VOLUME MORTO - TANQUE DE COMBUSTÍVEL


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Hoje me deparei com uma situação, no mínimo, estranha ao mandar completar o tanque de combustível. Entraram, segundo o leitor da bomba de combustível, 52,9L de gasolina. A situação era o Golf  com o ponteiro do mostrador de combustível estacionado no fim de  curso da reserva, e apontando 0Km de autonomia no computador de bordo. Mandei completar, como sempre, com a parada de gatilho no automático. Geralmente entra entre 49L e 51L. Dessa vez entrou 52,9L. Pergunto eu: Qual deve ser a real capacidade máxima de armazenamento do tanque Golf? O manual aponta para 50L, mas eu sei que tem a margem de tunel de abastecimento. Porque, com a "nossa gasolina" custando os escrotildos R$ 5,79/L, cada gota tá valendo ouro. Será que fui roubado em cerca de 1,5L, mais ou menos, de gasolina?

 

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Hoje me deparei com uma situação, no mínimo, estranha ao mandar completar o tanque de combustível. Entraram, segundo o leitor da bomba de combustível, 52,9L de gasolina. A situação era o Golf  com o ponteiro do mostrador de combustível estacionado no fim de  curso da reserva, e apontando 0Km de autonomia no computador de bordo. Mandei completar, como sempre, com a parada de gatilho no automático. Geralmente entra entre 49L e 51L. Dessa vez entrou 52,9L. Pergunto eu: Qual deve ser a real capacidade máxima de armazenamento do tanque Golf? O manual aponta para 50L, mas eu sei que tem a margem de tunel de abastecimento. Porque, com a "nossa gasolina" custando os escrotildos R$ 5,79/L, cada gota tá valendo ouro. Será que fui roubado em cerca de 1,5L, mais ou menos, de gasolina?
 
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Foi roubado!!!
No momento que ele indica 0 km de autonomia, anda tem alguma coisa no tanque, pois o carro continua andando.

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Tb acho que te passaram a perna meu xará com um L.

Não sei se te contei, mas em 2019 fiz uma viagem para Bonito, chegando em Presidente Prudente/Presidente Venceslau, parei num posto Shell, dei uma rápida busca no site da Shell e posto cadastrado. Leve olhada no google e pessoal falando que não houve problemas com o combustível do local.

Parei na bomba da aditivada e mandei completar. Como de costume, acompanho o abastecimento atrás do carro e ja fico preenchendo o valor do KM do carro e preço por litro do combustível no App que uso.
Quando o bico desarmou, olhei os Litros que entrou no tanque, coloco no App e ele ja me da o valor total do combustível.

Olho na bomba e o valor era diferente que tinha no App. Olho os litros da bomba e estavam a mais. Enquanto isso frentista estava la na frente jogando agua no parabrisa. Ficou olhando e a cada 3s, a bomba aumentava em 100ml o que entrou no tanque e isso com o bico desarmado, ou seja, fui roubado na cara dura, mas como estava no início da viagem, nem me estressei. Liguei o carro para acionar o ar condicionado e fui pagar, com o sentimento de que fui extorquido em pelo menos 1L de suco de dinossauro...

Abraços.

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Considerando que o tanque estaria completamente vazio. Qual deve ser o limite que deve entrar, considerando o stop do gatilho da bomba de combustível Porque não creio que o posto tenha roubado combustivel propositalmente não. Abasteço lá há uns 12 anos. Todos os funcionários já sabem até qual é a minha rotina (saio do carro sempre), a bomba que vou usar, o tipo de combustível, e que eu sempre completo o tanque. Mas foi a primeira vez, nesses 8 anos de uso do Golf, que abasteci com computador acusando 0km de autonomia.

Vi esse vídeo polêmico, e fiquei intrigado.

 

 

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Considerando que o tanque estaria completamente vazio. Qual deve ser o limite que deve entrar, considerando o stop do gatilho da bomba de combustível Porque não creio que o posto tenha roubado combustivel propositalmente não. Abasteço lá há uns 12 anos. Todos os funcionários já sabem até qual é a minha rotina (saio do carro sempre), a bomba que vou usar, o tipo de combustível, e que eu sempre completo o tanque. Mas foi a primeira vez, nesses 8 anos de uso do Golf, que abasteci com computador acusando 0km de autonomia.
Vi esse vídeo polêmico, e fiquei intrigado.
 
 
Não conheço a engenharia de fluidos, mas se o tempo tiver frio, a densidade da gasolina muda?

Não sei se estou falando besteira...

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Não conheço a engenharia de fluidos, mas se o tempo tiver frio, a densidade da gasolina muda?

Não sei se estou falando besteira...

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A densidade de qualquer fluido muda com a temperatura. Mas no caso da gasolina, com a variação da temperatura ambiente, é algo totalmente desprezível. Não é algo mensurável num tanque de combustível.

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  • 3 weeks later...

Há alguma explicação meu motor não apresentar nenhum tipo de anomalia? A tal borra “inevitável”, os bicos injetores, as bobinas... não falham porquê?

