1.4 Tsi manual - treme, engasga, e as vezes nao desenvolve


Recommended Posts

Boa noite pessoal,  tenho um 1.4 TSI manual, ocorreu um fato comigo algumas vezes, deixei pra la, mas hoje ocorreu novamente, fiquei encucado. Seguinte... todos sabem que o Golf em baixissima rotação é um pouco chocho, voce sente o vigor acima dos 1500 rpm, mais acentuado nos 2000 rpm, tanto é que nas saidas (rotacao abaixo de 1500) o carro chega a dar uma tremida, (pode ser bobeira minha, mas as vezes se saio um pouco mais forte, o carro inicia o movimento com vigor, morre, e retoma o vigor, como se engasgasse). Mas voltando ao "problema", pra se evitar esse engasgo ou tremedeira, acabo tendo que manter a embreagem semi assionada (proxima do acoplamento), juntamente com uma aceleração mais forte, durante uma saida onde exige uma certa rapidez, nisso o carro vai forte. Ocorre que em algumas poucas vezes fazendo esse procedimento de segurar a embreagem e manter a aceleração, sindo que ao soltar a embreagem toda, o carro não responde bem, na verdade ele desenvolve como se eu tivesse acelerando pouco 20%, embora eu esteja com o acelerador uns 70%. Sinto como se o carro evitasse a aceleração forte nesse momento, dai engato outra marcha e o carro desenvolve normal.  Alguem aqui tem ideia se isso poderia ser um problema, ou na verdade seria algum tipo de recurso de auto preservação da embreagem/cambio que o carro tem?

Detalhe sobre essa tremida ao sair, 3 pessoas dirigiram meu carro (bastante experientes até), e todos questionaram se estavam fazendo alguma coisa errada ao sair com o carro, pois ele dava esse tremida.

 

Abraço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 mil km, mas isso é desde o começo. Como o meu é manual ele tem essa característica. Vi um vídeo no YouTube por volta dos 5 min é comentada essa diferença, agora não sei se essa característica estaria mais ligada ao carro ser somente à  gasolina, e com 27% álcool, Imagino que a resposta do flex indiferente do cambio, teria que ser melhor.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desconsidere esse vídeo, pois ele é feito por uns xiitas/membros do Estado Islâmico de um certo blog de maníacos que nutrem uma devoção quase doentia pela VW. A imparcialidade é algo que passa muito, mas muuuito longe das informações por eles prestadas. Sem falar que atacam veementemente o câmbio DSG em detrimento ao Tiptronic, de modo que vc não deve levar muito em consideração tais (des)informações.

Enviado de meu SGP311 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Free2rhyme disse:

Desconsidere esse vídeo, pois ele é feito por uns xiitas/membros do Estado Islâmico de um certo blog de maníacos que nutrem uma devoção quase doentia pela VW. A imparcialidade é algo que passa muito, mas muuuito longe das informações por eles prestadas. Sem falar que atacam veementemente o câmbio DSG em detrimento ao Tiptronic, de modo que vc não deve levar muito em consideração tais (des)informações.

Enviado de meu SGP311 usando Tapatalk
 

Esse camarada do referido blog e um gato enterrado o seu "produto" é a mesma coisa!!! Sem base nenhuma, é igual pegar Sabrina Sato, Geisy Arruda e Luciana Gimenez e coloca-las em uma mesa redonda, para dialogarem sobre a Faixa de Gaza. É cada tirador de pedido!

Pessoas não saber é uma coisa, agora, "pensar" que sabe e ficar vociferando e soltando verborragias é outra coisa. E o pior é que tem muitos Tonho's da Lua e Jamanta's da vida que acreditam e creem nessas maluquices.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Free2rhyme disse:

Desconsidere esse vídeo, pois ele é feito por uns xiitas/membros do Estado Islâmico de um certo blog de maníacos que nutrem uma devoção quase doentia pela VW. A imparcialidade é algo que passa muito, mas muuuito longe das informações por eles prestadas. Sem falar que atacam veementemente o câmbio DSG em detrimento ao Tiptronic, de modo que vc não deve levar muito em consideração tais (des)informações.

Enviado de meu SGP311 usando Tapatalk
 

Pois é, kkk, de vez em quando visito o site pra dar umas risadas com as materias e comentarios (tipo, época de natal onde se dizia que o golf teve uma "prosperidade nos preços", não está errado mas foi  utilizado como eufemismo pra manerar a barra sobre o golf, ou quando o caboco disse no lançamento do golf 1.6 que era bom pra evitar multas.

Mas diante do comentario do "arvani1", sobre não sentir lerdeza do carro em baixa, lembrei desse video, embora eu ache a diferença tenha haver com o carro responder melhor devido ser flex (mas é só achismo).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu é 16/16 flex, eu percebo que ele responde bem ao atingir 1500 rpm, fato pela característica do motor/turbo. isso é normal.

Agora sobre tremer etc, não sinto isso no meu. Quando eu quero sair de um sinal mais forte, eu aciono pouca coisa a embreagem pro giro ir para 1,5 a 2k rpm e pronto, carro chega sentir o "chicote" do turbo se acelerar forte mesmo, mas nada de tremer. desenvolve normal depois.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, RacerX disse:

MT aqui tb. Sem tranco algum. Aceleração lisa como seda.
Vc tem vício de apoiar pé na embreagem? Pode ser isso... Como estão as revisões do carro?

Enviado de meu SM-G900M usando Tapatalk
 

Pois é amigo, eu achava que estava fazendo alguma coisa errada, mas todo mundo que vi andando no carro ele treme na saida. As revisões estão todas em dias. Não tenho o costume de apoiar o pé na embreagem. Vou ver se consigo um outro Golf 1.4 manual pra fazer um test drive e tirar a conclusão. Pra falar a verdade hoje treme menos, mas se eu não fizer um controle muito fino de embreagem na saida ao sair rapido ele da aquela engasgada que falei, sai forte, morre, e "desembesta" na sequencia. Será que pode ser combustivel? uso vpower e grid.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é amigo, eu achava que estava fazendo alguma coisa errada, mas todo mundo que vi andando no carro ele treme na saida. As revisões estão todas em dias. Não tenho o costume de apoiar o pé na embreagem. Vou ver se consigo um outro Golf 1.4 manual pra fazer um test drive e tirar a conclusão. Pra falar a verdade hoje treme menos, mas se eu não fizer um controle muito fino de embreagem na saida ao sair rapido ele da aquela engasgada que falei, sai forte, morre, e "desembesta" na sequencia. Será que pode ser combustivel? uso vpower e grid.


O Carro é seu desde novo? Sempre foi assim? Já vi casos isolados de gente q teve que trocar disco de embreagem precocemente na garantia. Se for falha mesmo, o giro pode oscilar e o consumo ficar elevado. E falha pode ser por conta de combustível, carbonização ou tem casos que simplesmente algum mecânico tenha deixado alguma conexão ou mangueira da pressurização frouxa/solta. Vale a pena revisar. Não deixo nunca os mecânicos da Cc trabalharem sozinhos no carro. 99% não sabe nem como funciona um motor turbo...

Enviado de meu SM-G900M usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sou segundo dono, comprei ele com 6 meses de uso e 10 mil km rodados. Acho que vou pedir para um mecanico amigo meu dar uma olhada pra mim. Oscilação de giro não está tendo, e Consumo esta dentro no padrão, na cidade 10,5 à 11 km/l. Obrigado pelas dicas.

5 minutos atrás, RacerX disse:

 


O Carro é seu desde novo? Sempre foi assim? Já vi casos isolados de gente q teve que trocar disco de embreagem precocemente na garantia. Se for falha mesmo, o giro pode oscilar e o consumo ficar elevado. E falha pode ser por conta de combustível, carbonização ou tem casos que simplesmente algum mecânico tenha deixado alguma conexão ou mangueira da pressurização frouxa/solta. Vale a pena revisar. Não deixo nunca os mecânicos da Cc trabalharem sozinhos no carro. 99% não sabe nem como funciona um motor turbo...

Enviado de meu SM-G900M usando Tapatalk
 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, sidnei_jf disse:

Pois é amigo, eu achava que estava fazendo alguma coisa errada, mas todo mundo que vi andando no carro ele treme na saida. As revisões estão todas em dias. Não tenho o costume de apoiar o pé na embreagem. Vou ver se consigo um outro Golf 1.4 manual pra fazer um test drive e tirar a conclusão. Pra falar a verdade hoje treme menos, mas se eu não fizer um controle muito fino de embreagem na saida ao sair rapido ele da aquela engasgada que falei, sai forte, morre, e "desembesta" na sequencia. Será que pode ser combustivel? uso vpower e grid.

Meu carro está com 55 mil km e as arrancadas são bem suaves. No plano saio entre 1250 ~ 1500 rpm e nas subidas entre 1500 ~ 2000. Nunca me aconteceu isso que você falou, de arrancar e logo depois o carro morrer.

Uma coisa que eu reparei desde o início é que nesse carro não dá pra sair do repouso só na embreagem, sem acelerar.

Já usei gasolina comum, aditivada e Podium, não consigo perceber diferença nesse aspecto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sou segundo dono, comprei ele com 6 meses de uso e 10 mil km rodados. Acho que vou pedir para um mecanico amigo meu dar uma olhada pra mim. Oscilação de giro não está tendo, e Consumo esta dentro no padrão, na cidade 10,5 à 11 km/l. Obrigado pelas dicas.
 

10,5 o meu faz com Álcool.. na cidade com gasolina ele faz 14..

Enviado de meu ASUS_Z00UD usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 4/11/2017 at 0:04 AM, sidnei_jf disse:

Boa noite pessoal,  tenho um 1.4 TSI manual, ocorreu um fato comigo algumas vezes, deixei pra la, mas hoje ocorreu novamente, fiquei encucado. Seguinte... todos sabem que o Golf em baixissima rotação é um pouco chocho, voce sente o vigor acima dos 1500 rpm, mais acentuado nos 2000 rpm, tanto é que nas saidas (rotacao abaixo de 1500) o carro chega a dar uma tremida, (pode ser bobeira minha, mas as vezes se saio um pouco mais forte, o carro inicia o movimento com vigor, morre, e retoma o vigor, como se engasgasse). Mas voltando ao "problema", pra se evitar esse engasgo ou tremedeira, acabo tendo que manter a embreagem semi assionada (proxima do acoplamento), juntamente com uma aceleração mais forte, durante uma saida onde exige uma certa rapidez, nisso o carro vai forte. Ocorre que em algumas poucas vezes fazendo esse procedimento de segurar a embreagem e manter a aceleração, sindo que ao soltar a embreagem toda, o carro não responde bem, na verdade ele desenvolve como se eu tivesse acelerando pouco 20%, embora eu esteja com o acelerador uns 70%. Sinto como se o carro evitasse a aceleração forte nesse momento, dai engato outra marcha e o carro desenvolve normal.  Alguem aqui tem ideia se isso poderia ser um problema, ou na verdade seria algum tipo de recurso de auto preservação da embreagem/cambio que o carro tem?

Detalhe sobre essa tremida ao sair, 3 pessoas dirigiram meu carro (bastante experientes até), e todos questionaram se estavam fazendo alguma coisa errada ao sair com o carro, pois ele dava esse tremida.

 

Abraço a todos.

Caro Sidnei,

Já chegou a passar em uma concessionária para que passassem o scanner? Eu estou te sugerindo isso pois poderias aí verificar se aparece algum erro reportado pela central. Essa sensação de falta de força (ou tremedeira como descreveu, tendo que segurar a embreagem para não apagar de vez) pode estar relacionada à vários componentes que podem estar defeituosos. Mesmo com a baixa kilometragem, algumas vezes componentes podem apresentar defeito de fábrica.

Eu chutaria velas e bobinas de cara. Falo isso pois tive um A4 1.8T Multitronic, que apresentou defeito em uma das bobinas. A sensação era semelhante, porém como era automático ele não apagava o motor de vez. Descobri mais tarde que a própria Audi fez um recall na europa sobre bobinas para aquele ano/modelo. Infelizmente aqui no Brasil não foi seguido como recall, mas apenas troca durante garantia do veículo. Eu tive que arcar com a troca da peça que foi bem cara.

