Ferramentas para Manutenção Básica

iCardeX

Recommended Posts

Acompanhando!

A caixa de ar do filtro o pessoal onde troco oleo as vezes remove com um alicate comum mesmo. Importante não soltar a abraçadeira encima das mangueiras, pois elas são moles e irão se amassar. Solte pra cima da caixa de ar mesmo.

Mas eles também tem um alicate mais apropriado, que fixa melhor a braçadeira. Se não for exatamente esse, é bem parecido:

http://www.ferramentaskennedy.com.br/loja/produto/16/5310/101215-raven-alicate-para-abracadeiras-elasticas-dos-sistemas-de-arrefecimento-e-ar-condicionado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, iCardeX disse:

Alguém poderia me informar quais ferramentas eu preciso comprar para:

1 - Liberar as abraçadeiras do contêiner do filtro de ar do motor.

2 - Remover e atarraxar as velas de ignição, de maneira que eu possa aplicar o torque correto.

46 minutos atrás, Willy disse:

Acompanhando!

A caixa de ar do filtro o pessoal onde troco oleo as vezes remove com um alicate comum mesmo. Importante não soltar a abraçadeira encima das mangueiras, pois elas são moles e irão se amassar. Solte pra cima da caixa de ar mesmo.

Mas eles também tem um alicate mais apropriado, que fixa melhor a braçadeira. Se não for exatamente esse, é bem parecido:

http://www.ferramentaskennedy.com.br/loja/produto/16/5310/101215-raven-alicate-para-abracadeiras-elasticas-dos-sistemas-de-arrefecimento-e-ar-condicionado

Vamos lá meu chapa com um L só...

O alicate que o @Willy postou deve ser apropriado, mas também pode-se usar um desses que tenha trava, aí não precisa se preocupar muito em soltar na mangueira:

Ja sobre as velas, o ideal é ter um torquimetro mesmo.

Aqui no Brasil, encontrei um torquímetro de estalo por cerca de 100 reais no ML, entretanto comprei um no amazon, infelizmente ele ainda não chegou:

https://www.amazon.com/dp/B01EWHCLGW/ref=wl_it_dp_o_pC_nS_ttl?_encoding=UTF8&colid=13O7C2IOQX77V&coliid=I1CEXEGLPCD4CA&psc=1

Nesse kit ja vem com os adaptadores de redução, Torque de 13.6-203.5 Nm com precisão de mais ou menos 4%. Vi um comparativo dele com um semelhante da marca Snap-on que é quase 2 x mais caro. Tinha pouca diferença entre os dois, mas o próprio avaliador recomendou ele.

Lembrando que o torquímetro deve ser usado apenas para dar torque e não retirar o parafuso/vela.

No seu caso, seria comprar apenas o cachimbo e uma outra catraca para retirar a vela.

Adiantando o seu tópico, também comprei um Kit para retirar e apertar os parafuso da roda:

https://www.amazon.com/dp/B00944N154/ref=wl_it_dp_o_pd_nS_ttl?_encoding=UTF8&colid=13O7C2IOQX77V&coliid=I163LZ1KXT4RJK

Abraços.

Link para o comentário

Tem como utilizar essa ferramenta para retirada(depois de desatarraxada) e colocação das velas de ignição

http://www.casadomecanico.com.br/chave-flexivel-para-retirar-e-colocar-vela-de-ignicao-16-e-21mm-philadelfia-p5354/

É bom para retirada das velas de difícil acesso, mais o primordial é na colocação das novas velas, ela entra na manteiga, tem o fino trato de recolocar a vela  alinhadinha. Não havendo o perigo dela entrar enjambrada e FUDER com a rosca do cabeçote. Lembrando que ela serve como CONDUTOR, uma espécie de guia. Vamos dizer assim; Um perfeito alinhamento tanto da rosca das velas quanto da rosca do cabeçote. Logo em seguida o aperto com ferramental específico.

