Função roda livre não funciona.


Camarotti

Recommended Posts

  • 1 month later...
É coasting realmente o nome em inglês dessa funcionalidade.

E pessoal, tira uma dúvida.. alguém tem highline 15/15 com essa função? Tenho a impressão de que o meu está com ela ativada, mas não tenho o opcional de modos de condução então não consigo desativar. Alguma idéia?

O meu 15/15 highline exclusive mesmo colocando no modo eco, não ativa a roda livre...

Enviado de meu XT1032 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, IcedEarth disse:

Highline 13/14 Elegance, roda livre funcionando normalmente, mas não uso.

Gasta mais freio e o que economiza de combustível baixando a rotação ele gasta ao ter que pisar mais pra ganhar aceleração. Deve ser interessante mesmo só em estradas vazias.

O economia  que a função roda livre pode gerar não deve ser tanta msm não. Certa vez líder um artigo de um cara q fez o teste e concluiu q a redução do consumo foi pouca msm. A economia maior acaba vindo do fato que o motor roda mais suave no modo ECO.

Com relação a gastar mais o freio, creio que isso n ocorra, porque quando Vc pisa no acelerador ou freio (o que faz desativar a roda livre) o câmbio engrena novamente, fazendo voltar o efeito do freio motor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, peço a pessoa que postou o vídeo do Golf TSI com a "roda livre" funcionando que poste novamente, por favor!

Não consegui achar o vídeo, lembro que foi no youtube

Hoje, 29/01/2016 estive na css Distac de Laranjeiras, Rio de Janeiro, pra cobrar a minha "roda livre" que não funciona.

Ninguém sabia ou ouviu falar... eu parecia ser um marciano na css

Expliquei o funcionamento e mostrei no manual do carro. Ridículo rsrs

O chefe da oficina, junto comigo, plugou e tentou achá-la na programação, através do notebook. Mas foi em vão...

Enfim:

Eles abriram uma OS (estou com uma cópia) para envio à fabrica e aguardarei a resposta para a solução

Essa porra tem que funcionar

Meu carro está beirando os 6.000km e tirando este detalhe, está redondo, maravilha!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, Jorge Jox disse:

Pessoal, peço a pessoa que postou o vídeo do Golf TSI com a "roda livre" funcionando que poste novamente, por favor!

Não consegui achar o vídeo, lembro que foi no youtube

Hoje, 29/01/2016 estive na css Distac de Laranjeiras, Rio de Janeiro, pra cobrar a minha "roda livre" que não funciona.

Ninguém sabia ou ouviu falar... eu parecia ser um marciano na css

Expliquei o funcionamento e mostrei no manual do carro. Ridículo rsrs

O chefe da oficina, junto comigo, plugou e tentou achá-la na programação, através do notebook. Mas foi em vão...

Enfim:

Eles abriram uma OS (estou com uma cópia) para envio à fabrica e aguardarei a resposta para a solução

Essa porra tem que funcionar

Meu carro está beirando os 6.000km e tirando este detalhe, está redondo, maravilha!

Vc podia pedir para ver em um Golf deles (best drive).

Levei meu Golf na Distac semana passada pra 4ª revisao. Moro perto.... se vc quiser podemos combinar de irmos juntos a css ou gravar a RL funcionando no meu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 31/01/2016 at 0:31 AM, chrisarec disse:

Vc podia pedir para ver em um Golf deles (best drive).

Levei meu Golf na Distac semana passada pra 4ª revisao. Moro perto.... se vc quiser podemos combinar de irmos juntos a css ou gravar a RL funcionando no meu.

Chrisarec, tenho que aguardar o retorno da fabrica.

Hoje, 02/02 tendo tempo, reforçarei a minha situação ligando para o SAC da VW.

Infelizmente temos que esperar, pois ninguém sabe de porra nenhuma.

Uma vergonha!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/05/2015 at 10:28 PM, anghinoni disse:

não tenho a seleção de modo, mas creio que colocar em ponto morto não existe, porque nessa condição o carro consome mais combustível.

Ponto morto só é mais econômico em carro carburado.

O que o golf faria nesse modo é não usar o freio motor, ou como dizem, não reter marchas. Ou seja, numa descida em que se tira o pe do acelerador ele engata a ultima marcha e deixa o carro "livre".

 

Curiosidade: a roda livre pura eu já usei no DKW Cadango do meu pai, é como o cubo da bicicleta, não existe freio motor nenhum hehe independente da marcha.

anghinoni,

Procede e não procede o que vc falou sobre carburado e injeção em ponto morto (banguela).

Carro com injeção sem drive by wire quando se tira o pé do acelerador corta o combustível até uns 1700RPM (varia em alguns carros).

Carro com injeção com drive by wire quando se tira o pé do acelerador corta o combustível até uns 1500RPM (varia em alguns carros).

A função Roda Livre, dependendo da inclinação da estrada ela não funciona por medida de segurança.

Quando disse procede e não procede é o seguinte:

O Golf TSI DSG em modo econômico e por ter um bom número de marchas e uma 7a bem longa, obviamente pisando leve, trabalha em rotações por volta de 2000RPM pra baixo. Quando se tira o pé ele pode trocar pra uma marcha mais curta com 1100 / 1200RPM.

Andando nessa faixa quando se tira o pé do acelerador entra o freio motorcom corte de combustível e logo a injeção vai atuar novamente quando atingir 1500RPM.

Com a Roda Livre a embreagem desacopla, tudo bem que o motor já vai pra marcha lenta, sem o corte de combustível, porém, o carro segue embalado sem freio motor.

A função Roda Livre pode ser interrompida a qualquer momento quando se toca no freio / acelerador ou mexa na marcha.

Cá entre nós, é obvio que os alemães pesquisaram e testaram bastante este recurso (desacoplamento da embreagem x corte de combustível com freio motor) para aplicá-lo no carro, com o objetivo de obterem vantagem no consumo de combustível.

Com certeza há uma parametrização bem definida que permite ela entrar ou não. Obviamente não deve ser perfeita e acredito que em algum momento ela deve perder para o freio motor com corte de combustível.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tanto a roda livre quanto o start-stop estão lá apenas para melhorar a nota do carro nos chamados "ciclos de consumo homologados". Acontece que os ciclos utilizados na Europa (NEDC) e nos EUA (FTP) são bem diferentes. O ciclo europeu tem muitas desacelerações suaves seguidas de paradas completas com espera. Isto favorece o uso da roda livre. Já o americano é mais realista. Sob o ponto de vista prático, o que isso significa para nós? Pouco. Se você mora em uma cidade européia pequena e trafega por belas estradas vicinais diariamente, talvez ajude. Agora, se você mora em um país cheio de morros, onde os radares se espalham com a ferocidade de um tumor maligno e no qual o trânsito das cidades é um anda-e-para infernal, o seu consumo real deve ser pouquíssimo beneficiado pela roda livre...

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tinha um TSI Highline 13/14 alemão e o roda livre funcionava, costumava dar uma economia legal na estrada pra mim. Eu particularmente não uso o carro pra trabalhar, só pra viajar e finais de semana. Durante a semana ele fica guardado na garagem 99% do tempo. Eu conseguia médias de 16~19km/l com o modo ECO + Roda Livre em viagens de 60km que faço todo fim de semana (de porta a porta, não apenas contando a estrada).

 

No fim do ano passado peguei um GTI 15/15 Exclusive, que também tem os modos de condução. Porém nele quando utilizo o modo ECO não tenho a função roda livre. Creio que nos mexicanos eles desativaram essa função. Pra falar a verdade eu achei até melhor assim ! O modo ECO é um saco, pois toda hora vc precisa ficar pisando novamente no acelerador e tirando o pé para o carro não perder velocidade e continuar com a roda livre de tempos em tempos. Fica uma "briga" com você mesmo para economizar kkk... No TSI eu ficava na paranóia de não usar o piloto automático pq estaria perdendo o "roda livre", e acabava nem usando a função! Agora no GTI como não existe mais isso, meto logo o ACC e foda-se hahaha...

 

Porém minhas médias no GTI são bem inferiores... Até agora minha melhor média foi 13,3km/l no mesmo trajeto / velocidade..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com relação à economia achei interessante, depois que vi o tópico aqui resolvi fazer um teste, sei que não foi o mais exato possível mas acredito que já apresentou uma diferença. 

Fiz o teste em 3 tanques de combustíveis. 
No primeiro com roda livre ativado - média desde o abastecimento de 10,9 km/l
No segundo sem roda livre, porém tudo no eco (individual) - média de 8,6 km/l

Achei muito grande a diferença por isso resolvi fazer um teste com um terceiro tanque, e para minha surpresa 
No terceiro com roda livre - média de 11,5 km/l 

Faço basicamente o mesmo trajeto sempre, além de só abastecer com Podium no mesmo posto e na mesma bomba. 
Sei que a maneira de condução sempre conta à favor ou contra, porém tentei dirigir da mesma forma como costumo dirigir em todos os tanques.


Então minha opinião é que vale sim a pena a função roda livre, porém não gosto de usá-la em congestionamento ( nem mesmo o start stop ), pois sinto que não faz bem ficar desacoplando e acoplando marchas toda vez que solto o pedal do acelerador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/05/2015 at 10:28 PM, anghinoni disse:

não tenho a seleção de modo, mas creio que colocar em ponto morto não existe, porque nessa condição o carro consome mais combustível.

Ponto morto só é mais econômico em carro carburado.

O que o golf faria nesse modo é não usar o freio motor, ou como dizem, não reter marchas. Ou seja, numa descida em que se tira o pe do acelerador ele engata a ultima marcha e deixa o carro "livre".

 

Curiosidade: a roda livre pura eu já usei no DKW Cadango do meu pai, é como o cubo da bicicleta, não existe freio motor nenhum hehe independente da marcha.

DKW, kkkk, muito bom! Também já usei muito a "banguela"!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, tem como habilitar essa função nos MK7... Segue link: https://vcp-forum.de/viewtopic.php?f=6&t=1452

 

Quem não tiver acesso, segue a resposta:

" You need to enable Eco-Mode FPA and then code it on Gateway. "

Lembrando que precisa ter o cabo VAG Can PRO (não é o VCDS!), o mesmo cabo que desbloqueia o vídeo em movimento nos MK7.

 

[]´s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, Jorge Jox disse:

Chrisarec, tenho que aguardar o retorno da fabrica.

Hoje, 02/02 tendo tempo, reforçarei a minha situação ligando para o SAC da VW.

Infelizmente temos que esperar, pois ninguém sabe de porra nenhuma.

Uma vergonha!!!!

@Chrisarec , hoje falei com SAC on line.

Uma vergonha, o cara fez pesquisa enquanto falava comigo e não encontrou nada a respeito e recomendou que procurasse uma css, pq só ela teria um suporte técnico para me dar.

Agradeci e falei que achei vergonhoso ninguém ter conhecimento de uma função de carro que foi posto à venda ao público desde setembro de 2013.

Encerrei a conversa assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, RicW disse:

 

Tanto a roda livre quanto o start-stop estão lá apenas para melhorar a nota do carro nos chamados "ciclos de consumo homologados". Acontece que os ciclos utilizados na Europa (NEDC) e nos EUA (FTP) são bem diferentes. O ciclo europeu tem muitas desacelerações suaves seguidas de paradas completas com espera. Isto favorece o uso da roda livre. Já o americano é mais realista. Sob o ponto de vista prático, o que isso significa para nós? Pouco. Se você mora em uma cidade européia pequena e trafega por belas estradas vicinais diariamente, talvez ajude. Agora, se você mora em um país cheio de morros, onde os radares se espalham com a ferocidade de um tumor maligno e no qual o trânsito das cidades é um anda-e-para infernal, o seu consumo real deve ser pouquíssimo beneficiado pela roda livre...

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk

Hoje em dia atingimos um nível de tecnologia em que todos bons resultados são oriundos de mecanismos que produzem melhorias em doses homeopáticas.

E é assim que tem que ser. O diferencial está aí....

"De grão em grão a galinha enche o papo".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30 de janeiro de 2016 at 0:23 AM, Jorge Jox disse:

Pessoal, peço a pessoa que postou o vídeo do Golf TSI com a "roda livre" funcionando que poste novamente, por favor!

Não consegui achar o vídeo, lembro que foi no youtube

Hoje, 29/01/2016 estive na css Distac de Laranjeiras, Rio de Janeiro, pra cobrar a minha "roda livre" que não funciona.

Ninguém sabia ou ouviu falar... eu parecia ser um marciano na css

Expliquei o funcionamento e mostrei no manual do carro. Ridículo rsrs

O chefe da oficina, junto comigo, plugou e tentou achá-la na programação, através do notebook. Mas foi em vão...

Enfim:

Eles abriram uma OS (estou com uma cópia) para envio à fabrica e aguardarei a resposta para a solução

Essa porra tem que funcionar

Meu carro está beirando os 6.000km e tirando este detalhe, está redondo, maravilha!

Eu comprei o meu na Disbarra, RJ.

Fui bem atendido, o cara que me fez a entrega parecia saber bastante do carro, explicando várias funções.

Sugiro Vc trocar de CSS, indo na Disbarra. Vc deve encontrar lá técnicos q entendem mais do Golf.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Bigharry disse:

Eu comprei o meu na Disbarra, RJ.

Fui bem atendido, o cara que me fez a entrega parecia saber bastante do carro, explicando várias funções.

Sugiro Vc trocar de CSS, indo na Disbarra. Vc deve encontrar lá técnicos q entendem mais do Golf.

Concordo contigo, amigo.

Mas agora espero a resposta da fabrica e com certeza virá com alguma orientação para o procedimento, caso seja possível aplicar a RODA LIVRE  no veículo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/01/2016 at 0:23 AM, Jorge Jox disse:

Pessoal, peço a pessoa que postou o vídeo do Golf TSI com a "roda livre" funcionando que poste novamente, por favor!

Não consegui achar o vídeo, lembro que foi no youtube

Hoje, 29/01/2016 estive na css Distac de Laranjeiras, Rio de Janeiro, pra cobrar a minha "roda livre" que não funciona.

Ninguém sabia ou ouviu falar... eu parecia ser um marciano na css

Expliquei o funcionamento e mostrei no manual do carro. Ridículo rsrs

O chefe da oficina, junto comigo, plugou e tentou achá-la na programação, através do notebook. Mas foi em vão...

Enfim:

Eles abriram uma OS (estou com uma cópia) para envio à fabrica e aguardarei a resposta para a solução

Essa porra tem que funcionar

Meu carro está beirando os 6.000km e tirando este detalhe, está redondo, maravilha!

Pessoal, peço mais uma vez a que a pessoa poste novamente o vídeo do Golf funcionando com RODA LIVRE

Essa semana vou cobrar resposta da css, pois tenho uma Ordem de Serviço que foi enviada à fábrica

Caso tenha resposta negativa, vou querer mostrar para eles o vídeo

E conforme o retorno, poderei tomar as providências jurídicas cabíveis,  uma vez que a função consta no manual do proprietário e não funciona no carro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, Jorge Jox disse:

Pessoal, peço mais uma vez a que a pessoa poste novamente o vídeo do Golf funcionando com RODA LIVRE

Essa semana vou cobrar resposta da css, pois tenho uma Ordem de Serviço que foi enviada à fábrica

Caso tenha resposta negativa, vou querer mostrar para eles o vídeo

E conforme o retorno, poderei tomar as providências jurídicas cabíveis,  uma vez que a função consta no manual do proprietário e não funciona no carro

Não sei se a qualidade ficou boa, foi gravado no celular e deu uma "desfocada"...

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...