Temperatura óleo


celsos

Recommended Posts

1 hora atrás, Sobrinho disse:

Pelo que eu acompanho por aqui, você é o primeiro caso de válvula termostática travada aberta.

Seu GTI pediu arrego!

@Christian, sorte sua a válvula  travar aberta, mas basta saber qual delas, pois os Gofls tem duas, uma para o cabeçote e outra para o bloco.

Digo sorte, porque já tive um Polo que a válvula termostática travou parcialmente aberta. Descobri porque o marcador de temperatura da água chegou aos 110ºC, não entrou na faixa vermelha, mas fiquei preocupado e imediatamente desliguei o ar condicionado, abri as janelas e liguei o aquecimento de ar, sem o ar condicionado. Depois da válvula trocada o carro ficou 100%. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Sobrinho disse:

Sabia disso não!

Tanto os TSi's 1.0, TSi's 1.4 e os TSi's 2.0?

Sobrinho, desculpa, talvez eu tenha falado besteira.

Quero dizer controle de temperatura independente para o bloco e cabeçote dos 1.0, 1.4 e 2.0. Se não me falha a memória, esse controle está agrupado num único corpo junto a bomba d'água, que direciona o fluxo de água para o cabeçote e bloco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Jorge Jox disse:

Sobrinho, desculpa, talvez eu tenha falado besteira.

Quero dizer controle de temperatura independente para o bloco e cabeçote dos 1.0, 1.4 e 2.0. Se não me falha a memória, esse controle está agrupado num único corpo junto a bomba d'água, que direciona o fluxo de água para o cabeçote e bloco.

Falou não @Jorge Jox,

Realmente o motor do Golf TS'i 1.0, possui duas válvulas termostáticas, descobri agora a pouco naquele site O Mecânico.

http://omecanico.com.br/volkswagen-equipa-o-golf-com-motor-1-0-tsi-de-125-cv/

Agora me despertou a curiosidade se os motores TSi's 1.4 e os TSi's 2.0 possuem também. Se descobrir post aí.

Abraçaço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Sobrinho disse:

Falou não @Jorge Jox,

Realmente o motor do Golf TS'i 1.0, possui duas válvulas termostáticas, descobri agora a pouco naquele site O Mecânico.

http://omecanico.com.br/volkswagen-equipa-o-golf-com-motor-1-0-tsi-de-125-cv/

Agora me despertou a curiosidade se os motores TSi's 1.4 e os TSi's 2.0 possuem também. Se descobrir post aí.

Abraçaço.

O sistema de controle de temperatura do 1.4 é com certeza duplo e  2.0 acredito que seja também.

No VW Driving Experience o engenheiro mecânico da VW, além de informar o duplo controle de temperatura do 1.0, disse também que ele completo com o alternador pesa somente 72 kg. Isso é um motor muito leve.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, CaUtz disse:

Se não me engano, há controle independente de temperatura para 3 "zonas": bloco, cabeçote e turbina... repito, se não me engano.

Sim CaUtz, mas o controle de temperatura do turbocompressor é a parte e não tem relação com o motor. É um sistema apenas para resfriar o turbocompressor, não influência na partida do ventilador do radiador. Há uma bomba d`água elétrica para manter o resfriamento do turbocompressor, quando da parada do motor através do start stop e quando se desliga o carro ela permanece acionada por alguns minutos.

Se abrir o cofre do motor do carro ao desligá-lo, em um local silencioso da para ouvir a bomba d'água acionada por alguns minutos. É como se fosse um assovio muito baixo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Jorge Jox disse:

Sim CaUtz, mas o controle de temperatura do turbocompressor é a parte e não tem relação com o motor. É um sistema apenas para resfriar o turbocompressor, não influência na partida do ventilador do radiador. Há uma bomba d`água elétrica para manter o resfriamento do turbocompressor, quando da parada do motor através do start stop e quando se desliga o carro ela permanece acionada por alguns minutos.

Se abrir o cofre do motor do carro ao desligá-lo, em um local silencioso da para ouvir a bomba d'água acionada por alguns minutos. É como se fosse um assovio muito baixo.

Bom dia, 

apenas um adendo! essa bomba a que se refere impulsiona o liquido para o intercooler e a turbina! tudo que sofre aumento de temperatura contribui para  para o acionamento do ventilador do radiador! inclusive há uma etiqueta avisando que ele pode funcionar a qualquer momento, se  necessário, mesmo após a parada do motor!

 

sistema-refrigeracao-dos-motores-volkswa

sds!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

47 minutos atrás, saulo coelho disse:

Bom dia, 

apenas um adendo! essa bomba a que se refere impulsiona o liquido para o intercooler e a turbina! tudo que sofre aumento de temperatura contribui para  para o acionamento do ventilador do radiador! inclusive há uma etiqueta avisando que ele pode funcionar a qualquer momento, se  necessário, mesmo após a parada do motor!

 

sistema-refrigeracao-dos-motores-volkswa

sds!

Sim, saulo coelho, você está certo, eu é que não me expressei bem.

