KLAUS

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Bom dia pessoal!

Venho divulgar que a Volks não assumiu recall do câmbio DSG, mas no seu sistema interno, desde setembro já aparece indicação de troca da embreagem para um ruído característico na troca de marcha (sonoplastia do barulho característico seria essa: "inhén"). Fiquei sabendo disso por acaso ao acompanhar o problema com o técnico. Não teve como ele esconder pois acabei vendo na tela.  O meu carro apresenta esse barulho mas nada foi feito, pois anteriormente um consultor da fábrica veio avaliar o carro e achou normal, só depois de alguns meses a fábrica divulgou essa circular interna, onde o técnico da oficina, mandou novos áudios para fabrica que por sua vez contatou o consultor regional, que falou que o carro estava normal!! Faço minha observação, que o camarada nunca tinha dirigido um Golf DSG7, meu carro estava com menos de 6.000km, hoje com 8.800km. Além desse problema de transmissão ainda tinha outros.... Um forte estalo e TRANCO ao realizar frenagens mais bruscas, como se tivesse embolando a caixa de engrenagens... depois descobri que neutro (N) o carro também fazia... descobri que isso era coisa da Mecatrônica!!! Batata! Mais uma vez levei o carro na CC, foi realizado uma calibração da mecatrônica, que melhorou, quase desaparecendo esse defeito, mas observei que depois de 1000km descalibrou novamente e vem ocorrendo bastante. Outro problema é que o ruído característico de todos câmbios no meu caso é muito maior ao usar o carro em piso irregular (OBS:foram relizados testes comparativos com outros 3 Golfs com DSG7, todos eles mais rodados, um com 16.000km, outro com mais de 30.000km e outro com mais de 70.000km), talvez os outros problemas potencializaram isso.

Quero afirmar também que os carros que fazem "retenção de marcha" em piso irregular, que isso é simplesmente para mascarar, ou seja uma forma fraudulenta para ocultar problema de ruído metálico produzido pelo conjunto. Uma alternativa mitigadora de má fé e desrespeitosa, além de inconveniente. Outra "tecnologia" que retiraram e que era usado como marketing foi a "roda livre", pois a roda livre deixa o conjunto desacoplado e as engrenagens livres, e isso faz mais barulho metálico, uma vez que as engrenagens funcionam como chocalho. Vi relato de muitas pessoas que entraram com o carro na CC e o carro sofreu atualização do firmware e perdeu a roda livre, e não existe downgrade. Ou seja sem roda livre menos ruído! Isso está parecendo o caso de fraude dos motores 2.0 TDI.

Outra coisa que me deixou bastante chateado foi que o consultor da fábrica me falou que eu ia receber uma carta da VW, dizendo que esses problemas eram característicos do carro... tem 6 meses e estou esperando esse que o "consultor da fábrica responsável pelo estado do Espírito Santo" me garantiu.

Enfim, Golf, carro espetacular, mas não compraria outro devido os transtornos... Imaginem só ter que levar o carro na CC a cada 1.000km para calibrar mecatrônica...

Estou cansado de fazer testes, coletar óleo da mecatrônica, calibrar embreagem, calibrar mecatrônica, gravar áudios e vídeos para a fábrica! Tudo em vão! Já está fazendo aniversário de um ano que estou direto dentro da CC! Já está para lá de constrangedor! Me sinto envergonhado em ser proprietário desse carro.

Outro dia liguei o carro, soltei o pé do freio o carro não andou, acelerei e o carro saiu fraco. Coloquei no P e voltei para D a mesma coisa. Desliguei e liguei a ignição, e voltou ao normal.

Meu caso e troca de câmbio completo! Mas o consultor enviado pela fábrica parece não dar o braço a torcer. A impressão que deixou é que para ele carro rodando não tem problema. Quando comprei o carro não fui avisado de barulhos nem consta nada disso no manual do veículo. Então qualquer ruído deve ser tratado como anormal e solucionado.

Não me queixo do atendimento na concessionaria, onde fui muito bem tratado todas as vezes.

VW do Brasil, assume logo um recall e passe a agir com transparência!

A substituição do DSG7 pelo Tiptronic, é assumir que o DSG7 tem problemas de engenharia! Tentaram simplificar o projeto do DSG6, criando o DSG7 para economizar, mas não deu certo!

