dias

DSG: Troca de Embreagem?

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Amigos, 

Tenho um GTI 15/15 e já estou sofrendo por antecipação pensando se um dia precisarei trocar alguma coisa de embreagem.

As dúvidas - talvez ignorantes - são:

  1. Esse câmbio exige troca de embreagem? Ou como num automático isso não é necessário?
  2. Se preciso trocar, são duas?

Tenho um histórico de duas trocas de embreagem traumáticas em outros carros que geraram principalmente trepidação. A impressão que tenho é que nunca fica igual.

Obrigado!

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Salve dias,

Respondendo às suas perguntas:

  1. Sim, DSG exige a troca da embreagem;
  2. Não, é um único conjunto de embreagem composto por discos duplos.

Pra vc entender um pouco mais sobre esse câmbio DSG6 que vc tem (que é uma jóia da engenharia mas, como tudo o que é complexo, dá pau):

  • Ele é um câmbio de dupla embreagem, que é diferente dos câmbios automáticos normais (com conversor de torque) e dos câmbios CVT. Como o nome já diz, ele tem uma embreagem dupla que permite as trocas de marchas mais rápidas;
  • De grosso modo, o DSG é composto por 4 componentes: mecatrônica, embreagem, solenóides e transmissão. Qualquer um desses componentes pode sofrer pane e ser trocado.

Se vc olhar com cuidado aqui no fórum, vai ver que tem diversos tópicos tratando do assunto "troca" ou "manutenção" de DSG. O que costuma ser traumático é o atendimento das css e da fábrica da VW, além do despreparo dos mecânicos com esse tipo de câmbio. O que é importante vc saber: a troca completa de um câmbio desses fora da garantia custa mais de R$ 20.000,00 e pode demorar 1 mês inteiro.

Pra vc sofrer menos por antecipação, tem um tópico bacana com gráficos detalhados sobre os problemas apresentados pelos DSG dos amigos do fórum:

 https://www.golfmk7.com.br/index.php?/topic/1119-estatística-falhas-câmbio-dsg/

Abs

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Deco,

Muito obrigado pelas respostas!!

Só que minha preocupação vai mais na linha da "manutenção" e menos na linha de "dar pau".

Ou seja, será que lá para os 70.000 km a troca da embreagem se tornará necessária por desgaste? Se sim, alguém já fez? O carro fica normal?

Abração!

 

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2 horas atrás, dias disse:

Deco,

Muito obrigado pelas respostas!!

Só que minha preocupação vai mais na linha da "manutenção" e menos na linha de "dar pau".

Ou seja, será que lá para os 70.000 km a troca da embreagem se tornará necessária por desgaste? Se sim, alguém já fez? O carro fica normal?

Abração!

 

Então dias, 

Esse tipo de câmbio não dá "manutenção", ele trava de uma vez. Também não dá pra fazer um paralelo com km rodados - como fazíamos com uma transmissão manual por exemplo - pois diversos colegas tiveram problema na embreagem do DSG entre 20.000km e 50.000km. Pelo menos, parece que os amigos foristas que trocaram a embreagem não tiveram mais problemas até o momento.

Em relação à embreagem do DSG, pelo que li aqui no fórum o problema mais comum é ela apresentar o "barulho do pombo"  que indica desgastes nos discos e exige a troca completa desse componente. 

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Apenas complementando o que foi dito: o histórico que temos aqui no fórum é do DSG7 do TSI. O Golf GTI tem um câmbio diferente, o DSG6. Esta versão tem também a sua cota de problemas, mas os confrades daqui do fórum que tem o GTI optaram por não fazer o levantamento.
@Deco, as eletroválvulas (ou válvulas solenóides) dos DSG do grupo VAG fazem parte da mecatrônica. São elas que regulam o fluxo do fluido para os atuadores de embreagens e garfos, e estes componentes são parte da unidade (é o lado "meca").