Caso queira também, e não esteja a fim de gastar. Pode-se pegar um pedacinho de mangueira flexível que encaixe de acordo com a parte de cima das velas que dará certo igual e fará a mesma função. Creio que valha a pena esse segundo modo mais barato, até pq é tão somente de 60 em 60 mil km que se faz tal procedimento.

Link para o comentário

Na revisão dos 120.000Km só troquei o óleo e os discos de freio. 

Cada "serviço" custou R$ 170,00, então, paguei R$ 340,00 de mão de obra.

A correia dentada vai para a revisão dos 160k, as velas para a revisão dos 140k e o filtro de ar do motor para a revisão dos 180k.

Velas e o filtro do ar, comprarei as ferramentas, e eu mesmo vou realizar as substituições.

Link para o comentário

42 minutos atrás, iCardeX disse:

Na revisão dos 120.000Km só troquei o óleo e os discos de freio. 

Cada "serviço" custou R$ 170,00, então, paguei R$ 340,00 de mão de obra.

A correia dentada vai para a revisão dos 160k, as velas para a revisão dos 140k e o filtro de ar do motor para a revisão dos 180k.

Velas e o filtro do ar, comprarei as ferramentas, e eu mesmo vou realizar as substituições.

Até lá essas velas "rodarão" 80.000km. Na minha humilde opinião as nossas velas aguentam bem mais do que o recomendável e bem mais do que esses oitenta mil. O ideal mesmo é pegar essas velas quando forem trocadas e medir o desgaste delas.

@Bereba, @anghinoni1982 ou alguém aqui no clube, saberia informar a tolerância de desgaste de abertura das velas de platina dos nossos Golf's?

Link para o comentário

7 minutos atrás, Sobrinho disse:

Até lá essas velas "rodarão" 80.000km. Na minha humilde opinião as nossas velas aguentam bem mais do que o recomendável e bem mais do que esses oitenta mil. O ideal mesmo é pegar essas velas quando forem trocadas e medir o desgaste delas.

@Bereba, @anghinoni1982 ou alguém aqui no clube, saberia informar a tolerância de desgaste de abertura das velas de platina dos nossos Golf's?

Uma imagem, vale mais que um sorvete...

Captura-de-Tela-2012-07-24-%C3%A0s-17.50

Link para o comentário

1 hora atrás, anghinoni1982 disse:

Uma imagem, vale mais que um sorvete...

Captura-de-Tela-2012-07-24-%C3%A0s-17.50

Sim, entendo.

O correto é trocar com 60mil(engenharia mandou, vamos obedecer) mesmo. Mas a minha dúvida e indagação era só fator curiosidade mesmo. As minhas já está indo rumo à 65mil km(galera do ccs nem sinal ainda das velas). Não pode é ficar postergando 30/50mil km além do recomendável. Caso contrário o bixim começa a beber igual o João Cana Brava e corre o risco de levar além túmulo uma bobina junto.

Link para o comentário

Sim, entendo.

O correto é trocar com 60mil(engenharia mandou, vamos obedecer) mesmo. Mas a minha dúvida e indagação era só fator curiosidade mesmo. As minhas já está indo rumo à 65mil km(galera do ccs nem sinal ainda das velas). Não pode é ficar postergando 30/50mil km além do recomendável. Caso contrário o bixim começa a beber igual o João Cana Brava e corre o risco de levar além túmulo uma bobina junto.

Até que o veículo demonstre o contrário, vou elevar a vida útil das velas e dos outros componentes. Não há absolutamente nada de errado com a força do motor e o consumo de combustível.

070ecc8a914406d5b3be60bce4e947ec.jpg

As últimas 99 horas de trabalho do motor, com uma velocidade média "real" também não apresentam números terríveis...

96b14c0fde44d19c7f168c531857e092.jpg

E o ponteiro tanque voa lento...