O que eu quero dizer é que a maior fonte de calor do motor é disparadamente o cabeçote e depois o bloco. A geração de calor do turbocompressor, que é transferida para a água do arrefecimento, é muito menor que a transferida pelo motor, além do próprio turbocompressor estar sempre "desligado", quando o motor estiver desligado, seja pelo start stop ou chave de ignição.

O eletroventilador do radiador, para o arrefecimento do motor (excluindo o ar condicionado), será sempre acionado pela temperatura da água, que tem primeiramente o cabeçote e posteriormente o bloco como fontes principias de calor, ou seja, operacionalmente seria praticamente impossível que o eletroventilador entrasse em operação devido a temperatura do turbocompressor, que terá sempre uma menor transferência de calor que o motor.

Sempre que o turbocompressor estiver quente, significa que o motor está quente também e transferindo mais calor ainda e ligando o eletroventilador, se necessário!

A etiqueta presente no carro, que avisa que o eletroventilador pode ser acionado a qualquer momento, mesmo com o motor desligado, é de praxe em todos os motores arrefecidos a água, sejam turbo ou não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/12/2017 at 11:11 PM, CaUtz disse:

Se não me engano, há controle independente de temperatura para 3 "zonas": bloco, cabeçote e turbina... repito, se não me engano.

Boa tarde, 

analisando o esquema que postei anteriormente acho que tu tens razão, vejamos: um radiador é responsavel pelo arrefecimento do cabeçote e do bloco do motor, para gerenciar dois niveis de temperatura conta com 2 termostato ; o outro é responsavel pela turbina e pelo intercooler!   

então é isso, há no minimo tres zonas de temperatura!

Sds!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

59 minutos atrás, saulo coelho disse:

Boa tarde, 

analisando o esquema que postei anteriormente acho que tu tens razão, vejamos: um radiador é responsavel pelo arrefecimento do cabeçote e do bloco do motor, para gerenciar dois niveis de temperatura conta com 2 termostato ; o outro é responsavel pela turbina e pelo intercooler!   

então é isso, há no minimo tres zonas de temperatura!

Sds!

@saulo coelho e @CaUtz, para o arrefecimento do motor (excluindo o ar condicionado), a partida e o desarme do ventilador é comandado pela temperatura do sensor de saída água do radiador, vulgarmente chamado de "cebolão" nos carros "mais velhos". Este sensor está ali para garantir o fornecimento de água de todo o sistema na temperatura adequada de operação.

Os outros sensores controlam a demanda necessária de água para o cabeçote e bloco e complementam as informações necessárias para a ECU realizar os ajustes de desempenho, ou mesmo proteção do sistema, caso seja necessário também.

A alimentação de água do turbocompressor é constante, assim como o óleo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Jorge Jox disse:

@saulo coelho e @CaUtz, para o arrefecimento do motor (excluindo o ar condicionado), a partida e o desarme do ventilador é comandado pela temperatura do sensor de saída água do radiador, vulgarmente chamado de "cebolão" nos carros "mais velhos". Este sensor está ali para garantir o fornecimento de água de todo o sistema na temperatura adequada de operação.

Os outros sensores controlam a demanda necessária de água para o cabeçote e bloco e complementam as informações necessárias para a ECU realizar os ajustes de desempenho, ou mesmo proteção do sistema, caso seja necessário também.

A alimentação de água do turbocompressor é constante, assim como o óleo.

Opa!

 

sim mas o que disse foi uma informação especifica do motor do 1.4 tsi do golf mk7!  disse que o Cautz tinha razão pois há 3 zonas, no minimo, conforme esquema postado por mim!

essas informações que citaste já conheço na teoria e na prática há muito tempo: já montei vários motores, só do meu golf 1.8 turbo 180cv já fundi e fiz, digo , montei o motor dele pessoalmente umas 3 vezes, uma das dessas corrigindo serviço mal feito de autorizada VW!

Sds!

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, saulo coelho disse:

Opa!

 

sim mas o que disse foi uma informação especifica do motor do 1.4 tsi do golf mk7!  disse que o Cautz tinha razão pois há 3 zonas, no minimo, conforme esquema postado por mim!

essas informações que citaste já conheço na teoria e na prática há muito tempo: já montei vários motores, só do meu golf 1.8 turbo 180cv já fundi e fiz, digo , montei o motor dele pessoalmente umas 3 vezes, uma das dessas corrigindo serviço mal feito de autorizada VW!

Sds!

 

 

 

 

Esse esquema é bem legal! Bem que podia ter as faixas das temperaturas de trabalho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, sou novo usuário aqui, Acabei de adquirir um Golf GTI alemão 14/15 com 5000km.
 
Estou em dúvida quanto a temperatura de funcionamento normal do óleo, que no meu Golf está marcando por volta de 111 graus e pisando forte marca uns 113.
No Jetta tsi que eu tinha, sempre ficava na casa dos 90 graus e pisando forte ficava em 100, por isso estranhei.
 
Qual a temperatura do óleo do GTI de vocês?
 