Certamente se passares um scanner diagnóstico na concessionária ou mesmo seu mecânico de confiança deve apresentar algum erro. Mas sem olhar...eu chutaria bobina ou velas. Espero que seja só isso pois é bem simples de resolver e nos dias de hoje relativamente barato.

Boa sorte aí amigo e caso encontre a solução repasse para o grupo para compartilharmos conhecimento de nossas máquinas!

Abraco!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

34 minutos atrás, Sergio-CWB disse:

Caro Sidnei,

Já chegou a passar em uma concessionária para que passassem o scanner? Eu estou te sugerindo isso pois poderias aí verificar se aparece algum erro reportado pela central. Essa sensação de falta de força (ou tremedeira como descreveu, tendo que segurar a embreagem para não apagar de vez) pode estar relacionada à vários componentes que podem estar defeituosos. Mesmo com a baixa kilometragem, algumas vezes componentes podem apresentar defeito de fábrica.

Eu chutaria velas e bobinas de cara. Falo isso pois tive um A4 1.8T Multitronic, que apresentou defeito em uma das bobinas. A sensação era semelhante, porém como era automático ele não apagava o motor de vez. Descobri mais tarde que a própria Audi fez um recall na europa sobre bobinas para aquele ano/modelo. Infelizmente aqui no Brasil não foi seguido como recall, mas apenas troca durante garantia do veículo. Eu tive que arcar com a troca da peça que foi bem cara.

Certamente se passares um scanner diagnóstico na concessionária ou mesmo seu mecânico de confiança deve apresentar algum erro. Mas sem olhar...eu chutaria bobina ou velas. Espero que seja só isso pois é bem simples de resolver e nos dias de hoje relativamente barato.

Boa sorte aí amigo e caso encontre a solução repasse para o grupo para compartilharmos conhecimento de nossas máquinas!

Abraco!

Sergio, obrigado pela dica, quando eu for na CSS vou seguir seu conselho, qualquer coisa atualizo aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  O Meu 1.4 Tsi 2015 manual, quando ele está na fase fria menos de 5 minutos de motor ligado, tipo saindo de 2º marcha do quebra-molas em giro baixo(1000 RPM) dar uma pequena engasgada isso desde 0km(isso acontece tipo 1 ou 2 vezes na semana) mas afrouxo o pé e acelero de novo e não acontece mais, quando está quente nunca aconteceu. Carro com injeção direta(como o Golf TSI) sofre um pouco com a qualidade do nosso combustível do nosso país que além de não serem ideal saindo de fabrica(Petrobras) ainda são misturado com outra substancia para render mais nos postos de combustíveis o que ocasionaram acumulo de carvão nas pontas dos bicos de injeção direta, o ideal para carros com injeção direta e sempre abastecer em posto de confiança e com  Gasolina Aditivada, Gasolina Premium ou Gasolina Podium nos carros a Somente a Gasolina e usar Etanol aditivado ou Gasolina aditivada ou Premium nos carros Flex e usar Aditvos de Qualidade especifico para Injeção Direta a cada 6 meses de forma preventiva como o Direct Clean ou Tunep para limpar resíduos de carvão da ponta dos bicos para evitar danos como o bico travar aberto ou falhas por causa de entupimentos. 

  No seu caso pode ser problema de entupimento em algum dos bicos, o que você pode usar um frasco de perfect clean com até 15 litros de gasolina para ver se limpa os bicos e depois usar o carro até próximo de acabar o combustivel e encher todo o tanque  e colocar mais 1 ou 2 frasco para ver ser limpa os bicos e o carro volta funcionar normalmente, e dar uma verificada em uma oficina com osciloscópio em cada bobina para ver ser como elas estão o seu funcionamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, acho que tem dois pontos aí a considerar:
1) O turbo. Por menor que seja o "lag", com menos de 1500 RPM ele mais atrapalha do que ajuda.
2) Consumo e emissões. Esses carros tem uma resposta meio "frouxa" no início do curso do pedal de acelerador. Isso melhora ao colocar o motor em "Sport", pois a resposta fica mais linear.
Para fins de comparação, quando sai de primeira marcha, o DSG só vai passar à segunda lá pelos 2500 RPM.
Abraço!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, RicW disse:

Pessoal, acho que tem dois pontos aí a considerar:
1) O turbo. Por menor que seja o "lag", com menos de 1500 RPM ele mais atrapalha do que ajuda.
2) Consumo e emissões. Esses carros tem uma resposta meio "frouxa" no início do curso do pedal de acelerador. Isso melhora ao colocar o motor em "Sport", pois a resposta fica mais linear.
Para fins de comparação, quando sai de primeira marcha, o DSG só vai passar à segunda lá pelos 2500 RPM.
Abraço!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

O meu só tem esse comportando se o câmbio está no S, no D ou no E ele passa da 1a para a 2a em 1200 ou 1300 rpm, é só o tempo do carro dar um pulinho pra frente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

56 minutos atrás, Ismael disse:

O meu só tem esse comportando se o câmbio está no S, no D ou no E ele passa da 1a para a 2a em 1200 ou 1300 rpm, é só o tempo do carro dar um pulinho pra frente.

O meu, com câmbio em D, muda para a 2ª marcha a exatos 5km/h, mesmo sem acelerar - estando em piso plano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu só tem esse comportando se o câmbio está no S, no D ou no E ele passa da 1a para a 2a em 1200 ou 1300 rpm, é só o tempo do carro dar um pulinho pra frente.

O meu, com câmbio em D, muda para a 2ª marcha a exatos 5km/h, mesmo sem acelerar - estando em piso plano.

Na verdade ele pré-engrena a primeira e a segunda. Se você estiver no plano em D ou E, tenho a impressão de que ele sempre sai de segunda. A indicação de D1 ou E1 é só aparente, porque se repararem a rpm acompanha a velocidade como se fosse uma única marcha, mesmo quando passa de 1ª para 2ª.

Mas se estiver em S ou mesmo em D ou E, mas saindo em uma rampa ascendente, reparem que ele estica um bocado a primeira.

Abraço!

Sent from my XT1095 using Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu, com câmbio em D, muda para a 2ª marcha a exatos 5km/h, mesmo sem acelerar - estando em piso plano.


O meu se comporta do mesmo modo. Acho inclusive que esse é um dos motivos para o câmbio estar indo pro saco tão cedo, afinal, o famigerado 'barulho de pombo' (ou arrulhar de pombos - com os devidos créditos ao sobrinho...) só aparece entre a primeira e segunda marcha.

Enviado de meu SGP311 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Eu esta pensando aqu... como peguei o carro seminovo (10 k rodados) e de cara achei o carro bastante duro com os pneus 225/45 R 17, acabei fazendo a estripulia de substituir os pneus por 225/50, isso acabou aumentando 3,5% no diametro total da roda ou seja 22,5 mm a mais. Neste caso, para os entendidos de plantão, isso poderia estar influenciando nessa questao de tremer ao sair? Como se tivesse que fazer uma força extra para iniciar o movimento.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, sidnei_jf disse:

Eu esta pensando aqu... como peguei o carro seminovo (10 k rodados) e de cara achei o carro bastante duro com os pneus 225/45 R 17, acabei fazendo a estripulia de substituir os pneus por 225/50, isso acabou aumentando 3,5% no diametro total da roda ou seja 22,5 mm a mais. Neste caso, para os entendidos de plantão, isso poderia estar influenciando nessa questao de tremer ao sair? Como se tivesse que fazer uma força extra para iniciar o movimento.

 

Hum diz a lenda que aumentar o diametro muda a forma como o velocidade real do carro é identificada pelo velocimentro, e por consequencia pela central eletronica/injeção. Mas duvido muito que seja isso, diferença muito pequena. Isso ta com cara de desgaste de embreagem. O meu DSG da uma leve tremida as vezes, principalmente em subida, nas trocas de 1a pra 2a em saída lenta, e imagino que seja a embreagem tbem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Ricardo, realmente percebi que ao passar em lombadas eletronicas quando o velocimetro está em 40km/h é exatamente o que marca na lombada, diferente de antes que marcava 37~38. Tenho a quinta revisão agora em junho, vou conversar com o consultor sobre isso. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...