Abraço

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5 horas atrás, deco disse:

Então dias, 

Esse tipo de câmbio não dá "manutenção", ele trava de uma vez. Também não dá pra fazer um paralelo com km rodados - como fazíamos com uma transmissão manual por exemplo - pois diversos colegas tiveram problema na embreagem do DSG entre 20.000km e 50.000km. Pelo menos, parece que os amigos foristas que trocaram a embreagem não tiveram mais problemas até o momento.

Em relação à embreagem do DSG, pelo que li aqui no fórum o problema mais comum é ela apresentar o "barulho do pombo"  que indica desgastes nos discos e exige a troca completa desse componente. 

Perfeito!

Obrigado

 

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Saudades à todos os participantes do fórum! 

Trabalho em uma Concessionária VW/AUDI aqui na  Áustria  e a experiência que temos com o DSG (no que diz respeito a reparos) restrigem-se a problemas na Mechatronica ou no Conjunto da Embreagem (Kupplungspaket)!

Estes câmbios ( tanto o DSG6 quanto o DSG7 tem ótima performance).

A troca de um Conjunto de Embreagem sai aqui em Torno de 2.500€ (10.000,00R$)

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Vemos tanto o DSG6 quanto o DSG7, como câmbios Robustos,alem das demais qualidades conhecidas como Conforto, Desempenho etc....

Os dois DSGs nao dao muito problemas.

A maioria dos carros possuem cambios DSG, aqui na Áustria/Suíça/Alemanha ( moro na divisa entre os 3 países)

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Se nao me engano, ja existe um comentario aqui no Forum, que explica muito bem a diferença  entre o DSG6 e o DSG7.

Construtivamente , o DSG6 se difere do DSG7 basicamente em 3 pontos;

1°- Tipo de Conjunto de Disco de Embreagem. (O DSG6 tem seus dois discos de embreagem de Lamelas metálicas  imersas em Öleo. O DSG7 por sua vez, tem seus discos de embreagem tradicionais)

2°- Número de Marchas, com diferentes relações ( O DSG6 tem 6 marchas para frente e 1 para traz. O DSG7  tem 7 marchas para frente e uma para traz)

3°- O DSG6 é dimensionado para um Torque Maximo de 350N, sendo que o DSG7 somente 250N. 

Se observarmos esses tres pontos, notaremos perfeitamente o pq da diferenca de Torque Maximo entre os dois sistemas.

O DSG6, tem em seu Intervalo de Inspeção determinada pela VW a cada 60.000Km , engloba a Troca de Öleo e  Filtro de Öleo do DSG. Ja no DSG7, o Öleo encontrado neste Cambio, tem "LifeTime".(Nao necessita de troca)

Nos casos de avaria, a VW nao permite ao Tecnico Mecanico , que possa ser feito qualquer tipo de Reparo na parte interna do Conjunto de Embreagens, como tbm nas Engrenagens das Marchas. O unico reparo que é possivel no DSG6 , é a Troca do Conjunto de Mechatronica.

Ja o DSG7, é possivel fazer a troca em caso de avaria,  tanto do Conjunto da Mechatronica, quanto o Conjunto de Embreagem. 

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8 horas atrás, Roberto Cezar Silva Costa disse:

Oi pessoal tenho o mk7 a 1 ano começou a fazer muito barulho na embreagem  tripida bastsnte se sair rapidamente ele é o dsg aut. Por um acaso alguém já fez a troca da embreagem recentemente.

Quanto ficou mais ou menos?

Roberto, não sei da noticia de alguém que tenha arcado com os custos para substituição dessas embreagens. Procure uma concessionária e relate os problemas apresentados, pois, mesmo após a garantia a VW tem concedido cortesia para a substituição das peças defeituosas do câmbio DSG.

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Em 27/04/2018 at 9:04 AM, RED883 disse:

Roberto, não sei da noticia de alguém que tenha arcado com os custos para substituição dessas embreagens. Procure uma concessionária e relate os problemas apresentados, pois, mesmo após a garantia a VW tem concedido cortesia para a substituição das peças defeituosas do câmbio DSG.