Abraços





Normal. Trânsito ou pisar forte. Mais q 115 nunca vi não. Tenho o carro desde 2014 nunca tive problemas com isso e a temperatura está ok.

Abraços

Ricardo Krause


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, saulo coelho disse:

Opa!

 

sim mas o que disse foi uma informação especifica do motor do 1.4 tsi do golf mk7!  disse que o Cautz tinha razão pois há 3 zonas, no minimo, conforme esquema postado por mim!

essas informações que citaste já conheço na teoria e na prática há muito tempo: já montei vários motores, só do meu golf 1.8 turbo 180cv já fundi e fiz, digo , montei o motor dele pessoalmente umas 3 vezes, uma das dessas corrigindo serviço mal feito de autorizada VW!

Sds!

 

 

 

 

Fala, Saulo, pelo jeito, tu e o Jorge entendem beeem mais de mecânica do que eu. E eu vou aprendendo com vocês... inclusive essa informação que eu dei acima foi uma compilação de outras informações que eu tive conhecimento aqui no fórum mesmo.

Enfim, o meu negócio é "feeling" sobre carros, sou meio "metido" a "piloto de testes" mesmo (só metido), mas eu sou um apreciador desse TSI, e as soluções dadas pra um monte de coisas que precisariam ser viabilizadas para o completo sucesso de um motor turbo... coisas como resistência, durabilidade, eficiência em todas as faixas de giro, controle sobre calor gerado, etc. Não é à toa que é um motor tão premiado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 years later...
Em 22/12/2017 at 3:27 PM, Jorge Jox disse:

@saulo coelho e @CaUtz, para o arrefecimento do motor (excluindo o ar condicionado), a partida e o desarme do ventilador é comandado pela temperatura do sensor de saída água do radiador, vulgarmente chamado de "cebolão" nos carros "mais velhos". Este sensor está ali para garantir o fornecimento de água de todo o sistema na temperatura adequada de operação.

Os outros sensores controlam a demanda necessária de água para o cabeçote e bloco e complementam as informações necessárias para a ECU realizar os ajustes de desempenho, ou mesmo proteção do sistema, caso seja necessário também.

A alimentação de água do turbocompressor é constante, assim como o óleo.

Boas,

 

Você sabe informar onde esse sensor fica no motor do carro? Usei o cabo para fazer uma leitura de falha e foi detectado que o sensor de temperatura do liquido de arrefecimento esta com defeito. Quero troca-lo.
Será que é difícil?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/12/2019 at 6:03 PM, DiegoDVB disse:

Boas,

 

Você sabe informar onde esse sensor fica no motor do carro? Usei o cabo para fazer uma leitura de falha e foi detectado que o sensor de temperatura do liquido de arrefecimento esta com defeito. Quero troca-lo.
Será que é difícil?

 

Eu até achie o código da peça para os motores CHPA 1.4L: 04E919501B

Mas no diagrama não mostra onde ela é instalada.

Peça de numero 9:

C2LjAn1.png

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/12/2019 at 6:03 PM, DiegoDVB disse:

Boas,

 

Você sabe informar onde esse sensor fica no motor do carro? Usei o cabo para fazer uma leitura de falha e foi detectado que o sensor de temperatura do liquido de arrefecimento esta com defeito. Quero troca-lo.
Será que é difícil?

 

35 minutos atrás, anghinoni disse:

 

Eu até achie o código da peça para os motores CHPA 1.4L: 04E919501B

Mas no diagrama não mostra onde ela é instalada.

Peça de numero 9:

 

 

 

DiegoDBV, infelizmente não sei onde está localizado este sensor. Um Golf antigo ele é localizado numa mangueira que vem do radiador (grande diâmetro)(fiz pesquisa na web). Caso o identifique, CUIDADO e só faça a substituição com o motor frio, devido ao risco da pressão e temperatura elevada do sistema de arrefecimento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Jorge Jox disse:

 

DiegoDBV, infelizmente não sei onde está localizado este sensor. Um Golf antigo ele é localizado numa mangueira que vem do radiador (grande diâmetro)(fiz pesquisa na web). Caso o identifique, CUIDADO e só faça a substituição com o motor frio, devido ao risco da pressão e temperatura elevada do sistema de arrefecimento.

 

Depois de muito pesquisar encontrei a resposta.

Esse sensor fica no bloco do motor, na parte de trás do bloco. Pessoas de braço pequeno acessam o local com facilidade(não é meu caso). Peças novas vem com um oring de plástico para segurar o oring de borracha, é necessário retirar esse oring de plástico.  A troca é feita com uma simples chave combinada 10mm e leva uns 5 minutos(caso você tenha braço pequeno).

No meu caso a peça já estava em avançado estado de oxidação. Foi um pouco difícil achar essa peça para reposição, mas consegui encontrar. E é uma peça relativamente simples e de comum uso com outros modelos VW como o UP 14/16, Gol G7, Saveiro G7.

Segue as fotos.

r0ZjQ9f.jpg

N7Epser.png

jIbcxLG.jpg

ut6LiZO.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...