 

 

 

 

 

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21 horas atrás, KLAUS disse:

Quero afirmar também que os carros que fazem "retenção de marcha" em piso irregular, que isso é simplesmente para mascarar, ou seja uma forma fraudulenta para ocultar problema de ruído metálico produzido pelo conjunto. Uma alternativa mitigadora de má fé e desrespeitosa, além de inconveniente.

Isso já era sabido aqui no fórum. Na verdade, esta "solução" apareceu na Europa em 2009 ou 2010, no Golf MK6 ainda. Aqui no Brasil, a turma reclamou tanto do tal barulho - ainda que não seja nenhum problema, mas apenas uma frescura do caramba - que os caras "intensificaram" a "solução". Mas melhorou bastante nos carros mexicanos com o software de ECU versão 9199, voltando a ficar razoável. Imagino que exista um software equivalente para o alemão.

21 horas atrás, KLAUS disse:

Outra "tecnologia" que retiraram e que era usado como marketing foi a "roda livre", pois a roda livre deixa o conjunto desacoplado e as engrenagens livres, e isso faz mais barulho metálico, uma vez que as engrenagens funcionam como chocalho. Vi relato de muitas pessoas que entraram com o carro na CC e o carro sofreu atualização do firmware e perdeu a roda livre, e não existe downgrade. Ou seja sem roda livre menos ruído! Isso está parecendo o caso de fraude dos motores 2.0 TDI.

Na verdade, não. A roda livre só se traduz em economia no ciclo padrão de consumo homologado Europeu. Nos ciclos americano ou brasileiro, não faz diferença nenhuma. Na vida real, também não, na maioria das vezes. Eliminaram primeiro dos carros mexicanos, cujo mercado primordial não é o Brasil, e sim os EUA e o resto da América Latina, e depois apenas "harmonizaram" com os alemães. O que você falou até faz sentido, mas nas condições em que a roda livre de fato atuaria o barulho não é suficientemente audível.

21 horas atrás, KLAUS disse:

Outra coisa que me deixou bastante chateado foi que o consultor da fábrica me falou que eu ia receber uma carta da VW, dizendo que esses problemas eram característicos do carro... tem 6 meses e estou esperando esse que o "consultor da fábrica responsável pelo estado do Espírito Santo" me garantiu.

Você pode não gostar, mas o fato é que o ruído metálico e as retenções são conseqüências das escolhas da VW, e não defeitos. Pode ser insatisfatório para você e para muitos, mas sendo pragmático, são sim características do carro, e não problemas.

21 horas atrás, KLAUS disse:

Enfim, Golf, carro espetacular, mas não compraria outro devido os transtornos... Imaginem só ter que levar o carro na CC a cada 1.000km para calibrar mecatrônica...

 

Estou cansado de fazer testes, coletar óleo da mecatrônica, calibrar embreagem, calibrar mecatrônica, gravar áudios e vídeos para a fábrica! Tudo em vão! Já está fazendo aniversário de um ano que estou direto dentro da CC! Já está para lá de constrangedor! Me sinto envergonhado em ser proprietário desse carro.

Se desandou assim a sua relação com o carro e com a VW, sugiro que o venda e compre outro, de outra marca. Mas pesquise bem antes, porque não existe carro perfeito. Conheço donos de Corolla que apenas trocam o óleo e já rodaram 300.000 km. Talvez o melhor pra você seja um desses. Mas conheço outros donos de corolla que reclamam de um carro "sem graça" e da sensação de comprar uma relíquia dos anos 90 sem sequer controle de estabilidade por mais de 100k. Veja quais são as suas prioridades, e siga em frente. Dica: quanto menores foram suas restrições financeiras, mais fácil é conciliar os diversos requisitos.

21 horas atrás, KLAUS disse:

Então qualquer ruído deve ser tratado como anormal e solucionado.

Negativo. Ruído anormal é aquele que vem de funcionamento inadequado. Há de se separar o joio do trigo. Também acho que a VW poderia ser mais transparente, mas tenho certeza de que, se escrevessem um manual de 2000 páginas detalhando cada aspecto pentelhesimal do carro, ninguém ia ler. Aliás, o manual de hoje, que deve ter pouco mais de 200 páginas, quase ninguém lê mesmo. Vide as perguntas que aparecem por aqui de vez em quando.