Boa noite! amigo fiquei muito curioso com sua informação de que a VW está disponibilizando o conserto de algumas avaria relacionado a esse cãmbio DSG7 mesmo após a garantia. Estou comprando um golf 1.4 tsi 13/14 alemão é justamente esse ano e modelo alemão que ouvi varios relatos de problemas, poderia me dar mais detalhes desde já agradeço.

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Em 28/04/2018 at 8:41 PM, Robson77 disse:

Boa noite! amigo fiquei muito curioso com sua informação de que a VW está disponibilizando o conserto de algumas avaria relacionado a esse cãmbio DSG7 mesmo após a garantia. Estou comprando um golf 1.4 tsi 13/14 alemão é justamente esse ano e modelo alemão que ouvi varios relatos de problemas, poderia me dar mais detalhes desde já agradeço.

Dá uma pesquisada no forum mesmo, temos inúmeros relatos de substituição da mecatrônica e /ou conjunto de embreagens como cortesia, após o período de garantia.

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    • Por vhfontana
      Boa tarde amigos!
      Há pouco mais de dois meses adquiri meu recente sonho de consumo - Golf TSI High + Elegance 14/14 com 55mil km e todas revisões na VW. Gostei muito do carro. Apesar do funcionamento um pouco diferente do câmbio DSG e da suspensão traseira muito dura, o conjunto me agradou demais, e acredito ser perfeito pro meu uso.
      Agora vamos ao principal porém: já no dia que adquiri o carro, notei ao colocar na garagem o barulho da embreagem como mostrado nesse vídeo:  https://youtu.be/vf9JVVwUU28
      Meu carro fazia na subida de morros na 1ª marcha bem forte e um pouquinho na troca da 2ª p 3ª. O que mais me incomodava era na primeira mesmo, pois comecei a perceber que em alguns morros, dentro da cidade, o barulho ficava ridículo, chegava a chamar atenção das pessoas na rua. Então levei o carro na VW para a 7ª revisão e já pedi pra checarem este barulho. O técnico disse suspeitar de defeito na embreagem e pediu pra eu levar o carro em outra ocasião, com mais tempo. Foi o que fiz, ficaram com o carro dois dias na CC e me deram o retorno que é problema nas embreagens e que a fábrica autorizou a troca do conjunto, desde que eu pagasse uma parte da M.O., que me custaria R$ 650. Concordei na hora, pois queria me ver livre do dito barulho. Com meu OK eles encomendaram a peça.
      Mas pra minha surpresa, depois da última visita à CC, o carro não fez mais o barulho! Nenhuma vez! Nem um resquício do bendito. Agora fico na dúvida se mando realmente mexer nessa embreagem. Fico com medo de trocarem a embreagem e o carro não ficar legal. Sei de meus direitos como consumidor, mas também sei que pode levar mais de uma missa até um problema desses ser resolvido. Por isso eu estou pensando seriamente em não mexer no carro.
      Por isso conto com a experiência dos amigos do fórum. Vocês acham que eu devo mandar trocar a embreagem? O carro está 100%, não trepida e nem faz nenhum barulho diferente do normal.
      Fico com medo de não trocar a embreagem e daqui alguns meses o barulho voltar e não ir mais embora. O Kit embreagem é 7 conto, e é praticamente certo que a fábrica não irá me dar outro de presente em outra oportunidade.
      Enfim, conto com a colaboração e opinião dos amigos. Obrigado.
    • Por iCardeX
      Hoje estive em um concessionário da VW (V12), aqui no DF, para verificar o orçamento da revisão dos 130k. Fiz o orçamento apenas como curioso porque eu prefiro levar o Golf para a Saga do Park Shopping. Todas as revisões (inclusive a do meu veículo anterior, um GolG5 e suas 17 revisões)  realizei no concessionários autorizado. Mas vamos aos valores da V12.
      A mão de obra para 1º/2º/3º/4º/5º/7º/8º/10º/11º /13º/14º/16º = R$ 195,00 Soma os valores de peças: Anel+Parafuso+Filtro de Óleo+Estopa+4 Litros de óleo = R$ 236,68
      Assim, para uma revisão de 130K, que nada mais é que trocar o óleo do veículo: R$ 458,68
      Neste orçamento, de praxe da V12, de empurroterapia acrescentaram: Kit de Lubricação de não sei o quê: R$ 45,00 + LImpa Vidros Concetrado: R$ 9,90 + Limpeza do Bico Via tanque: R$ 65,00, ou seja, R$ 119,90
      Perguntei quanto estava o alinhamento e balamento e recebi com resposta: R$ 95,00 cada serviço, ou seja, R$ 190,00
      A revisão dos 130K, custaria R$ 768,58. Nesse ponto você talvez consiga negociar algum desconto. 
      -------------------------------
      Decidi também simular uma revisão mais séria visto que o meu veículo estava com 131.777km e com os componentes críticos ainda originais de fábrica. E declarei os serviços que eu gostaria de acrescentar além da suposta "revisão" dos 130k. 
      1 - Troca da correia dentada (essa vou fazer lá para 200.000km)
      2 - Troca do Kit de embreagem (essa, dia menos dia. Acabou faz tempo...)
      3- Troca dos 4 discos e das 4 pastilhas (discos traseiros com boa autonomia de trabalho, pastilhas, talvez daqui uns 20.000Km, discos dianteiro novos e com o status Ok, pastilhas daqui 20.000km talvez.)
      4 - Acrescentar a tampa de fechamento da entrada do óleo dom motor. (estou suspeitando que o vapor de óleo está vencendo a vedação)
      5 - Acrescentar a revisão dos 130K ao orçamento.
      O resultado deu R$ 14.548,98 (quatorze mil quinhentos e quarenta e oito reais e noventa e oito centavos).
       
