abrahim

Problemas bomba de agua e aviso EPC e injeção

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Bom dia pessoal, 

Meu carro é um golf 13/14 highline 1.4 alemão.

Sempre faço revisão na concessionária, porém na última revisão o chefe de oficina me alertou sobre a bomba de água que estava vazando.

Perguntei o preço e ficaria em torno de 3500 o serviço de substituição.

Olhei aqui no fórum e fiz o que todos fizeram, substitui por uma bomba de um fox, encaixou perfeitamente, a mão de obra ficou R$ 300 e a bomba com a correia e aditivo uns R$ 750.

O mecânico que substituiu não reparou vazamento, porém percebeu óleo no compartimento próximo da correia, conforme ilustrado na fotografia.

Apesar do carro ficar ok, apareceu a luz da injeção e do EPC, voltei nele e pediu para voltar na segunda pois poderia ser que o carro estava "reconhecendo" a nova peça.

Fui na concessionária, o chefe da oficina conseguiu passar o leitor e apagar, porém assim que eu saí de lá voltou os avisos.

Voltarei lá na segunda (concessionária) para deixar o carro lá, não quero arriscar e deixar com o mecânico que fez o serviço.

Algum colega já passou por isso? Se já pode me ajudar?

Assim que tiver novidades eu passo aqui e deixo a solução desse BO.

A seguir fotografias da bomba nova, da bomba substituída e do aviso no painel

image1 (4).PNG

image4.PNG

image2.PNG

image3 (3).JPG

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Parece coincidência mas os defeitos vão aparecendo com o uso/tempo. Meu alemão 14/15 está realizando a troca da bomba d'água nessa semana. 14 dias parados. Em janeiro ficou 20 por causa da bateria.... agora só me falta o câmbio dsg 7 ... ou outras surpresas que possam aparece. 33 mil km e essa bomba me faz isso. Nem vou falar que já rodei 100 mil km sem sustos num sigma 1.6 do focus.


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Voltei na concessionária, segundo o chefe de oficina o problema é a correia dentada fora de sincronismo, e não tem nada a ver com a troca da bomba de água.

Alguém já teve esse mesmo problema?

O conserto ficou 2,5 h de mão de obra (+- R$ 500) + R$ 350 de anéis de vedação e parafusos.

 

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Voltei na concessionária, segundo o chefe de oficina o problema é a correia dentada fora de sincronismo, e não tem nada a ver com a troca da bomba de água.
Alguém já teve esse mesmo problema?
O conserto ficou 2,5 h de mão de obra (+- R$ 500) + R$ 350 de anéis de vedação e parafusos.
 

Correia só sai de sincronismo se mexeram no carro. Você trocou essa correia?

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Bom dia pessoal, 
Meu carro é um golf 13/14 highline 1.4 alemão.
Sempre faço revisão na concessionária, porém na última revisão o chefe de oficina me alertou sobre a bomba de água que estava vazando.
Perguntei o preço e ficaria em torno de 3500 o serviço de substituição.
Olhei aqui no fórum e fiz o que todos fizeram, substitui por uma bomba de um fox, encaixou perfeitamente, a mão de obra ficou R$ 300 e a bomba com a correia e aditivo uns R$ 750.
O mecânico que substituiu não reparou vazamento, porém percebeu óleo no compartimento próximo da correia, conforme ilustrado na fotografia.
Apesar do carro ficar ok, apareceu a luz da injeção e do EPC, voltei nele e pediu para voltar na segunda pois poderia ser que o carro estava "reconhecendo" a nova peça.
Fui na concessionária, o chefe da oficina conseguiu passar o leitor e apagar, porém assim que eu saí de lá voltou os avisos.
Voltarei lá na segunda (concessionária) para deixar o carro lá, não quero arriscar e deixar com o mecânico que fez o serviço.
Algum colega já passou por isso? Se já pode me ajudar?
Assim que tiver novidades eu passo aqui e deixo a solução desse BO.
A seguir fotografias da bomba nova, da bomba substituída e do aviso no painel
image1 (4).PNG
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image3 (3).JPG



E aeeee ?
Amigo, tenho visto varias ofertas de peças no ML de Goft que deu "PT", e tals, se fosse comigo eu teria tentado a compra da bomba correta para a maq, pelo ML, veja o link:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-820602237-carcaca-bomba-dagua-valvula-termost-audi-golf-jetta-tiguan-_JM

dde355ad3fc672a384de955639a485da.jpg

Ahhhhh ... braços


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Em 12/03/2017 at 10:06 PM, Haroldo disse:

Parece coincidência mas os defeitos vão aparecendo com o uso/tempo. Meu alemão 14/15 está realizando a troca da bomba d'água nessa semana. 14 dias parados. Em janeiro ficou 20 por causa da bateria.... agora só me falta o câmbio dsg 7 ... ou outras surpresas que possam aparece. 33 mil km e essa bomba me faz isso. Nem vou falar que já rodei 100 mil km sem sustos num sigma 1.6 do focus.


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Fala irmão,

Em meu caso, não notei baixa no reservatório de água. Portanto o carro não ficou parado.... fiz a substituição somente pelo alerta do chefe de oficina.

A oficina particular que substitui não notou o vazamento.... mas como já tinha sido desmontado acabei trocando logo. De qualquer forma a bomba antiga apresentava folga no rolamento e presença de óleo na parte da correia.... logo não quis arriscar!

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12 horas atrás, RicW disse:


Correia só sai de sincronismo se mexeram no carro. Você trocou essa correia?

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Fala irmão,

então.... como eu realizei a troca da bomba de água foi preciso fazer a substituição da correia desta que fica sincronizada com mais duas ( a de partida do motor e a do ar condicionado). Acredito que quando o mecânico montou novamente ele não sincronizou corretamente as três. Por isso o motivo de acender as luzes.

Resumindo.... o barato saiu caro. Mas mesmo assim saiu metade do valor que eu iria pagar para fazer na concessionária.

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19 minutos atrás, abrahim disse:

Fala irmão,

então.... como eu realizei a troca da bomba de água foi preciso fazer a substituição da correia desta que fica sincronizada com mais duas ( a de partida do motor e a do ar condicionado). Acredito que quando o mecânico montou novamente ele não sincronizou corretamente as três. Por isso o motivo de acender as luzes.

Resumindo.... o barato saiu caro. Mas mesmo assim saiu metade do valor que eu iria pagar para fazer na concessionária.

Mas a bomda d'agua desse motor, fica do lado oposto a correia de sincronismo (dentada).

foto de um motor EA211:

imagem610.jpg

http://www.vwbr.com.br/ImprensaVW/Release.aspx?id=f8ccc767-bd89-4344-a2ed-6e768f839173

Ou estou falando asneira @RicW?

Abraços!

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4 horas atrás, Ailton Almeida disse:

 

 


E aeeee ?
Amigo, tenho visto varias ofertas de peças no ML de Goft que deu "PT", e tals, se fosse comigo eu teria tentado a compra da bomba correta para a maq, pelo ML, veja o link:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-820602237-carcaca-bomba-dagua-valvula-termost-audi-golf-jetta-tiguan-_JM

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Ahhhhh ... braços


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Então irmão.... verifiquei a oferta e parece que é de golf tsi 2.0, o meu é 1.4.

Mesmo assim lí muitas postagens aqui no fórum a respeito e todos conseguiram sucesso na substituição.

Além disso verifiquei as duas bombas e realmente não há diferença. Quem quiser as fotos das bombas (original e a do fox) em resolução maior posso mandar por email. O mecânico também falou que encaixou perfeitamente, se há alguma diferença pode ser que é alguma divisão interna. Mas acredito que se não desse certo, os colegas já haveriam postado algo a respeito.

 

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34 minutos atrás, anghinoni1982 disse:

Mas a bomda d'agua desse motor, fica do lado oposto a correia de sincronismo (dentada).

foto de um motor EA211:

imagem610.jpg

http://www.vwbr.com.br/ImprensaVW/Release.aspx?id=f8ccc767-bd89-4344-a2ed-6e768f839173

Ou estou falando asneira @RicW?

Abraços!

Você está certo... é realmente do lado oposto. Porém o chefe de oficina afirmou que quando a bomba de água foi substituída o mecânico deveria fazer a sincronização. Apenas estou repassando o que ouvi, logo eu deduzi que as 3 correias seriam interligadas.

Em meu orçamento a concessionária não tinha alguns anéis de vedação, a mesma fez o pedido e eu estou aguardando chegar para realizar o serviço.

O chefe de oficina falou que eu poderia rodar com o carro por enquanto... assim que eu realizar o serviço posto aqui todos os detalhes.

 

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23 minutos atrás, abrahim disse:

Você está certo... é realmente do lado oposto. Porém o chefe de oficina afirmou que quando a bomba de água foi substituída o mecânico deveria fazer a sincronização. Apenas estou repassando o que ouvi, logo eu deduzi que as 3 correias seriam interligadas.

Em meu orçamento a concessionária não tinha alguns anéis de vedação, a mesma fez o pedido e eu estou aguardando chegar para realizar o serviço.

O chefe de oficina falou que eu poderia rodar com o carro por enquanto... assim que eu realizar o serviço posto aqui todos os detalhes.

 

Negativo, amigo.

Para substituir a bomba d'água não precisa mexer na correia dentada e nem na correia de acessórios.

A correia da bomba d'água não tem ponto certo, e o seu tensionamento é feito dando o torque correto na bomba d'água.

E se você já pagou pela bomba nova, até onde eu sei, os retentores/anéis de vedações deveriam vir juntos com a bomba, mas como o seu problema é de vazamento de óleo, então, pode ser que seja necessário algum outro retentor.

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Mas a bomda d'agua desse motor, fica do lado oposto a correia de sincronismo (dentada).
foto de um motor EA211:
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http://www.vwbr.com.br/ImprensaVW/Release.aspx?id=f8ccc767-bd89-4344-a2ed-6e768f839173
Ou estou falando asneira @RicW?
Abraços!

É isso mesmo.

Imagino que este mecânico não sabia disso, desmontou a correia de distribuição e só então descobriu que a bomba d'água não estava lá...

Esse barato foi caro mesmo.

Abraço!

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7 minutos atrás, Ismael disse:

Negativo, amigo.

Para substituir a bomba d'água não precisa mexer na correia dentada e nem na correia de acessórios.

A correia da bomba d'água não tem ponto certo, e o seu tensionamento é feito dando o torque correto na bomba d'água.

E se você já pagou pela bomba nova, até onde eu sei, os retentores/anéis de vedações deveriam vir juntos com a bomba, mas como o seu problema é de vazamento de óleo, então, pode ser que seja necessário algum outro retentor.

O primeiro serviço eu realizei somente a troca da bomba de água e da correia da bomba d'agua. Logo após a luz da injeção e do EPC ficou ligada. Fui na VW e falaram que era falta de sincronização da correia dentada.

O segundo serviço é para corrigir essas luzes do EPC e da injeção que ficaram acessas após o primeiro serviço. Eu ainda não realizei pois está faltando alguns anéis de vedação. Meu carro não está vazando água ou óleo... o vazamento de água foi diagnosticado pela VW em minha 7ª revisão e quando realizei o primeiro serviço o mecânico detectou presença de óleo próximo à correia da bomba de água.

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6 minutos atrás, RicW disse:


É isso mesmo.

Imagino que este mecânico não sabia disso, desmontou a correia de distribuição e só então descobriu que a bomba d'água não estava lá...

Esse barato foi caro mesmo.

Abraço!

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Boa teoria.... acredito ter sido isso mesmo!

Afinal fica do outro lado!

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2 horas atrás, abrahim disse:

 

O primeiro serviço eu realizei somente a troca da bomba de água e da correia da bomba d'agua. Logo após a luz da injeção e do EPC ficou ligada. Fui na VW e falaram que era falta de sincronização da correia dentada.

O segundo serviço é para corrigir essas luzes do EPC e da injeção que ficaram acessas após o primeiro serviço. Eu ainda não realizei pois está faltando alguns anéis de vedação. Meu carro não está vazando água ou óleo... o vazamento de água foi diagnosticado pela VW em minha 7ª revisão e quando realizei o primeiro serviço o mecânico detectou presença de óleo próximo à correia da bomba de água.

Não estou entendendo como que tem óleo no compartimento da correia da bomba d'água e não tem vazamento de óleo. Se tem óleo la, então, tem vazamento de óleo sim.

A luz EPC não tem nada a ver com a correia da bomba dagua, ela até poderia ascender, mas só se a válvula termostatica estiver travada.

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15 minutos atrás, Ismael disse:

Claro que a luz EPC também ascende por problemas no sistema de alimentacao, ignição e sincronismo do motor e etc...

Comandante @Ismael a pergunta que não quer calar:

O que você faz quando ascende a luz EPC do seu aero em pleno voo? :blink:

Abraços!

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17 minutos atrás, Ismael disse:

Não estou entendendo como que tem óleo no compartimento da correia da bomba d'água e não tem vazamento de óleo. Se tem óleo la, então, tem vazamento de óleo sim.

A luz EPC não tem nada a ver com a correia da bomba dagua, ela até poderia ascender, mas só se a válvula termostatica estiver travada.

2 horas atrás, RicW disse:


É isso mesmo.

Imagino que este mecânico não sabia disso, desmontou a correia de distribuição e só então descobriu que a bomba d'água não estava lá...

Esse barato foi caro mesmo.

Abraço!

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RicW matou a xarada!

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17 horas atrás, abrahim disse:

RicW matou a xarada!

Mas como que tem óleo na correia da bomba d'água e o carro não tem vazamento de óleo?

20 horas atrás, abrahim disse:

O segundo serviço é para corrigir essas luzes do EPC e da injeção que ficaram acessas após o primeiro serviço. Eu ainda não realizei pois está faltando alguns anéis de vedação. Meu carro não está vazando água ou óleo... o vazamento de água foi diagnosticado pela VW em minha 7ª revisão e quando realizei o primeiro serviço o mecânico detectou presença de óleo próximo à correia da bomba de água.

 

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Alguém entendeu?

Eu não. Mas a julgar pelo nível técnico desse "mexânico", não me surpreenderia se ele mesmo fez alguma bobagem e respingou óleo onde não devia.
Abraço

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Bom dia pessoal.

acho que estao todos programados para estragar no mesmo periodo.

o meu depois de parado do dia 5/dez até dia 15/mar por problemas no motor, teve o motor completo, bomba de alta pressão, correias, e embreagem trocados, e porcamente mantiveram a bomba dagua velha, domingo agora dia 19/mar começou a vazar tambem.

hoje o carro volta para a concessionária de guincho! Está fora da garantia, mas depois do grave ocorrido com o motor estão trocando tudo em garantia.

Abs.

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Em 16/03/2017 at 11:44 AM, RicW disse:


É isso mesmo.

Imagino que este mecânico não sabia disso, desmontou a correia de distribuição e só então descobriu que a bomba d'água não estava lá...

Esse barato foi caro mesmo.

Abraço!

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Em 20/03/2017 at 5:46 PM, RicW disse:


Eu não. Mas a julgar pelo nível técnico desse "mexânico", não me surpreenderia se ele mesmo fez alguma bobagem e respingou óleo onde não devia.
Abraço

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Em 16/03/2017 at 2:06 PM, Ismael disse:

Não estou entendendo como que tem óleo no compartimento da correia da bomba d'água e não tem vazamento de óleo. Se tem óleo la, então, tem vazamento de óleo sim.