Não consigo imaginar para onde está indo o carvão que dizem que impregnam nas câmaras de combustão dos TSIs.

Juro para vocês, o carro está tão vigoroso, responsivo, e silencioso, quanto era aos 0km.


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Há alguma explicação meu motor não apresentar nenhum tipo de anomalia? A tal borra “inevitável”, os bicos injetores, as bobinas... não falham porquê?

Não consigo imaginar para onde está indo o carvão que dizem que impregnam nas câmaras de combustão dos TSIs.

Juro para vocês, o carro está tão vigoroso, responsivo, e silencioso, quanto era aos 0km.


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E a correia dentada ja trocou??? [emoji28]

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Há alguma explicação meu motor não apresentar nenhum tipo de anomalia? A tal borra “inevitável”, os bicos injetores, as bobinas... não falham porquê?

Não consigo imaginar para onde está indo o carvão que dizem que impregnam nas câmaras de combustão dos TSIs.

Juro para vocês, o carro está tão vigoroso, responsivo, e silencioso, quanto era aos 0km.


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Se a correia dentada ainda é a original, a resposta certa é: você é um mago!

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11 horas atrás, anghinoni disse:

Só falo uma coisa:

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Sério, eu ainda não acredito que essa correia vá romper de repente não. A única questão perigosa é apenas a idade dela. Fora isso, ela não aparente ter qualquer desgaste severo. 

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Sério, eu ainda não acredito que essa correia vá romper de repente não. A única questão perigosa é apenas a idade dela. Fora isso, ela não aparente ter qualquer desgaste severo. 
Acredito que o maior risco dela está nas fibras internas se romperem, porque a parte da borracha só está ali para o sincronismo com os dentes. As fibras internas não ficam expostas. Apenas as laterais e sutilmente.
Se começar a perder os dentes, corre o risco de perder a sincronia.

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Mas realmente quero entender essa questão da carbonização. Tenho essas variáveis interessantes:

 

1 - De acordo com o meu controle, o motor do Golf explodiu 12.500L de gasolina aditivada. Vejam bem: doze mil e quinhentos litros de combustível!

2 - Nunca ocorreu troca de filtro de combustível, porque ele simplesmente inexiste como ítem de manutenção nessa versão do Golf. Aqui lembro que se trata de um Golf Monocombustível, ou seja, movido exclusivamente à gasolina.

 

3 - As bobinas ainda são as originais, e não apresentam a mínima evidência de falha.

4 - O carro foi comprado em novembro de 2013. Temos aí praticamente 8 anos de operação.

5 - Não estou imune a não enfrentar engarrafamentos. Não é uma constante do meu cenário de trânsito cotidiano, mas sempre existiu com alguma variação de intensidade.

6 - Nunca fiz limpeza de bicos. Na verdade, nunca fiz limpeza de bicos injetores em nenhum carro que possui. Parto to princípio que isso é função do detergente da gasolina.

 7 - Não uso milibosta nos motores. Sim, milibosta! Nunca acreditei nessa baboseira. E já rodei 180kkm num gol, 280kkm num fit, 300kkkm (Strada do Sogro), 160kkm (new fit), 200KKM no Golf... enfim, é KKM pra caralho, em carros com motores diferentes, e eles nunca deram problema em nada. Então, esse milibosta, no meu entendimento, deve ser um pega-bobo já que os meus veículos nunca deram problema, e nunca conheceram o líquido mágico.

8 - Também não usei flush "sei lá o que dás contas", october sei lá o quê, para aumentar octanagem de nenhum tanque de gasolina que utilizei no Golf.

9 - O motor sofreu apenas a manutenção regulares: troca de óleo (a cada 11kkm), troca de velas, e 1 troca de filtro de ar, e mais nada e 2 orings ridículas.

Então, se eu não fiz nada de mais com a manutenção desse motor, porque diabos ele não tem uma tendência de sofrer, perdendo desempenho, consumindo mais combustível, apresentando algum comportamento estranho, ruído, sei lá. 

Estou profundamente intrigado com essa questão da carbonização, diante de uma cenário tão bizarro de tempo, e com uso tão frequente do carro. Será que é a gasolina aditivada que está influenciando na vida útil do motor?

 

Em tempo: não acredito em sorte. Um carro que faz 860Km/tanque certamente não está com problemas.

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Mas realmente quero entender essa questão da carbonização. Tenho essas variáveis interessantes:
 
1 - De acordo com o meu controle, o motor do Golf explodiu 12.500L de gasolina aditivada. Vejam bem: doze mil e quinhentos litros de combustível!
2 - Nunca ocorreu troca de filtro de combustível, porque ele simplesmente inexiste como ítem de manutenção nessa versão do Golf. Aqui lembro que se trata de um Golf Monocombustível, ou seja, movido exclusivamente à gasolina.
 
