Luz EPC e do catalisador acesas. Dificuldade para ligar.

Thiagocs

Recommended Posts

Alguém poderia, por favor, me dar uma luz em um problema que estou enfrentando no GTI.

Essa semana o carro começou a apresentar dificuldade para ligar.

Ontem, pela terceira vez seguida desde que adquiri o veículo, apertava o botão  e não funcionava. Depois de tentar várias vezes e não conseguir, as luzes EPC e do catalisador acenderam  e ficaram acesas por volta de uns 3-5 minutos.  Além disso, o controle de tração também foi desabilitado Passou esse tempo, depois de várias tentativas, finalmente o motor funcionou. 

Por coincidência, havia acabado de abastecer com gasolina PODIUM, no POSTO BR (CASCOL COMBUSTÍVEIS) próximo a Tribunal de Justiça (NÃO É POSSÍVEL QUE TAMBÉM É BATIZADA A PODIUM. AFF...). Andei por volta de uns 20km e no momento que estacionei, após retornar ao veículo, ocorreram esses problemas.

Outro fato atípico que aconteceu recentemente, foi que levei meu carro na semana passada para fazer um processo de polimento e proteção da pintura, ocasião em que o motor foi lavado por máquina a vapor. Confio na execução desses  serviços, pois foram realizadas por excelentes detailers, bem referendados aqui em BSB.

Será que algum componente eletrônico do motor foi molhado, o que prejudicou seu funcionamento ?

Ou seria outro problema mecânico? Alguém aqui na comunidade passou por isso?

Como marquei a oficina para segunda feira (SAGA - Park Shopping) e não tenho a mínima noção do que se passa no carro, estou receoso de ser enganado por algum mecânico desonesto....me deem uma luz, por favor.

Vejam o vídeo: https://youtu.be/SbCOjHePviU

P.S.: depois de resolver essa questão mecânica que me preocupa, postarei as fotografias do detail. Sabem se é permitido falar o nome do profissional que fez?

P_t20170125_205750.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, Thiago!

Cara, há uma infinidade de razões para esta luz acender, não existe uma causa única ou mesmo provável. Para teres uma ideia, faça uma busca no fórum, pois alguns confrades já tiveram a mesma dúvida que você.

Minha sugestão é a seguinte: não especule ou sofra. Vá à CCS e peça um diagnóstico com o scanner. Vai aparecer um código de falha. Busque ele no Google e terá muita informação, bem mais precisa.
Abraço!

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk

Link para o comentário

1 hora atrás, RicW disse:

Bom dia, Thiago!

Cara, há uma infinidade de razões para esta luz acender, não existe uma causa única ou mesmo provável. Para teres uma ideia, faça uma busca no fórum, pois alguns confrades já tiveram a mesma dúvida que você.

Minha sugestão é a seguinte: não especule ou sofra. Vá à CCS e peça um diagnóstico com o scanner. Vai aparecer um código de falha. Busque ele no Google e terá muita informação, bem mais precisa.
Abraço!

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk

Bom dia RicW. 

Obrigado pela dica!

O problema é que preocupei mesmo, pois ao ler o manual do carro descobri que quando a luz EPC acende, o recomendado é levar o veículo imediatamente à concessionária, sob pena de avarias no motor. 

Mas o melhor mesmo é fazer como vc falou, não sofrer. Diagnosticar e arrumar a solução na segunda-feira.

Valeu!!!

Link para o comentário

15 minutos atrás, Thiagocs disse:

Bom dia RicW. 

Obrigado pela dica!

O problema é que preocupei mesmo, pois ao ler o manual do carro descobri que quando a luz EPC acende, o recomendado é levar o veículo imediatamente à concessionária, sob pena de avarias no motor. 

Mas o melhor mesmo é fazer como vc falou, não sofrer. Diagnosticar e arrumar a solução na segunda-feira.

Valeu!!!

Thiago, a luz EPC está acesa com o carro em movimento? Se sim, segue o que o Xefe @RicW disse.

Pois no video ele esta desligado, correto? Com ele desligado, a luz EPC e do catalisador (Que parece um motor) ficam sim acesas.

Abraços.

Link para o comentário

• 3 months later...
Em 27/01/2017 at 10:19 AM, anghinoni1982 disse:

Thiago, a luz EPC está acesa com o carro em movimento? Se sim, segue o que o Xefe @RicW disse.

Pois no video ele esta desligado, correto? Com ele desligado, a luz EPC e do catalisador (Que parece um motor) ficam sim acesas.

Abraços.

Meu ta com essas luzes acesas apenas com o carro parado, entao ta tranquilo @anghinoni1982??? Sera mesmo? Mas pq elas ficam acesas quando apenas a ignicao esta ligada?

Link para o comentário

Somem!!!! Ufa!!! Tava preocupado!!! kkkkkkk Valeu maninho Muito obrigado!! Esse forum eh show!! Valeu galera!!

É que quando vc liga a ignição no primeiro estágio, ele acende todas as luzes de informação, primeiramente pra vc saber que esta tudo ok. Após ligar o carro, elas devem apagar em alguns segundos. Se acender com o carro ligado, ai sim pode ter algum problema...

Enviado de meu Atari 2600

Link para o comentário

Agora, anghinoni1982 disse:

É que quando vc liga a ignição no primeiro estágio, ele acende todas as luzes de informação, primeiramente pra vc saber que esta tudo ok. Após ligar o carro, elas devem apagar em alguns segundos. Se acender com o carro ligado, ai sim pode ter algum problema...

iSSO, ligam todas... depois apagam e ficam soh a EPC e o Motor. Eu vi nesse video, fiquei mais tranquilo.

Video Youtube

Link para o comentário

12 horas atrás, Berrante disse:

Somem!!!! Ufa!!! Tava preocupado!!! kkkkkkk Valeu maninho Muito obrigado!! Esse forum eh show!! Valeu galera!!

12 horas atrás, anghinoni1982 disse:

Link para o comentário