A luz EPC não tem nada a ver com a correia da bomba dagua, ela até poderia ascender, mas só se a válvula termostatica estiver travada.

Pessoal, consertei o carro hoje!

Vou explicar o que aconteceu!

Quando fiz a revisão o chefe de oficina falou do vazamento e falou que teria que trocar a bomba d'agua e a correia dentada da bomba.

Como lá sairia caro, fui em uma loja e comprei a bomba do FOX que é 100% igual a do golf e a correia dentada.

Acontece que a correia que eu comprei não foi a correia dentada de acionamento da bomba d'agua, mas sim a correia dentada de acionamento do motor.

Fui no mecânico e falei: Quero que você troque essa correia e essa bomba!

Aí justifica ele ter mexido nas duas áreas do motor.

A luz do EPC e da injeção acendeu pq ele substituiu a correia de acionamento do motor e não colocou em sincronismo.

Estou falando isso pq o chefe de oficina da VW falou q a correia atual não era a original da VW.

Inclusive gostaria da opinião de vcs a respeito dessa correia Powergrip 5680XS da Gates (imagem abaixo), gostaria de saber se a durabilidade dela é a mesma da original (120 mil Km).

E outra, gostaria de saber também se tenho risco da correia de acionamento da bomba d'agua (que não fora substituída) dar problema.

Conversei com o chefe de oficina, e ele falou que como essa correia não recebe tanta Tensão, logo, não há o que preocupar. Ele falou também que o vazamento estava no início, então o contato da água com aditivo com essa correia foi o mínimo.

 

 

 

correia.jpg

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Pessoal, consertei o carro hoje!
Vou explicar o que aconteceu!
Quando fiz a revisão o chefe de oficina falou do vazamento e falou que teria que trocar a bomba d'agua e a correia dentada da bomba.
Como lá sairia caro, fui em uma loja e comprei a bomba do FOX que é 100% igual a do golf e a correia dentada.
Acontece que a correia que eu comprei não foi a correia dentada de acionamento da bomba d'agua, mas sim a correia dentada de acionamento do motor.
Fui no mecânico e falei: Quero que você troque essa correia e essa bomba!
Aí justifica ele ter mexido nas duas áreas do motor.
A luz do EPC e da injeção acendeu pq ele substituiu a correia de acionamento do motor e não colocou em sincronismo.
Estou falando isso pq o chefe de oficina da VW falou q a correia atual não era a original da VW.
Inclusive gostaria da opinião de vcs a respeito dessa correia Powergrip 5680XS da Gates (imagem abaixo), gostaria de saber se a durabilidade dela é a mesma da original (120 mil Km).
E outra, gostaria de saber também se tenho risco da correia de acionamento da bomba d'agua (que não fora substituída) dar problema.
Conversei com o chefe de oficina, e ele falou que como essa correia não recebe tanta Tensão, logo, não há o que preocupar. Ele falou também que o vazamento estava no início, então o contato da água com aditivo com essa correia foi o mínimo.
 
 
 
correia.jpg

Kkk... Que história! Agora está mais bem explicado, exceto pela parte do vazamento de óleo...

Sobre a Gates: já usei, sem problemas, acredito que seja uma boa marca. O modelo específico e sua durabilidade eu desconheço. A correia sincronizadora original do Golf TSI não requer troca nunca, apenas inspeção após 240.000 km e troca se apresentar algum indício de desgaste.

A correia da bomba d'água, muito provavelmente, está nova. É o efeito "já que": eles aproveitam para trocar esta correia ao substituir a bomba só para aproveitar o serviço, visto que a peça é barata e a mão de obra é a mesma da troca da bomba em si. Fique tranquilo, até porque, se essa correia estourar, o seu carro vai parar por sobreaquecimento mas, se você não ficar forçando a barra e parar imediatamente, não haverão maiores danos.

Abraço!

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