Recommended Posts

Postado

Esse botão força o motor além do permitido pela VW. Não aperte, vai destruir o seu carro!

Brincadeiras a parte, esse switch é chamado de botão de kickdown. Ele basicamente dá um "override" na forma que o carro está "configurado" pra promover a maior aceleração possível. É tipo um botão de "puta que o pariu, preciso acelerar". Faça um teste. Se o seu Golf tem o DSG, coloque ele no modo manual e aperte o pedal até o final sem pressionar o botão. O carro vai acelerar ao máximo, porém sem mudar de marcha. Se você apertar o botão de kickdown, ele vai ignorar que você tá no modo manual e vai trocar a marcha para a mais baixa possível. Cada carro tem suas "modificações". Não sei especificar o caso do Golf, mas é bem capaz que ele coloque o carro automaticamente no modo sport.

Enfim, o principal efeito é redução da marcha independente de qualquer coisa.

Postado

No manual esse botão também está presente, e como não existe KickDown em veículo manual, a função passa a ser algo como desbloqueio do controle de aceleração. Em outras palavras, no veículo manual, enquanto pressionado, o botão abaixo do acelerador desarma completamente as funções de controle de cruzeiro e/ou anula a programação de controle de velocidade. O limitador de velocidade quando acionado parece funcionar mais ou menos como o modo eco do veículo automático. Ou seja, ele fica regando o acelerador em uma lerdeza infinita. Com o limitador de velocidade programado e acionado percebo que posso pisar no acelerador da forma como eu quiser, que, eletronicamente, a central se encarrega de ignorar ou descartar a solicitação de aceleração além da pogramação. Como esse atraso de aceleração pode ser perigoso numa situação de ultrapassagem, por exemplo, compreendo que seja perfeitamente normal que o tal botão sobreponha-se ao limitador.

Postado
No manual esse botão também está presente, e como não existe KickDown em veículo manual, a função passa a ser algo como desbloqueio do controle de aceleração. Em outras palavras, no veículo manual, enquanto pressionado, o botão abaixo do acelerador desarma completamente as funções de controle de cruzeiro e/ou anula a programação de controle de velocidade. O limitador de velocidade quando acionado parece funcionar mais ou menos como o modo eco do veículo automático. Ou seja, ele fica regando o acelerador em uma lerdeza infinita. Com o limitador de velocidade programado e acionado percebo que posso pisar no acelerador da forma como eu quiser, que, eletronicamente, a central se encarrega de ignorar ou descartar a solicitação de aceleração além da pogramação. Como esse atraso de aceleração pode ser perigoso numa situação de ultrapassagem, por exemplo, compreendo que seja perfeitamente normal que o tal botão sobreponha-se ao limitador.

É pra isso mesmo, Cardeque. Eu tinha um Megane manual que também tinha o botão de kick down. Se eu colocasse o limitador de velocidade, ele ignorava minha pisada acima do limite programado. Mas se eu clicasse no kick down, ele ignorava o limitador e acelerava. Além disso, ele desabilitava o compressor do ar condicionado, o que fazia o carro ganhar uns pocotós adicionais.
Abraço!

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk

Postado
15 horas atrás, COX1985 disse:

Manual tem essa informação, a função do botão se chama kick-down.

Pag. 171:

Kick-down
A função kick-down permite uma aceleração máxima
com a alavanca seletora na posição D, S ou na
posição Tiptronic
.

Ao pisar totalmente no pedal do acelerador, a
transmissão automática engata uma marcha inferior,
independente da velocidade da rotação
do motor.
Deste modo é aproveitada a aceleração total
do veículo ⇒ .
Com o modo kick-down, o aumento automático para
a próxima marcha mais alta ocorre somente
quando é atingida a rotação máxima
prescrita do
motor.
Se em veículos com seleção do perfil de condução
(Driving Mode Selection) o perfil de condução Eco
é selecionado ⇒ Página 245 e o acelerador for
acionado acima do ponto de pressão, a potência
do motor é regulada automaticamente de tal forma
que o veículo acelere ao máximo
.

Pag. 166:

Kick-down
Em veículos com limitador de velocidade
⇒ Página 222 a função kick-down permite uma ultrapassagem
intencional da velocidade regulada

armazenada, por exemplo em manobras de ultrapassagem.
Ao pisar totalmente no pedal do acelerador, a regulagem
do limitador de velocidade desliga temporariamente
na ultrapassagem da velocidade armazenada
.
Quando a velocidade do veículo cair novamente
abaixo da velocidade armazenada e o acelerador
não for totalmente acionado a regulagem do limitador
de velocidade fica novamente ativo
.
Se em veículos com seleção do perfil de condução
(Driving Mode Selection) o perfil de condução Eco
é selecionado ⇒ Página 245 e o acelerador for
acionado acima do ponto de pressão, a potência
do motor é regulada automaticamente de tal forma
que o veículo acelere ao máximo
.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora