• 0

Depois da GM, Fiat 'paquera' Volkswagen por plano de fusão, mas é rejeitada


Bereba

Pergunta

http://g1.globo.com/carros/salao-de-genebra/2017/noticia/depois-da-gm-fiat-paquera-volkswagen-por-plano-de-fusao-mas-e-rejeitada.ghtml

 

 

Depois da GM, Fiat 'paquera' Volkswagen por plano de fusão, mas é rejeitada

'Chefão' da FCA mirou a alemã após compra da Opel pela PSA, mas presidente da Volks disse que tem outros problemas nos quais pensar.


Por G1, com Reuters

08/03/2017 13h42  Atualizado há 18 horas

Matthias Muller, da Volkswagen (à dir), e Sergio Marchionne, da Fiat Chrysler, em Genebra (Foto: AP/Reuters)

 

AFiat Chrysler recebeu, na última terça-feira (7), o segundo "fora" na procura por um parceiro para formar uma gigante automotiva.

Depois de comprar a americana Chrysler, um negócio concluído em 2014, a Fiat começou a "paquerar" a General Motors, mas levou um "não" no ano passado. Nesta semana, após o anúncio da venda da Opel, o "braço" europeu da GM, para a Peugeot Citroën (PSA), o "chefão" da Fiat Chrysler mirou na Volkswagen.

Sergio Marchionne disse, durante o Salão de Genebra, que a Volkswagen será a mais atingida nessa negociação. Isso porque, contando com as vendas da Opel, a PSA se tornará o segundo maior grupo automotivo na Europa, superando a Renault-Nissan.

Uma junção da Volkswagen com a Fiat criaria uma empresa líder na Europa, com cerca de 30% de participação de mercado, além de fortalecer a Volks no mercado americano.

Mas o presidente-executivo da montadora alemã, Matthias Mueller, tratou de derrubar rapidamente essa ideia.

 

"Não estamos prontos para conversar sobre nada disso... temos outros problemas", respondeu à agência Reuters. "Faz meses que não vejo o Marchionne."

 

 

'Dieselgate' custa caro

 

A Volkswagen ainda lida com graves consequências do escândalo do diesel: apesar de ter tirado da Toyota o título de montadora que mais vende no mundo, em 2016, a empresa viu o lucro diminuir por causa dos gastos com acordos na Justiça e recalls envolvendo os motores a diesel.

Desde setembro de 2015, quando o "dieselgate" veio à tona, envolvendo 11 milhões de veículos em todo o mundo, a Volkswagen tem se esforçado para limpar sua imagem, focando em outros segmentos, como o de carros elétricos.

 

Dividindo custos

 

Marchionne, da Fiat, defende que as montadoras precisam se juntar para dividir custos de motores com emissões mais baixas e do desenvolvimento de tecnologia. "Você precisa ter escala (de produção) ou vai acabar com um retorno muito baixo", disse, na última terça.

 

Mas Muller disse à Reuters que escala não é uma prioridade para a Volkswagen. "Na minha opinião, tamanho não importa", afirmou. "Sempre disse que volume não é nosso maior objetivo. Queremos ter sucesso em todas as frentes."

Em Genebra, Dan Ammann, presidente da GM, reforçou que a empresa não considera se fundir com a FCA. "Não estávamos interessados antes e muito menos agora", resumiu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 resposta a esta questão

Recommended Posts

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...