(Ajuda) Bieletas reforçadas


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Mesmo se soltar não tem problema hehe

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Tem problema sim. Com a barra estabilizadora desconectada o seu carro terá as características dinâmicas profundamente alteradas e poderá se tornar perigoso.

Um amigo meu muito habilidoso (campeão em alguns torneios importantes de kart) removeu a barra estabilizadora dianteira de seu Fiat Bravo, para testar uma hipótese. Andou um tempo assim até que, em uma curva mais fechada porém ainda longe do limite, o carro saiu de traseira e ele acertou uma mureta de proteção, tomando um baita susto e um prejuízo considerável. O que mais assustou ele não foi a redução no limite de aceleração lateral, mas o fato de que um carro que saia de frente e era bem comportado se tornou um carro traseiro e muito arisco, quase impossível de controlar no limite.

A suspensão do carro foi projetada para trabalhar com todos os seus componentes íntegros. Se um deles estiver faltando, os resultados são imprevisíveis. A barra tem que estar lá e funcionando corretamente.

Mas não precisa ter neura. Com exceção do confrade que relatou essa quebra no começo deste post, não temos histórico de quebra neste fórum. O barulho na suspensão dianteira é um problema, ainda que não comprovadamente causado por qualquer problema com bieletas. A quebra não é um problema, então peço que não criemos mais um fantasma onde não existe.

Abraço

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Tem problema sim. Com a barra estabilizadora desconectada o seu carro terá as características dinâmicas profundamente alteradas e poderá se tornar perigoso.

Um amigo meu muito habilidoso (campeão em alguns torneios importantes de kart) removeu a barra estabilizadora dianteira de seu Fiat Bravo, para testar uma hipótese. Andou um tempo assim até que, em uma curva mais fechada porém ainda longe do limite, o carro saiu de traseira e ele acertou uma mureta de proteção, tomando um baita susto e um prejuízo considerável. O que mais assustou ele não foi a redução no limite de aceleração lateral, mas o fato de que um carro que saia de frente e era bem comportado se tornou um carro traseiro e muito arisco, quase impossível de controlar no limite.

A suspensão do carro foi projetada para trabalhar com todos os seus componentes íntegros. Se um deles estiver faltando, os resultados são imprevisíveis. A barra tem que estar lá e funcionando corretamente.

Mas não precisa ter neura. Com exceção do confrade que relatou essa quebra no começo deste post, não temos histórico de quebra neste fórum. O barulho na suspensão dianteira é um problema, ainda que não comprovadamente causado por qualquer problema com bieletas. A quebra não é um problema, então peço que não criemos mais um fantasma onde não existe.

Abraço

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O carro só vai inclinar mais, você vai perceber e diminuir a velocidade, o que eu tô falando é que não acontece nada se soltar, lógico que não vai ficar andando sem

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No meu finado Sonic logo nos primeiros mil km escutava um barulho semelhante a mola velha de carroça ao manobrar o carro em baixa velocidades (ex. Ao estacionar). Conclusão: trocaram o par de bieletas que, detalhe, eram feitas de nylon. No clube do Sonic esse defeito era bastante recorrente e me parece que acometeu outros carros da mesma plataforma - Spin, Cobalt,...
O fato é que houveram 2 casos onde essa peça estourou: o meu por volta dos 30 mil km estourou ao subir uma rampa de garagem - do lado esquerdo. Além do barulho e tranco (todo mundo que estava na loja veio ver o que tinha acontecido) depois o carro ficou verdadeiramente muito instável mesmo em baixa velocidade. O outro caso foi mais grave: o colega do fórum estava contornando uma rotatória quando a peça estourou, ele perdeu a direção e enfiou a frente do carro em uma daquelas tartarugas de delimitação (conhecidas em alguns lugares como gelo baiano).
Em ambos os casos a fratura ocorreu no olhal que conectava à torre do amortecedor a GM autorizou a troca em garantia, mas eu perdi a confiança nessa peça plástica vagabunda e troquei por uma similar em metal (aço talvez? Não sei).
Pelo que vi a do Golf é de metal.

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1 hora atrás, RodrigoSP2 disse:

No meu finado Sonic logo nos primeiros mil km escutava um barulho semelhante a mola velha de carroça ao manobrar o carro em baixa velocidades (ex. Ao estacionar). Conclusão: trocaram o par de bieletas que, detalhe, eram feitas de nylon. No clube do Sonic esse defeito era bastante recorrente e me parece que acometeu outros carros da mesma plataforma - Spin, Cobalt,...
O fato é que houveram 2 casos onde essa peça estourou: o meu por volta dos 30 mil km estourou ao subir uma rampa de garagem - do lado esquerdo. Além do barulho e tranco (todo mundo que estava na loja veio ver o que tinha acontecido) depois o carro ficou verdadeiramente muito instável mesmo em baixa velocidade. O outro caso foi mais grave: o colega do fórum estava contornando uma rotatória quando a peça estourou, ele perdeu a direção e enfiou a frente do carro em uma daquelas tartarugas de delimitação (conhecidas em alguns lugares como gelo baiano).
Em ambos os casos a fratura ocorreu no olhal que conectava à torre do amortecedor a GM autorizou a troca em garantia, mas eu perdi a confiança nessa peça plástica vagabunda e troquei por uma similar em metal (aço talvez? Não sei).
Pelo que vi a do Golf é de metal.