9f5d74de77786671295c5ea54339a0cf.jpg

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link para o comentário

1 hora atrás, iCardeX disse:

Até que o veículo demonstre o contrário, vou elevar a vida útil das velas e dos outros componentes. Não há absolutamente nada de errado com a força do motor e o consumo de combustível.

070ecc8a914406d5b3be60bce4e947ec.jpg

As últimas 99 horas de trabalho do motor, com uma velocidade média "real" também não apresentam números terríveis...

96b14c0fde44d19c7f168c531857e092.jpg

E o ponteiro tanque voa lento...

9f5d74de77786671295c5ea54339a0cf.jpg

Já que vc vai passar a praticar O Faça Vc Mesmo. Seria interessante descobrir(volto a bater nessa tecla) a tolerância de desgaste da vela. Existe uma ferramenta específica que mensura o desgaste do eletrodo(não me recordo o nome), não sei se é calibre de folgas. Existem vários modelos, de lâminas(iguais aquelas para medir e regular folga de válvulas dos motores Honda) e outras  estilos "moedas". Essas ferramentas mensuram  a folga entre o  eletrodo externo ou massa em relação ao eletrodo central. Esse eletrodo central pode ter um ou dois eletrodos. Nos Golf's velas de platina, não sei se é um ou dois eletrodos central. Parece que é um.

Link para o comentário

Quantos centésimos de empeno?

Nem conferi. Como sempre arrumam 1001 desculpas para apresentar o ferramental e realizar qualquer mensuração. Por isso, nem quiz que tocassem nas velas. Se o disco estava empenado ou exageradamente gasto, ou com vida útil, jamais saberei.

As pastilhas apresentaram irregularidade de desgaste no disco esquerdo.

Link para o comentário

6 minutos atrás, iCardeX disse:

As pastilhas apresentaram irregularidade de desgaste no disco esquerdo.

Saberia dizer se é o lado de "fora" ou de "dentro" do disco?

Vou retificar....As duas pastilhas do lado esquerdo se desgastaram por igual(mais) em referência  às da direita?

Link para o comentário

Saberia dizer se é o lado de "fora" ou de "dentro" do disco?
Vou retificar....As duas pastilhas do lado esquerdo se desgastaram por igual(mais) em referência  às da direita?

Na verdade os 2 discos "parecem" possuir uma pequena área (de mesmo tamanho) sem contato para desgaste da pastilha. Essa área circular mais perto do centro.

1f41602b91429ee555d3675ea2ba066b.jpg

b37bc9afd5dfb987a9edfd3e957b4437.jpg

Não sei se é alguma ilusão de ótica ou se é característico desse disco. Ou mesmo se são ambas pastilhas coma alguma irregularidade.

Link para o comentário

6 minutos atrás, iCardeX disse:

Na verdade os 2 discos "parecem" possuir uma pequena área (de mesmo tamanho) sem contato para desgaste da pastilha. Essa área circular mais perto do centro.

1f41602b91429ee555d3675ea2ba066b.jpg

b37bc9afd5dfb987a9edfd3e957b4437.jpg

Não sei se é alguma ilusão de ótica ou se é característico desse disco. Ou mesmo se são ambas pastilhas coma alguma irregularidade.

Sim, entendi o que vc quis dizer.

MAS, creio que  são assim mesmo o contato das pastilhas ao disco. Elas não pegam toda a superfície(área dos discos), me corrijam caso eu esteja enganado. Elas ficam perpendicular(não sei se é esse o termo correto) em relação aos discos.

Vc tinha relatado desgastes irregular das pastilhas, tem fotos?

Link para o comentário

3 minutos atrás, iCardeX disse:

Outra coisa que reparei é que o disco lado esquerdo, está com um aspecto muito oleoso. O do lado direito está um pouco oleoso, mas pouco coisa. Tanto que na foto acima, passei o dedo e "borrei" ambos os disco. Mas o da esquerda borra com mais facilidade.

