E aí RicW, coincidência ou não brotou ontem nos vídeos sugeridos do youtube um vídeo sobre o OBDEleven e acabei não resistindo e assisti o vídeo. Percebi bem isso que vc falou e achei muito legal o que ele faz. Vou te falar, se tivesse um na minha mão eu hackearia ele pra descobrir os comandos proprietários que ele passa pro carro, mas faria só por curiosidade mesmo e até pra matar essa dúvida de manter o barramento ativo.

Agora que eu conheço um pouco dele posso te dizer o seguinte: mantenho minha opinião inicial kkkkk

Como engenheiro eu nunca posso dizer que alguma coisa é impossível, mas posso dizer coisas do tipo "acho difícil de acontecer" desde que eu tenha base pra isso.

Sobre ele conseguir manter o CAN-BUS ativo, eu realmente acho difícil que ele consiga fazer isso por alguns motivos:

1) O comportamento natural do carro é o que eu te falei acima, coisa de 20, 30 segundos depois de desligar o motor o barramento fica inativo e não responde mais a comandos. Pra manter o barramento ativo ele muito provavelmente teria que mandar algum comando pro carro (aqui estou trabalhando com uma hipótese) pra assim o carro responder algo como "ah, ok, não vou desligar o barramento quando desligar o carro", e aí o carro manteria tudo ligado. Por que eu acho difícil isso acontecer? Porque pra mim isso não tem sentido. Não digo isso com arrogância mas se alguém projetou o OBDEleven pra manter o barramento ligado é porque tiveram um motivo pra isso, e eu pelo menos não consigo pensar pra que isso seria preciso. Se vc reparar em scanners e até o meu gauge, todos eles exigem a ignição ligada pq assim a gente "liga" o barramento pra poder conversar com o carro e ao mesmo tempo eu garanto que tem uma pessoa ali supervisionando a situação. Deixar o barramento ligado com o carro desligado é até perigoso pois eu dou margem pra alguma coisa funcionar sem supervisão.

2) Temos que levar em conta que o carro desliga o barramento após alguns segundos, ok. Somando a isso temos outro fato importante, no plug OBD2 do carro existe um pino de 12V permanente! Qualquer coisa plugada ali será alimentada mesmo que o carro esteja desligado. É por isso que eu acho difícil que o OBDEleven mantenha o barramento ativo mesmo com ele desligado. O ponto é que ele não tem como ser desligado (sem ser desplugado). Ele vai estar sempre ligado por conta dessa alimentação permanente, e é aí eu acho que é o dispositivo ligado causando problema e não o barramento. Ele não tem como se desligar sozinho (o máximo que ele pode fazer é não mandar mais mensagens pro carro mas ainda sim estará ligado). E se ele ta ligado ele vai esquentar, não tem jeito, isso vale pra qualquer aparelho eletrônico.

3) O CAN-BUS e outros barramentos de comunicação são feitos só pra tráfego de dados digitais, os famosos 0 e 1. Isso significa que eles não foram feitos pra passar corrente e nem aguentam isso (a corrente que passa nesses barramentos é quase zero) e o resultado disso é que eles não conseguem fornecer energia suficiente pra aquecer nada. Pra aquecer precisa ter corrente.

4) Falando de forma específica do meu gauge, a chance desses problemas acontecerem é praticamente zero. Eu como engenheiro elétrico me preocupei com o consumo de energia e calor e posso te dizer que o consumo é baixo, e em modo de hibernação é mais baixo ainda. E é aquilo, pros mais preocupados tem o interruptor ali. Se me lembro bem, em modo de hibernação o consumo do meu gauge fica na casa de 30 a 50 mAh. Em operação acho que fica em torno de 100 mAh.

Minha conclusão é que o OBDEleven se aquece porque ele fica ligado o tempo todo por causa do 12V permanente. O CAN-BUS são dois fios que trafegam sinais digitais, a corrente que passa ali é baixíssima. Da até levantar a suspeita de falha de projeto da parte deles pois se alguém quer projetar algo seguro eles tem que levar em conta o pior cenário possível que é ficar 100% do tempo ligado.