21 horas atrás, KLAUS disse:

A substituição do DSG7 pelo Tiptronic, é assumir que o DSG7 tem problemas de engenharia! Tentaram simplificar o projeto do DSG6, criando o DSG7 para economizar, mas não deu certo!

Outra inverdade. O DSG7 é um projeto mais refinado, tecnicamente, que o DSG6. É também mecanicamente mais eficiente, e foi desenvolvido para melhorar a economia de combustível dos carros pequenos e médios do grupo VAG. Pode ter menos componentes que o DSG6, mas os desafios de engenharia por trás deste câmbio foram imensos.

Sobre o abandono do DSG7 no Brasil: nos EUA há uma rejeição histórica aos DCTs. A razão é o comportamento "tosco"deste tipo de câmbio em baixa velocidade, que na visão dos americanos não compensa a economia e o desempenho. Isso até está mudando agora, mas até há pouco tempo a única opção disponível era o DSG6, do GTI. Era coisa de aficcionados, gearheads e esportistas. Os outros Golf eram equipados com o conjunto 1.8 TSI+Tiptronic, assim como os Audi de entrada. De uns tempos para cá, a VW decidiu oferecer o Jetta e o Golf com o mesmo 1.4 que temos aqui. Por conta disso, eles combinaram o tiptronic com esse motor, para facilitar a aceitação por aquele grande mercado. Nós, brasileiros, somos apenas uma nota de rodapé para eles.

Entendo a sua raiva e frustração, mas vamos aos fatos: a VW continua a vender o DSG7 em TODOS os mercados do mundo, começando pela Europa, Ásia e o restante da América do Sul, exceto o Brasil. É o carro-chefe da marca nos motores TSI até 1.6 litro. Existe desde 2004, se não me engano, e é a única opção de automático que o grupo VAG oferece para os pequenos e médios até 250 N*m de torque no mundo todo, exceto Brasil e EUA. Seria muita pretensão achar que o câmbio tem "problemas de engenharia" e que só nós, Brasileiros, somos bons o suficiente para reclamar e forçar a VW a abandonar o DSG7. Isso é inocência. Sejamos realistas.

21 horas atrás, KLAUS disse:

VW do Brasil, assume logo um recall e passe a agir com transparência!

Todos querem isso. No entanto, nenhum fabricante chama recall por boniteza. Eles o fazem porque o Ministério Público ou o PROCON os obrigam. Veja o caso da Ford com o PowerShift, por exemplo, ou da própria VW em outros mercados em que o DSG deu problemas. Sugiro que as pessoas façam denúncias no PROCON e MP, encham as caixas postais das publicações especializadas, dos jornais etc. Isso certamente será mais efetivo para forçar um recall do que este mimimi eterno aqui no fórum ou no facebook.

Abraço!

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Concordo que são escolhas!! Para suprimir o barulho da caixa com o aumento da pressão sonora (decibéis) do motor devido aumento da rotação... uma alternativa apenas interessante para a VW, e ainda falam que isso é tecnologia. Pesquise por Drag torque engine...


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Verdade! O ruim que essas coisas acabam que desvalorizando nosso bem... mas temos de fazer!


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Tendo a pensar de maneira inversa: o que desvaloriza os nossos bens é essa inação, esse disse-que-disse nas redes sociais.
Mas o simples silêncio não vai resolver isso. A única forma de recuperar esse valor é obrigando a VW a reconhecer publicamente os problemas e a se comprometer com a solução. Só isso dará segurança aos próximos compradores de que não ficarão com um problema nas mãos ou que, se o problema acontecer, a VW irá resolvê-lo a contento e sem stress.
Abraço.

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Todos querem isso. No entanto, nenhum fabricante chama recall por boniteza. Eles o fazem porque o Ministério Público ou o PROCON os obrigam. Veja o caso da Ford com o PowerShift, por exemplo, ou da própria VW em outros mercados em que o DSG deu problemas. Sugiro que as pessoas façam denúncias no PROCON e MP, encham as caixas postais das publicações especializadas, dos jornais etc. Isso certamente será mais efetivo para forçar um recall do que este mimimi eterno aqui no fórum ou no facebook.
Abraço!