Alan,

Andei pesquisando uns tempos atrás a respeito de pastilhas de freio. As ditas cujas do meio para o final, o material de composição delas, é meio que diferente quando novas. Não sei se é esse o seu caso. Mais quanto menos material de atrito tiver nas pastilhas, ela vai ficando muito mais duras(material restante) e vai que "judiando" dos discos de freios.

Link para o comentário

Agora, Sobrinho disse:

Sim, entendi o que vc quis dizer.

MAS, creio que  são assim mesmo o contato das pastilhas ao disco. Elas não pegam toda a superfície(área dos discos), me corrijam caso eu esteja enganado. Elas ficam perpendicular(não sei se é esse o termo correto) em relação aos discos.

Vc tinha relatado desgastes irregular das pastilhas, tem fotos?

Sobrinho, o disco anterior estava perfeitamente limado. Da borda ao centro não dava para perceber arco algum. Esses discos Freemax são muito baratos mas não possuem a mesma qualidade dos originais. O original depois de usado sempre brilhava como aço escovado. Isso estou falando de 0 a 120.000Km. Esses da freemax tem essa cor esquisita e esse aspecto oleoso que me deixe intrigado.

Link para o comentário

Agora, iCardeX disse:

Sobrinho, o disco anterior estava perfeitamente limado. Da borda ao centro não dava para perceber arco algum. Esses discos Freemax são muito baratos mas não possuem a mesma qualidade dos originais. O original depois de usado sempre brilhava como aço escovado. Isso estou falando de 0 a 120.000Km. Esses da freemax tem essa cor esquisita e esse aspecto oleoso que me deixe intrigado.

Putz! Me desculpe, comi bola. Esses são os novos!!! Vacilei.

Link para o comentário

2 minutos atrás, iCardeX disse:

Quantos km, rodastes mais ou menos, com esses Fremax?

Link para o comentário

7 minutos atrás, iCardeX disse:

O antigo era "lindo" de se ver...

cb19eaafd2a71fd4f6036f5a5bf3c3e8.jpg

Até a cor da liga metálica era diferente. Nada que vê com esse novos.

Os meus eu vou querer. Vou tentar mandar fazer um relógio de parede(mandar o maluco colocar os ponteiros e o porta pilhas atrás). O orelhudo lá de BH, ganhou um disco perfurado(eslotado) de  uma Ferrari(salvo engano) nesse estilo. Achei bacana. Vou tentar por aqui, em um modo mais simplório(disco de Golf), tentar fazer um tic tac.

Esses discos dianteiros são lindos e parrudos mesmo. Quando vou balancear todos elogiam o tamanhico dele.

Link para o comentário

5 minutos atrás, Sobrinho disse:

Os meus eu vou querer. Vou tentar mandar fazer um relógio de parede(mandar o maluco colocar os ponteiros e o porta pilhas atrás). O orelhudo lá de BH, ganhou um disco perfurado de  uma Ferrari(salvo engano) nesse estilo. Achei bacana. Vou tentar por aqui, em um modo mais simplório(disco de Golf), tentar fazer um tic tac.

Esses discos dianteiros são lindos e parrudos mesmo. Quando vou balancear todos elogiam o tamanhico dele.

Se os discos custassem R$ 500,00 cada, eu até pagava sem choro...

Não dá para testar esses freemax porque com os pneus de 123.000km, a ideia beira a estupidez. 

Queria elevar a velocidade para 200Km/h, e sentar o freio para ver de qualé.

Link para o comentário

Agora, iCardeX disse:

Se os discos custassem R$ 500,00 cada, eu até pagava sem choro...

Não dá para testar esses freemax porque com os pneus de 123.000km, a ideia beira a estupidez. 

Queria elevar a velocidade para 200Km/h e sentar o freio ver de qualé.

Alan, não faça isso não! Não é devido os pneus e sim ao "assentamento" legal desse novo material(apesar de ser tão somente os discos).

Será que eles não requerem uma certa km para sentar(frear) a bota e frear, dando aquelas beliscadas com gosto?

Link para o comentário