3 - As bobinas ainda são as originais, e não apresentam a mínima evidência de falha.
4 - O carro foi comprado em novembro de 2013. Temos aí praticamente 8 anos de operação.
5 - Não estou imune a não enfrentar engarrafamentos. Não é uma constante do meu cenário de trânsito cotidiano, mas sempre existiu com alguma variação de intensidade.
6 - Nunca fiz limpeza de bicos. Na verdade, nunca fiz limpeza de bicos injetores em nenhum carro que possui. Parto to princípio que isso é função do detergente da gasolina.
 7 - Não uso milibosta nos motores. Sim, milibosta! Nunca acreditei nessa baboseira. E já rodei 180kkm num gol, 280kkm num fit, 300kkkm (Strada do Sogro), 160kkm (new fit), 200KKM no Golf... enfim, é KKM pra caralho, em carros com motores diferentes, e eles nunca deram problema em nada. Então, esse milibosta, no meu entendimento, deve ser um pega-bobo já que os meus veículos nunca deram problema, e nunca conheceram o líquido mágico.
8 - Também não usei flush "sei lá o que dás contas", october sei lá o quê, para aumentar octanagem de nenhum tanque de gasolina que utilizei no Golf.
9 - O motor sofreu apenas a manutenção regulares: troca de óleo (a cada 11kkm), troca de velas, e 1 troca de filtro de ar, e mais nada e 2 orings ridículas.
Então, se eu não fiz nada de mais com a manutenção desse motor, porque diabos ele não tem uma tendência de sofrer, perdendo desempenho, consumindo mais combustível, apresentando algum comportamento estranho, ruído, sei lá. 
Estou profundamente intrigado com essa questão da carbonização, diante de uma cenário tão bizarro de tempo, e com uso tão frequente do carro. Será que é a gasolina aditivada que está influenciando na vida útil do motor?
 
Em tempo: não acredito em sorte. Um carro que faz 860Km/tanque certamente não está com problemas.
Seu carro está redondo!
Show!
Parabéns!
Gostaria de ver um DSG assim!

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Mas é a carbonização? Qual é a tese para o meu carro não estar sofrendo com ela? Por quê o meu Golf não está sendo afetado?


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Creio que o seu e muitos outros não sofrem. Pode ser que esteja mais atrelada ao regime de uso (muitas partidas de 10 minutos) e a qualidade da gasolina. Embora a injeção seja direta, logo, a gasolina não passa nas válvulas, "limpando-as", se ela for de má qualidade, ela poderá "lavar" os cilindros na fase fria do carro e se misturar ao óleo e os vapores do cárter deste cocktail promover a famigerada carbonização.

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Mas é a carbonização? Qual é a tese para o meu carro não estar sofrendo com ela? Por quê o meu Golf não está sendo afetado?


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Eu acho que você só vai saber se está com carbonização o dia que vc retirar o duto de admissão e olhar.

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Eu acho que você só vai saber se está com carbonização o dia que vc retirar o duto de admissão e olhar.

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Sim, verdade!
Mas o carro dele não apresenta sintomas de carbonizacao.
O rendimento está ótimo!

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Falando em carbonização, o meu tem 32.000Km, comprado em abril 14, e tem uso MUITO SEVERO, só na cidade, nem esquenta e já é desligado.
O escapamento SEMPRE ficou completamente limpo, se passar um dedo internamente, nem suja de fuligem.
Isso é bom ou ruim? (a falta de fuligem, pois o uso severo sei que é).
Será que está acumulando carvão/fuligem em outros locais (duto admissão, etc)?

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  • 1 year later...

No meu carro, (GTi MK7.1), deixo chegar na reserva e abasteço, normalmente rodo na média de 618km a cada abastecimento…

e mesmo assim quando abasteço entram 53L, 54L, já entraram até mesmo 55L, e abasteço em postos diferentes…

(Moro na europa {Luxemburgo} e aqui tanto os postos quanto o combustível são extremamente confiáveis, 95oct ou 98oct, costumo variar, ou seja, sem margem para roubarem, até porque sou eu mesmo que abasteço e controlo isso!!)

 

POREM… quando abasteço, encho o tanque até a boca mesmo, ou seja, já por ai pode dar uma diferença de 2L de quando abastece no gatilho automático… mas também fiquei surpreso com isso, achava que só entrava 50L.

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No meu carro, (GTi MK7.1), deixo chegar na reserva e abasteço, normalmente rodo na média de 618km a cada abastecimento…
e mesmo assim quando abasteço entram 53L, 54L, já entraram até mesmo 55L, e abasteço em postos diferentes…
(Moro na europa {Luxemburgo} e aqui tanto os postos quanto o combustível são extremamente confiáveis, 95oct ou 98oct, costumo variar, ou seja, sem margem para roubarem, até porque sou eu mesmo que abasteço e controlo isso!!)
 
POREM… quando abasteço, encho o tanque até a boca mesmo, ou seja, já por ai pode dar uma diferença de 2L de quando abastece no gatilho automático… mas também fiquei surpreso com isso, achava que só entrava 50L.
Sabe que enchendo até a boca pode danificar o cânister, né? Como faz isso frequentemente, já pode estar danificado.

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