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Caramba, que loucura, bieleta fabricada em plástico? Acho que foi projetado por estagiário! rsrs

Além de sofrer esforços de tensão e compressão em cada curva ou desnível de pista, o motor estando próximo radia calor o tempo todo pra ela, o que acredito que deva acelerar o processo de degradação do plástico. Acredito que ela sendo de plástico sofra muito mais fadiga, com ação conjunta do calor.

A bieleta do Golf é fabricada em aço, tirando a parte de borracha (buchas), seria uma peça para toda vida do carro, pois desgaste nela, só das buchas.

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Caramba, que loucura, bieleta fabricada em plástico? Acho que foi projetado por estagiário! rsrs
Além de sofrer esforços de tensão e compressão em cada curva ou desnível de pista, o motor estando próximo radia calor o tempo todo pra ela, o que acredito que deva acelerar o processo de degradação do plástico. Acredito que ela sendo de plástico sofra muito mais fadiga, com ação conjunta do calor.
A bieleta do Golf é fabricada em aço, tirando a parte de borracha (buchas), seria uma peça para toda vida do carro, pois desgaste nela, só das buchas.
Pra vc ver, e eu acho que até hoje é assim com os carros compactos da marca. O Cruze na geração anterior também tinha, assim como Astra (pelo menos antes do último facelift, pois tive um). Segundo eles ajuda na redução de peso, embora eu acredite ser redução de custo mesmo.

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1 minuto atrás, RodrigoSP2 disse:

Pra vc ver, e eu acho que até hoje é assim com os carros compactos da marca. O Cruze na geração anterior também tinha, assim como Astra (pelo menos antes do último facelift, pois tive um). Segundo eles ajuda na redução de peso, embora eu acredite ser redução de custo mesmo.

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Tive um Astra 2000, mas só por 11 meses e não vias bieletas dele.

Redução de peso? As bieletas tem pesos ridículos, pois tem o diâmetro parecido com o de uma caneta Bic e o comprimento de duas delas. Pra mim é redução de custo. E em plástico, é peça certa de quebrar com o tempo.

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Caramba, que loucura, bieleta fabricada em plástico? Acho que foi projetado por estagiário! rsrs
Além de sofrer esforços de tensão e compressão em cada curva ou desnível de pista, o motor estando próximo radia calor o tempo todo pra ela, o que acredito que deva acelerar o processo de degradação do plástico. Acredito que ela sendo de plástico sofra muito mais fadiga, com ação conjunta do calor.
A bieleta do Golf é fabricada em aço, tirando a parte de borracha (buchas), seria uma peça para toda vida do carro, pois desgaste nela, só das buchas.
Jorjão,

Plástico também é material de engenharia. Se bem especificado e dimensionado, não deveria dar problema. Você se surpreenderia em saber a quantidade de produtos ditos "nobres" feitos com "polímeros avançados", que é apenas um nome estiloso para "plástico". Obviamente, não estamos falando de garrafas PET recicladas, mas de materiais com características específicas e desenvolvidos para certos usos.

Aliás, você menciona fadiga: materiais plásticos são menos suscetíveis a este fenômeno, ele é mais característico dos metais. E ambos podem ser projetados para vida infinita. O que vai determinar a escolha de um ou do outro é uma série de fatores. O custo é um deles, mas também são o ambiente de uso, fatores físico-químicos, tipo de tensão aplicada, peso, etc.

Por fim, sobre peso, é de grão em grão que a galinha enche o papo. De 100 em 100 gramas, os carros ficam dezenas de quilos mais leves a cada geração.

Abraço

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Jorjão,

Plástico também é material de engenharia. Se bem especificado e dimensionado, não deveria dar problema. Você se surpreenderia em saber a quantidade de produtos ditos "nobres" feitos com "polímeros avançados", que é apenas um nome estiloso para "plástico". Obviamente, não estamos falando de garrafas PET recicladas, mas de materiais com características específicas e desenvolvidos para certos usos.

Aliás, você menciona fadiga: materiais plásticos são menos suscetíveis a este fenômeno, ele é mais característico dos metais. E ambos podem ser projetados para vida infinita. O que vai determinar a escolha de um ou do outro é uma série de fatores. O custo é um deles, mas também são o ambiente de uso, fatores físico-químicos, tipo de tensão aplicada, peso, etc.

Por fim, sobre peso, é de grão em grão que a galinha enche o papo. De 100 em 100 gramas, os carros ficam dezenas de quilos mais leves a cada geração.

Abraço

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No motor 1.0 TSI praticamente toda a parte superior é de plástico de engenharia: coletor de admissão, caixa do filtro de ar, o material que reveste as bobinas... acredito que a questão da temperatura do motor não seja um fator tão crítico, já que essas peças estão praticamente encostadas no cabeçote. Nos motores Ecotec a tampa das válvulas é de plástico também.

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2 horas atrás, RicW disse:

Jorjão,

Plástico também é material de engenharia. Se bem especificado e dimensionado, não deveria dar problema. Você se surpreenderia em saber a quantidade de produtos ditos "nobres" feitos com "polímeros avançados", que é apenas um nome estiloso para "plástico". Obviamente, não estamos falando de garrafas PET recicladas, mas de materiais com características específicas e desenvolvidos para certos usos.

Aliás, você menciona fadiga: materiais plásticos são menos suscetíveis a este fenômeno, ele é mais característico dos metais. E ambos podem ser projetados para vida infinita. O que vai determinar a escolha de um ou do outro é uma série de fatores. O custo é um deles, mas também são o ambiente de uso, fatores físico-químicos, tipo de tensão aplicada, peso, etc.

Por fim, sobre peso, é de grão em grão que a galinha enche o papo. De 100 em 100 gramas, os carros ficam dezenas de quilos mais leves a cada geração.

Abraço

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Sim RicW, conheço diversos plásticos aplicados na engenharia, alguns excelentes, existem muitos deles, são chamados popularmente de "plástico de engenharia". Sei também que eles são menos suscetíveis a fadiga. Mas sob o calor, sofrendo tensão e compressão, tenho minhas dúvidas.

Não é o caso das bieletas, mas conheço diversos "plásticos de engenharia", que com a exposição ao ultravioleta presente nos raios solares por vários anos, alteram as suas cores e perdem drasticamente a elasticidade, uma de suas melhores propriedades, mesmo com o fabricante informando que são fabricados para serem expostos a intempérie. Resultado: quebram com um simples puxar da mão, sem exagero na força.

Entendo também o objetivo de alívio de peso, mas num carro deste desse valor, só imagino economia.

Mas uma coisa é certa: várias bieletas de plástico não aguentaram e quebraram, conforme o relato do nosso amigo, @RodrigoSP2. Se é maciça, faz barulho e é de plástico naquela condição de trabalho, pode ter certeza que está quebrada.

Te faço uma pergunta: Você já soube de alguma bieleta de aço que quebrou em uso? Eu nunca soube!

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  • 2 weeks later...

Falando sobre o tal parafuso da bieleta que afrouxa, vi alguns falando de usar loctites da vida pra prender o bendito... Uma outra solução seria substituir a porca normal por uma auto travante, que apresentam uma resistência inicial antes de se aplicar o torque efetivamente. Essa resistência é feita justamente para evitar (ou evitar mais) o afrouxamento dessa porca.

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1 hora atrás, Spielwurfel disse:

Falando sobre o tal parafuso da bieleta que afrouxa, vi alguns falando de usar loctites da vida pra prender o bendito... Uma outra solução seria substituir a porca normal por uma auto travante, que apresentam uma resistência inicial antes de se aplicar o torque efetivamente. Essa resistência é feita justamente para evitar (ou evitar mais) o afrouxamento dessa porca.

Sim, talvez uma opção, é aquela que tem uma parte da rosca com um elemento plástico. São porcas que devem ser substituídas todas as vezes que forem retiradas.

O adesivo da Loctite também é uma boa ideia.

Que tal os dois? rsrs 

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9 minutos atrás, Jorge Jox disse:

Sim, talvez uma opção, é aquela que tem uma parte da rosca com um elemento plástico. São porcas que devem ser substituídas todas as vezes que forem retiradas.

O adesivo da Loctite também é uma boa ideia.

Que tal os dois? rsrs 

Ai a VW vai ter que se esforçar muito pra fazer esse parafuso afrouxar :D

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  • 1 year later...
Em 5/12/2017 at 1:32 AM, lucasn40 disse:

Assisal, eu comprei as violetas da Meyle Heavy Duty, elas já chegaram no Brasil e estão em curitiba (por incrível que parece as bieletas vieram da Alemanha em 5 dias e estão travadas em curitiba:angry:, belo serviço de correios no brasil), as whiteline eu achei meio arriscado pagar um custa alto, sendo que elas seriam mais para carros rebaixados ou com alguma modificação na suspensão. Vou testar as meyle por ser bem mais em conta, caso não aguentem, eu arrisco as whiteline.

Logo eu dou um feedback das bieletas Meyle.

Lucas, qual o Feedback dessas bieletas?

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