DSG: Troca de Embreagem?


dias

Recommended Posts

Amigos, 

Tenho um GTI 15/15 e já estou sofrendo por antecipação pensando se um dia precisarei trocar alguma coisa de embreagem.

As dúvidas - talvez ignorantes - são:

  1. Esse câmbio exige troca de embreagem? Ou como num automático isso não é necessário?
  2. Se preciso trocar, são duas?

Tenho um histórico de duas trocas de embreagem traumáticas em outros carros que geraram principalmente trepidação. A impressão que tenho é que nunca fica igual.

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve dias,

Respondendo às suas perguntas:

  1. Sim, DSG exige a troca da embreagem;
  2. Não, é um único conjunto de embreagem composto por discos duplos.

Pra vc entender um pouco mais sobre esse câmbio DSG6 que vc tem (que é uma jóia da engenharia mas, como tudo o que é complexo, dá pau):

  • Ele é um câmbio de dupla embreagem, que é diferente dos câmbios automáticos normais (com conversor de torque) e dos câmbios CVT. Como o nome já diz, ele tem uma embreagem dupla que permite as trocas de marchas mais rápidas;
  • De grosso modo, o DSG é composto por 4 componentes: mecatrônica, embreagem, solenóides e transmissão. Qualquer um desses componentes pode sofrer pane e ser trocado.

Se vc olhar com cuidado aqui no fórum, vai ver que tem diversos tópicos tratando do assunto "troca" ou "manutenção" de DSG. O que costuma ser traumático é o atendimento das css e da fábrica da VW, além do despreparo dos mecânicos com esse tipo de câmbio. O que é importante vc saber: a troca completa de um câmbio desses fora da garantia custa mais de R$ 20.000,00 e pode demorar 1 mês inteiro.

Pra vc sofrer menos por antecipação, tem um tópico bacana com gráficos detalhados sobre os problemas apresentados pelos DSG dos amigos do fórum:

 https://www.golfmk7.com.br/index.php?/topic/1119-estatística-falhas-câmbio-dsg/

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deco,

Muito obrigado pelas respostas!!

Só que minha preocupação vai mais na linha da "manutenção" e menos na linha de "dar pau".

Ou seja, será que lá para os 70.000 km a troca da embreagem se tornará necessária por desgaste? Se sim, alguém já fez? O carro fica normal?

Abração!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, dias disse:

Deco,

Muito obrigado pelas respostas!!

Só que minha preocupação vai mais na linha da "manutenção" e menos na linha de "dar pau".

Ou seja, será que lá para os 70.000 km a troca da embreagem se tornará necessária por desgaste? Se sim, alguém já fez? O carro fica normal?

Abração!

 

Então dias, 

Esse tipo de câmbio não dá "manutenção", ele trava de uma vez. Também não dá pra fazer um paralelo com km rodados - como fazíamos com uma transmissão manual por exemplo - pois diversos colegas tiveram problema na embreagem do DSG entre 20.000km e 50.000km. Pelo menos, parece que os amigos foristas que trocaram a embreagem não tiveram mais problemas até o momento.

Em relação à embreagem do DSG, pelo que li aqui no fórum o problema mais comum é ela apresentar o "barulho do pombo"  que indica desgastes nos discos e exige a troca completa desse componente. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apenas complementando o que foi dito: o histórico que temos aqui no fórum é do DSG7 do TSI. O Golf GTI tem um câmbio diferente, o DSG6. Esta versão tem também a sua cota de problemas, mas os confrades daqui do fórum que tem o GTI optaram por não fazer o levantamento.
@Deco, as eletroválvulas (ou válvulas solenóides) dos DSG do grupo VAG fazem parte da mecatrônica. São elas que regulam o fluxo do fluido para os atuadores de embreagens e garfos, e estes componentes são parte da unidade (é o lado "meca").

Abraço

Sent from my XT1097 using Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, deco disse:

Então dias, 

Esse tipo de câmbio não dá "manutenção", ele trava de uma vez. Também não dá pra fazer um paralelo com km rodados - como fazíamos com uma transmissão manual por exemplo - pois diversos colegas tiveram problema na embreagem do DSG entre 20.000km e 50.000km. Pelo menos, parece que os amigos foristas que trocaram a embreagem não tiveram mais problemas até o momento.

Em relação à embreagem do DSG, pelo que li aqui no fórum o problema mais comum é ela apresentar o "barulho do pombo"  que indica desgastes nos discos e exige a troca completa desse componente. 

Perfeito!

Obrigado

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...

Saudades à todos os participantes do fórum! 

Trabalho em uma Concessionária VW/AUDI aqui na  Áustria  e a experiência que temos com o DSG (no que diz respeito a reparos) restrigem-se a problemas na Mechatronica ou no Conjunto da Embreagem (Kupplungspaket)!

Estes câmbios ( tanto o DSG6 quanto o DSG7 tem ótima performance).

A troca de um Conjunto de Embreagem sai aqui em Torno de 2.500€ (10.000,00R$)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vemos tanto o DSG6 quanto o DSG7, como câmbios Robustos,alem das demais qualidades conhecidas como Conforto, Desempenho etc....

Os dois DSGs nao dao muito problemas.

A maioria dos carros possuem cambios DSG, aqui na Áustria/Suíça/Alemanha ( moro na divisa entre os 3 países)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se nao me engano, ja existe um comentario aqui no Forum, que explica muito bem a diferença  entre o DSG6 e o DSG7.

Construtivamente , o DSG6 se difere do DSG7 basicamente em 3 pontos;

1°- Tipo de Conjunto de Disco de Embreagem. (O DSG6 tem seus dois discos de embreagem de Lamelas metálicas  imersas em Öleo. O DSG7 por sua vez, tem seus discos de embreagem tradicionais)

2°- Número de Marchas, com diferentes relações ( O DSG6 tem 6 marchas para frente e 1 para traz. O DSG7  tem 7 marchas para frente e uma para traz)

3°- O DSG6 é dimensionado para um Torque Maximo de 350N, sendo que o DSG7 somente 250N. 

Se observarmos esses tres pontos, notaremos perfeitamente o pq da diferenca de Torque Maximo entre os dois sistemas.

O DSG6, tem em seu Intervalo de Inspeção determinada pela VW a cada 60.000Km , engloba a Troca de Öleo e  Filtro de Öleo do DSG. Ja no DSG7, o Öleo encontrado neste Cambio, tem "LifeTime".(Nao necessita de troca)

Nos casos de avaria, a VW nao permite ao Tecnico Mecanico , que possa ser feito qualquer tipo de Reparo na parte interna do Conjunto de Embreagens, como tbm nas Engrenagens das Marchas. O unico reparo que é possivel no DSG6 , é a Troca do Conjunto de Mechatronica.

Ja o DSG7, é possivel fazer a troca em caso de avaria,  tanto do Conjunto da Mechatronica, quanto o Conjunto de Embreagem. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...
8 horas atrás, Roberto Cezar Silva Costa disse:

Oi pessoal tenho o mk7 a 1 ano começou a fazer muito barulho na embreagem  tripida bastsnte se sair rapidamente ele é o dsg aut. Por um acaso alguém já fez a troca da embreagem recentemente.

Quanto ficou mais ou menos?

Roberto, não sei da noticia de alguém que tenha arcado com os custos para substituição dessas embreagens. Procure uma concessionária e relate os problemas apresentados, pois, mesmo após a garantia a VW tem concedido cortesia para a substituição das peças defeituosas do câmbio DSG.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/04/2018 at 9:04 AM, RED883 disse:

Roberto, não sei da noticia de alguém que tenha arcado com os custos para substituição dessas embreagens. Procure uma concessionária e relate os problemas apresentados, pois, mesmo após a garantia a VW tem concedido cortesia para a substituição das peças defeituosas do câmbio DSG.

Boa noite! amigo fiquei muito curioso com sua informação de que a VW está disponibilizando o conserto de algumas avaria relacionado a esse cãmbio DSG7 mesmo após a garantia. Estou comprando um golf 1.4 tsi 13/14 alemão é justamente esse ano e modelo alemão que ouvi varios relatos de problemas, poderia me dar mais detalhes desde já agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 28/04/2018 at 8:41 PM, Robson77 disse:

Boa noite! amigo fiquei muito curioso com sua informação de que a VW está disponibilizando o conserto de algumas avaria relacionado a esse cãmbio DSG7 mesmo após a garantia. Estou comprando um golf 1.4 tsi 13/14 alemão é justamente esse ano e modelo alemão que ouvi varios relatos de problemas, poderia me dar mais detalhes desde já agradeço.

Dá uma pesquisada no forum mesmo, temos inúmeros relatos de substituição da mecatrônica e /ou conjunto de embreagens como cortesia, após o período de garantia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...
Oi pessoal tenho o mk7 a 1 ano começou a fazer muito barulho na embreagem  tripida bastsnte se sair rapidamente ele é o dsg aut. Por um acaso alguém já fez a troca da embreagem recentemente.
Quanto ficou mais ou menos?
Boa tarde Roberto,
Você chegou a trocar as embreagens? Quanto custou?

Enviado de meu SM-G950F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...
Em 24/08/2019 at 12:05 PM, belotto disse:

Consegui trocar a embreagem (acho que o lado par)
Golf 1.4 TSI 15/15, fora da garantia, com 50 mil km, 

na CSS, eles são totalmente despreparados, precisou  fazer teste, durante uma semana, para conseguir a peça com a fabrica, e quando chegou, mais uma semana  para realizar o serviço (e precisou vir um mecânico de SP,)

resumo da ópera, me cobraram R$ 1.200,00 pela mão de obra

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...