      ------------------------------
       

      Resta o consolo que 13 alinhamentos e balanceamentos me custariam 13xR$ 190,00 = R$ 2.470,00. Vou trocar os 4 pneus aos 140.000Km, e vou continuar sem fazer o tal alinhamento. Aliás, esse Golf aqui nunca precisou....
    • Por iCardeX
      Estive hoje no concessionário autorizado, a V12 da 502N, e solicitei um orçamento para a revisão dos 120.000Km. O único fato que atentei foi que a troca da correia-dentada estava prevista na revisão dos 120.000Km.
      Olhem o orçamento:

       
       
      Reparem que as velas, ao total R$ 607,12 foi justificada como R$ 151,78 a unidade. Questionei se na embalagem não costavam 4 unidades, e o consultor disse que constam 4 unidades, mas o preço referente é unitário. 
      Empurroterapia interessante: Produto higienizador do ar-condicionado (aquele spray cheiroso) R$ 60,00 que é vendido a R$ 25,00 nos supermercados. Apertar o botão do spray cheiroso R$ 93,00 (serviço?).
    • Por CaUtz
      Fala, galera,
       
      É o seguinte, resolvi criar este tópico pra falar mais sobre os cuidados e pequenas manhas que devemos praticar no uso do nosso câmbio DSG, a fim de aumentar a vida útil do mesmo, e evitar a ocorrência de problemas, principalmente nas embreagens, que podem, eventualmente, sofrer desgaste prematuro se submetidas a maus usos. 
       
      Aproveitei que ocorreram alguns casos recentes de problemas no DSG para criar este tópico e incentivar a troca de idéias, em caráter PREVENTIVO.
       
      Vou pedir licença ao @tsi_higor para replicar um post que ele fez em outro tópico, mas que tem tudo a ver com este, e também pra não tirar o foco do tópico criado pelo @AlexandreKohl, que é a respeito do problema que houve no carro dele.
       
      Contamos também com a colaboração daqueles que infelizmente tiveram problemas com o câmbio DSG, para que relatem os sintomas e as impressões que tiveram antes e depois da ocorrência dos problemas. Isso certamente terá grande valia para a nossa discussão aqui.
       
      Abraços.