O negócio do barulho no meu caso não é mimimi... o técnico da CC sabe que tem coisa errada no câmbio desde a primeira visita ele mesmo acho que ia trocar a caixa... mas ficou de mãos atadas também! Fizemos vários testes com outros Golf's e o meu de longe foi campeão em ruído. Tem outro barulho de embreagem que a própria VW sugere a substituição, e tem a descalibração da mecatrônica. Quanto a característica isso é conversa. Ninguém projeta nada para fazer ruídos. Como a maioria faz, trata-se como característico, mas isso é falha de projeto. Pode ser que não dê problema, mas sabemos que tem acontecido com frequência travamento do câmbio. Talvez uma mecatrônica descalibrada facilite esse tipo de ocorrência. Para verificar a calibracao da mecatrônica, coloque o carro em N e promova uma frenagem moderada. Se der estalo possivelmente estará descalibrada. Calibre e Vera melhoras significativas. Minha indignação é que já foi feito de tudo e o carro não está nem perto dos outros que rodei em testes! Vale lembrar que todos tinham km bem mais elevada. Se lhe interessar posso te enviar áudios da caixa que gravei em testes de rodagem. Nunca tive problema com garantia da VW. Mas esse carro tem muitos recursos tecnológicos e muitos técnicos desconhecem as características normais de funcionamento, caso do técnico da fábrica que veio acompanhar. Uma coisa que parece melhoria o funcionamento do câmbio pode ser a programação para realizar punta taco. Fiz testes e tem uma melhora expressiva na diminuição de ruídos e trancos nas reduções. A realidade é que existe muita coisa que pode ser feita para melhorar apenas com programação. Mas ok! Vou brigar para resolverem meu problema. Tenho amigo que fala que se o dinheiro resolve a briga, melhor pagar, mas se todo mundo for passivo o consumidor sempre sai perdendo. Estou sendo bem paciente... se quiser o áudio, mande seu e-Mail! Seria bom ver seu parecer técnico!
Abraço e feliz Natal!


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6 horas atrás, KLAUS disse:


O negócio do barulho no meu caso não é mimimi... o técnico da CC sabe que tem coisa errada no câmbio desde a primeira visita ele mesmo acho que ia trocar a caixa... mas ficou de mãos atadas também! Fizemos vários testes com outros Golf's e o meu de longe foi campeão em ruído. Tem outro barulho de embreagem que a própria VW sugere a substituição, e tem a descalibração da mecatrônica. Quanto a característica isso é conversa. Ninguém projeta nada para fazer ruídos. Como a maioria faz, trata-se como característico, mas isso é falha de projeto. Pode ser que não dê problema, mas sabemos que tem acontecido com frequência travamento do câmbio. Talvez uma mecatrônica descalibrada facilite esse tipo de ocorrência. Para verificar a calibracao da mecatrônica, coloque o carro em N e promova uma frenagem moderada. Se der estalo possivelmente estará descalibrada. Calibre e Vera melhoras significativas. Minha indignação é que já foi feito de tudo e o carro não está nem perto dos outros que rodei em testes! Vale lembrar que todos tinham km bem mais elevada. Se lhe interessar posso te enviar áudios da caixa que gravei em testes de rodagem. Nunca tive problema com garantia da VW. Mas esse carro tem muitos recursos tecnológicos e muitos técnicos desconhecem as características normais de funcionamento, caso do técnico da fábrica que veio acompanhar. Uma coisa que parece melhoria o funcionamento do câmbio pode ser a programação para realizar punta taco. Fiz testes e tem uma melhora expressiva na diminuição de ruídos e trancos nas reduções. A realidade é que existe muita coisa que pode ser feita para melhorar apenas com programação. Mas ok! Vou brigar para resolverem meu problema. Tenho amigo que fala que se o dinheiro resolve a briga, melhor pagar, mas se todo mundo for passivo o consumidor sempre sai perdendo. Estou sendo bem paciente... se quiser o áudio, mande seu e-Mail! Seria bom ver seu parecer técnico!
Abraço e feliz Natal!


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Klaus,

Permita-me corrigir o que eu disse, pois acho que não fui um comunicador eficiente.

Quando me refiro ao mimimi sobre o barulho, não falei do seu caso, especificamente. Até porque, entendi do 1o post, que você o comparou com outros 3 carros e o seu foi claramente diferente. Meu comentário foi genérico. Essa postura de ficar xingando a VW, esperando que ela leia este fórum e resolva as coisas por pura boa vontade, é que eu sempre critico.

Abraço!

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