 

Assim, tudo o que estou te dizendo é com base no conhecimento que eu tenho por formação e no que juntei fazendo esse gauge. Posso estar completamente errado kkkkkk mas meu grau de confiança no que eu te disse é alto, acho que tenho 90% de chance de estar certo.

Palavra de engenheiro! kkkkk

Abs.

Ah, vou ver o preço do OBDEleven, se for barato eu vejo de comprar pra fazer umas brincadeiras nele hahaha

Como engenheiro, acredito nas suas palavras de engenheiro! hahaha

Tudo faz sentido. Há mais um elemento nessa estória: meu OBDeleven teve um problema (descrevi ele detalhadamente naquele tópico, então não vou repetir aqui). Tem um tópico no fórum oficial sobre isso, com um número razoável de pessoas reclamando. O fabricante trocou unidades defeituosas sem criar qualquer embaraço, então acho que ele admite, extra-oficialmente, que ele pode ter tido um quality scape. Acho possível que os problemas de descarga de bateria e sobreaquecimento tenham alguma relação com isso.

Não compre na Amazon e sim no site deles: http://obdeleven.com/

Está mais barato e com frete grátis para o mundo todo.

Abraço!

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  • 2 years later...
Em 23/03/2017 at 12:47 PM, filbot disse:

Galera,

Finalmente estou aqui anunciando o início das vendas do gauge. Antes de falar de preço vamos as novidades.

Em comparação com o protótipo, a principal novidade da versão final é o case black piano feito especialmente pra esse projeto. Agora não tem mais gambiarra kkkk

De recursos temos o seguinte:
- Display gráfico de OLED - disponível em 2 versões, uma que mostra imagens em branco e outra que mostra imagens em azul (legal pra linha GM)
- Leituras mais rápidas em comparação com o protótipo
- Adicionado ícones pra maior parte das funções (visível no canto superior esquerdo)
- Pressão do coletor agora tem 3 modos de exibição (modo numérico; gráfico de barras; e modo misto - com gráfico de barras e numérico ao mesmo tempo)
- Shiftlight piscante - onde a pessoa pode escolher a rotação de aviso e até mesmo desligar o recurso
- Sistema inteligente de economia de energia
- Interruptor de liga/desliga - pra não precisar ficar conectando e desconectando da porta obd2
- Sistema inteligente de detecção de sensores - sensores não disponíveis são ocultados


Parâmetros mostrados
- Rotações por minuto (RPM) - com shiftlight piscante
- Velocidade - com registro de velocidade máxima atingida
- Temperatura da água do radiador
- Pressão do ar no coletor de admissão (que pra carros turbinados é a pressão do turbo) - com 3 modos diferentes de visualização
- Temperatura do ar no coletor de admissão
- Abertura da borboleta
- Tensão da bateria/alternador
- Sonda lambda wideband (disponível somente para alguns veículos)


Compatibilidade com qualquer veículo que possua CAN-BUS na porta OBD2 (protocolo ISO15765-4CAN11/500). Linha Golf Mk7 100% compatível.


Agora sim falando de preço, por essas primeiras unidades estou pedindo R$ 550 que posso facilitar em 12x no cartão via Mercado Livre. Por esse valor a pessoa tem contato direto comigo pra dúvidas e sugestões e garantia de 3 meses.

Aliás devo criar o anuncio do gauge no Mercado Livre nos próximos dias e lá devo pedir um valor um pouco maior por conta das taxas, então quem quiser fechar comigo pode me mandar MP que fazendo por fora do ML eu consigo manter o preço.

Segue fotos e um novo vídeo da versão final funcionando:

Temperatura da água - display azul:
DSC_0852.jpg

Pressão do coletor em modo de gráfico de barras - display branco:
DSC_0910.jpg

Shiftlight - display branco:
DSC_0915.jpg

 

Vídeo:

Abraços

Ainda tem para venda???

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